Como promover o engajamento de colaboradores em fintechs

Precisa de ajuda para promover o engajamento de colaboradores em fintechs? Confira este artigo completo e conheça algumas estratégias.

Funcionários com engajamento e produtividade são fundamentais para um ambiente de trabalho saudável. Por sua vez, um ambiente de trabalho saudável é mais produtivo. Já a produtividade tem a ver com alto desempenho que, então, resulta em clientes mais satisfeitos.

E o que acontece com os clientes satisfeitos? Eles viram embaixadores da sua marca e ajudam a sua fintech a vender mais e a se destacar no mercado. 

Já que tudo inicia com o engajamento, vem a pergunta: como gerar engajamento de colaboradores em fintech? A seguir você encontra a resposta. Confira!

 

Por que o engajamento dos colaboradores é importante nas fintechs?

Na essência, as fintechs possuem natureza inovadora e estão inseridas em um mercado altamente competitivo. Por esse motivo, são modelos de negócio que precisam que seus funcionários tenham alto desempenho.

Sendo assim, colaboração e comunicação estão dentre as características necessárias dos times de uma fintech.

Não podemos esquecer que nessas empresas de tecnologia financeira é preciso manter o foco na inovação constante. Tudo isto – colaboração, comunicação e inovação – só acontecem quando os funcionários estão engajados.

O engajamento de colaboradores em fintechs é igualmente necessário para que todos se envolvam e estejam dispostos a contribuir com novas ideias para manter a empresa competitiva.

Ressaltamos ainda que colaboradores engajados contribuem para uma cultura organizacional forte. E, quanto mais estabelecida for essa cultura, mais a fintech percebe vantagens como:

  • Times mais integrados;
  • Colaboradores mais motivados;
  • Maior engajamento nas atividades propostas;
  • Redução da taxa de turnover;
  • Melhora no relacionamento com o cliente.

 

Características únicas das fintechs

Justamente por estarem inseridas em um setor extremamente competitivo e cujo foco é a inovação constante, nas fintechs as tomadas de decisão precisam ser rápidas, mas eficazes

Funcionários engajados tendem a estar mais envolvidos nas atividades, nos processos e nas operações diárias. Isso contribui para que decisões sejam tomadas rapidamente e com mais embasamento.

Além da inovação, as fintechs possuem outras características que as destacam, como:

  • Agilidade e flexibilidade
  • Foco no cliente
  • Segmentação (nicho de mercado bem definido)

 

Estratégias para promover o engajamento

Existem diversas maneiras de promover o engajamento de colaboradores em fintechs. Selecionamos três para compartilhar com você (e que costumam ser bastante eficazes):

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Comunicação transparente e feedback contínuo

A comunicação e o feedback contínuo são duas das técnicas de engajamento essenciais para quem deseja engajar colaboradores em uma fintech.

Ter clareza quanto às ações realizadas na empresa e ser transparente quanto aos objetivos e resultados a serem atingidos, constituem dois pilares que todo negócio focado em inovações tecnológicas para o setor financeiro deve considerar.

A transparência também é em relação ao que se espera do colaborador e a como está sendo seu desempenho. A melhor maneira de deixar tudo bem claro é por meio do feedback contínuo

O feedback não apenas alinha o propósito dos colaboradores, como também aproxima a equipe, previne crises e melhora o engajamento de todos.

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Treinamentos e oportunidades de desenvolvimento

Se o engajamento de colaboradores é algo que a sua fintech busca, incentive o desenvolvimento deles. 

A razão para isso é que, quando os funcionários entendem que a empresa valoriza o crescimento individual, costumam vestir a camisa e, como consequência, ser mais engajados e produtivos.

Vale lembrar que os treinamentos são um impulsionador para que os profissionais possam mirar outros cargos dentro da fintech e contribuir ainda mais para o crescimento do negócio.

 

Incentivos alinhados aos valores e objetivos da empresa

A percepção de que seus esforços e desempenho estão diretamente ligados aos valores e metas da organização, dá aos colaboradores da fintech um combustível adicional para que se sintam mais motivados e comprometidos

Desse modo, defina metas e objetivos específicos que estejam alinhados com a missão e visão da empresa. 

Conforme mencionado, comunique as metas de maneira clara a todos os colaboradores, pois assim eles compreenderão como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa.

E como engajar os profissionais no atingimento de metas? Uma das maneiras é dando incentivos, como reconhecimento e recompensas. 

Para tanto, crie programas que premiem os colaboradores pelo esforço em atingir metas e por demonstrar comportamentos alinhados com os valores da empresa. Isso pode incluir bônus, elogios, prêmios ou outras formas de reconhecimento tangível.

Dica Feedz: a gamificação é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento dos colaboradores oferecendo recompensas. Saiba mais em:

👉 Gamificação nas empresas: o que é, benefícios e como fazer? [Com exemplos]

Manual prático de como engajar seu time

 

Feedz: Facilitando o engajamento em Fintechs

Já que as fintechs são baseadas na tecnologia, nada mais natural do que o RH de uma fintech também contar com o apoio tecnológico para ser mais ágil e eficaz, concorda?

A plataforma da Feedz é uma ferramenta completa para aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores de fintechs. Veja como a solução ajuda a engajar equipes de alta performance:

O poder das pesquisas de clima organizacional

É aquela história: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Então, se você não faz ideia de como está o engajamento dos colaboradores da sua fintech, como saber quais ações tomar?

Medir o engajamento é o primeiro passo e as pesquisas de clima são bastante indicadas para isso. O motivo? Elas têm o objetivo de entender o grau de compreensão da cultura da empresa e a satisfação dos funcionários com o local de trabalho.

A plataforma da Feedz possibilita a criação de pesquisas com a quantidade de perguntas que atendam às necessidades de cada organização. 

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Tecnologia no monitoramento do bem-estar e engajamento

Não basta pensar em ações para promover o engajamento de colaboradores em fintechs, colocá-las em prática e esquecer delas. É preciso monitorar constantemente como está o bem-estar dos colaboradores e o quanto eles estão engajados.

A solução da Feedz disponibiliza a funcionalidade de termômetro do humor, que monitora como os colaboradores estão se sentindo com a organização e o trabalho. 

Com isso, fica mais fácil identificar determinados gatilhos de estresse e problemas que possam afetar o engajamento.

 

Treinando líderes para reconhecer e abordar problemas de saúde mental

Os problemas de saúde mental desencadeiam estresse, depressão, ansiedade, desmotivação, falta de interesse, baixa concentração, entre outros. Indiretamente, eles afetam também o engajamento de colaboradores.

Nesse sentido, os líderes precisam ser treinados para reconhecer e abordar problemas relacionados à saúde mental. 

A sua fintech pode começar desde já a lidar com a questão. Se precisar de ajuda, acesse estes artigos:

👉 Saúde mental nas empresas: um guia prático completo
👉 Como promover o bem-estar dos colaboradores no trabalho
👉 Como promover a saúde mental no home office

Baixe o kit com ferramentas de employee experience

 

Feedz: Uma solução completa em gestão de pessoas

A Feedz é a plataforma mais completa do mercado para aumentar o engajamento e desempenho dos colaboradores.  Dê uma olhada:

Como a Feedz pode ser uma aliada no engajamento de colaboradores

A plataforma da Feedz reúne ferramentas de gestão de pessoas em um só lugar. Isso inclui desde avaliações de desempenho totalmente personalizadas até funcionalidades de PDI, one-on-one, feedback e muito mais.

 

Com ela, o RH identifica mais facilmente os colaboradores que estão com desempenho acima ou abaixo da média e, assim, planeja melhores ações para aumentar o engajamento e desempenho deles.

Funcionalidades da Feedz alinhadas aos desafios das fintechs

Para entender como a Feedz atua no engajamento de colaboradores em fintechs, veja as funcionalidades da nossa solução alinhadas a esse modelo de negócio:

  • Feedbacks
  • Reuniões 1:1
  • Gamificação
  • Mural de celebrações
  • Termômetro emocional
  • eNPS
  • Pesquisas internas
  • Plano de Desenvolvimento Individual
  • Pesquisa de clima 
  • E muito mais! 

 

👉 Leia também: 

 

Casos de sucesso: fintechs que utilizam a Feedz

Temos diversos cases de sucesso de empresas de diversos setores que utilizam a Feedz. Também contamos com fintechs de renome como clientes, como Foxbit, BitPreço, NovaDAX, Monetizze, ASAAS e C6 Bank.

Saiba mais como elas conseguem ter um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado com a Feedz. Preencha o formulário e solicite uma demonstração👇

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