Não é segredo para ninguém que um bom clima organizacional é o diferencial no mercado. Inclusive, empresas que possuem um ambiente de trabalho saudável costumam destacar-se e ser referências em seus setores.
E como saber como está o ambiente na sua organização? O primeiro passo é entender o clima organizacional, pois ele dá insights valiosos sobre a percepção dos colaboradores em relação a diversos aspectos do dia a dia.
Pensando nisso, para ajudar você preparamos um guia especial com um passo a passo de como fazer pesquisa de clima organizacional. Então, invista alguns minutos e veja como melhorar a vibe da sua empresa!
O que é uma pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é um método de gestão utilizado para avaliar a percepção que os colaboradores têm sobre o ambiente de trabalho. Ela busca saber o tipo de clima que a empresa possui, o qual fala muito sobre:
- A satisfação com a liderança;
- As condições de trabalho;
- Como os colaboradores enxergam as oportunidades de desenvolvimento;
- A percepção dos funcionários sobre a cultura.
Sendo assim, saber como fazer uma pesquisa de clima organizacional é essencial para qualquer negócio que queira aprimorar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Por exemplo, com o resultado da pesquisa é possível perceber a necessidade de uma política de benefícios mais aderente ao perfil dos funcionários.
Benefícios da pesquisa de clima organizacional
A seguir, veja como fazer pesquisa de clima organizacional traz uma série de vantagens:
- Identificar problemas antes que se tornem críticos;
- Fornecer dados valiosos a serem usados para criar estratégias de melhoria contínua;
- Aumentar a satisfação dos colaboradores, o que aumenta também o engajamento;
- Aumentar a inovação no ambiente;
- Fornecer feedback sobre a liderança;
- Reduzir a rotatividade e o absenteísmo;
- Aumentar a retenção de talentos;
- Identificar soluções para melhorar a vida do colaborador e o desempenho dele.
Como elaborar um questionário de pesquisa de clima organizacional?
Como você acompanhou até aqui, medir o clima organizacional da empresa é apostar em um ambiente de trabalho agradável. E quem não quer isso, concorda?
Partindo então para a parte mais prática, vamos começar com algumas dicas de como fazer pesquisa de clima organizacional, focando no questionário. Anote aí:
- Formule perguntas que cobrem aspectos importantes do clima organizacional, sempre atento ao objetivo a ser atingido.
- Defina se as perguntas serão abertas, fechadas ou mistas.
- Defina as escalas de avaliação. Existem duas que são mais utilizadas: a escala de Likert (de 1 a 5) e a escala de concordância (discordo totalmente e concordo totalmente).
- Utilize uma linguagem clara e direta para evitar mal-entendidos e garantir que os colaboradores compreendam corretamente o que está sendo perguntado.
- Certifique-se de que as perguntas possuem um tom neutro e imparcial, evitando dar um direcionamento das respostas.
- Considere incluir perguntas abertas e fechadas para obter uma variedade de respostas.
Agora que você entendeu sobre o coração da pesquisa (o questionário), vem a pergunta: como é feita uma pesquisa de clima organizacional? A resposta vem logo abaixo:
Passo a passo para fazer uma pesquisa de clima organizacional:
Para deixar tudo bem explicadinho sobre como fazer uma pesquisa de clima organizacional na empresa, preparamos um passo a passo bem completo. Acompanhe:
1. Planejamento da Pesquisa
O primeiro passo é a estruturação da pesquisa de clima. Trata-se de uma etapa muito importante, pois é aqui que será definido o objetivo que norteará a elaboração da avaliação. Tendo isso em mente, considere:
Definição de Objetivos
Estabeleça o que a empresa deseja aprender ou melhorar. Para isso, analise quais são os resultados a serem alcançados.
Por exemplo, se desejar melhorar a retenção dos colaboradores, a pesquisa pode focar nas condições de trabalho e na satisfação dos colaboradores com a liderança.
Envolvimento das Partes Interessadas
Garantir o apoio e a colaboração da liderança, e dos departamentos-chave, é essencial para engajar os funcionários a participarem. Dessa maneira, busque conscientizar os líderes sobre a importância e objetivos desta ação.
Escolha do Método de Pesquisa
Para o método, é possível adotar uma abordagem qualitativa, quantitativa ou mista. Pesquisas quantitativas fornecem dados mensuráveis, enquanto pesquisas qualitativas possibilitam um maior aprofundamento nas opiniões dos funcionários.
A abordagem mista, por sua vez, trabalha com perguntas abertas e fechadas. É importante entender que a escolha dos métodos deve estar alinhada com os objetivos definidos anteriormente.
2. Desenvolvimento do Questionário
Não tem como fazer pesquisa de clima organizacional sem passar pela etapa do questionário, que vem logo após a de planejamento. Para elaborá-lo, considere:
Criação das Perguntas
As perguntas precisam ser claras e objetivas e devem abordar diferentes aspectos, como, por exemplo, cultura, liderança, comunicação e desenvolvimento profissional.
Importante: as questões precisam ser abordadas de modo a abordarem o objetivo que foi definido.
Por exemplo, se o foco da pesquisa for em entender como os colaboradores enxergam seus líderes, não faz sentido perguntar sobre o grau de satisfação com os benefícios recebidos.
Estrutura e Formato
Definição de como serão as perguntas: abertas, fechadas ou mistas. Também é o momento de definir a escala de avaliação. Conforme comentamos, as mais comuns são a escala de Likert (de 1 a 5) e a escala de concordância (discordo totalmente e concordo totalmente).
Testes Pilotos
Antes de lançar a pesquisa completa, considere fazer um teste piloto com um pequeno grupo. Isso é válido principalmente se você não tem experiência em como fazer pesquisa de clima organizacional.
3. Comunicação e Lançamento
O passo número três está relacionado a comunicar os colaboradores sobre a pesquisa de clima e distribuí-la. Entenda:
Campanha de Comunicação
Dentre as etapas de como fazer pesquisa de clima organizacional, a de comunicação é super relevante, porque ela determina o baixo ou o alto grau de engajamento dos colaboradores.
Nesse sentido, deixe claro aos funcionários o que é a pesquisa de clima e sua importância.
Esclareça para os respondentes que ela é uma ferramenta para ajudar a compreender melhor as necessidades que eles possuem. Ou seja, o foco é proporcionar um melhor ambiente de trabalho para todos.
Distribuição da Pesquisa
Todos os funcionários devem acessar facilmente os questionários. Para isso, defina como a pesquisa de clima será distribuída: e-mail, plataformas digitais ou reuniões presenciais.
4. Coleta de Dados
Esta é a parte em que os colaboradores respondem à pesquisa. Veja o que é importante considerar aqui:
Prazo para Respostas
Estabeleça um período adequado para a coleta de respostas, sempre lembrando que os funcionários precisam ter tempo suficiente para responder com atenção e cuidado.
Apoio e Incentivos
Quanto maior for a adesão e quanto mais honestos forem os colaboradores nas respostas, melhor será a qualidade dos insights obtidos.
A fim de incentivar a participação do maior número de funcionários, considere incluir recompensas simbólicas.
5. Análise dos Resultados
Os colaboradores preencheram e enviaram o questionário. Como fazer a análise de pesquisa de clima organizacional? Confira:
Compilação e Interpretação de Dados
Defina as técnicas para organizar e analisar os dados coletados.
Identificação de Tendências e Problemas
Para interpretar os dados, identifique tendências, pontos fortes e áreas de melhoria. Use esses insights para orientar as próximas etapas e ações corretivas.
6. Comunicação dos Resultados
Seus funcionários tiraram um tempo para completar a pesquisa. Isso significa que eles têm o direito de saber os resultados, não é mesmo? Destacamos dois pontos a considerar nesta etapa:
Relatórios e Apresentações
Prepare relatórios e apresentações com os resultados obtidos. Para tanto, identifique os achados mais importantes, isto é, aqueles que devem ser celebrados e os que necessitam atenção.
Transparência com os Funcionários
Muitas empresas caem no erro de somente compartilhar os resultados com a liderança. Isso acaba passando uma imagem negativa, quase que dando a mensagem de que a organização tem algo a esconder.
Tenha em mente que a pesquisa de clima organizacional visa a melhoria contínua. Assim sendo, seja transparente com os funcionários e demonstre o comprometimento da empresa em tornar-se cada vez melhor.
7. Ação e Seguimento
Tão ruim quanto não apresentar os resultados da pesquisa de clima aos colaboradores é não fazer nada com os insights obtidos. Para não cair nesse erro, considere:
Desenvolvimento de Planos de Ação
Crie planos de ação para transformar insights em melhorias concretas. Eles devem conter metas claras, responsabilidades e prazos para a implementação das mudanças.
Monitoramento e Avaliação Contínua
Defina estratégias para acompanhar a implementação das ações e monitorar seu impacto.
Ferramentas e recursos para pesquisa de clima organizacional
Você entendeu sobre pesquisa de clima: o que é e como fazer. Para facilitar significativamente a elaboração e condução dessas avaliações, conte com uma ferramenta pronta para a realização de pesquisas do RH.
A solução de Pesquisa da Feedz, por exemplo, oferece uma plataforma completa para criação, distribuição e análise de pesquisas de clima. Ela simplifica o processo e proporciona insights mais rápidos e precisos por meio de relatórios detalhados. Saiba mais em:
👉 5 motivos para usar a Pesquisa de Clima e Engajamento da Feedz
Obstáculos típicos na condução de pesquisas de clima organizacional
Mesmo que você tenha feito uma pesquisa de clima bem redonda, conte com a participação dos líderes e tenha comunicado claramente aos colaboradores a importância da ação, existem obstáculos que são comuns durante o processo.
O maior de todos é a resistência dos funcionários e a falta de honestidade. Isso acontece porque muitos têm receio que as respostas serão usadas contra eles.
Outro desafio é o baixo índice de participação, geralmente ocasionado pela falta de tempo e de interesse ou pela sensação de que a pesquisa não trará mudanças reais.
Questionários muito longos ou com perguntas complexas também costumam desmotivar os colaboradores.
Além disso, pode haver dificuldades na análise e interpretação dos dados coletados. Dados qualitativos, especialmente, podem ser complexos de interpretar e exigir mais tempo e recursos para serem analisados.
Uma ferramenta como a Feedz elimina esse obstáculo, pois ela apresenta dashboards e relatórios inteligentes e possibilita que os pontos críticos sejam facilmente identificados com cruzamento de dados do mapa de calor.
Dicas para superar a resistência dos funcionários e garantir respostas honestas
- Elabore pesquisas anônimas.
- Explique claramente os objetivos da pesquisa e deixe claro como os resultados serão utilizados.
- Utilize uma linguagem fácil de entender e faça perguntas objetivas.
- Compartilhe os resultados da pesquisa com todos os funcionários e demonstre que suas opiniões são valorizadas. Isso os incentivará a participar da próxima vez.
- Promova uma cultura organizacional onde os colaboradores se sintam seguros para expressar suas opiniões sem medo de retaliação.
- Envie lembretes regulares e comunicados sobre a importância da participação.
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