Trabalhar com RH é buscar constantemente formas de melhorar resultados e alcançar objetivos cada vez mais ambiciosos na gestão de pessoas. E embora esse seja um desafio e tanto, conhecer os conceitos de OKR e KPI pode torná-lo bem mais ágil e eficaz.
Ainda que possam (e devam) ser adotadas em conjunto, essas ferramentas são diferentes em seus propósitos. Enquanto o primeiro é usado para atingir objetivos, o segundo mede o desempenho dos colaboradores, departamentos e organizações.
Ao longo deste artigo, vamos explicar melhor o que é o método OKR e o que são os KPIs, bem como todas as vantagens que eles podem proporcionar para a gestão de pessoas. Acompanhe!
O que é OKR e KPI?
Para que você possa compreender melhor o assunto, vamos explicar cada um desses conceitos separadamente e, na sequência, comentar como eles se conectam.
OKR
OKR é a sigla para “Objectives and Key Results”, termo em inglês que pode ser traduzido como “Objetivos e Resultados-Chave” e se refere a uma metodologia de gestão focada na definição simples e flexível de objetivos e métricas.
Um planejamento de OKR é composto em basicamente dois momentos:
- A definição de objetivos qualitativos e estimulantes que a empresa deseja alcançar em um determinado período;
- E a definição de três a cinco resultados-chave quantitativos e mensuráveis para cada objetivo, que ajudarão os colaboradores a entenderem se estão perto de alcançá-los.
Quando adotada corretamente, essa metodologia pode contribuir bastante para a gestão de talentos, indo desde melhorar a comunicação, produtividade e colaboração entre as equipes até fortalecer a cultura organizacional.
Além disso, a definição de objetivos e resultados-chave em conjunto ajuda os colaboradores a entenderem melhor quais suas responsabilidades e expectativas, bem como a serem recompensados de forma mais justa ao cumprirem com suas metas.
Juntos, esses fatores tendem a levar a um maior engajamento e retenção de talentos.
KPI
O termo KPI, por sua vez, é a abreviação de “Key Performance Indicators” ou “Indicadores Chave de Desempenho”, em português.
São métricas que permitem medir o desempenho da equipe em relação a um objetivo específico, podendo ser utilizados tanto na avaliação do progresso em direção a uma meta quanto na tomada de decisões mais estratégicas e embasadas.
Os KPIs podem ser aproveitados em diferentes áreas, incluindo o RH. Neste caso, em específico, eles contribuem com o mapeamento do desempenho dos colaboradores, na avaliação do nível de satisfação dos funcionários, no entendimento dos índices de retenção de talentos e muito mais.
Unindo os conceitos
Como você viu, OKRs e KPIs são coisas bem diferentes… Porém, o ideal é que elas caminhem de mãos dadas.
Enquanto os OKRs definem os objetivos e resultados-chave da empresa ou departamento, os KPIs podem ser utilizados para medir o desempenho em relação a esses objetivos.
Em outras palavras: os OKRS apontam o caminho e os KPIs medem o sucesso dos processos ou atividades já implementadas para alcançá-los.
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Como definir OKRs eficazes para a equipe de RH
Agora que o conceito ficou claro, vamos à prática!
Para definir bons objetivos e resultados-chave, o primeiro passo é entender as prioridades do negócio e o papel que a equipe de RH pode desempenhar para contribuir com elas.
Ao estipular os OKRs, também é aconselhável que o time recorra à metodologia SMART, segundo a qual todo objetivo deve ser:
- Específico (para que todos possam entender);
- Mensurável (para que possam ser acompanhados e avaliados);
- Atingível (para que possam ser realizados);
- Relevante (para que o time se mantenha engajado;
- Temporal (para que haja senso de urgência).
Esses cuidados certamente contribuirão com a criação de OKRs ambiciosos e capazes de levar a equipe de RH mais longe!
Como definir os KPIs certos para o RH
Como mencionamos antes, há uma série de KPIs que podem ser utilizados para aprimorar o trabalho do RH. O segredo para defini-los de forma assertiva, é identificar quais são as atividades que mais precisam de monitoramento e avaliação.
Alguns exemplos incluem: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, engajamento dos colaboradores, entre outras.
Após isso estar claro, você também pode utilizar o método SMART durante a criação dos indicadores. Assim como os OKRs, bons KPIs também devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
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Como acompanhar e avaliar os KPIs e OKRs
Tão importante quanto definir bons KPIs e OKRs é acompanhá-los de perto. Caso contrário, todo o esforço anterior será desperdiçado.
Monitorar regularmente os OKRs e KPIs selecionados é o que permitirá ao RH avaliar o progresso em relação às metas estabelecidas, bem como fazer ajustes e corrigir o curso se necessário.
Algumas dicas que podem te ajudar nesta etapa, são:
- Definir uma frequência para acompanhar os resultados;
- Adotar ferramentas que permitam o acompanhamento em tempo real e centralizam as informações mais relevantes em um único lugar;
- Estabelecer métricas de sucesso claras para cada KPI e OKR;
- Compartilhar os resultados com a equipe e fornecer feedback, para que eles saibam como e quando devem melhorar;
- Fazer revisões regulares dos OKRs e KPIs, a fim de garantir que eles continuem alinhados com as prioridades do negócio.
Exemplos práticos de OKRs e KPIs
Embora toda dica seja válida, nada como exemplos práticos para compreender melhor um assunto, não é mesmo? Então vamos a eles!
Exemplos de OKRs de RH
Objetivo 1: reduzir a rotatividade de funcionários
- KR 1: aumentar a satisfação dos funcionários em 10 pontos na pesquisa de engajamento;
- KR 2: realizar treinamentos de desenvolvimento profissional para 100% dos funcionários no próximo trimestre;
- KR 3: implementar um programa de mentoria para os 10% dos funcionários com desempenho excepcional.
Objetivo 2: aumentar a diversidade na equipe de liderança
- KR 1: aumentar em 50% a participação de mulheres em programas de liderança e desenvolvimento;
- KR 2: realizar treinamentos de diversidade e inclusão para 100% dos gerentes no próximo trimestre;
- KR 3: estabelecer metas de diversidade e inclusão para a contratação de novos gerentes e líderes.
Objetivo 3: Cuidar do bem-estar dos funcionários
- KR1: organizar 1 atividade de saúde mental e bem-estar por semana;
- KR 2: realizar 3 sessões de condicionamento físico por mês;
- KR 3: inscrever pelo menos 80% dos colaboradores no programa de bem-estar dos funcionários.
Exemplos de KPIs de RH
- Taxa de absenteísmo;
- Taxa de turnover;
- Custo do turnover;
- Retenção de talentos;
- Headcount;
- Investimento em treinamento;
- ROI de treinamentos;
- eNPS;
- Média de feedbacks;
- Tempo médio na empresa;
- Gap de habilidades.
Ferramentas para gerenciar OKRs e KPIs
Já deu para perceber que usar OKRs e KPIs envolve ter que lidar com bastante informação ao mesmo tempo, não é mesmo? O esforço certamente vale a pena, mas também faz toda a diferença contar com a ajuda de plataformas capazes de facilitar o processo.
A ferramenta para gestão de OKRs da Feedz é uma das que mais se destacam nesta frente, já que ela reúne tudo o que o RH precisa para realizar a gestão de objetivos em um único local.
Ao permitir o acompanhamento do desempenho geral do time de forma rápida e intuitiva, ela também contribui para uma comunicação interna mais transparente e positiva.
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