Feedback e turnover andam de mãos dadas. O primeiro ajuda líderes a ouvirem e entenderem as necessidades dos seus liderados. O segundo tem a ver com a permanência dos talentos na empresa.
Qual a relação? Ao ter um canal aberto de comunicação entre gestores e colaboradores, fica mais fácil identificar problemas, desenvolver e reconhecer funcionários. Isso contribui para um ambiente organizacional propício para a retenção a longo prazo.
Como aumentar a retenção é um desejo de 10 a cada 10 profissionais de RH, neste artigo ajudamos você a entender o que fazer para reduzir o turnover (e mostramos como o feedback ajuda nessa missão). Bora lá?
O que é feedback e por que é importante?
Feedback é um retorno sobre algo. Refere-se a uma resposta sobre um comportamento, atitude ou ação. No ambiente organizacional, ele tem o objetivo de alinhar expectativas entre gestores e seus colaboradores.
Existem diversos tipos de feedback, sendo que todos eles contribuem para que funcionários entendam seus pontos fortes e fracos, e possam também compartilhar eventuais dificuldades pelas quais estejam passando.
A ferramenta auxilia também na gestão de conflitos, pois por meio dela é possível prevenir desentendimentos e, assim, evitar um desgaste na equipe
Tudo isso contribui para um ambiente de trabalho mais saudável. Sem contar que, ao colocar as necessidades dos funcionários em primeiro lugar, o líder mostra que os valoriza e reconhece o valor que eles possuem.
Além disso, demonstra o compromisso com o crescimento pessoal e profissional de seus liderados.
Relação entre feedback e retenção de funcionários
Como comentado no início do artigo, feedback e turnover poderiam andar de mãos dadas. Não é para menos, afinal, empresas que possuem a cultura do feedback criam um ambiente de escuta e reconhecem o bom desempenho.
A ferramenta também ajuda a identificar oportunidades de desenvolvimento e de crescimento de carreira. Desse modo, incentiva os colaboradores a melhorarem continuamente, fornecendo-lhes o suporte de que precisam.
Adicionalmente, quando o feedback é fornecido da maneira correta, contribui para o alinhamento de expectativas, evitando possíveis problemas no futuro.
Não podemos deixar de mencionar que a ferramenta é de grande auxílio para identificar sinais de insatisfação ou até mesmo de desengajamento, os quais podem resultar na baixa na produtividade.
Entendendo o cenário atual, os gestores também são aptos a intervir prontamente antes que os problemas se agravem a ponto de levar aos pedidos de demissão.
Com isso, você entendeu o quanto a ferramenta é indispensável para a retenção de funcionários, concorda?
Além de ajudar a diminuir o turnover, o feedback contribui também para a redução do absenteísmo, outro assunto que preocupa gestores e profissionais de RH.
Muitos colaboradores deixam de ir ao trabalho pela desmotivação, a qual é ocasionada pela ausência de feedback, falta de reconhecimento, comunicação falha com os gestores, entre outras razões.
Pensando em um longo prazo, o absenteísmo provocado pela desmotivação leva ao turnover. E é aí, mais uma vez, que entra o feedback 🥳.
Benefícios do feedback para a retenção
Para a redução do turnover, o feedback desempenha um papel importante, como você acompanhou até aqui. Mas a fim de deixar tudo bem claro a você, confira os principais benefícios da ferramenta para a retenção de talentos:
Reconhecimento e valorização
Talvez uma das principais vantagens do feedback seja a de reconhecer o bom desempenho dos funcionários. Este é, aliás, o poder do feedback positivo: o de reforçar os pontos fortes e destacar as conquistas.
O colaborador que recebe o retorno do seu gestor sente-se valorizado. Com essa valorização vem o desejo de continuar contribuindo de forma significativa para a empresa. Afinal, o profissional sabe que seus esforços são reconhecidos.
Desenvolvimento
Uma das belezas por trás do feedback é que ele possibilita aos líderes identificarem em cada um dos seus liderados oportunidades de desenvolvimento. Também faz com que o próprio profissional reflita sobre o seu desempenho.
Muitas vezes, com um feedback construtivo o colaborador tem insights sobre as habilidades que precisam melhorar.
Ao ver que a empresa dá a ele essa oportunidade, e que há apoio para que possa se desenvolver, o profissional é menos propenso a buscar oportunidades em outras empresas.
👉 Feedback de desenvolvimento: o que é e 10 exemplos de como dar
Ambiente de confiança
A cultura de feedback promove um ambiente de troca de via dupla: líderes dão feedbacks a seus liderados, mas os liderados também dão feedbacks aos líderes.
Isso mostra para os colaboradores que, mesmo que a empresa possua níveis hierárquicos bem distintos, as ideias, preocupações e sugestões podem ser compartilhadas sem medo.
Do mesmo modo, passa uma imagem de que o próprio líder sabe que precisa se desenvolver e que, para isso, quer a ajuda de seus colaboradores.
De forma geral, a área ganha uma atmosfera mais leve e o ambiente de trabalho torna-se muito mais saudável. Dois bons motivos para que os funcionários pensem duas vezes antes de deixar a empresa.
Engajamento e satisfação
Um feedback regular ajuda também na redução do turnover porque faz com que os colaboradores se sintam mais engajados.
Como eles têm uma visão clara de onde estão acertando e do que precisam melhorar, e sabem que seus líderes os escutam e os apoiam, eles se mantêm comprometidos e motivados a permanecer.
Criando uma cultura de feedback na empresa
Já que o feedback é uma poderosa ferramenta para aumentar a retenção de talentos, veja como você pode criar a cultura de feedback na sua empresa:
- Explique o motivo de implantar o feedback: esclareça o que é e a importância da ferramenta para o aumento da produtividade e do engajamento e para a redução de turnover. Enfatize o quanto ele é relevante para o desenvolvimento de todos.
- Treine os líderes e os demais colaboradores: os líderes precisam aprender a dar feedback positivo e como abordar aspectos negativos. Já do lado dos funcionários é importante que eles saibam como extrair o melhor do feedback e como recebê-lo de mente aberta.
- Defina uma rotina: na cultura do feedback, ele é contínuo. Isso significa que pode ser dado uma vez por semana ou sempre que for identificado uma situação que precisa ser elogiada ou corrigida. Entenda que, se feito continuamente, o feedback pode ser conduzido como uma reunião informal.
- Incentive o feedback 360 graus: é dado pelos colegas de trabalho, ele próprio, lideranças, subordinados, enfim, por pessoas que tenham contato com o avaliado durante o dia a dia de trabalho (pode ser inclusive clientes e fornecedores).
Conclusão
Para a redução do turnover, o feedback é uma ferramenta que fortalece relacionamentos, cria uma cultura de melhoria contínua, impulsiona o desenvolvimento profissional e aumenta o engajamento, a motivação e a produtividade.
Do mesmo modo, contribui para ambiente de trabalho no qual os colaboradores se sintam valorizados, ouvidos e incentivados a crescer.
Implementá-lo fica mais fácil se você contar com o apoio da tecnologia. Na Feedz entendemos a importância do feedback e, por isso, nossa solução tem uma funcionalidade voltada todinha a ajudar empresas como a sua a ter uma cultura de feedback.
Espia só o que você pode fazer com a Feedz:
- Criar modelos de feedback personalizados para atender às necessidades específicas da sua empresa;
- Obter uma visão completa do desempenho dos colaboradores através da avaliação de múltiplas perspectivas;
- Monitorar o progresso e melhorar a eficiência dos processos com feedbacks;
- Identificar e desenvolver líderes em potencial e talentos emergentes;
- Promover a transparência e o diálogo aberto entre gestores e colaboradores;
- Agilizar a resolução de problemas e melhore a qualidade do trabalho;
- Aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores através do reconhecimento;
- Fortalecer as relações profissionais, aumentando a colaboração e a eficiência da equipe.
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