Feedback vs Avaliação de Desempenho: Diferenças e benefícios

Feedback vs avaliação de desempenho, qual ferramenta utilizar? Qual o objetivo de cada uma? Tiramos essas dúvidas a seguir.

Toda organização deseja ter uma equipe de alta performance.

Para isso, não tem segredo: é fundamental a empresa fazer a parte dela, apoiando seus colaboradores a executarem suas funções com eficiência.

Para saber o que precisa ser feito e como, existem ferramentas que podem ajudar. Duas delas são muito utilizadas: o feedback e a avaliação de desempenho.

 Embora estejamos falando de duas abordagens que buscam promover um melhor ambiente de trabalho e pessoas cada vez mais engajadas e capacitadas, cada uma tem um foco específico. Mas, feedback vs avaliação de desempenho, quando utilizar? Entenda aqui.

O que é feedback?

Feedback é um retorno sobre algo ou alguma situação.

No ambiente corporativo, porém, ele é muito mais do que isso, pois se trata de uma ferramenta indispensável para alinhar expectativas entre líderes e liderados.

Existem diversos tipos de feedback, sendo que todos eles buscam:

  • Reforçar comportamentos corretos e enaltecer as conquistas;
  • Enaltecer pontos fortes e resultados alcançados;
  • Abordar a performance no ambiente de trabalho;
  • Apontar pontos de melhorias;
  • Fazer com que a pessoa que recebe o retorno reflita sobre suas ações.

 

Basicamente, ele possibilita aos líderes avaliarem o desempenho de seus funcionários e entenderem a visão deles sobre o que fazem, a empresa, entre outros aspectos. Importante destacar que o feedback pode – e deve – ser feito também de liderados para líderes. 

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Benefícios do feedback

Para compreender a relação feedback vs avaliação de desempenho, vamos analisar primeiramente os benefícios do primeiro.

Para começar, quando temos uma empresa cujo ambiente é aberto ao diálogo entre líderes e liderados, dizemos que ela tem uma cultura do feedback. Ela é benéfica por várias razões, como fortalecer a transparência e a comunicação no local de trabalho.

Além disso, o feedback proporciona um ambiente de crescimento e melhoria contínuos. Ele também serve como uma alerta para o RH e gestão, pois ajuda a resolver os problemas antes que eles se agravem.

Auxiliar na gestão de conflitos é, portanto, outra vantagem da ferramenta. Outros aspectos que tornam o feedback crucial para organizações que desejam crescer e ser uma boa marca empregadora são: 

  • Maior envolvimento dos funcionários;
  • Quebrar padrões negativos;
  • Permitir que as equipes trabalhem de forma mais eficaz em direção aos seus objetivos.

 

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O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta para mensurar o desempenho de cada colaborador em relação às metas e aos objetivos da empresa

Existem diversos tipos de avaliação, como a avaliação 360 Graus, a matriz nine box, a autoavaliação, a avaliação de desempenho por competências e muitos outros.

Contudo, independentemente do tipo, é por meio da avaliação que são identificadas as lacunas entre o que o profissional entrega e o que se espera dele.

A partir do momento que os gestores conseguem definir essas lacunas, estão aptos a definir um plano de desenvolvimento para contribuir com o crescimento dos seus liderados.

Desse modo, como objetivos da avaliação de desempenho é possível mencionarmos:

  • Desenvolver ações de capacitação com base no que é captado nas avaliações;
  • Manter os colaboradores alinhados aos objetivos e metas da empresa;
  • Identificar as lacunas de hard skills e soft skills;
  • Elabora o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI);
  • Promover funcionários.

 

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Benefícios da avaliação de desempenho

Um dos benefícios mais evidentes da avaliação de desempenho é dar ao RH uma visão de como está o ambiente de trabalho e a motivação dos colaboradores. Com base nos resultados, a área pode definir ações específicas.

A ferramenta também fornece insights preciosos sobre pontos que merecem atenção, como baixo desempenho e insatisfação, e aqueles que devem ser ressaltados, como alta produtividade.

Por meio da avaliação de performance, o RH tem ainda insumos para identificar as lacunas de habilidades dos times e profissionais “outliers. Graças a isso, a empresa é capaz de fomentar um ambiente de trabalho mais inovador e inclusivo. 

E como a ferramenta serve para elaborar o PDI, ela é vista como incentivo ao desenvolvimento profissional. Na prática, isso reflete em colaboradores mais engajados e motivados no ambiente de trabalho

Ressaltamos que esse tipo de avaliação é indispensável para a saúde de qualquer negócio. Isso porque seu foco é em ajudar os colaboradores a crescerem. E quando o capital humano cresce, a empresa cresce junto. 

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Diferenças-chave entre Feedback e Avaliação de Desempenho

Quando tratamos de feedback vs avaliação de desempenho, temos que entender que, como diz o ditado “uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa”. 

Ou seja, embora o objetivo de ambos seja o de ter profissionais engajados, motivados e produtivos, existem aspectos que diferem uma ferramenta da outra.

Uma das diferenças-chave é com relação à frequência. Enquanto a avaliação de desempenho ocorre em períodos determinados, o feedback é contínuo

Aliás, o indicado é que o feedback seja dado sempre que uma ação precise ser corrigida ou que uma situação mereça ser elogiada. Normalmente, não é nem necessário marcar um horário para isso. 

A informalidade é outro fator que entra na relação de feedback vs avaliação de desempenho. Isso porque o primeiro pode ser fruto de uma conversa em um momento informal. Já o segundo é deve ser mais formal.

Mas, atenção: apesar de o feedback poder ocorrer como uma conversa informal, ele deve ser levado com seriedade.

Ainda como diferenças entre as ferramentas, o investimento de tempo, equipe e muitas vezes até mesmo de recursos financeiros é maior para realizar uma avaliação de desempenho. 

 

Como integrar feedback contínuo e avaliações de desempenho para obter os melhores resultados

Engana-se quem pensa que entre feedback vs avaliação de desempenho a empresa pode escolher uma em detrimento da outra. A verdade é que, as ferramentas são diferentes, mas elas se complementam.

Antes de qualquer coisa, entenda que as duas buscam o crescimento profissional, melhorar o desempenho individual e coletivo e impulsionar o alcance dos objetivos organizacionais

No entanto, cada uma faz isso à sua maneira e é possível usar ambas para a obtenção de resultados melhores. 

Para entender, após aplicar a avaliação de desempenho, o RH elabora o relatório do colaborador. Nele o próprio RH e gestores têm uma visão clara da performance do avaliado e de todo o time. 

Com base nisso, é dada a devolutiva a cada funcionário, que nada mais é do que o momento em que a pessoa recebe o feedback. 

Em outros termos, a devolutiva é quando a empresa reconhece o que o funcionário fez de bom e suas qualidades, e também mostra empatia com relação aos pontos de melhoria. 

Após isso, é elaborado o PDI do colaborador. Para verificar se as ações definidas na avaliação do funcionário estão surtindo efeito, se ele precisa de ajuda ou se algo tem que ser mudado, é que são dados feedbacks contínuos.

Dessa maneira, note que a ferramenta de feedback, quando integrada às avaliações de desempenho, potencializa os resultados que o RH e os líderes desejam alcançar

Isso porque ela aproxima líderes de seus liderados e ajuda os primeiros a tomarem as ações necessárias para que objetivos e metas sejam alcançados. Tudo, sempre, pensando na satisfação e no desenvolvimento do colaborador.

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