O espírito de equipe no trabalho é essencial para um bom convívio social entre os funcionários no ambiente profissional, como também um dos pilares mais importantes de uma empresa.
Segundo um levantamento realizado pela PageGroup, em 2020, a habilidade comportamental mais valorizada pelos líderes de grandes empresas da América Latina é trabalho em equipe, 47,5%, seguida de inteligência emocional, 33,8%, e comunicação assertiva, 28,8%.
Apesar da valorização do trabalho em equipe, na prática, muitas empresas deixam a desejar nesse segmento. Outra pesquisa, realizada pela empresa de consultoria Deloitte, em mais de 130 países, em 2018, mostrou que apenas 38% das grandes organizações têm políticas realmente efetivas com foco total na formação de times, buscando o trabalho em equipe.
Consequentemente, a empresa cria pequenos grupos que realizam o seu trabalho, mas não conseguem desenvolver boas relações e, até mesmo, eficiência em trabalhos de equipe. É como se a empresa cultivasse várias culturas diferentes dentro dela, impossibilitando o alinhamento do propósito, visão e valores do negócio.
Quando falamos de uma empresa, os seus funcionários precisam ser capazes de desenvolver o seu papel individual no negócio, como também sua função coletiva. Isso é essencial para que a empresa consiga fazer um alinhamento cultural e, consequentemente, alcance sua missão.
Mas isso só é possível se houver o tão desejado espírito de equipe entre os colaboradores.
Importância do espírito de equipe no trabalho
Sabe quando os funcionários de uma empresa (todos eles, incluindo todos os departamentos) trabalham juntos de forma coesa, visando sempre bons resultados e, consequentemente, criando um ambiente de trabalho saudável? Isso é o que chamamos de espírito de equipe no trabalho.
Quando esse espírito está presente no ambiente de trabalho, é possível alcançar resultados surpreendentes e muito acima dos padrões habituais.
Pessoas capazes de alcançar esse estado podem ser identificadas em um processo seletivo de contratação bem feito, inclusive através do fit cultural.
Apesar disso, o que muitos empreendimentos ignoram, é que podem tomar ações que engajem esse comportamento dentro do quadro atual da empresa.
Apesar de muitas empresas ignorarem esse elemento primordial, muitos sabem da importância do espírito de trabalho em equipe, uma vez que ela:
- aumenta a produtividade dos profissionais;
- aumenta a confiança existente entre os trabalhadores;
- estimula o aprimoramento das habilidades;
- melhora o nível de qualidade e de eficiência nos processos;
- cria um ambiente empresarial saudável;
- impacta no resultado final e na imagem da empresa perante o mercado.
Além disso, quando o espírito de equipe no trabalho é incentivado, é natural perceber uma maior confiança e transparência dentro dos departamentos (e entre eles também).
Um exemplo prático para perceber se o espírito de equipe está presente na sua empresa, é reparar se os funcionários se sentem livres para poder dar feedback aos seus colegas e superiores, como também se estão sempre abertos a ouvir críticas construtivas.
Em ambientes assim, também fica mais fácil dividir tarefas entre os colaboradores e dar e receber ideias dos colegas para que o trabalho seja feito de uma forma ainda melhor.
Benefícios do espírito de equipe no trabalho
Agora que você já entendeu a importância do espírito de equipe no trabalho, deve estar convencido de que precisa fomentá-la na sua empresa, não é mesmo? Para te deixar ainda mais convencido, saiba que os benefícios desse elemento são de extrema importância nos resultados da sua empresa.
A união de todos os colaboradores da empresa para que ela cresça e se desenvolva mais, é responsável por:
- ganho de conhecimento de todos os trabalhadores envolvidos;
- melhora da performance de cada indivíduo;
- disseminar conhecimento;
- networking;
- aprendizado;
- organização do fluxo de trabalho
- obtenção de melhores resultados;
- aumentar os lucros.
7 maneiras de incentivar o espírito de equipe no trabalho
Por fim, reunimos algumas dicas importantes para incentivar o trabalho em equipe na sua empresa. Confira!
1. Desenvolva as lideranças
Para assumir o papel de líder dentro de uma empresa, é importante que o profissional esteja preparado para enfrentar inúmeros desafios como, lidar com diferentes tipos de solicitações e problemas, e ser cobrado constantemente por melhores resultados.
Além disso, um líder precisa organizar, direcionar e gerenciar as ações, difundir ideias e evitar problemas.
Quando estão diante de uma crise, os líderes devem estar presentes, ao lado dos seus colaboradores, assumindo a responsabilidade e cuidando para que os impactos negativos sejam os menores possíveis e deixando que eles afetem o mínimo possível na sua equipe.
Mas, sobretudo, a responsabilidade mais importante de um bom líder é conseguir manter o espírito de equipe no trabalho, permitindo que os profissionais trabalhem em conjunto, para alcançar os objetivos e as metas traçadas.
2. Exercite a comunicação
A comunicação é essencial para estimular o espírito de equipe no trabalho. A comunicação irá garantir que os colaboradores tenham entendido exatamente os objetivos da empresa, ou de um projeto, e o que eles devem fazer no dia a dia, também garantindo a execução das atividades.
Assim como os líderes, todos os setores da empresa devem ser capazes de se comunicar, garantindo que as mudanças realizadas e as definições feitas sejam compreendidas e aceitas da melhor forma possível por todos os envolvidos.
Apesar dos grandes problemas terem o potencial de unir toda a empresa em prol do cumprimento das metas traçadas, os pequenos problemas, quando deixados de lado, detonam a gestão do negócio e a união da equipe.
Apesar disso, lembre-se que a comunicação deve estar presente todos os dias, nos pequenos detalhes da empresa, e não apenas quando grandes e pequenos problemas acontecem.
3. Saiba a importância de cada colaborador
A delegação de tarefas dentro de uma empresa deve ser bem executada. Os gestores devem ser capazes de evidenciar a importância de cada membro da equipe, possibilitando que o resultado final seja alcançado. Isso irá garantir que todos os profissionais trabalhem unidos.
Garantir que cada colaborador saiba exatamente o que deve ser realizado durante o expediente de trabalho valoriza e estimula o espírito de equipe nas empresas. Mas também é importante definir aquilo que é prioritário e distribuir as tarefas que precisam ser executadas.
Isso pede que os gestores conheçam bem cada colaborador da sua equipe, analisando a personalidade, características e qualidades de cada um deles. Quando é necessário delegar algum tipo de serviço, é preciso ter em mente informações importantes, como:
- defina prazos, metas e objetivos, para que os colaboradores saibam o que devem fazer e o que é esperado que eles entreguem;
- invista na sua melhoria e na dos colaboradores, por meio da busca por conhecimento, permitindo que resultados além da expectativa da empresa sejam alcançados;
- conheça a competência de cada profissional, designando tarefas de acordo com sua persona;
- crie um sistema de metas individual, para que cada colaborador fique investido e incentivado durante a execução do seu trabalho.
4. Invista em treinamentos
Os treinamentos possibilitam que toda a empresa, de todos os departamentos, torne-se capaz de entender, em iguais condições, as principais informações acerca de um determinado assunto.
Isso permitirá que, além do conhecimento, a empresa tenha mais tempo junto, em harmonia, possibilitando a participação de todos.
Acima de tudo, os treinamentos podem ser vistos como um investimento da empresa em todos os seus colaboradores.
É uma opção para que os colaboradores lutem mais pelos objetivos traçados e vistam a camisa da empresa de uma vez por todas.
Enfim, mesmo sendo em um ambiente profissional, os colaboradores poderão ser estimulados em brincadeiras e outras atividades que evidenciem a importância do espírito de equipe no trabalho. Isso tornará tudo mais leve e interessante para os colaboradores.
5. Aprenda com as habilidades distintas
Reconheça que os profissionais da empresa possuem habilidades diferentes, porém complementares.
Mesmo todos sendo diferentes entre si, cada um pode contribuir com aquilo que faz de melhor. Dessa forma, todos vão se sentir valorizados por trazer algo relevante para o time.
6. Dialogue de forma aberta e seja confiável
Para haver trabalho em equipe, é necessário que todos interajam, questionem e saibam ouvir e respeitar os demais colaboradores.
Para isso dar certo, promova um clima onde as pessoas possam tirar dúvidas sem receios. É necessário diálogo aberto para que o espírito de equipe no trabalho funcione.
Outro elemento importante é a confiança entre as pessoas dentro de uma empresa. Para isso, as coisas não podem ficar centralizadas.
Uma forma de quebrar essa centralização de poder é consultar a equipe quando tiver de tomar decisões e levar as opiniões em consideração.
7. Dê feedbacks
Enfim, o feedback é um processo construtivo necessário dentro de uma empresa. O feedback é capaz de corrigir posturas de colaboradores que não estejam realizando a sua função corretamente. Por isso, é preciso dar feedback construtivo, respeitosamente, e adotar ferramentas de gestão de pessoas no dia a dia para que torne possível espalhar o espírito de equipe no trabalho.
Conclusão
E aí, como anda o espírito de equipe da sua equipe? Provavelmente, se você notar a ausência desse espírito, você também vai perceber resultados não tão satisfatórios, como também uma queda no faturamento da empresa. Aliás, a união dos colaboradores e resultados andam lado a lado.
Apesar disso, se você seguir as dicas acima, certamente você notará ao longo do tempo mais companheirismo entre os membros da equipe, empenho no trabalho e nas demandas do dia e, acima de tudo, mais dedicação por parte dos colaboradores. Não se esqueça que a comunicação é a base do sucesso para um bom espírito de equipe no trabalho.