Você sabe o que é empatia no trabalho? Quais os benefícios que essa característica traz para a sua empresa? E o mais importante: como é possível fortalecer a empatia entre os funcionários da sua instituição?
Neste texto, nós iremos fortalecer essas e outras dúvidas a respeito dessa habilidade comportamental, capaz de tornar um ambiente corporativo mais empático, solidário e saudável. Leia mais, a seguir!
O que é empatia?
Antes de falar sobre empatia no trabalho, vamos relembrar o significado da palavra empatia.
No dicionário Priberam, empatia significa uma forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.
Em outras palavras, empatia é uma habilidade do ser humano que consegue compreender o outro.
Sendo assim, uma pessoa empática é aquela que consegue se colocar no lugar do outro e entender o seu ponto de vista.
Dessa forma, essa pessoa consegue lidar melhor em diferentes situações, já que compreende o outro, mesmo se não concorda com ele.
O que é empatia no trabalho?
Empatia no trabalho é uma habilidade bastante buscada nos profissionais, principalmente nos líderes das equipes.
Segundo pesquisa realizada pela Catalyst, 86% dos entrevistados que trabalham com líderes empáticos relatam conseguir equilibrar as demandas de trabalho com obrigações pessoais e familiares.
Quando a empatia é aplicada nas ações no dia a dia, os colaboradores e superiores constroem uma conexão verdadeira e eliminam conflitos.
A empatia no meio corporativo é considerada uma soft skill, habilidades relacionadas com a personalidade dos indivíduos e dos comportamentos de uns com os outros.
Isso porque essa habilidade é capaz de criar e manter boas relações no local de trabalho, principalmente no bom convívio com os colegas.
Benefícios da empatia no ambiente de trabalho
Existem diversos benefícios que comprovam que a empatia no ambiente de trabalho faz bem para a cultura organizacional e, por isso, ela precisa ser fortalecida diariamente. Veja quais são eles:
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Cria uma relação saudável entre os colaboradores
Sem dúvidas, um dos maiores benefícios de fortalecer a empatia no trabalho é a melhora das relações entre os funcionários.
Isso porque essa habilidade exige uma boa comunicação entre os profissionais, promovendo o diálogo e a escuta.
Afinal, para se colocar no lugar do outro é preciso descobrir o que ele está passando ou pensando.
Por isso, a conversa é estimulada pela empatia para esclarecer os pontos, entender melhor a pessoa por trás do profissional e criar uma melhor relação com ela.
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Reduz o nível de estresse no trabalho
Os profissionais de RH sabem como é difícil lidar com situações que geram estresse no ambiente corporativo.
Portanto, ao estimular a empatia no trabalho é possível reduzir o nível de estresse entre os trabalhadores.
Isso porque essa habilidade do ser humano consegue tornar o meio corporativo mais acolhedor e confortável entre as pessoas.
Consequentemente, em um ambiente onde nos sentimos acolhidos e sabemos que podemos contar com o outro, o nível de estresse cai consideravelmente.
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Ajuda a aumentar a produtividade da empresa
O ser humano reage conforme os seus sentimentos, ou seja, quando está se sentindo mal tende a agir sem ânimo e quando se sente bem procura ser mais alegre no cotidiano.
Sendo assim, quando um trabalhador possui empatia no trabalho, a vida dos seus colegas tende a melhorar bastante e a rotina passa a ser mais satisfatória.
Como resultado, os colaboradores se tornam mais satisfeitos e mais felizes no ambiente corporativo.
Então, além de se tornar um ambiente mais alegre, os colaboradores passam a ser mais produtivos e inovadores.
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Melhora o atendimento ao cliente final
Toda empresa deseja que o cliente receba o melhor atendimento, seja qual for a situação. Afinal, sem eles nenhuma empresa existiria.
No entanto, quando os profissionais que trabalham no atendimento com o cliente não sentem empatia com o consumidor final, a empresa pode ter graves problemas.
Por isso, além de criar relações saudáveis no trabalho, reduzir o estresse e aumentar a produtividade dos empregados, a empatia serve para se colocar no lugar do cliente.
Se os colaboradores que trabalham com atendimento ao cliente exercitarem a empatia, o cliente da sua empresa também sai ganhando, seja na qualidade do atendimento ou na entrega do produto/serviço dos seus colaboradores.
Como fortalecer a empatia na empresa?
Agora que você sabe o que é empatia no trabalho e as vantagens que essa habilidade traz para a sua empresa, nós iremos dar algumas dicas para o RH da sua empresa fortalecer essa característica entre os funcionários. Veja abaixo:
1. Forme uma liderança empática
O primeiro passo para fortalecer a empatia no trabalho é a busca pela formação de líderes verdadeiramente empáticos.
Sem lideranças empáticas, não adianta pedir a empatia entre os colaboradores no dia a dia da empresa.
É necessário que essa habilidade esteja presente (de fato) nas ações e discursos dos gestores de cada time.
Uma forma de fazer isso é capacitar os gestores com base nos princípios da liderança positiva, que inclui escuta ativa dos colaboradores, compreensão dos diferentes perfis profissionais e comunicação não violenta.
2. Estimule os feedbacks
Uma forma corporativa de ouvir o que o outro tem a dizer é criar uma cultura de feedback dentro da empresa.
Sem dúvidas, ouvir com atenção as pessoas é um dos principais sinais de fortalecimento da empatia no trabalho.
O feedback serve para iniciar uma conversa entre os profissionais, então é preciso estar com a mente e os corações abertos para entender o que a pessoa tem a dizer.
Mesmo que os trabalhadores não concordem em alguns pontos do feedback, é preciso tentar se colocar no lugar do outro para compreender a situação do seu ponto de vista.
3. Ofereça flexibilidade
A flexibilidade no trabalho pode ajudar a formar a cultura empática que o setor de RH está buscando para a empresa.
Oferecer trabalho flexível é uma prática que ajuda os colaboradores a conciliar melhor a vida pessoal e profissional, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar.
Permitir horários flexíveis, home office e sistema híbrido são alguns dos exemplos de flexibilidade no trabalho.
Desse modo, a empresa demonstra que se preocupa com a vida pessoal do colaborador e prova que pratica a empatia no trabalho.
4. Pratique o reconhecimento
Todo mundo gosta de ser reconhecido, principalmente quando realiza um bom trabalho para a empresa.
Por isso, é muito importante desenvolver ações de reconhecimento dos esforços dos colaboradores, como programas de incentivo e recompensas para quem alcançar metas.
Demonstrar reconhecimento e gratidão ao trabalho realizado é uma ótima forma de fortalecer a empatia.
5. Promova a diversidade e inclusão
Empresas que promovem a diversidade e inclusão no ambiente corporativo tem grandes chances de fortalecer a empatia entre os colegas de trabalho.
Afinal, uma das bases da empatia é ouvir, entender e se colocar no lugar do outro, mesmo com as diferenças.
Portanto, promova a diversidade e inclusão para estimular a empatia no espaço corporativo, a fim de ganhar mais pontos de vista, histórias, origens e opiniões diferentes na empresa.
Gostou de saber como fortalecer a empatia no trabalho? Continue nos acompanhando e lendo conteúdos como esse no blog da Feedz! ???