Seja sua empresa grande ou pequena, ter uma boa liderança é um fator decisivo para o sucesso dos negócios, tanto no quesito de gerar resultados e produtividade, quanto na retenção de talentos. Por isso, hoje, nós separamos 14 dicas para uma boa liderança no ambiente corporativo.
Esse artigo vai ajudar tanto os RHs que desejam aperfeiçoar os líderes de departamento, quanto os próprios líderes que querem saber como demonstrar liderança no trabalho de uma forma saudável e que passe credibilidade.
Então, pega caneta e papel e vamos às dicas de hoje!
Por que é importante ter bons líderes na empresa?
Ter uma boa liderança transforma o ambiente de trabalho e estimula as pessoas de forma individual e coletiva. Os bons líderes são aqueles que motivam os funcionários, capacitando-os e cultivando um espaço onde possam compartilhar suas ideias.
Dessa forma, os funcionários se sentem valorizados e satisfeitos – o que pode ter impacto positivo nos índices de turnover.
O aumento da produtividade é outra razão pela qual uma boa liderança é importante no local de trabalho.
Um estilo de liderança que incentiva os funcionários a definir metas de longo e curto prazo aumentam os resultados da organização e ajuda a desenvolver pessoas.
Nos próximos tópicos separamos dicas práticas e soft skills necessários para ter uma boa liderança na sua empresa. Confira!
Dicas para fazer uma boa liderança de equipes
Liderar equipes é uma tarefa desafiadora. É preciso ter uma boa relação interpessoal e manter algumas atitudes no cotidiano, como a clareza e abertura a novas ideias, além da constante manutenção de uma comunicação clara e aberta com cada membro da equipe.
Separamos três dicas importantes nesse sentido, veja:
1. Tenha uma comunicação honesta e aberta
Um dos elementos mais importantes da liderança eficaz é criar uma linha aberta de comunicação com os colaboradores. Ou seja, sua própria honestidade e transparência devem servir de exemplo para os membros de sua equipe.
Quando você é responsável por uma equipe de pessoas, é importante ser direto, uma vez que seus funcionários são um reflexo de você mesmo, e se você fizer do comportamento honesto um valor-chave, sua equipe seguirá o exemplo.
Habilidades de comunicação aliadas com a transparência podem criar confiança entre sua equipe. Além disso, é importante ser um bom ouvinte e se mostrar genuinamente interessado nas pessoas e nas suas ideias – o nosso próximo tópico 👇
Leia também: 10 ideias para aumentar o comprometimento no trabalho
2. Esteja aberto a novas ideias
Bons líderes têm inteligência emocional para entender e aceitar que a mudança é inevitável. Em vez de tentar manter um status quo, abrace a mudança e a inovação e conte com o seu time para isso.
Esteja aberto a novas ideias e alternativas. Ouça as pessoas e não descarte suas ideias. Cada pessoa pode trazer uma perspectiva única para cada situação e isso é algo para se incentivar, não desencorajar.
Quando você está pronto para ouvir os talentos ao seu redor, você abraça todas as possibilidades e potenciais.
Se precisar resolver um problema ou criar algo do zero, incentive os membros da equipe a fornecer ideias. Quando os funcionários sentem que podem trazer suas perspectivas abertamente, o resultado vem com inovação e engajamento.
3. Comunique as expectativas de forma clara e realista
Tenha uma coisa em mente: as pessoas ficam frustradas quando são repreendidas por não fazer algo que nunca foi devidamente comunicado.
Em vez de simplesmente esperar que os funcionários façam seu trabalho, os líderes precisam comunicar as expectativas e metas de forma clara.
Líderes eficazes avaliam todos os fatores que contribuem para atingir as metas e garantem que elas sejam atingíveis.
Ah, e lembre-se de reconhecer quando os objetivos são alcançados e fornecer feedbacks positivos; isso motiva seus liderados a continuar produzindo bons resultados.
Dicas de liderança para iniciantes
Se você é um líder de primeira viagem, pode parecer um pouco complicado lidar com tantas responsabilidades novas, gerir pessoas, metas e desafios, mas é possível aprender nesse processo e fazer uma boa liderança, mesmo que com pouca experiência.
Confira nossas dicas:
4. Traga suas habilidades para local de trabalho
O autoconhecimento é um caminho de muito crescimento para qualquer pessoa e para líderes é um pilar essencial no crescimento e amadurecimento.
Você conhece seus pontos fortes e fracos?
No que você é naturalmente bom?
Traga isso pro seu dia a dia na empresa. É possível que um dos seus liderados queira desenvolver a mesma habilidade e possa aprender com você.
Sendo assim, esteja disposto a ensinar e também a se desenvolver.
Caso haja algo que você deseje muito aprender, busque se aprofundar e estar ao lado de quem entende sobre aquilo. Um ambiente de trabalho colaborativo é feito de pessoas que desenvolvem pessoas.
5. Treine pessoas e invista em cursos de aperfeiçoamento
Se você deseja se destacar no trabalho e permanecer em um cargo de liderança, pode ser útil atuar como mentor de novos funcionários que não estão familiarizados com a empresa.
Isso oferece experiência prática como líder e demonstra o quanto você se importa com o crescimento da empresa e das pessoas.
Outra maneira é cultivar seu próprio crescimento pessoal e profissional através da educação.
Invista em cursos de liderança ou em uma certificação de MBA na sua área, isso pode te ajudar a desenvolver o conhecimento e as habilidades essenciais necessárias para assumir uma função de gerenciamento ou liderança.
Cursos como Ética nos Negócios, Liderança com Integridade, Gerenciamento e Gestão podem ajudar a ter um olhar mais focado, tanto em estratégias quanto nas pessoas.
Dicas de como demonstrar liderança
Você já ouviu que ser líder é uma postura e não um cargo?
A verdade é que um cargo de liderança só é passado àqueles que demonstram essa característica previamente.
Separamos algumas atitudes que são inatas de um bom líder e que você pode começar a aperfeiçoar hoje. Confira:
6. Conquiste o respeito do seu gestor e colegas de trabalho
Todas as boas relações sólidas – sejam elas profissionais ou não – devem girar em torno do respeito. E se você deseja conquistá-lo, é preciso, antes de tudo, demonstrá-lo para com seus colegas.
Aí vão algumas dicas:
- Esteja aberto a ouvir ideias ativamente;
- Tenha uma linguagem corporal engajada, proativa e amigável;
- Seja gentil e cordial;
- Demonstre sinceridade em suas palavras e ações, mas com empatia;
- Procure agir de forma profissional em todas as circunstâncias, isso transparece respeito.
Outra maneira de ganhar respeito é defendendo os interesses da equipe.
Seu papel como líder é conectar seus liderados com os recursos humanos e a gestão ou intervir em situações desconfortáveis; essas são maneiras de criar um ambiente de trabalho mais saudável e conquistar o respeito dos colegas de trabalho.
7. Crie boas relações com seus colegas de trabalho
Boa parte dos colaboradores não se sentem engajados no trabalho por não se sentirem reconhecidos e conectados com seus líderes ou gerentes.
Cultivar um ambiente onde funcionários e colegas de trabalho se sintam à vontade para criar conexões e construir relacionamentos uns com os outros é essencial. Como líder, você pode:
- ser uma pessoa amigável e aberta ao diálogo;
- se mostrar honesto e confiável;
- incentivar a comunicação aberta e clara;
- reconhecer as pessoas por suas boas ações e qualidades;
- estimular a criatividade.
Boa parte das nossas horas e dias de vida são em nossos ambientes de trabalho, então, construir relações fortes e verdadeiras torna a vida mais agradável e isso deve partir, principalmente, da liderança; incentive isso.
8. Lidere pelo exemplo diariamente
Outra maneira de se tornar um líder em seu local de trabalho é quando você lidera pelo exemplo, assumindo suas responsabilidades com uma postura voluntária, disposta a resolver problemas e apoiar a equipe.
Você também pode dar o exemplo seguindo as políticas da empresa enquanto toma decisões. Esteja você abordando um pequeno ou um grande problema, é importante trabalhar dentro dos padrões da empresa e aderir às diretrizes.
Dedicar tempo ao treinamento e desenvolvimento também é essencial.
Gerentes e líderes não podem esperar que os funcionários sigam políticas das quais não estão cientes. Ao liderar momentos de treinamento ou criar materiais educacionais, você pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Dicas para ter uma boa liderança e motivar seus liderados
Manter as pessoas motivadas talvez seja um dos maiores desafios dos líderes hoje. Diversos fatores podem se tornar um empecilho, como vida pessoal, questões emocionais, saúde e o contexto onde cada pessoa vive. Mas, isso não é motivo para não tentar.
Separamos algumas atitudes que podem mudar esse cenário, veja:
9. Mantenha uma postura positiva
Seja por uma falha de comunicação ou um grande erro, a maneira como você lida com situações negativas diz muito sobre suas habilidades de liderança.
Aubrey Daniels, autor de The Measure of a Leader, recomenda o foco nos aspectos positivos em qualquer situação.
“Observe três coisas positivas sobre um problema antes de identificar as dificuldades. Quanto mais você olha para os aspectos positivos, mais positivamente as pessoas reagem umas às outras,” recomenda o autor.
Em sua pesquisa, o escritor descobriu que depois que os indivíduos apontam coisas com as quais estão satisfeitos em uma situação problemática, eles são mais capazes de pensar com clareza e resolver problemas.
Além disso, um ambiente positivo tem mais chances de tornar as pessoas engajadas e produtivas.
Demonstre entusiasmo e confiança e veja o impacto que isso pode ter em seu ambiente de trabalho.
10. Ensine os funcionários em vez de dar ordens
Um líder eficaz sabe como mostrar o que é necessário a se fazer, em vez de simplesmente mandar que as pessoas cumpram ordens.
Se você está controlando as pessoas para que façam as coisas da maneira que você quer, não vai conseguir o nível de envolvimento e respeito que está procurando.
Liderança é ajudar as pessoas que você lidera a reconhecer o que elas precisam fazer.
Em vez de simplesmente dar ordens aos membros da equipe, bons líderes devem encorajar o crescimento através do ensino. Afinal, líderes precisam encorajar e ensinar para que possam formar novos líderes.
11. Conheça suas próprias motivações
Se uma pessoa em posição de liderança vê seu papel como “apenas um trabalho para pagar as contas”, as coisas não andam.
Você precisa da motivação certa. É com o dinheiro que você se importa ou você deseja sinceramente inspirar as pessoas e cumprir propósitos?
Além de saber o que te motiva, é importante saber fazer boas escolhas.
Tente não contratar cópias de si mesmo e sim pessoas que não são como você – que tenham habilidades que você não tem e que possam criar um ambiente diverso em aprendizado e visões de mundo.
Lembre-se que para ser um bom líder leva tempo.
Embora alguns indivíduos sejam naturalmente inclinados a ter boas habilidades de liderança, você também pode aprender e aprimorar o que for preciso.
Com trabalho, dedicação e planejamento estratégico, você pode levar sua equipe ao sucesso junto com você.
Dicas de melhorias para liderança na sua empresa [ações para profissionais de RH]
Se você trabalha com RH e está em busca de ações de melhorias para as lideranças da sua empresa, esse tópico é pra você!
A verdade é que você, RH, não consegue fazer tudo sozinho e cuidar de todos os colaboradores ao mesmo tempo. O sucesso da sua empresa depende do quão boa a liderança é.
É ela que vai fazer a ponte entre você e as equipes. É ela que vai levar suas ações adiante. Veja dicas que podem te ajudar a conquistar isso:
12. Desenvolva líderes para que eles possam desenvolver seus times
Como mencionei acima, é através da liderança que as ações do RH se tornam mais sólidas e bem sucedidas, afinal, o RH sozinho não consegue treinar pessoa por pessoa, mas é possível fazer isso por meio dos líderes.
Veja algumas ações práticas que você pode implementar para treinar e a aperfeiçoar suas lideranças:
- Invista no aperfeiçoamento contínuo de hards e soft skills;
- Incentive a realização de reuniões one on one regulares;
- Pergunte quais são as maiores dores de cada equipe e trabalhe em cima delas;
- Promova reuniões e encontros para ouvir os líderes;
- Promova palestras e cursos de capacitação de líderes.
13. Invista em ciclos de avaliação de desempenho
É através da avaliação de desempenho (AD) que percebemos pontos fortes e as necessidades de melhoria, mas para isso, é importante que esse processo seja cíclico e regular, a cada três meses ou seis, no máximo.
Ao aplicar os ciclos de AD, peça que os líderes avaliem seus liderados e que os liderados também avaliem seus líderes.
Após isso, pegue os resultados e trabalhe com planos de ação com foco em aperfeiçoamento e melhorias.
Aqui no nosso blog você encontrará diversos materiais sobre AD, tipos, objetivos e como aplicar a metodologia com praticidade.
Baixe o nosso kit completo com E-book, planilha de AD e treinamentos abaixo:
14. Incentive uma cultura de feedbacks
A troca de feedbacks como parte da cultura da empresa é um pilar importante para gerar melhorias.
Através dela é possível incentivar o diálogo, a sinceridade e o aperfeiçoamento pessoal e profissional; tanto dos líderes, quanto dos liderados.
Leia também: Como construir uma cultura de feedbacks
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Espero que este artigo tenha sido útil para você!
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