Os gestores têm a missão de descobrir maneiras de fornecer aos funcionários feedback de melhoria — de maneira confortável e gentil. No entanto, estudos indicam que o feedback sanduíche não funciona. E pode até ser prejudicial ao feedback dos funcionários.
Por isso, neste conteúdo vamos entender os motivos que fazem o feedback sanduíche não ser recomendado e o que pode ser feito no lugar.
O que é o feedback sanduíche?
O feedback sanduíche é uma técnica que consiste em transmitir um feedback construtivo entre duas mensagens positivas ou elogios.
Ou seja, é como se você montasse um “sanduíche” com um elogio, um feedback de melhoria e finaliza com mais um elogio. Mas, a mensagem que verdadeiramente se deseja transmitir é o “recheio”.
Sendo assim, a estrutura do feedback sanduíche é composta por:
Pão
A conversa geralmente inicia com um feedback positivo. Nessa etapa, a pessoa que está fornecendo o feedback reforça os elogios ao que o outro interlocutor está fazendo bem.
Recheio
Aqui entra a mensagem que você realmente queria transmitir: o feedback construtivo. Durante a mesma conversa, após os elogios, a pessoa que está fornecendo o feedback aponta os pontos de melhoria de alguma situação ou comportamento específico.
Pão
Por fim, a conversa termina com outra seção dedicada ao feedback positivo. A intenção é terminar a conversa com elogios para amenizar o clima.
Dessa forma, a mensagem que se desejava transmitir estava disfarçada no meio de dois elogios.
Exemplo de feedback sanduíche
Para não restar dúvidas sobre a técnica de feedback sanduíche, confira o exemplo prático a seguir:
- Pão: “João, você sempre entrega seus relatórios pontualmente e a equipe realmente aprecia seu comprometimento com os prazos.”
- Recheio: “No entanto, notei que algumas vezes as análises não são tão detalhadas quanto poderiam ser. Seria ótimo se você pudesse aprofundar um pouco mais nisso.”
- Pão: “Tenho certeza de que com sua dedicação, você pode melhorar nesse aspecto e tornar seus relatórios ainda melhores!”
👉 Confira também: 20 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores!
Por que não usar a técnica de feedback sanduíche?
Um artigo publicado pela Forbes afirma que o feedback sanduíche é uma técnica bem intencionada. Porém, dizer algo legal, para depois dizer que o realmente se quer dizer e voltar a dizer algo legal não é eficaz.
Isso porque entendemos que o feedback sanduíche pode até suavizar o impacto da mensagem que se deseja transmitir, mas gera falta de confiança.
Além disso, também podemos citar outros contras da técnica:
Mensagem incorreta
O colaborador pode ficar confuso com a mensagem. Como são dois elogios e um aspecto a ser melhorado, pode acontecer de o colaborador entender a mensagem da forma incorreta e considerar que está tudo bem. Afinal, teve mais elogios do que críticas.
Comportamento humano
O escritor Joe Hirsh, autor do livro “The Feedback Fix“, afirma que ao receber um feedback negativo o cérebro humano automaticamente se coloca em modo defensivo. Portanto, algumas pessoas podem ficar tão preocupadas em se defender que não prestarão atenção no que está sendo dito.
Não é efetivo
O feedback sanduíche é usado para facilitar a compreensão de coisas difíceis. O formato se concentra muito em proteger os sentimentos de quem vai receber a crítica ou sugestão. Isso faz com que a comunicação fique muito formal, a mensagem soa como artificial e, consequentemente, o feedback não é efetivo.
Quebra a confiança
Quando você elogia alguém somente para “aliviar” a mensagem que realmente deseja transmitir, arrisca perder a confiança dessa pessoa. Afinal, quem recebe a mensagem nunca saberá quando está sendo realmente elogiado ou quando o elogio é apenas uma estratégia para não ficar desconfortável com o feedback.
Falta de compreensão
Quando expressões como “mas” e “porém” são utilizadas costumam deixar os colaboradores confusos. Essas palavras ou sinônimos marcam a transição do primeiro elogio para o feedback. Geralmente é nesta transição que ocorre a falta de compreensão.
4 alternativas para um feedback eficiente
Ambientes que valorizam o erro, vendo-o como algo saudável geralmente cultivam uma cultura de testes, na qual as pessoas são livres para propor novas ideias, realizar testes e medir os resultados.
Isso torna o ambiente de trabalho mais saudável e a cultura do feedback é mais valorizada.
Esse é um dos maiores desafios para as empresas. Pensando nisso, apresentamos 3 alternativas ao feedback sanduíche. Confira!
1. Feedback contínuo
Quer criar uma cultura de desenvolvimento pessoal e profissional constante? O feedback contínuo é uma excelente alternativa.
Diferente do feedback sanduíche, neste formato não existe a insegurança de como a mensagem será recebida.
Afinal, o feedback contínuo não precisa de cerimônias. É apenas uma conversa entre líder e liderado sobre pontos de atenção e melhorias.
Como o feedback contínuo faz parte da rotina, ele é mais rápido, informal e pode até ser enviado por e-mail. Quando se torna um hábito, faz parte da rotina de maneira muito natural.
2. Reuniões One-on-One (1:1)
As reuniões one-on-one são aqueles encontros em que líderes e liderados conversam individualmente sobre produtividade, desafios, desenvolvimento profissional e até questões pessoais.
A periodicidade do 1:1 pode ser semanal, quinzenal ou até mensal. Como a reunião é realizada regularmente, não gera nenhuma ansiedade, preocupação ou insegurança. Como o feedback sanduíche.
É um momento em que os colaboradores sentem que de fato são ouvidos, acolhidos, valorizados e apoiados pela empresa.
3. Feedforward
Você já ouviu falar em feedforward? Sua tradução literal significa “olhar para a frente”. Sendo assim, é o oposto ao feedback, que olha para o que passou.
O feedforward é uma sugestão ou recomendação para o futuro. Seja para realizar um comportamento ou atividade.
O feedforward é autêntico, pode ser usado em qualquer momento e tem impacto. Ele segue a seguinte lógica: melhor ajudar as pessoas a acertarem do que provar que elas erraram.
4. Método da Netflix (Começar, Parar e Continuar)
Nesse tipo de feedback, os colaboradores são orientados por seus colegas sobre o que devem parar, começar ou continuar a fazer.
Então, aqui estão três perguntas desse método de feedback:
- O que você deve parar de fazer?
- O que você deve começar a fazer?
- O que você deve continuar a fazer?
Você deseja alguns exemplos escritos desse método? Nós preparamos um material gratuito com uma explicação completa sobre esse método, além de exemplos escritos de feedback.
Feedz: a plataforma para fortalecer a cultura de feedback
Aqui na Feedz, nós entendemos que a cultura de feedback bem estabelecida reforça o desenvolvimento profissional e o crescimento contínuo.
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