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Feedback anônimo: vantagens e desvantagens

Conheça o que é o feedback anônimo e veja se a prática é para a sua empresa. Aprenda também a implementar a cultura do feedback.

Resumo

  • Feedback anônimo permite que indivíduos compartilhem suas opiniões, reclamações e sugestões sem se identificarem.
  • Embora o feedback anônimo tenha suas vantagens, ele geralmente não traz bons resultados a longo prazo. A cultura de feedback contínuo e transparente é mais eficaz.
Prefere ouvir? É só dar o play!

Quando uma pessoa recebe feedback ela passa a enxergar melhor seus pontos fortes e a ter um olhar mais aguçado para os pontos que precisam ser melhorados. A prática ajuda no crescimento profissional e é uma maneira de motivar os colaboradores.

Como muitas pessoas sentem receio de se expressarem abertamente, sendo que muitas são tímidas, existem empresas que adotam o feedback anônimo. Você já ouviu falar da ferramenta?

A seguir, confira o que é, as vantagens e desvantagens do feedback anônimo e se vale a pena adotá-lo na sua empresa. Boa leitura!

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O que é feedback anônimo?

O feedback anônimo é a prática de dar feedback sem se identificar. Ou seja, permite às pessoas compartilharem suas opiniões, reclamações e até mesmo sugestões sem que para isso precisem informar seus nomes.

A prática é bastante utilizada na relação com os clientes para coletar informações sobre atendimento, qualidade dos produtos e serviços, alguma experiência fornecida etc. As empresas também utilizam o feedback anônimo para buscar saber onde precisam melhorar.

Outro momento em que ele é utilizado é no retorno dado por colaboradores a algum colega.

Nesse caso estamos falando do feedback profissional, como o feedback 36o, e é sobre esse tipo que discutiremos neste artigo.

Mas antes, vale destacar que este feedback a que nos referimos ajuda a alinhar expectativas entre líderes e seus liderados, e é uma ferramenta de crescimento profissional. 

O motivo é que, ao receber feedback, a pessoa entende o que precisa melhorar e consegue enxergar as próprias conquistas. Isso resulta em um ambiente de trabalho motivador e em uma equipe engajada a trazer resultados.

Vantagens do feedback anônimo

Entendido o que é o feedback anônimo, vamos dar uma olhada em quais são as suas vantagens. Acompanhe:

Reduz o constrangimento

Quando dá um feedback sem se identificar, o funcionário pode expressar-se honestamente, sem medo de ser julgado, ridicularizado ou penalizado (especialmente em casos de fornecer feedbacks ao chefe).

Essa vantagem garante que a pessoa consiga contribuir para a melhoria de sua equipe e até mesmo para o clima da área. 

Dá voz a quem é tímido

Toda empresa possui colaboradores que são mais tímidos e que não conseguem dar suas opiniões. Na hora que essas pessoas precisam dar feedback, normalmente elas não falam tudo o que gostariam.

O feedback anônimo é uma maneira de dar voz aos mais tímidos e abrir o espaço para que eles possam também ajudar a melhorar o ambiente de trabalho. 

De um modo geral, a segurança do anonimato proporciona a eles a oportunidade de partilhar informações significativas e expressar sentimentos que sempre tiveram, mas não sabiam como comunicá-los.

Cria um ambiente propício a novas ideias

Imagine que João tenha que dar feedback ao seu par. João possui algumas sugestões que acha que poderiam ajudar na maneira que o colega trabalha e, consequentemente, no andamento do projeto.

Até então, João guardou tudo para si, pois como é novo na equipe, ficou com receio de o outro profissional o achar arrogante. No entanto, graças ao anonimato, o colega de João recebeu o feedback,  gostou das sugestões e teve novas ideias.

Esse exemplo ilustra o fato de que o feedback anônimo pode ser uma maneira de as pessoas sentirem-se mais livres para se expressarem.

👉 35 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores!

Desvantagens do feedback anônimo

Já que vimos os benefícios do feedback anônimo, vamos agora para os seus pontos negativos. Dê uma olhada:

Pode ter o efeito contrário

O feedback anônimo muitas vezes é dado na lata. Ou seja, por não estar cara a cara com o avaliado, a pessoa dando o feedback pode ser mais grosseira ou expressar-se sem levar em consideração o que o outro pode pensar.

Isso pode fazer com que o feedback seja uma ferramenta que, ao invés de motivar o outro, desmotiva-o e o faz se sentir atacado ou injustamente criticado.

Falta de contexto

Durante o feedback normal, isto é, sem anonimato, existe alguém que contextualiza e traz exemplos, tornando mais fácil o entendimento. Assim, a pessoa que está recebendo a informação entende os pontos que estão sendo abordados.

Já no anonimato, se a mensagem não descreve o contexto, o receptor pode não entender o que o outro quis dizer. Quando isso acontece, o feedback acaba perdendo a sua utilidade porque não pode ser aproveitado. 

Impede a tomada de ações

Uma das grandes vantagens do feedback é contribuir para que o outro melhore. Mas como isso acontece, se o outro não sabe quem deu o feedback? Como tirar dúvidas e trocar ideias?

O feedback anônimo não possibilita o início de uma conversa; pelo contrário, pois ele se encerra em si mesmo. Como também não há um acompanhamento, fica difícil resolver os problemas identificados. Consequentemente, ele acaba impedindo a tomada de ações. 

Complementando o que foi dito acima: sempre há dois lados em cada história.

Contudo, como o feedback anônimo é uma via de mão única, ele não promove o diálogo e nem as trocas entre os membros da equipe, principalmente quando as pessoas têm opiniões diferentes.

Além disso, quando o feedback não corresponde ao que a pessoa acha sobre si, muitas vezes a verdade é ignorada e o colaborador não consegue extrair os benefícios da ferramenta.

Incentiva a falta de transparência

O anonimato pode abrir as portas para um ambiente que não valoriza a transparência na comunicação. Isso pode resultar em problemas de relacionamento, conflitos entre colegas e um ambiente de trabalho hostil. 

A partir do momento que a empresa coloca em prática o feedback anônimo, ela deixa uma mensagem de que os colaboradores podem se expressar sem precisar assumir a responsabilidade e considerar as consequências.

Além disso, a falta de transparência faz com que os funcionários prefiram esperar o momento do feedback anônimo para expressar algo, seja positivo ou negativo, no lugar de chamar o colega para trocar uma ideia.

Guia prático para estruturar um programa de feedback

Como implementar uma cultura de feedback na empresa?

A cultura de feedback cria um ambiente no qual líderes e colaboradores estão abertos ao diálogo. E mais: estão prontos a tratar de assuntos como pontos fortes, comportamentos, performance no ambiente de trabalho e outros. 

Para isso é preciso criar um ambiente de confiança, respeito e transparência. Por essa razão, o feedback anônimo é desaconselhado para empresas que desejam ter uma cultura voltada a essa troca

O motivo é que, quando o ambiente de trabalho incentiva o feedback contínuo, sempre que uma situação precisa ser corrigida ou merece ser elogiada, o líder ou os pares dão o retorno ao colega.

Isso pode ser por meio de uma conversa rápida e não tem como ser feito no anonimato. 

Além de criar um ambiente de confiança, para implementar a cultura do feedback é preciso:

  • Deixar claro o propósito do feedback
  • Contar com líderes que sejam os primeiros a se abrir para ouvir os que seus liderados têm a dizer
  • Fazer da prática do feedback uma rotina

 

Explicamos melhor sobre isso no artigo:

👉 Cultura de feedback: o que é e como implementar na sua empresa?

Vale a pena implementar o feedback anônimo?

Neste artigo você viu o que é feedback anônimo e entendeu que ele tem algumas vantagens. No entanto, de modo geral, ele não traz bons resultados.

Conforme procuramos mostrar, se feito do modo certo, ou seja, com transparência, o feedback pode render bons frutos. Um deles é a retenção de talentos. Para isso, a empresa precisa ter a cultura do feedback como parte do seu DNA.

Se é o que você deseja, conte com a Feedz! Com a funcionalidade Feedback sua empresa conseguirá facilmente adotar a prática de modo constante, durante toda a jornada do colaborador. Adicionalmente, conta com:

  • Diversos modelos de feedbacks disponíveis para ajudar na hora do envio;
  • Plataforma privada para envio e recebimento de feedbacks;
  • Espaço para registrar os feedbacks e acessar sempre que precisar;
  • Cultura de feedbacks contínuos e aprendizagem organizacional.

 

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