Melhorar o comprometimento no trabalho é o sonho de muitas empresas e, justamente por isso, deve sempre estar no radar dos profissionais de RH e gestores de pessoas.
Quando os colaboradores constroem uma relação positiva com a organização na qual trabalham, isso contribui significativamente com:
- alcance de metas;
- cumprimento de tarefas dentro do prazo estipulado;
- manutenção do clima organizacional;
- melhora no engajamento e produtividade;
- crescimento sustentável da companhia.
Por outro lado, a falta de comprometimento pode gerar queda na produtividade e na obtenção de resultados, conflitos entre membros da equipe e até mesmo com a liderança.
Muitas vezes, a falta de comprometimento no trabalho tem uma ligação direta com a desmotivação, ativando um sinal de alerta ainda maior para as empresas.
Não é por acaso: segundo um estudo da consultoria de gestão Bain & Company, funcionários desmotivados chegam a ser até 125% menos produtivos quando comparados com colaboradores comprometidos e engajados.
Diante desse contexto, a gestão de pessoas assume um papel crucial para manter os profissionais comprometidos de forma contínua e consistente.
Se você está diante desse desafio e não sabe por onde começar, recomendamos que continue aqui com a gente.
Separamos 10 dicas incríveis, que certamente vão te ajudar a aumentar o comprometimento no trabalho.
1. Defina metas tangíveis, que não deixem dúvidas
Durante o Onboarding, um dos pontos mais importantes é garantir que os novos funcionários conheçam suas responsabilidades e saibam como cumprir adequadamente sua função na empresa.
Essa etapa é crucial, pois, além de aumentar o senso de pertencimento, faz com que os colaboradores tenham um norte a seguir e saibam exatamente o que os seus gestores esperam deles.
Quando isso é negligenciado, a tendência é que os profissionais se sintam perdidos e, consequentemente, se comprometam menos com o trabalho.
2. Mantenha uma comunicação aberta
Recentemente, a Microsoft conquistou (pela terceira vez) o prêmio de “Melhor empresa para se trabalhar”, na categoria de Médias Multinacionais do Great Place to Work.
O resultado pode ser atrelado a uma série de questões, mas a comunicação aberta e a transparência certamente são algumas delas.
Segundo divulgado pela própria companhia, a Microsoft tem um conjunto de iniciativas internas pensadas para melhorar o ambiente de trabalho.
Como parte delas, estão as reuniões quinzenais realizadas com os colaboradores para divulgar informações e updates referentes aos negócios e à cultura da Microsoft.
Ações como essa, que visam manter os funcionários informados sobre o que está acontecendo dentro da empresa e ampliam a contribuição de todos, são excelentes para que os colaboradores se sintam mais valorizados e “parte do negócio”.
O aumento significativo do comprometimento no trabalho é uma mera consequência disso!
3. Incentive o trabalho em equipe
A falta de colaboração entre membros de um mesmo time é um problema que pode resultar na falta de comprometimento no trabalho, uma vez que gera frustração e desencoraja os colaboradores a darem o seu melhor.
Como gestor de pessoas, o seu papel é encontrar formas de incentivar o espírito de equipe de maneira contínua. Afinal, quando caminhamos juntos, conseguimos ir muito mais longe!
4. Reconheça os esforços individuais e coletivos
É um fato conhecido que todo mundo gosta de ser reconhecido pelos seus esforços, não é mesmo?
Nesse sentido, reconhecer o empenho dos seus liderados é sempre uma boa ideia, pois tende a estimular ainda mais o comprometimento no trabalho.
Se você não sabe como colocar isso em prática, não precisa se preocupar. Listamos aqui 10 ideias para reconhecimento de funcionários que tornarão essa missão muito mais tranquila!
5. Tenha uma boa cultura organizacional
A cultura organizacional diz muito sobre a essência de uma empresa, pois reflete a missão, propósito e valores dela.
Quando bem estabelecida, essa cultura traz diferentes benefícios, como maior integração do time, aumento do comprometimento e até mesmo diminuição das taxas de rotatividade de pessoal.
Por esse motivo, sempre vale a pena analisar se a cultura organizacional da sua empresa está sendo vivida na prática, se os seus colaboradores se sentem acolhidos por ela e se há pontos a serem melhorados.
6. Aposte no feedback
Ter uma cultura de feedback é uma das formas mais efetivas de resolver problemas organizacionais como a falta de motivação e comprometimento, conflitos internos, desencontro de informações, entre outros.
Portanto, se a sua empresa ainda não aposta nesta estratégia, que tal começar agora?
Ao estabelecer essa linha de comunicação direta e constante entre líder e liderado, será muito mais fácil identificar pontos de melhorias, prevenir crises e manter uma relação de transparência.
Mas lembre-se, sempre, que escolher bem o tom de voz e as palavras a serem utilizadas nesta hora, fará toda a diferença.
7. Invista no desenvolvimento contínuo
As empresas são grandes responsáveis por incentivarem o desenvolvimento dos seus colaboradores, tanto a nível profissional quanto pessoal. E, bom, essa é uma jornada que nunca termina, não é mesmo?
Investir em ações nesta frente, incluindo cursos, treinamentos e até mesmo palestras, é uma ótima maneira de aumentar o comprometimento no trabalho. Vale até mesmo apostar na realização de dinâmicas, para sair um pouco da rotina!
8. Disponibilize as ferramentas necessárias
Para além das ações de desenvolvimento, também é super importante oferecer as ferramentas necessárias para que os colaboradores consigam desempenhar suas funções com excelência.
Por isso, busque sempre observar se a sua equipe tem acesso a um ambiente de trabalho confortável e a recursos que podem facilitar o dia a dia dela.
Anota aí: pequenos ajustes já são capazes de trazer grandes mudanças de comportamento!
9. Ofereça segurança emocional
A segurança emocional diz respeito às percepções de um indivíduo sobre as consequências de correr riscos interpessoais.
Quando ela é colocada em prática nas empresas, os funcionários se sentem seguros o suficiente para compartilhar seus pensamentos e ideias livremente, sem se preocupar com a possibilidade de serem repreendidos.
A tendência é que, com isso, os colaboradores se sintam mais abertos para se comunicarem com os seus pares e se comprometerem com a companhia.
Outro aspecto interessante da segurança emocional é que ela traz o incentivo necessário para que os profissionais aprendam e corram riscos, sem que haja o medo de errar. Consequentemente, esse é um incentivo e tanto para a inovação que é tão desejada pelas empresas.
10. Monitore o desempenho da equipe
A última dica da lista diz respeito ao acompanhamento constante dos colaboradores, por meio de avaliações de desempenho.
Além de ser uma ferramenta utilizada para medir a performance e evolução dos funcionários de tempos em tempos, ela também auxilia na identificação do que motiva ou frustra cada profissional e traz insights interessantes sobre pontos de melhoria.
No geral, as avaliações de desempenho podem contribuir com a adoção bem sucedida de muitas das dicas listadas até aqui. Elas podem ser usadas para:
- ajudar na estruturação de feedbacks;
- valorizar um bom trabalho;
- nortear as ações dos colaboradores;
- incentivar a transparência e muito mais.
Se você gostou deste post e quer aprimorar ainda mais a gestão de pessoas da sua empresa, recomendamos que confira o post completo que fizemos sobre avaliação de desempenho e tudo o que é preciso saber para colocá-la em prática. Até mais!