As indústrias impactam a economia do nosso país. As atividades que elas exercem variam, de metalurgia a bens de consumo, e são tão importantes para a sociedade que existe uma data no ano para celebrar o feriado da indústria.
Neste dia, é importante que o departamento de RH realize ações pensando em celebrar a data, como também em aumentar o engajamento dos funcionários ou promover o orgulho corporativo.
Para ajudar você, a seguir compartilhamos algumas ideias de ações, todas projetadas para serem inclusivas e inspiradoras. Aproveite!
Qual é o Dia da Indústria?
O dia da indústria é comemorado anualmente no dia 25 de maio. A data foi criada décadas atrás – mais especificamente em 1953 – e celebra o setor que movimenta a economia brasileira.
Mas, será que o dia da indústria é feriado? Embora a data esteja presente no calendário, o 25 de maio é um dia de trabalho que conta na jornada do colaborador como outro qualquer. Ou seja, não há folga nem mesmo para quem trabalha no setor.
No entanto, pode acontecer de gestores liberarem seus funcionários neste dia.
O que se comemora no dia 25 de maio?
O dia 25 de maio, embora não seja feriado nacional, é uma data na qual empresas, instituições, entidades públicas e governo aproveitam para realizar eventos e debater temas pertinentes ao setor industrial.
É também uma data que destaca no calendário do RH a importância de reconhecer quem trabalha na área, destacando a necessidade de colocar em pauta assuntos como ergonomia, qualidade de vida no trabalho, benefícios e salários, entre outros.
Ações de engajamento para funcionários
Agora que você teve uma ideia do feriado da indústria (apesar de que no calendário brasileiro esta data seja um dia normal de trabalho), já pode começar a planejar ações de engajamento para os seus funcionários.
Antes de partirmos para as ideias, queremos responder a uma pergunta: “por que comemorar a data com os seus colaboradores?
Em primeiro lugar, porque como indústria, reconhecer a data é reconhecer também os profissionais pela importância que eles têm para o sucesso do negócio.
Em segundo, se o RH deixar o 25 de maio passar em branco, transmitirá uma imagem de que a data não tem importância e sabemos que isso não é verdade.
Ao engajar os funcionários com ações para celebrar o dia da indústria, mesmo que não tenha feriado, a empresa mostra que valoriza o trabalho realizado por eles.
Quando se sentem reconhecidas, as pessoas se envolvem mais, são mais felizes e, portanto, trabalham melhor, vestem a camisa e querem trazer resultados. Como você pode ver, todo mundo sai ganhando, concorda 😀?
Além disso, a celebração traz um senso de orgulho corporativo, o que ajuda a melhorar o desempenho dos colaboradores.
Bom, e já que o feriado da indústria deve ser comemorado, veja algumas ideia de ações de engajamento:
Concurso de decoração
Quem disse que o ambiente industrial precisa ser sério e nada festivo? Para celebrar o feriado da indústria, incentive os funcionários a decorarem o ambiente de trabalho.
Peça para que eles usem a criatividade e, para engajar o maior número possível de profissionais, faça um concurso da área de trabalho ou do ambiente mais bem decorado.
Reconhecimento de funcionários
Organize um evento (pode ser em um fim de semana ou até mesmo durante o expediente) para premiar os funcionários que têm se destacado.
Para deixar tudo o mais divertido possível, você pode pedir para os colaboradores votarem em categorias como: colega mais bem humorado, o que conta as melhores piadas, quem toma mais café, o mais fanático por futebol e assim por diante.
Como as indústrias de modo geral possuem muitos funcionários, o ideal é dividir a competição por setores, como por exemplo fábrica, administrativo, montagem etc.
Compartilhamento de ideias
Que tal unir seus colaboradores e pedir para que eles pensem em ideias para aprimorar o local de trabalho ou até mesmo a produtividade?
Além de isso ajudar a tornar o ambiente melhor, mostra para os profissionais que a empresa quer ouvi-los (e o que eles têm a dizer importa).
A fim de aumentar o engajamento, peça para que eles trabalhem em grupos e ofereça prêmios para as três melhores ideias.
Os prêmios podem ser um dia de folga, vale cinema, livros, desconto em algum estabelecimento que eles frequentam, entre outros.
Ideias de eventos internos
Os eventos internos também promovem o engajamento e são ótimos para comemorar o feriado da indústria e reforçar a importância do 25 de maio. Dê uma olhada em três sugestões:
Palestras e workshops
Realize palestras e workshops que visem ajudar os funcionários a exercerem suas atividades e a terem mais saúde mental.
Alguns temas incluem a importância do trabalho em equipe, comunicação não violenta, novidades na indústria, uso de tecnologia, os avanços da indústria 4.0, oportunidades de carreira, inovação e criatividade, entre outros.
Visitas guiadas à fábrica
Uma maneira de mostrar orgulho em trabalhar na indústria é trazer para perto quem os funcionários mais amam. Pensando nisso, promova visitas guiadas aos familiares dos colaboradores.
Para ampliar a importância do 25 de maio, promova o dia das “portas abertas” para receber a comunidade a fim de que as pessoas do bairro ou da cidade conheçam de perto como a indústria funciona.
As visitas podem ser realizadas também por estudantes, sendo uma forma de fomentar nos jovens o desejo de seguir carreira na indústria.
Encontro com o presidente
Nada melhor do que o presidente da indústria (o CEO) tirar um tempo para celebrar a data junto de quem faz a empresa funcionar.
Para isso, o RH pode definir horários diferentes para cada setor (ou grupos de setores) nos quais o CEO se aproxima dos funcionários e mostra o orgulho que possui deles, fala sobre os rumos da empresa e deixa uma mensagem motivacional aos presentes.
👉 Como aumentar a produtividade na indústria: 6 dicas para o RH
👉 Ponto Facultativo: Tudo o que o RH precisa saber
Ações de impacto comunitário
A indústria impacta toda uma comunidade. Infelizmente, nem sempre positivamente, pois muitas vezes, quem mora ao redor das instalações industriais reclama do barulho ou até mesmo do tráfego na região.
Para aproximar-se da comunidade em que a empresa está inserida, a promoção de ações de cunho social costuma trazer bons resultados. Então, para celebrar o 25 de maio, o RH pode engajar os colaboradores em atividades como:
Doações para instituições de caridade
Durante o mês de maio, promova uma campanha de doações entre os funcionários para arrecadar produtos ou suprimentos para instituições de caridade da comunidade.
Pode ser uma associação, uma escola, uma casa de abrigo, entre outras. Dependendo do tamanho da indústria, ou seja, do número de colaboradores, o RH pode definir mais de um local para ajudar.
Dia de voluntariado
Organize um dia de voluntariado em que os funcionários possam se envolver em projetos comunitários. Para deixar todos bem à vontade, peça para que os próprios colaboradores deem sugestões de como poderiam ajudar.
Caso prefira, selecione algumas atividades em que eles possam se engajar como forma de contribuir para a comunidade. O RH pode formar grupos com os interessados, o que ajudará também a promover o engajamento entre os funcionários.
Pode ser, por exemplo, cuidar de alguma praça da cidade, distribuir alimentos, dar workshops para comunidades carentes e revitalizar a rua ou alguma escola.
E agora que você entendeu qual é o feriado da indústria (embora não seja um feriado como nos termos que conhecemos), não tem mais como deixar a data passar em branco por aí, não é mesmo?
Para reforçar ainda mais o 25 de maio, deixamos uma dica extra: espalhe mensagens em cartazes destacando a data e reforçando a importância de cada uma das pessoas que fazem tudo acontecer.
Afinal, a indústria existe porque as pessoas fazem parte dela 🤩. Falando nisso, aqui na Feedz ajudamos o RH e o DP a trazerem ainda mais valor para o capital humano de suas empresas.
Por isso, todas as semanas temos conteúdos que visam ajudar nessa missão. Para não perder nada, assine a FeedzLetter e receba nossas novidades na sua caixa de entrada. Deixe seu e-mail no campo abaixo: