Aqui na Feedz somos fãs da prática do feedback. Não é para menos, pois a ferramenta é uma ótima aliada para manter a motivação, produtividade e engajamento dos colaboradores.
Dos tipos de feedback que podem ser aplicados, existe o feedback corretivo. Falando nele, muitos profissionais ainda enfrentam desafios sobre como aplicá-lo de forma eficaz.
Afinal, o feedback corretivo, ao se concentrar em áreas de melhoria, pode ser um terreno delicado se não for conduzido corretamente. Quer saber como aplicá-lo? Siga a leitura e entenda os principais pontos do assunto.
O que é feedback corretivo?
O feedback corretivo é um retorno dado ao colaborador sobre algum comportamento ou prática inadequados e que interferem no seu desempenho (e podem até impactar negativamente os resultados do time).
Portanto, ele é um tipo de feedback que pode ser fornecido ao profissional. Para compreendê-lo melhor, é útil conhecer os diferentes tipos que podem ser aplicados.
Você sabe quais são os 4 tipos de feedback? Veja abaixo:
- Positivo: reforça ações e comportamentos que contribuem para o sucesso;
- Negativo: aponta comportamentos insatisfatórios e indesejados sem oferecer soluções ou orientações para melhoria;
- Construtivo: oferece sugestões para o desenvolvimento ou mudança em um comportamento específico.
- Corretivo: é o tipo de feedback abordado neste artigo. Como você entendeu até aqui, ele busca corrigir comportamentos inadequados.
Conhecer esses tipos é importante para você não ter dúvidas sobre o que é feedback corretivo e não fazer nenhuma confusão, especialmente com o feedback construtivo e o negativo.
Esclarecendo, tanto o feedback negativo quanto o corretivo focam em atitudes indesejadas ou insatisfatórias. A diferença é que enquanto o primeiro não oferece soluções, o segundo procura combinar críticas com orientações práticas e sugestões de melhoria.
Já o feedback construtivo e o corretivo oferecem sugestões e visam o desenvolvimento do colaborador.
Contudo, o segundo foca na correção de comportamentos que não estão alinhados com as expectativas da equipe ou da empresa, ou que prejudicam o desempenho do próprio colaborador.
O feedback construtivo, por sua vez, é uma abordagem mais equilibrada e geralmente mais encorajadora. Além disso, ele é voltado para o desenvolvimento e crescimento.
Como aplicar um feedback corretivo?
Vale destacar que o feedback corretivo não é uma bronca, embora muitos colaboradores possam enxergar dessa maneira caso ele não seja aplicado corretamente. Por essa razão, ele deve ser dado com empatia e muito cuidado com as palavras.
Sobre isso, use a comunicação não violenta. Cuide com gestos, tom de voz e com o vocabulário utilizado. Não esqueça também de dar espaço ao colaborador para que ele possa dar a sua visão ou explicação.
Para evitar que o funcionário leve para o lado pessoal e sinta-se ofendido com o feedback, procure reunir informações precisas sobre o comportamento ou situação que necessita ser corrigida. De preferência, cite exemplos para trazer mais clareza.
Falando em exemplos, busque evitar generalizações. Em outras palavras, seja específico e claro sobre o que precisa ser corrigido para não deixar dúvidas.
Isso ajudará o colaborador a entender o porquê do retorno e a não ver o feedback como uma perseguição ou ofensa. Sem contar que poderá até mesmo ajudá-lo a enxergar a situação, evitando que ela se repita.
Além desses pontos, como o feedback corretivo foca na mudança de comportamento, mais importante do que apontar o problema é oferecer sugestões práticas sobre como o colaborador pode melhorar.
Por fim, mas não menos importante quando for aplicar o feedback corretivo, é lembrar-se que ele deve ser uma oportunidade de crescimento, e não um momento de julgamento.
É importante que o profissional saia da conversa com a certeza de que seu líder e a empresa estão disponíveis para ajudá-lo e que as mudanças contribuirão para o seu crescimento profissional e até mesmo pessoal.
Cuidados ao dar um feedback corretivo
É fato que ninguém gosta de sentir que levou um puxão de orelha. No entanto, conforme mencionamos, se o feedback corretivo for aplicado do modo certo, o tal “puxão de orelha” pode se transformar em uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento.
No tópico acima compartilhamos com você como colocar em prática esse tipo de feedback. Para garantir que a abordagem seja eficaz e bem recebida pelo colaborador, é preciso tomar alguns cuidados quando for aplicá-lo.
Um deles é quanto ao local e o momento que o feedback será dado. Quando falamos de feedback contínuo, normalmente não é preciso marcar uma reunião para isso.
Entretanto, mesmo que sua empresa tenha a cultura do feedback, na hora de dar um retorno corretivo, é essencial agendar um horário e escolher um local reservado para evitar constrangimento e permitir uma conversa mais franca e produtiva.
Outro cuidado é no direcionamento da crítica. Certifique-se de focar-se no comportamento específico, não na personalidade do colaborador. Isso ajuda a evitar que o feedback seja percebido como um ataque pessoal.
Uma maneira de não sair do foco é trazendo exemplos de ações e mostrando como a atitude afeta o desempenho individual ou da equipe.
Importante: o feedback corretivo deve ser utilizado com parcimônia. Ninguém gosta de sentir que é criticado a todo o momento, portanto, forneça-o apenas quando necessário.
O ideal é equilibrá-lo com o feedback positivo para não levar a um sentimento de desmotivação e baixa moral.
Exemplos de feedback corretivo
Quer ver como aplicar na prática o feedback corretivo? Confira alguns exemplos, com explicações:
Exemplo 1
“Recentemente, recebi algumas reclamações sobre o tempo de resposta aos chamados de suporte. Isso tem causado frustração entre os clientes. Por exemplo, analisando os seus indicadores, percebi que você demora 1 dia a mais que os outros colegas para dar andamento aos tickets.
Para melhorar, seria útil se você implementasse um sistema para priorizar e responder aos chamados mais rapidamente. Vamos revisar juntos o seu processo de atendimento para identificar pontos de melhoria e garantir que os clientes recebam o suporte que precisam em tempo hábil.”
Perceba que neste exemplo o gestor abordou um problema e baseou as críticas em dados concretos (o tempo de resposta). O feedback é ainda acompanhado por sugestões de melhoria (implementação de um sistema de priorização).
O gestor também se oferece para ajudar a revisar o processo, mostrando apoio e disposição para colaborar na solução.
Exemplo 2
“Notei que você perdeu os prazos de entrega em dois projetos recentemente. Isso impactou a equipe e causou alguns atrasos. Para evitar uma situação semelhante no futuro, podemos discutir a implementação de técnicas de priorização e ferramentas de acompanhamento para garantir que todos os prazos sejam cumpridos.”
O gestor destaca um problema específico (perda de prazos) e explica as consequências (impacto na equipe e atrasos). Em seguida, sugere soluções práticas (técnicas de priorização e ferramentas de acompanhamento).
A abordagem é direta e orientada para a ação, visando melhorar o planejamento e a gestão do tempo.
Conclusão
O feedback corretivo, assim como o construtivo e o positivo, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos profissionais de uma organização.
Apesar de ele abordar aspectos não muito agradáveis, pois foca em ações ou comportamentos que de alguma maneira atrapalham o desempenho, seu objetivo é ajudar o profissional.
Por isso, quando aplicado de maneira adequada, o feedback corretivo pode promover melhorias significativas no desempenho e ajudar a alinhar as expectativas da empresa com as ações dos colaboradores.
Para facilitar ainda mais esse processo, utilize a ferramenta de feedback da Feedz! A solução oferece recursos para gerenciar e aprimorar a comunicação de feedback dentro da sua equipe.
Ela também fornece uma visão completa do desempenho dos colaboradores através da avaliação de múltiplas perspectivas. Saiba mais sobre a funcionalidade de feedback da plataforma da Feedz!
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