A cultura empresarial funciona como combustível para os negócios. Ela que dá a força necessária para todos os colaboradores executarem suas funções rumo ao objetivo principal da instituição. A Pesquisa de Cultura Organizacional 2019, da PWC, revelou que 73% dos respondentes brasileiros acreditam que a cultura das organizações que comandam precisará sofrer uma mudança nos próximos três a cinco anos, para que as empresas possam ter sucesso, crescer e reter talentos.
Um dos caminhos mais populares hoje entre as instituições é a implementação da cultura de testes para impulsionar estes fatores. Com ela, a empresa “respira” inovação, criatividade e resultados, uma vez que os colaboradores se sentem livres para testar novas soluções em suas áreas, propor novas ideias e medir os resultados.
A economia vem mudando de forma veloz e muitos negócios precisam achar um jeito rápido de se adaptar à nova realidade. A cultura de testes, neste sentido, é uma forma de encontrar saídas de maneira ágil, diversa e validada. Sua implementação e efetivação pode ser facilitada com práticas de RH que incentivem e deem apoio aos colaboradores.
Deixe a criatividade fluir com a cultura de testes
Um dos ativos mais importantes da cultura de testes é a criatividade, por meio dela é que os colaboradores enxergarão novas saídas para velhas práticas. Mas a criatividade está muito atrelada a segurança e liberdade para propor algo, mesmo que seja uma ideia maluca.
Nesse sentido, as áreas de RH podem criar iniciativas de brainstorming, espaços de conversa, áreas de descompressão com elementos que incentivem a criatividade, entre outros, para incentivar que qualquer ideia seja posta à mesa, sem sofrer retaliações.
Se a proposta será colocada em prática é outra história, mas o primeiro passo para uma cultura de testes bem sucedida é não ignorar nenhuma ideia.
Feedback como forma de tangibilizar as ações
A curadoria das ideias pode ser afinada por meio de feedbacks. Retornar aos colaboradores o posicionamento da empresa frente as suas ideias ajuda a alinhar pensamentos e expectativas, focalizando a criatividade para o lugar certo.
Além disso, em um ambiente que incentiva testes, ter um retorno do que está dando certo e o que pode ser aprimorado é crucial para tornar as ações dos colaboradores mais efetivas, as alternativas testadas mais certeiras e aumentar a segurança que eles sentem para propor novas soluções.
Metrificando o ambiente
Um dos fatores mais importantes de uma cultura de testes é a metrificação. Como saber que a opção A é melhor que a opção B? Olhando para o resultado de cada uma delas e entendendo qual faz mais sentido de acordo com a estratégia da empresa.
Nesse sentido, o RH é responsável por metrificar, também, a satisfação e engajamento dos colaboradores com esta cultura. Só assim será possível entender se realmente as pessoas se sentem mais motivadas por terem mais liberdade, se estão conseguindo encontrar novas saídas e se o engajamento está gerando resultados.
Para tal, podem ser feitas pesquisas de clima ou pulso, para ter uma fotografia e um panorama geral de como os colaboradores enxergam a cultura de testes e como isso impacta em suas rotinas.
E na sua empresa, vocês são abertos a testes? Contem para a gente como o RH ajuda a organizar e incentivar novas ideias.