Como engajar colaboradores de diferentes níveis em grandes empresas

Aprenda como engajar colaboradores de diferentes níveis e tenha equipes de alta performance e comprometidas com os resultados da sua empresa.

Resumo

  • Entender os diferentes perfis comportamentais e níveis hierárquicos é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de engajamento em grandes empresas, garantindo que cada colaborador se sinta valorizado e motivado.
  • O engajamento dos colaboradores deve ser adaptado aos diferentes níveis da organização: os operacionais precisam de reconhecimento e desenvolvimento, os gestores necessitam de autonomia e alinhamento estratégico, e os executivos devem ter acesso a dados para tomar decisões informadas.
  • Ferramentas como a Avaliação de Desempenho, Gestão de Objetivos e Metas, e pesquisas de clima organizacional oferecidas pela Feedz são essenciais para melhorar o engajamento em grandes empresas, promovendo um ambiente de trabalho mais alinhado e motivador.

Para ter equipes de alto desempenho, uma das maneiras para isso é focar no engajamento dos colaboradores. Aliás, engajar os profissionais traz outras vantagens, como mais motivação, ambiente de trabalho saudável e aumento da retenção. 

Dito isso, a pergunta é: como engajar colaboradores de diferentes níveis (operacional, gerencial e executivo)? Em grandes empresas isso pode ser ainda mais difícil e, por esse motivo, elaboramos este super conteúdo para te ajudar.

A seguir, conheça as estratégias práticas para tornar os colaboradores da sua organização mais engajados. Boa leitura!

Manual prático de como engajar seu time

Desafios do engajamento em grandes empresas

Para entender como engajar colaboradores de diferentes níveis é importante saber os desafios que precisarão ser superados no caminho.

Um deles é com relação aos diferentes perfis comportamentais. Se por um lado a diversidade de perfis traz diversos benefícios, por outro é preciso entender que cada um deles exige uma abordagem diferente da liderança

Em grandes organizações, essa diversidade (e também a diversidade de gerações) torna o engajamento ainda mais complexo. Por isso, é importante conhecer quais diferenças são essas e criar estratégias personalizadas para lidar com elas.

Visando a identificação de perfis comportamentais, a metodologia DISC é amplamente utilizada. 

Com base nos perfis de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, os líderes identificam os diferentes perfis de comportamento e têm uma melhor compreensão de cada profissional que faz parte de suas equipes.

Outro desafio de como engajar colaboradores de diferentes níveis organizacionais é a comunicação. Em uma grande companhia, as mensagens da liderança nem sempre chegam de maneira clara e eficaz a todos os níveis hierárquicos. 

Esses ruídos podem gerar uma desconexão entre os colaboradores e os objetivos da empresa, afetando negativamente o engajamento.

À lista de desafios a serem superados estão os próprios níveis hierárquicos – operacional, gerencial e executivo -, os quais, em uma grande empresa, adicionam complexidades adicionais.

Isso acontece porque as expectativas, responsabilidades e motivações variam significativamente entre cada um desses níveis. 

Para entender o que queremos dizer, confira o próximo tópico.

Entendendo os diferentes níveis hierárquicos 

Para implementar estratégias eficazes de engajamento de colaboradores em grandes empresas, é fundamental entender as necessidades específicas de cada nível hierárquico. 

Como cada um deles desempenha um papel distinto na organização, abordagens diferentes são necessárias para manter os colaboradores engajados.

Olhando para o nível operacional, que são os colaboradores na linha de frente lidando com os produtos ou serviços oferecidos pela organização, o engajamento costuma estar relacionado a um ambiente de trabalho positivo.

Para esses funcionários, é importante adotar práticas de reconhecimento pelo esforço e oferecer oportunidades claras de crescimento.

No nível gerencial estão os gestores. Para eles, o engajamento é frequentemente impulsionado por desafios e pela autonomia para tomar decisões que impactam suas áreas de atuação.

Já no nível executivo, os líderes seniores estão focados na estratégia de longo prazo e na direção geral da empresa. 

O engajamento aqui está ligado à realização de grandes metas, à influência sobre o futuro da organização e à capacidade de liderar mudanças significativas

Portanto, observe que enquanto os colaboradores no nível operacional podem estar mais focados em estabilidade e reconhecimento pelo trabalho, os gestores estão preocupados com o desempenho de suas equipes e a execução de estratégias.

Já a alta direção (os executivos) estão mais voltados para metas de longo prazo e o impacto global da empresa.

👉Como engajar colaboradores operacionais com a Feedz [Case]

Estratégias para engajar colaboradores de diferentes níveis em grandes empresas

Entendidas as diferenças entre os níveis hierárquicos, vamos ver agora como engajar os colaboradores operacionais, gerenciais e executivos.

Nível operacional

Na estrutura organizacional, os colaboradores que estão no nível operacional são a base das grandes empresas. Eles são os responsáveis por manter a roda girando, ou seja, por garantir que a companhia funcione diariamente.

Como vimos no tópico acima, engajar esses profissionais requer a criação de um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, onde eles se sintam valorizados e tenham clareza sobre como contribuem para o sucesso da empresa.

Investir em programas de reconhecimento e recompensa que celebrem os esforços e as conquistas desses profissionais costuma ser uma estratégia eficaz de engajamento.

Outra sugestão é implementar um programa de remuneração variável, como de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e PPR (Programa de Participação em Resultados). 

Também é importante oferecer oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores de níveis operacionais, como treinamentos técnicos, capacitações e planos de carreira que mostrem um caminho claro para o crescimento dentro da empresa. 

👉 6 Exemplos de dinâmicas de grupo motivacionais para equipes

👉 Cultura de engajamento: Como engajar profissionais da indústria

Nível gerencial

Os gestores fazem a ponte entre os colaboradores operacionais e a alta liderança. Para eles, o engajamento está relacionado aos desafios que possuem, sendo que a autonomia é um fator chave.

Tenha em mente que os gestores precisam ter liberdade para tomar decisões que impactem suas equipes e projetos, pois isso aumenta a sensação de responsabilidade e realização.

Para o nível gerencial, é igualmente fundamental a transparência na comunicação por parte da alta liderança para garantir que eles estejam alinhados com a visão da empresa.

Lembre-se que, quando falamos em engajamento, olhar para o nível gerencial é de suma importância; afinal, quando os gestores estão engajados e motivados, conseguem transmitir esse entusiasmo para suas equipes, criando um efeito cascata positivo.

Nível executivo

Como engajar colaboradores de diferentes níveis organizacionais, mirando para o nível executivo?

A pergunta não costuma ser muito comum, pelo menos não em comparação com o nível operacional. Infelizmente, muitas empresas têm a visão equivocada de que as estratégias de engajamento não são importantes para os executivos.

Isso é um erro, pois por estarem no topo da hierarquia, essas pessoas são responsáveis pela direção estratégica da empresa. Em outras palavras, estamos falando de profissionais que exercem grande influência na motivação do todo.

Destacamos ainda que o nível executivo é motivado por resultados e pela oportunidade de influenciar o futuro da empresa. Portanto, proporcionar a eles um ambiente onde possam liderar iniciativas e tomar decisões estratégicas é fundamental para o engajamento.

Além disso, os executivos precisam de acesso a dados e insights em tempo real, o que os ajuda a tomar decisões informadas e a ajustar as estratégias conforme necessário. 

Ferramentas para melhorar o engajamento em grandes empresas

Como engajar colaboradores de diferentes níveis hierárquicos é uma tarefa que pode ser bastante complexa, é necessário contar com ferramentas que facilitem esse processo. 

A Feedz, empresa integrante do grupo TOTVS, oferece diversas soluções que ajudam as grandes empresas a melhorar o engajamento de seus funcionários.

Uma delas é a Avaliação de Desempenho, para acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores de forma contínua e personalizada. 

Com a plataforma, os líderes identificam pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo o crescimento profissional e o alinhamento com os objetivos da empresa.

Outra ferramenta oferecida pela Feedz é a Gestão de Objetivos e Metas, que assegura que todos na empresa, desde o nível operacional até o executivo, estejam alinhados com as metas estratégicas da organização. 

Isso não só aumenta a transparência, mas também cria um senso de propósito entre os colaboradores, que entendem claramente como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa.

A Feedz também tem uma solução voltada para pesquisas de clima organizacional, as quais são fundamentais para entender a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e identificar áreas que precisam de melhorias.

Além disso, para reuniões one-on-one e feedback contínuos, grandes empresas podem também contar com a Feedz. 

Enfim, são diversas possibilidades oferecidas pela Feedz. Para saber como podemos  transformar o engajamento na sua empresa, solicite uma demonstração. Preencha o formulário abaixo agora mesmo:

Leia também

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma demonstração em 7 segundos ⚡️

    A partir de 25 colaboradores e sem fidelidade

    Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!