Se você procura exemplos de gamificação em empresas que já utilizam essa técnica, você está no lugar certo.
Nos últimos anos, grandes empresas ao redor do mundo incorporaram a gamificação em múltiplos processos para aumentar a produtividade e o engajamento de seus colaboradores, o que tornou essa prática uma tendência global.
Neste artigo, vamos ver exemplos de gamificação em empresas como Google, Microsoft, HP e várias outras.
Vem com a gente!
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O que é gamificação nas empresas?
Assim como o próprio nome sugere, a gamificação vem do termo “game”, que significa “jogo”. Dessa forma, uma definição simplificada da prática é: a implementação de princípios e mecânicas de jogos em experiências cotidianas. Ou seja, o ato de transformar tarefas simples em algo entusiasmante e, dessa forma, ampliar a produtividade. Portanto, a gamificação é uma estratégia que pode ser adotada em qualquer lugar que você quiser. Para isso, basta adicionar elementos lúdicos e institucionais a alguma ação operacional. Assim, as tarefas deixam de ser meramente mecânicas e ganham um caráter motivador. Como a gamificação nas empresas funciona de fato e como ocorre o engajamento de colaboradores?Como utilizar a gamificação para engajar o seu time?
Com a gamificação, o engajamento dos funcionários ganha força, os treinamentos tornam-se mais produtivos e a empresa adquire um crescimento espontâneo e com maior potencial lucrativo. De acordo com o Gartner, os cinco elementos-chave da gamificação quando utilizada para engajar o seu time são:- Usar a dinâmica dos jogos
- Projetar uma experiência de usuário positiva
- Ter um bom suporte tecnológico/digital
- Garantir motivação extrínseca (recompensas ou reconhecimento)
- Guiar o jogo para objetivos claros e concretos
14 exemplos de gamificação em empresas para engajar colaboradores
Nada melhor do que saber como as ideias de gamificação nas empresas podem ser aplicadas na prática. Logo abaixo, listamos alguns exemplos de gamificação em empresas que são casos de sucesso quando falamos desse assunto. Confira!1. Domino’s Pizza
Uma das maiores referências no segmento alimentar, a Domino’s Pizza possui influência em diversos cantos do mundo. Contudo, o que essa cadeia internacional de fast food faz para manter a motivação e excelência de seus funcionários? Uma coisa é certa, essa empresa pensa fora da caixa. Como solução para um impasse que diversos outros negócios enfrentam, a Domino’s aderiu à estratégia de gamificação. O método adotado possui até nome “Pizza Maker” e trata-se de um treinamento que utiliza simulações para engajar funcionários. Em seguida, os mesmos são avaliados e recompensados. Ao passo em que buscam constantemente melhorar suas pontuações, os colaboradores em treinamento adquirem mais aprendizado e, consequentemente, especializam-se. Dessa forma, os jogos ajudaram muitos funcionários a dominar o menu e produzir pizzas com mais rapidez.2. Cisco
Embora modernizar uma empresa alimentícia possa ser um desafio, certamente é ainda mais complexo implementar inovações em negócios cujo produto é a própria tecnologia. No entanto, assim como dissemos acima, apesar de apoiar-se na modernidade, a gamificação é um processo de humanização do trabalho. Pensando nisso, a Cisco, uma transnacional especializada em softwares, investiu em um programa global de treinamento para seus colaboradores. No programa em questão, os funcionários da empresa são instruídos a desenvolver suas habilidades em mídias sociais ao longo de 46 cursos independentes um do outro. O diferencial nesse treinamento é a gamificação que garante três níveis de certificação para os participantes: Especialista, Estrategista e Mestre. Ao passo que todo mundo tem um pouco de espírito competitivo, os resultados foram surpreendentes. Em suma, mais de 13 mil cursos foram realizados e mais de 650 funcionários certificados.3. Deloitte
Embora as empresas estejam cada vez mais robotizadas, ainda são os humanos que ocupam as cadeiras de executivos. Contudo, apesar da posição de poder, esses cargos requerem tanto treinamento e especialização quanto qualquer outro. Pensando nisso, a Deloitte criou um programa gamificado para seus executivos seniores. Surpreendentemente, a estratégia de recompensa utilizada pela empresa foram crachás, tabelas de classificação e símbolos de status. Dessa forma, buscando competir entre si, os executivos se engajaram significativamente no treinamento e chegaram a descrever a iniciativa como “viciante”.4. Microsoft
Outra grande referência no mercado da tecnologia, a Microsoft é uma gigante do software. Contudo, afetada pelas barreiras da comunicação, a empresa criou um jogo chamado “Qualidade de linguagem” e propôs que seus funcionários ao redor do mundo aperfeiçoassem a precisão do idioma. Inicialmente, a Microsoft apresentou traduções propositalmente ruins para ampliar o engajamento. No fim das contas, o jogo atraiu 4.500 usuários que, coletivamente, analisaram e fizeram correções nas traduções com base em seus idiomas nativos.5. Bluewolf
A Bluewolf é uma empresa estadunidense de consultoria de gestão. Visando aumentar o envolvimento da comunidade em sua rede social interna, a empresa gamificou sua estratégia. Dessa forma, os funcionários ganharam pontos ao interagir na rede. Assim, ao postar comentários, publicar postagens em blogs e compartilhar atividades nas redes sociais externas, os colaboradores ganhavam pontos. Como resultado disso, a Bluewolf teve um aumento de 57% no engajamento da comunidade.6. Google
Buscando incentivar os funcionários a informarem suas despesas de viagem em tempo hábil, a Google gamificou o processo de despesas. Curioso, né? Pois bem, ao invés de apenas relatar as despesas, os funcionários que não gastaram todos os subsídios de viagem receberam opções. Em suma, os mesmos puderam escolher entre receber o dinheiro restante em seu próximo salário, guardá-lo para uma viagem futura ou doar os fundos para sua instituição de caridade de preferência. Seis meses após o lançamento desse sistema gamificado, a taxa de conformidade dos funcionários do Google atingiu 100%.7. Salesforce
Criando um clima de competição saudável entre seus colaboradores, a Salesforce utilizou um aplicativo de vendas para ranquear o sucesso de seus vendedores. De forma intuitiva, o software mostrava uma barra de progresso das equipes e exibia uma guia de recompensas selecionadas pelos funcionários.8. Badgeville
A Badgeville utiliza o status como principal elemento motivador. Em suma, os colaboradores podem alcançar metas e, simultaneamente, alavancar sua reputação social. Como? Publicando suas conquistas nas redes sociais.9. SAP Community Network
A SAP Community Network utiliza uma estratégia de gamificação desde 2006. Em suma, a empresa oferece pontos aos usuários sempre que os mesmos respondem perguntas em fóruns e contribuem para as páginas wiki. Em seguida, essas recompensas/pontos são agregados em diferentes áreas e uma tabela de classificação vitalícia fica visível a todos que passam a competir pelo status social. Curiosamente, muitos funcionários da empresa adotam essa estratégia de gamificação e colaboram com a empresa.10. Siemens
Siemens é um conglomerado alemão que produz energia. No entanto, a corporação está nessa lista devido à sua excelente estratégia de gamificação. Em suma, a empresa desenvolveu um jogo chamado PlantVille, no qual a proposta é difundir os princípios de fabricação. No game em questão, o usuário torna-se um gerente de fábrica que deve tomar decisões importantes sobre uma variedade de questões que vão desde eficiência energética, gerenciamento de pessoal e investimentos em novas tecnologias. Até o momento, quase 20.000 jogadores experimentaram este jogo e deram feedback positivo.11. Omnicare
A Omnicare é a maior fornecedora de serviços farmacêuticos dos Estados Unidos. Buscando gamificar seus procedimentos de atendimento ao cliente, a empresa adotou um sistema de pontos e recompensas baseado em jogos. Dessa forma, os funcionários se viram motivados a obter melhores resultados.12. L’Oréal
Também conhecida como a maior empresa de cosméticos do mundo, a L’Oréal precisou aderir à gamificação. Em busca de aprimorar o treinamento e comunicação com seus Consultores de Beleza ao redor do mundo, a empresa criou um aplicativo acessível para todos. No software, ao mesmo tempo em que aprendiam sobre o segmento, os colaboradores acumulavam pontos de experiência e distintivos ao final de cada curso. Além disso, a opção Batalhas despertou ainda mais entusiasmo, já que a disputa entre pares ajudava a reforçar os principais pontos de aprendizado.13. HP
Contando com mais de um bilhão de clientes em mais de 170 países distribuídos em seis continentes, a HP conta com diversos colaboradores. Então, para motivar sua equipe, a empresa fez uma parceria com a Growth Engineering e criou um aplicativo móvel chamado The HP Uni App. O objetivo do aplicativo era treinar as equipes de vendas sobre temas de segurança cibernética. Para ajudar a conseguir isso, o aplicativo usou gamificação para maximizar o envolvimento do usuário. Os usuários também ganharam pontos completando módulos de microlearning.14. Hendrick Automotive Group
Contando com mais de 10.000 funcionários nos Estados Unidos, a Hendrick Automotive Group é uma famosa concessionária automotiva. Como método de gamificação, a empresa lançou o Hendrick Automotive Learning Online, ou HALO, em 2015. Esse sistema gerenciava o aprendizado online e já contava com bonificações que incluíam emblemas, níveis, tabelas de classificação e um feed de notícias sociais. Ao passo em que progrediram de níveis, os usuários ganharam selos após concluir um módulo de aprendizado.Como implementar a gamificação em uma organização?
Esses exemplos de gamificação em empresas de sucesso inspiraram a adoção da gamificação em sua empresa? Algumas ideias de como fazer isso incluem:- Ter objetivos claros (engajar e motivar os colaboradores, treinar profissionais, educar sobre processos e afins);
- Conhecer seu público;
- Definir uma mecânica eficiente;
- Não esquecer das recompensas.