Como implementar KPIs na estratégia de Recursos Humanos

Você sabe o que são KPIs? E como implementar KPIs na estratégia da sua empresa? Fique tranquilo se não souber ou tiver dúvidas da diferença dos KPIs e OKRs, porque este artigo vai te ajudar!  Vamos explicar tudo sobre a gestão e implementação de indicadores de desempenho que todo profissional de RH precisa aprender. Veja […]

Você sabe o que são KPIs? E como implementar KPIs na estratégia da sua empresa? Fique tranquilo se não souber ou tiver dúvidas da diferença dos KPIs e OKRs, porque este artigo vai te ajudar! 

Vamos explicar tudo sobre a gestão e implementação de indicadores de desempenho que todo profissional de RH precisa aprender. Veja abaixo!

 

O que são KPIs?

Os KPIs são indicadores que mostram se determinado projeto, ação ou performance estão indo bem dentro da empresa.

Conforme o resultado desses indicadores de desempenho, o RH precisa tomar medidas para fazer melhorias ou manter o índice.

Além disso, o KPI ajuda a tomar decisões mais seguras e assertivas para conseguir alcançar as metas e objetivos estabelecidos.

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Classificação de KPIs

Apesar de muitos profissionais acreditarem que todos os KPI são métricas, na verdade, uma métrica só se torna um KPI quando é relevante para a estratégia da empresa.

Sendo assim, podemos classificar os diversos tipos de KPIs, veja: 

  • Mensuráveis: aparecem em forma de porcentagem ou números absolutos. 
  • Periódicos: os resultados se repetem ao longo do tempo, assim é possível verificar se o resultado melhorou ou piorou em determinados períodos. 
  • Compreensíveis e simples: os dados são diretos e de fácil compreensão.

 

Por que é importante implementar KPIs?

Sabemos da importância dos KPIs para analisar e melhorar os processos e ações realizadas na empresa, de forma contínua.

Porém, existem outros fatores que comprovam a importância de implementar KPIs na estratégia de RH. Confira: 

 

Ajudam na priorização das tarefas

Os Indicadores de Desempenho ajudam a criar uma agenda com as principais tarefas a serem realizadas, em ordem de urgência. 

Os colaboradores deverão focar no trabalho e criar seu próprio roteiro individual para entregar no tempo apropriado para a medição dos KPIs.

 

Realizam rastreio do desempenho 

Os KPIs permitem fazer o rastreamento do desempenho individual e de equipes, a fim de consolidar os pontos positivos e realizar melhorias. 

A medição dos indicadores de desempenho ajudam os funcionários a entenderem o que está trazendo resultados e o que precisam modificar para atingir as metas

 

Entender os cargos na empresa

Os resultados dos KPIs mostram quais os papéis dos colaboradores dentro da instituição, já que todos entendem quais são as demandas atribuídas a cada membro da equipe.

Assim, o RH consegue identificar com mais facilidade a verdadeira contribuição de cada profissional para a empresa.

 

Estabelecer o sentimento de pertencimento

Quando uma equipe trabalha com um propósito e busca atingir determinado resultado para um KPI, os colaboradores passam a ter o sentimento de pertencimento na instituição. 

Isso porque os trabalhadores passam a enxergar o quanto os seus trabalhos e esforços colaboram com o sucesso dos resultados dos indicadores.

 

Quais são os principais KPIs? 

Já mostramos quais são os principais KPIs que todo departamento de RH precisa cuidar, mas vamos mostrar novamente quais são. Confira:

  • absenteísmo;
  • turnover;
  • investimentos em treinamento;
  • investimento em capacitação;
  • clima organizacional;
  • efetividade no recrutamento e seleção;
  • saúde ocupacional;
  • horas extras;
  • lucro por empregado;
  • índice de reclamações trabalhistas;
  • retorno de benefícios corporativos;
  • índice de desempenho;
  • promoção de cargos;
  • competitividade salarial;
  • indicador de acidentes de trabalho.

 

Afinal, como implementar KPIs na prática? 

Agora vamos ensinar como implementar KPIs na prática, já que muitos líderes ainda possuem dúvidas em relação à implantação desses indicadores de desempenho citados acima.

Se você é da área de RH e está com dúvidas sobre a implementação de KPI, então esse guia com o passo a passo é para você. Veja:

 

1. Identifique as áreas que deseja medir

É preciso saber que os KPIs precisam estar alinhados com os objetivos de negócios, então você precisa identificar quais áreas da empresa deseja medir. 

Nesse primeiro passo, descubra se é preciso medir as finanças da empresa, a retenção de funcionários, a satisfação do cliente, o crescimento do negócio, entre outros setores.

Como você faz parte do departamento de RH, possivelmente, cuidará dos KPIs relacionados com os principais indicadores dessa área, saiba quais são abaixo!

 

2. Escolha os KPIs

É hora de escolher quais KPIs o setor de Recursos Humanos irá cuidar. Você pode medir os principais indicadores, apenas alguns ou todos, se achar necessário. 

Lembre-se que precisará acompanhar a evolução e esforços em direção às metas criadas, então terá muito trabalho a ser feito. 

Portanto, evite escolher indicadores em excesso e opte por aqueles que forem mais simples de calcular.

 

3. Defina as metas que deseja atingir

O terceiro passo da implementação dos indicadores de RH é a definição das metas que deseja atingir.

Essas metas precisam ser representadas pela sigla da metodologia SMART: Specific (Específicas), Measurable (Mensuráveis), Achievable (Alcançáveis), Relevant (Relevantes) e Time-based (Com prazo bem definido).

Sendo assim, crie metas realistas, específicas, mensuráveis, relevantes para a empresa e tempo ideal para serem atingidas.

 

4. Indique os responsáveis por cada KPI

Com os KPIs escolhidos e as metas definidas, então está na hora de definir os responsáveis por cada um deles.

Defina qual membro da sua equipe irá cuidar da gestão e monitoramento dos indicadores de RH para garantir que os resultados sejam alcançados.

Você também pode contar com a ajuda de ferramentas de análise de indicadores de desempenho que facilitam a leitura dos dados.

 

5. Acompanhe os KPIs

É muito importante acompanhar as performances dos indicadores para descobrir se o andamento está dentro do esperado.

Essa é uma ótima forma de descobrir possíveis falhas e desvios que precisam de melhorias para alcançar a meta estipulada.

Afinal, é melhor descobrir e conseguir arrumar a tempo que entregar um resultado de KPI muito abaixo da meta.

 

6. Faça a coleta dos dados

A coleta dos dados dos indicadores de desempenho precisa ser feita com cuidado e atenção para não passar informações erradas aos superiores.

Portanto, estabeleça um processo de coleta dos dados, como uma ferramenta ou software que captura os dados e informações relevantes sobre os KPIs. 

A coleta em tempo real é mais interessante, já que mostra o progresso de cada indicador rumo à meta.

 

7. Comunique os resultados

Quando chegar o prazo definido para entregar os resultados, o ideal é fazer uma reunião com todos os envolvidos e compartilhar as informações.

A comunicação dos resultados dos KPIs precisa ser clara e efetiva, além de estimular a participação de todos os participantes envolvidos.

Ouça o que os profissionais têm a dizer sobre as metas, os KPIs escolhidos, o desenvolvimento, a coleta e outros processos relacionados à implementação.

 

8. Busque as melhorias

Mesmo que alguns ou todos os KPIs atingirem os resultados estipulados, ainda assim é possível encontrar melhorias para os processos de implementação. 

Faça reuniões, ouça opiniões e peça sugestões para todos os profissionais que participaram desse projeto estratégico de RH.

Há sempre o que melhorar, como implementação de novos processos, otimização de tarefas, ganho de tempo, entre outros ajustes.

 

Como estimular a melhora dos KPIs?

Os resultados dos indicadores de desempenho não foram atingidos? Calma! Existem algumas ações e práticas que podem ser realizadas para melhorar nas próximas implementações de indicadores. Veja como:

  • converse com cada funcionário para tirar todas as dúvidas sobre kpis.
  • mantenha toda a equipe bem informada e atualizada sobre o processo de implementação.
  • crie um plano de contingência que indica a probabilidade de um resultado ser positivo ou negativo. 
  • mantenha a equipe sempre estimulada para alcançar as metas.
  • acompanhe as tendências de rh para encontrar soluções tecnológicas e eficientes para a próxima implementação de KPI.

Ficou claro como implementar KPIs na estratégia de RH da sua empresa? Então agora é só colocar em prática para alcançar as metas estabelecidas para cada indicador de desempenho! ???

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