Que atire a primeira pedra a empresa que não deseja ter funcionários engajados e produtivos, e equipes de alta performance. É nesse cenário que o conceito de empowerment se aplica.
Para dar um gostinho de “quero saber mais” a você, ele tem tudo a ver com um ambiente de trabalho estimulante e colaboradores satisfeitos. Combinação perfeita para o sucesso na gestão de pessoas, concorda?
Então, pare tudo o que está fazendo e invista alguns minutinhos na leitura deste conteúdo. Saiba o que é empowerment, seus benefícios para empregado e empregador e como implementá-lo na sua organização.
O que é empowerment?
Pensando em gestão de pessoas, empowerment é a prática de delegar poder e decisões aos colaboradores.
Explicando de outra maneira, é uma abordagem voltada à descentralização e que vai contra o modelo tradicional de liderança no qual o poder e as decisões estão concentrados nas mãos dos gestores.
Em termos práticos, significa que a empresa tem uma gestão voltada a permitir que seus colaboradores assumam responsabilidades e sejam encorajados a contribuir com ideias, pontos de vista, conhecimentos e habilidades.
Isso não apenas torna a cultura organizacional mais inclusiva e participativa, como também transforma o ambiente de trabalho em um local que promove o reconhecimento e o engajamento.
Resumindo: o empowerment estimula o empoderamento dos colaboradores.
Quais são os benefícios do empowerment nas empresas?
Você já deve ter reparado que, cada vez mais, as empresas procuram profissionais com soft skills como liderança, tomada de decisão e capacidade de trabalhar de forma autônoma.
No entanto, a cultura da organização e o próprio ambiente de trabalho muitas vezes não incentivam esse tipo de comportamento. É o caso de empresas onde as decisões são centralizadas, os colaboradores têm pouca autonomia e a comunicação não é transparente.
O resultado? Funcionários frustrados, desmotivados, desengajados e com baixo desempenho, que não conseguem atingir seu potencial máximo. Não é de espantar que isso gera uma espiral negativa, impactando diretamente os resultados da empresa.
Implementar o empowerment é uma maneira de evitar que isso aconteça e, de quebra, obter uma série de benefícios, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Dê uma olhada para entender:
Para os colaboradores
Empoderar os funcionários é dar a eles autonomia para tomar decisões e influenciar. Diretamente, isso traz uma sensação maior de responsabilidade, fazendo com que a pessoa se sinta parte do sucesso de uma iniciativa, uma tarefa, um projeto etc.
Satisfação profissional é o resultado disso, o que é fundamental tanto para que o colaborador siga engajado a trazer bons resultados, quanto para fortalecer o vínculo de cada talento com a empresa.
O empowerment é também um prato cheio para possibilitar o desenvolvimento de soft skills como liderança, comunicação e tomada de decisão.
À medida que os colaboradores ganham maior responsabilidade, eles são desafiados a aprimorar essas habilidades, o que, por sua vez, os faz crescer profissionalmente.
Falando nisso, funcionários incentivados a crescer se sentem valorizados e, como consequência, engajados com a missão da empresa.
Por essas razões, não é exagero dizer que o empowerment cria um ciclo positivo, onde a motivação gera melhores resultados e, por consequência, mais reconhecimento profissional.
Para as empresas
Colaboradores satisfeitos e felizes é o que toda empresa quer, concorda? O empowerment ajuda nisso, pois faz com que os profissionais se sintam respeitados e, acima de tudo, valorizados.
Para as organizações, isso se traduz em retenção de talentos, o que significa redução de custos com recrutamento e treinamento.
Empoderar os funcionários significa também incentivá-los a pensar fora da caixa e a sugerir novas ideias. Esse ambiente é super propício para o incentivo à inovação, algo fundamental para empresas que desejam conquistar vantagem competitiva.
Como você viu, a autonomia é a base do empowerment. Quando os profissionais são mais autônomos, as decisões são tomadas de forma mais rápida, impactando diretamente na produtividade de cada equipe.
Como implementar o empowerment no ambiente de trabalho?
Para empoderar suas equipes, tenha em mente que existem 4 pilares a serem levados em consideração. E quais são os 4 pilares do empowerment? A resposta:
- Poder
- Desenvolvimento
- Liderança
- Motivação
Levando os pilares em consideração, veja como ter profissionais mais empoderados aí na sua organização:
- Delegue responsabilidades: isso tem a ver com dar poder. Para tanto, distribua tarefas e responsabilidades de forma que os colaboradores sintam que têm poder sobre suas atividades e resultados.
Ao fazer isso, eles percebem que são parte fundamental do sucesso da empresa, o que eleva o comprometimento e engajamento deles.
- Ofereça treinamento e capacitação: é o pilar de desenvolvimento. O empowerment incentiva o desenvolvimento de novas habilidades dos colaboradores, preparando-os para ter mais autonomia e responsabilidades.
- Fomente a comunicação aberta: liderança é outro pilar para implementar o empowerment. Os líderes devem promover um diálogo transparente onde os funcionários se sintam à vontade para expressar ideias e preocupações.
Lembrando que a comunicação aberta é essencial para fortalecer a confiança, criando um espaço seguro para que os colaboradores contribuam com suas opiniões e sugestões.
- Reconhecimento e feedback: empoderar é motivar, uma vez que a motivação mantém o ciclo do empowerment. Com isso em mente, realce as conquistas e ofereça feedback construtivo para que os seus talentos saibam como estão contribuindo para os objetivos da empresa.
O reconhecimento cria um ambiente positivo onde os funcionários se sentem motivados a continuar se empenhando e trazendo bons resultados.
Como a Feedz pode ajudar na gestão do empowerment
A Feedz oferece ferramentas poderosas para promover o empowerment nas empresas. Para começar, com a funcionalidade de feedback contínuo seus colaboradores se sentem mais envolvidos e parte do processo decisório.
Assim, sua organização promove diálogos abertos e transparentes e garante que as necessidades e opiniões dos funcionários sejam sempre ouvidas, fazendo com que eles se sintam empoderados.
Além do feedback, existem as pesquisas de clima, as quais permitem identificar o nível de satisfação e autonomia dos colaboradores, além de apontar áreas que podem ser melhoradas para fomentar uma cultura de empowerment.
Com a solução de pesquisa de clima da Feedz, RH e gestores têm em mãos informações baseadas em dados reais para fazer ajustes estratégicos para criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e alinhado às expectativas dos funcionários.
E visando acompanhar o impacto do empowerment na produtividade e no engajamento dos colaboradores, a Feedz também oferece relatórios analíticos.
Esses relatórios trazem dados cruciais para que a empresa avalie e refine suas práticas de empowerment, permitindo um acompanhamento contínuo da eficácia das ações implementadas.
Solicite uma demonstração gratuita da Feedz
Implemente uma cultura de empowerment na sua empresa com a plataforma da Feedz! Além das funcionalidades que descrevemos, sua empresa conta ainda com outros recursos adicionais que podem transformar a forma como suas equipes são gerenciadas:
- Desenvolva toda equipe com as trilhas para cargos ou departamentos específicos
- Potencialize a conexão entre líderes e liderados com One on One (1:1)
- Avalie o nível de satisfação em tempo real com auxílio da IA
- Transforme conquistas em motivação fortalecendo a sua empresa com o mural de celebrações
- Crie Planos de Desenvolvimento Individual personalizado para cada colaborador
- E muito mais!
Para entender o que é voar com a Feedz, solicite uma demonstração gratuita e conheça como funciona a plataforma na prática! É só preencher seus dados nos campos abaixo. Não perca tempo! 👇