Os profissionais de RH industriais sabem como a tarefa de manter o engajamento dos profissionais vai muito além do convencional. Isso porque nesse ambiente, é preciso lidar com desafios únicos como, por exemplo, turnos rotativos e medidas de segurança rigorosas.
Entretanto, a cultura de engajamento é uma ferramenta que pode ajudar a superar esses obstáculos e melhorar a performance de toda a organização.
Nesse conteúdo, vamos explicar o que é essa cultura, sua importância e estratégias eficientes para promover o engajamento entre os profissionais da indústria. Vamos lá? 👇
O que é a cultura de engajamento?
A cultura de engajamento é a estrutura que engloba valores, atitudes e comportamentos que incentivam a conexão dos colaboradores com a organização.
No ambiente industrial, isso é especialmente relevante, pois faz com que os profissionais se sintam valorizados e motivados a dar o melhor de si.
Mais do que isso, pode resultar em uma maior atenção aos detalhes, melhor adesão às normas de segurança e maior retenção de colaboradores.
Uma pesquisa do Gallup encontrou uma relação direta entre engajamento dos funcionários e índices reduzidos de acidentes no trabalho. Segundo o relatório, empresas com um maior engajamento dos profissionais têm cerca de 70% menos acidentes de trabalho.
Nos próximos tópicos vamos listar mais motivos para criar uma cultura de engajamento e ainda dar dicas para engajar os profissionais da indústria. Continue a leitura!
Por que criar uma cultura de engajamento na indústria?
Como falamos acima, a segurança no trabalho é uma preocupação central no ambiente industrial. Mas além dela, podemos citar também a rotatividade de funcionários e os custos associados aos recrutamentos e treinamentos.
Uma cultura de engajamento na indústria pode ajudar a manter os profissionais satisfeitos em seus trabalhos, reduzindo a rotatividade e, por consequência, economizando recursos com esses custos.
Além disso, profissionais engajados frequentemente vão além das suas responsabilidades diárias e podem apresentar novas ideias que podem levar a melhorias de processos e produtos, garantindo uma vantagem competitiva à companhia.
Podemos dizer então que o engajamento dos profissionais da indústria promove um ambiente de trabalho mais produtivo, seguro e inovador, ao mesmo tempo em que ajuda a reter os talentos.
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8 Dicas para engajar os profissionais da indústria
Para engajar os profissionais da indústria, o RH precisa desenvolver algumas estratégias direcionadas e práticas eficientes. Abaixo, listamos 8 boas práticas para cultivar o engajamento no ambiente industrial:
1. Tenha valores e objetivos bem-definidos
Definir e comunicar os valores e objetivos da empresa ajuda os colaboradores a entenderem como seu trabalho contribui para o todo.
No ambiente industrial, isso pode ajudar a reforçar o compromisso com a segurança, a inovação e a qualidade do produto, por exemplo. Assim, todos sabem que suas funções contribuem para uma entrega fantástica aos clientes.
2. Cuide da comunicação interna
Devido aos turnos rotativos e as amplas instalações físicas, a comunicação interna pode ser um grande desafio nas indústrias.
Ouvir e responder às preocupações dos funcionários pode aumentar seu engajamento e sensação de pertencer. Por isso, é importante investir em canais de comunicação que alcancem todos os profissionais e permitam a troca de informações.
O RH pode utilizar os murais em espaços comuns, ou enviar comunicados por meio de plataformas como a Feedz, por exemplo. Assim, mesmo os colaboradores que não trabalham no escritório, poderão acessar através do celular.
3. Ouça os colaboradores
Os profissionais da indústria são uma fonte inestimável de insights sobre como melhorar a eficiência, a segurança e a qualidade da produção. Entretanto, muitas organizações não ouvem seus colaboradores e esse tipo de comportamento leva a frustração e ao desengajamento.
Além de criar canais de comunicação, promover reuniões de feedback em que os profissionais possam falar livremente sobre suas experiências e ideias, pode ser muito eficaz.
Plataformas de gestão de pessoas que possuem canais de ouvidoria interna, como a Feedz, também podem ser um meio para solucionar conflitos dentro da indústria.
4. Desenvolva as lideranças
Os líderes são a ponte entre a gestão e os trabalhadores. Por esse motivo, é fundamental que eles sejam bem preparados para lidar com possíveis conflitos, motivar suas equipes e ajudar a promover um ambiente de trabalho mais feliz.
Em ambientes desafiadores, como a indústria, o investimento no treinamento das lideranças precisa fazer parte do orçamento da empresa.
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5. Ofereça oportunidades de crescimento e desenvolvimento
Na indústria, as oportunidades de crescimento podem não parecer tão evidentes. Por isso, é importante estruturar caminhos de carreira claros, realizar avaliações de desempenho e estabelecer os planos de desenvolvimento individual (PDI) para mostrar aos colaboradores que eles têm um futuro na organização.
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6. Reconheça os bons resultados
Reconhecer o esforço e as realizações dos colaboradores é uma poderosa ferramenta para a cultura de engajamento. No ambiente industrial, você pode fazer por meio de prêmios de segurança, eficiência ou inovação, por exemplo.
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7. Crie um ambiente de trabalho seguro
Um ambiente de trabalho seguro é fundamental, não somente ao que diz respeito aos cumprimento das normas de segurança, mas também para que as pessoas se sintam respeitadas e confortáveis para expressar suas ideias e preocupações.
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8. Conte com o apoio da tecnologia
O uso de plataformas de gestão de pessoas pode ser uma grande aliada na construção de uma cultura de engajamento na indústria.
A Feedz, por exemplo, conta com soluções para avaliação de desempenho (e avaliação de experiência!), gestão de metas e objetivos, pesquisa de clima, departamento pessoal e recrutamento e seleção. Ou seja, tudo o que o seu RH precisa, em um único lugar!
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