Funcionários com engajamento e produtividade são fundamentais para um ambiente de trabalho saudável. Por sua vez, um ambiente de trabalho saudável é mais produtivo. Já a produtividade tem a ver com alto desempenho que, então, resulta em clientes mais satisfeitos.
E o que acontece com os clientes satisfeitos? Eles viram embaixadores da sua marca e ajudam a sua fintech a vender mais e a se destacar no mercado.
Já que tudo inicia com o engajamento, vem a pergunta: como gerar engajamento de colaboradores em fintech? A seguir você encontra a resposta. Confira!
Por que o engajamento dos colaboradores é importante nas fintechs?
Na essência, as fintechs possuem natureza inovadora e estão inseridas em um mercado altamente competitivo. Por esse motivo, são modelos de negócio que precisam que seus funcionários tenham alto desempenho.
Sendo assim, colaboração e comunicação estão dentre as características necessárias dos times de uma fintech.
Não podemos esquecer que nessas empresas de tecnologia financeira é preciso manter o foco na inovação constante. Tudo isto – colaboração, comunicação e inovação – só acontecem quando os funcionários estão engajados.
O engajamento de colaboradores em fintechs é igualmente necessário para que todos se envolvam e estejam dispostos a contribuir com novas ideias para manter a empresa competitiva.
Ressaltamos ainda que colaboradores engajados contribuem para uma cultura organizacional forte. E, quanto mais estabelecida for essa cultura, mais a fintech percebe vantagens como:
- Times mais integrados;
- Colaboradores mais motivados;
- Maior engajamento nas atividades propostas;
- Redução da taxa de turnover;
- Melhora no relacionamento com o cliente.
Características únicas das fintechs
Justamente por estarem inseridas em um setor extremamente competitivo e cujo foco é a inovação constante, nas fintechs as tomadas de decisão precisam ser rápidas, mas eficazes.
Funcionários engajados tendem a estar mais envolvidos nas atividades, nos processos e nas operações diárias. Isso contribui para que decisões sejam tomadas rapidamente e com mais embasamento.
Além da inovação, as fintechs possuem outras características que as destacam, como:
- Agilidade e flexibilidade
- Foco no cliente
- Segmentação (nicho de mercado bem definido)
Estratégias para promover o engajamento
Existem diversas maneiras de promover o engajamento de colaboradores em fintechs. Selecionamos três para compartilhar com você (e que costumam ser bastante eficazes):
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Comunicação transparente e feedback contínuo
A comunicação e o feedback contínuo são duas das técnicas de engajamento essenciais para quem deseja engajar colaboradores em uma fintech.
Ter clareza quanto às ações realizadas na empresa e ser transparente quanto aos objetivos e resultados a serem atingidos, constituem dois pilares que todo negócio focado em inovações tecnológicas para o setor financeiro deve considerar.
A transparência também é em relação ao que se espera do colaborador e a como está sendo seu desempenho. A melhor maneira de deixar tudo bem claro é por meio do feedback contínuo.
O feedback não apenas alinha o propósito dos colaboradores, como também aproxima a equipe, previne crises e melhora o engajamento de todos.
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- 20 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores!
- O que é comunicação eficaz no mundo corporativo
Treinamentos e oportunidades de desenvolvimento
Se o engajamento de colaboradores é algo que a sua fintech busca, incentive o desenvolvimento deles.
A razão para isso é que, quando os funcionários entendem que a empresa valoriza o crescimento individual, costumam vestir a camisa e, como consequência, ser mais engajados e produtivos.
Vale lembrar que os treinamentos são um impulsionador para que os profissionais possam mirar outros cargos dentro da fintech e contribuir ainda mais para o crescimento do negócio.
Incentivos alinhados aos valores e objetivos da empresa
A percepção de que seus esforços e desempenho estão diretamente ligados aos valores e metas da organização, dá aos colaboradores da fintech um combustível adicional para que se sintam mais motivados e comprometidos.
Desse modo, defina metas e objetivos específicos que estejam alinhados com a missão e visão da empresa.
Conforme mencionado, comunique as metas de maneira clara a todos os colaboradores, pois assim eles compreenderão como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa.
E como engajar os profissionais no atingimento de metas? Uma das maneiras é dando incentivos, como reconhecimento e recompensas.
Para tanto, crie programas que premiem os colaboradores pelo esforço em atingir metas e por demonstrar comportamentos alinhados com os valores da empresa. Isso pode incluir bônus, elogios, prêmios ou outras formas de reconhecimento tangível.
Dica Feedz: a gamificação é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento dos colaboradores oferecendo recompensas. Saiba mais em:
👉 Gamificação nas empresas: o que é, benefícios e como fazer? [Com exemplos]
Feedz: Facilitando o engajamento em Fintechs
Já que as fintechs são baseadas na tecnologia, nada mais natural do que o RH de uma fintech também contar com o apoio tecnológico para ser mais ágil e eficaz, concorda?
A plataforma da Feedz é uma ferramenta completa para aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores de fintechs. Veja como a solução ajuda a engajar equipes de alta performance:
O poder das pesquisas de clima organizacional
É aquela história: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Então, se você não faz ideia de como está o engajamento dos colaboradores da sua fintech, como saber quais ações tomar?
Medir o engajamento é o primeiro passo e as pesquisas de clima são bastante indicadas para isso. O motivo? Elas têm o objetivo de entender o grau de compreensão da cultura da empresa e a satisfação dos funcionários com o local de trabalho.
A plataforma da Feedz possibilita a criação de pesquisas com a quantidade de perguntas que atendam às necessidades de cada organização.
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Tecnologia no monitoramento do bem-estar e engajamento
Não basta pensar em ações para promover o engajamento de colaboradores em fintechs, colocá-las em prática e esquecer delas. É preciso monitorar constantemente como está o bem-estar dos colaboradores e o quanto eles estão engajados.
A solução da Feedz disponibiliza a funcionalidade de termômetro do humor, que monitora como os colaboradores estão se sentindo com a organização e o trabalho.
Com isso, fica mais fácil identificar determinados gatilhos de estresse e problemas que possam afetar o engajamento.
Treinando líderes para reconhecer e abordar problemas de saúde mental
Os problemas de saúde mental desencadeiam estresse, depressão, ansiedade, desmotivação, falta de interesse, baixa concentração, entre outros. Indiretamente, eles afetam também o engajamento de colaboradores.
Nesse sentido, os líderes precisam ser treinados para reconhecer e abordar problemas relacionados à saúde mental.
A sua fintech pode começar desde já a lidar com a questão. Se precisar de ajuda, acesse estes artigos:
👉 Saúde mental nas empresas: um guia prático completo
👉 Como promover o bem-estar dos colaboradores no trabalho
👉 Como promover a saúde mental no home office
Feedz: Uma solução completa em gestão de pessoas
A Feedz é a plataforma mais completa do mercado para aumentar o engajamento e desempenho dos colaboradores. Dê uma olhada:
Como a Feedz pode ser uma aliada no engajamento de colaboradores
A plataforma da Feedz reúne ferramentas de gestão de pessoas em um só lugar. Isso inclui desde avaliações de desempenho totalmente personalizadas até funcionalidades de PDI, one-on-one, feedback e muito mais.
Com ela, o RH identifica mais facilmente os colaboradores que estão com desempenho acima ou abaixo da média e, assim, planeja melhores ações para aumentar o engajamento e desempenho deles.
Funcionalidades da Feedz alinhadas aos desafios das fintechs
Para entender como a Feedz atua no engajamento de colaboradores em fintechs, veja as funcionalidades da nossa solução alinhadas a esse modelo de negócio:
- Feedbacks
- Reuniões 1:1
- Gamificação
- Mural de celebrações
- Termômetro emocional
- eNPS
- Pesquisas internas
- Plano de Desenvolvimento Individual
- Pesquisa de clima
- E muito mais!
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Casos de sucesso: fintechs que utilizam a Feedz
Temos diversos cases de sucesso de empresas de diversos setores que utilizam a Feedz. Também contamos com fintechs de renome como clientes, como Foxbit, BitPreço, NovaDAX, Monetizze, ASAAS e C6 Bank.
Saiba mais como elas conseguem ter um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado com a Feedz. Preencha o formulário e solicite uma demonstração👇