Em um cenário altamente competitivo na área de tecnologia e softwares, o engajamento dos funcionários em empresas tech se tornou uma prioridade estratégica para o RH.
Neste case entrevista, vamos explorar como a Contmatic Phoenix conseguiu transformar seu engajamento por meio de estratégias eficazes e da plataforma da Feedz.
Confira agora a entrevista com Lucas Candido, analista de Desenvolvimento Humano Organizacional da Contmatic Phoenix, responsável por cuidar, elaborar e implementar ações de desenvolvimento e engajamento na companhia. 👇
O cenário atual do engajamento de funcionários em empresas tech
Com a constante busca por talentos qualificados e o ritmo acelerado de inovação na área da tecnologia, é fundamental criar um ambiente de trabalho que promova o engajamento, a motivação e o bem-estar dos colaboradores.
Segundo um estudo da Gallup, apenas 34% dos colaboradores da área da tecnologia se consideram engajados no trabalho. Essa baixa conexão com a empresa pode resultar em baixa produtividade, falta de inovação e até mesmo altas taxas de rotatividade.
Na Contmatic Phoenix, o desafio não era muito diferente.
“Somos uma empresa de desenvolvimento de softwares contábeis e empresariais, e estamos no mercado há 36 anos. Em 2022, passamos por uma reestruturação porque a empresa foi adquirida por uma holding canadense e agora, passamos a fazer parte do portfólio de empresas da Vela Software LATAM, gerenciada pela Constellation Software Inc. (…) Nosso desafio estava muito mais relacionado ao engajamento dos profissionais, já que alguns tinham uma visão mais técnica e não se conectavam com as ações de engajamento da empresa.”
A partir da reestruturação, a empresa sentiu a necessidade de cuidar do engajamento dos profissionais e proporcionar experiências agradáveis, para melhorar o relacionamento entre a organização e os mais de 420 Contmakers, como os colaboradores são chamados por lá.
👉 Leitura recomendada: Como conduzir uma Pesquisa de Clima em empresas tech
Os desafios do engajamento de funcionários na Contmatic
Lucas conta que ao entrar na empresa: “muitos processos em relação ao engajamento, não existiam. O cenário que tínhamos era de muitos questionamentos e solicitações. Com as mudanças que a empresa passou devido à reestruturação, era importante para o RH entender também como estava a organização naquele momento. Principalmente para entender quais seriam as ações estratégicas para evoluir a gestão de pessoas da companhia.”
Com a implantação da Feedz, esse cenário mudou em poucos meses. Vamos descobrir como? Bora!
A escolha da Feedz como solução para aumentar o engajamento dos colaboradores
Como um dos objetivos da empresa era entender o cenário atual do engajamento dos funcionários e da satisfação deles, a Contmatic Phoenix contratou a solução de Pesquisa da Feedz, e meses depois, adquiriram a solução de Gestão de Metas e Objetivos (OKR), que também contribuiu para a melhoria da eficiência dos processos da companhia.
“Nós enxergamos uma oportunidade de poder contribuir com a Feedz e, com isso, nos reinventarmos em alguns processos. Com as trocas de experiências com a Carol Hanashiro, CS responsável pela nossa conta, podemos adequar às nossas necessidades e assim, engajar nossos colaboradores, que têm aderido cada vez mais a utilização da plataforma.”
A criação de um ambiente de trabalho mais feliz
Lucas conta que “logo nos primeiros meses de utilização da Feedz, rodamos uma pesquisa de clima para entender a visão dos funcionários sobre a empresa, e por meio das respostas, pudemos confirmar algumas hipóteses que tínhamos.”
A partir desses primeiros resultados, a Contmatic percebeu algumas das principais dores e necessidades da equipe em ter espaços de descompressão, horários flexíveis e o modelo home office, por exemplo.
Com isso, a companhia desenvolveu estratégias para possibilitar a construção de áreas de descompressão, flexibilidade de horários e o home office para algumas das equipes, que já são realidade no dia a dia da empresa atualmente.
Isso tudo resulta em profissionais que se sentem mais ouvidos, mais envolvidos com o propósito da companhia, mais motivados com os objetivos organizacionais, e em um ambiente de trabalho mais feliz.
O eNPS aumentou
O sucesso dessas ações pôde ser medido através do aumento do eNPS da empresa que em apenas três meses de uso da plataforma da Feedz passou de 55 para 62.
Além disso, a Feedz também contribuiu para que a empresa implementasse algumas boas práticas de gestão de pessoas, como feedbacks contínuos, reuniões one on one, acompanhamento dos objetivos e resultados-chave, entre outras que ajudam na atração e retenção de talentos.
“Durante a implantação passamos a entender melhor como a plataforma da Feedz funcionava para nossa realidade. Depois, com o apoio da Carol, passamos a enviar aos colaboradores e as lideranças informações fundamentais para que todos entendessem as funcionalidades e seus usos.”
Os colaboradores interagem e engajam mais
O engajamento que antes era um desafio, passou a ser muito maior por parte das equipes.
Segundo o analista de DHO “desde a implantação da Feedz até hoje, a gente sente que houve uma mudança de mindset da parte deles. Eles interagem mais, engajam mais, quando tem alguma pesquisa rodando, a galera já tá respondendo. Essa ajuda de enviar alguns materiais e compartilhar algumas ideias com os colaboradores foi fundamental para construirmos a empresa de maneira mais feliz, mais entrosada.”
A motivação e a produtividade aumentaram
Lucas também nos contou que a empresa percebeu que a motivação e a produtividade dos colaboradores aumentou depois que passaram a acompanhar os OKRs por meio da plataforma.
Isso porque por meio dos OKRs todos os colaboradores sabem o que e o porquê estão fazendo. Como a plataforma da Feedz permite que todos possam acessar os objetivos e acompanhar o progresso das metas, os profissionais também sentem que há uma maior transparência por parte da organização.
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Depoimento sobre a experiência com a Feedz
Ao longo da entrevista, percebemos como a Feedz se tornou uma parceira estratégica no processo de promover um ambiente de trabalho mais feliz, com uma cultura de participação ativa.
“Com a Feedz, conseguimos implementar um sistema de feedback contínuo e personalizado, que nos permitiu entender as necessidades individuais de cada colaborador e oferecer o suporte adequado. Além disso, a plataforma nos proporcionou uma visão geral do clima organizacional e da cultura da empresa, permitindo que tomássemos decisões mais informadas sobre a gestão de pessoas.”
Pós-venda e CS da Feedz
Lucas também reforçou todo o acolhimento que a Feedz proporciona no pós-venda, durante o período de implantação, os acompanhamentos com o CS, os contatos com o suporte e um espaço para que os clientes possam sugerir e pontuar melhorias.
“Além de ter esse acolhimento em relação ao suporte, em relação ao atendimento, a plataforma roda super bem. Além da possibilidade de trocas, tem a possibilidade de melhoria, então sempre que eu vejo uma questão que não está nos atendendo, a gente manda a sugestão lá na Voz do Cliente. E também tem as trocas com a CS, em que a gente acaba tendo a possibilidade de personalizar a plataforma de acordo com as necessidades que a gente tem.”
People analytics em tempo real
Outro ponto que merece destaque é que com o uso da plataforma da Feedz, os profissionais de Recursos Humanos da Contmatic Phoenix conseguem acompanhar em tempo real como está o clima da empresa, o termômetro de humor dos colaboradores e muito mais.
“Dá essa liberdade pra gente saber as coisas que estão acontecendo em tempo real. Eu não vou esperar uma pesquisa de eNPS rodar a cada 3 meses para eu relatar o que aconteceu no primeiro mês. Então eu acho que vale super a pena a contratação da Feedz pra qualquer necessidade que a gente venha a ter dentro do RH e, além disso, o fundamental é ter os funcionários engajados para qualquer campanha, qualquer ação que a gente deseja fazer.”
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A Contmatic Phoenix é um dos cases de sucesso da Feedz e a sua empresa também pode ser!
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