É impossível falar sobre a construção de times engajados e produtivos sem mencionar a importância do desenvolvimento de líderes. Afinal, o desempenho dos colaboradores é diretamente influenciado pela liderança imediata.
Um levantamento realizado pela Gallup, em 2021, aponta justamente para esse fato: segundo a pesquisa State of Global Workplace, o comportamento do gestor é a causa raiz de 70% das variações de engajamento das equipes.
Em meio a esse contexto, o papel do RH se destaca: o de incentivar um ambiente favorável ao treinamento contínuo das lideranças. Se você é da área e ainda tem dúvidas sobre como isso pode ser feito, te convidamos a seguir com a leitura do texto! 😉
O que é desenvolvimento de líderes?
O desenvolvimento de líderes é entendido como qualquer ação ou atividade que vise melhorar as habilidades de liderança de um indivíduo.
Em linhas gerais, essas ações podem ser direcionadas tanto para profissionais que já ocupam cargos de liderança quanto para colaboradores que estão sendo treinados para exercer esse papel futuramente.
De qualquer forma, ambos os casos cumprem com um objetivo similar: o de garantir que a empresa possa contar com uma liderança cada vez mais preparada, atualizada e pronta para guiar as equipes rumo ao sucesso.
Aqui, vale abrir um parêntese para lembrar que o investimento em desenvolvimento deve fazer parte do ciclo de vida de todo colaborador. Porém, ele assume um papel ainda mais estratégico quando falamos sobre os gestores de pessoas.
Na sequência, vamos explicar o motivo!
A importância do desenvolvimento de líderes na retenção de colaboradores
Como já mencionamos em outro artigo do blog, há três comportamentos que os líderes têm impacto direto: engajamento, motivação e produtividade das equipes.
Explicando melhor: a visão que os colaboradores têm sobre os seus gestores reflete diretamente, para o bem ou para o mal, nesses indicadores.
Isso significa que, quanto melhor o desempenho do líder, mais engajados, motivados e produtivos os profissionais liderados por ele serão!
Para exercer o papel da liderança com maestria e obter esses resultados, é fundamental que os líderes possuam algumas habilidades chaves. Esse é o caso, por exemplo, da inteligência emocional, empatia, boa comunicação, capacidade de resolver problemas/conflitos e visão sistêmica.
É aí que entra, então, a importância das ações de desenvolvimento de líderes: elas contribuem com o aprimoramento dessas e de outras skills, permitindo assim que os gestores da empresa tenham todas as ferramentas necessárias para desempenharem bem sua função.
Quando isso acontece, há outras vantagens que podem ser obtidas como uma consequência do aumento do engajamento, motivação e produtividade do time. São elas:
- Aumento da retenção de talentos;
- Fortalecimento da marca empregadora;
- Melhora do clima organizacional;
- Consolidação da cultura organizacional;
- Aumento da lucratividade da empresa;
- Redução dos índices de turnover e absenteísmo.
Como o RH pode ajudar no desenvolvimento de líderes?
Identificar lacunas na formação dos colaboradores da empresa e, a partir de então, desenvolver ações de treinamento e desenvolvimento, estão entre as principais responsabilidades do RH. E isso se aplica, também, às lideranças.
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Neste caso, o RH pode contribuir com o desenvolvimento de líderes da seguinte forma:
- Entendendo as necessidades da empresa;
- Mapeando as forças e fraquezas das lideranças atuais;
- Cruzando essas duas informações para definir quais são as competências que ainda precisam ser desenvolvidas ou melhoradas;
- Criando um plano de desenvolvimento de líderes (PDL) e acompanhando-o de perto.
Abaixo, traremos mais detalhes de como colocar todas essas estratégias em prática.
Desenvolvendo os líderes da sua empresa em 5 passos
Agora que a importância do desenvolvimento de líderes está clara, vamos compartilhar algumas dicas que podem nortear a criação de um plano focado no aprimoramento contínuo das lideranças da sua empresa. Acompanhe!
1. Determine o impacto do Plano de Desenvolvimento de Líderes – PDL
Os líderes da empresa desempenham um papel importantíssimo nos níveis pessoal, prático e organizacional. Por isso, a primeira coisa que o RH deve fazer é determinar em qual desses três níveis é mais urgente melhorar as habilidades dos seus gestores.
Segue uma breve explicação sobre cada um deles, para lhe ajudar:
- Nível pessoal: diz respeito à capacidade do profissional de liderar a si mesmo. Aqui, entram habilidades como gestão de tempo, autoconhecimento e facilidade para trabalhar em equipe.
- Nível prático: se refere ao dia a dia da liderança e o papel dela na condução das equipes. Neste caso, as habilidades de comunicação e resolução de problemas são algumas das mais importantes.
- Nível organizacional: inclui a capacidade de entrega dos resultados organizacionais, o que demanda habilidades para engajar e capacitar outras pessoas – inclusive para também ocuparem posições de liderança.
2. Defina quais são as competências de liderança importantes para a empresa
O próximo passo dessa jornada é mapear quais são as skills de liderança humanizada que fazem sentido para a empresa e que, portanto, devem ser incorporadas pelos gestores.
Como você viu acima, geralmente essas competências se dividem em três grupos principais: as necessárias para liderar a organização, os outros e a si mesmo. Portanto, tenha isso sempre em mente!
Outra medida que pode ajudar é fazer uma pesquisa de mercado, para entender quais são as habilidades chave de liderança. Mas lembre-se de que essas habilidades estão sempre se renovando, conforme o próprio mercado evolui, ok?
3. Identifique as habilidades que precisam ser desenvolvidas
Agora que você já sabe quais são as habilidades de liderança mais importantes para a organização, será preciso entender quais delas já fazem parte dos líderes da empresa e quais ainda precisam ser desenvolvidas.
Para chegar a essa resposta, há três estratégias que podem ajudar:
- A pesquisa de clima organizacional, cujo objetivo é mapear o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa. Afinal, como dissemos no início, o desempenho dos líderes tem um peso importante nessa percepção;
- A avaliação de desempenho, por meio da qual os funcionários respondem a questionários sobre o grau de competência do gestor em diferentes aspectos;
- A avaliação de liderança, que permite ao RH compreender melhor qual o estilo de liderança de cada um dos atuais gestores da empresa.
4. Crie o plano de desenvolvimento
Assim que a etapa anterior for concluída, você já terá as informações necessárias para criar o PDL! Neste ponto, os dois desafios principais do RH são:
- Estabelecer objetivos e metas de desenvolvimento profissional claras;
- Definir quais soluções de aprendizado a empresa colocará em prática para apoiar os líderes ao longo dessa jornada. A oferta de cursos e mentorias estão entre as estratégias mais utilizadas.
5. Acompanhe os resultados do programa
A missão final do RH é compreender se o plano de desenvolvimento de líderes realmente está atingindo os resultados esperados ou se é preciso realizar algumas melhorias. Daí a importância de sempre estabelecer metas claras e fáceis de serem mensuradas.
Uma das formas de monitorar o progresso do PDL é realizando novas avaliações de desempenho junto ao time. Afinal, a percepção do colaborador é o melhor termômetro para entender se o líder está no caminho certo!
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