ChatGPT para RH: o que é, como usar, exemplos e aplicações

Neste artigo, vamos ver as vantagens do ChatGPT para o setor de recursos humanos e como ele pode melhorar sua produtividade.

Resumo

  • A Inteligência Artificial no RH permite automatizar processos como recrutamento, onboarding e treinamento.
  • O ChatGPT, em particular, pode ser usado para responder perguntas de candidatos, gerar descrições de vagas, criar respostas automatizadas para dúvidas frequentes e elaborar documentos, otimizando tempo e aumentando a eficiência da equipe de RH.
  • O ChatGPT pode melhorar a produtividade do RH, ajudando na tomada de decisões e na personalização da comunicação com candidatos e colaboradores.

O RH é responsável por muitas tarefas diárias, desde recrutamento, treinamento e gestão de funcionários até processos de tomada de decisão. 

No entanto, a Inteligência Artificial (IA) no RH pode tornar todos esses processos mais eficientes. Neste artigo, vamos dar uma olhada nas vantagens do ChatGPT para o setor de recursos humanos e como ele pode melhorar sua produtividade.

Planilha de Prompts para RH e DP

O que é Inteligência Artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) no RH é o uso de tecnologias de IA, como algoritmos de machine learning e processamento de linguagem natural (PLN), para automatizar e melhorar os processos de recrutamento, onboarding e treinamento de funcionários. 

Isso pode incluir tarefas como a filtragem de currículos, a geração de e-mails personalizados e o fornecimento de feedback e sugestões para melhoria de desempenho. 

O objetivo é tornar os processos de RH mais eficientes e precisos, permitindo que os profissionais de RH se concentrem em tarefas mais estratégicas e de valor agregado.

Nesse contexto, o ChatGPT é uma ferramenta de IA que pode ser usada pelo RH para automatizar tarefas de chatbot, fornecer feedback e ajudar na tomada de decisões simples.

 

 

O que é o ChatGPT e como ele pode ajudar o RH

O ChatGPT é uma ferramenta de automação de conversas treinada pela OpenAI.

Ele foi treinado com milhões de exemplos de texto, para gerar respostas coerentes e naturais às perguntas e comandos dados. 

Dessa forma, ele é capaz de entender e responder a uma variedade de perguntas e tarefas, incluindo geração de texto, tradução, resumo, e perguntas de fatos aleatórios.

Se você é como eu, já deve estar imaginando mil e uma utilidades dessa ferramenta.

Para o RH, o ChatGPT pode ser usado para automatizar algumas tarefas, como:

  • Responder perguntas dos candidatos;
  • Gerar respostas sobre benefícios e políticas da empresa; 
  • Criar respostas para e-mails;
  • Elaborar documentos, como contratos; 
  • Criar relatórios automatizados.

É importante lembrar que vai continuar sendo importante que os profissionais de RH revisem e aprovem o conteúdo que o ChatGPT gerar, garantindo que ele seja preciso, relevante e adequado.

Baixar o ebook sobre RH orientado a dados

Passo a passo para começar a usar o ChatGPT

Para usar o ChatGPT pelo computador, você pode acessar o OpenAI Playground, ela é uma plataforma desenvolvida pela OpenAI onde é possível utilizar o ChatGPT. 

A plataforma é acessível através do navegador, basta você acessar o site https://beta.openai.com/signup/ e criar uma conta. 

Depois de criar sua conta e fazer login, você pode acessar a aba Playground, e utilizar o ChatGPT, para isso, você precisa selecionar o modelo GPT-3, e pode começar a usar o chatbot.

 

6 Exemplos práticos de como o RH pode usar o ChatGPT

A IA no RH pode aliviar muitas de suas tarefas repetitivas e demoradas. Quanto mais você souber usar o ChatGPT, mais tempo você vai conseguir economizar em tarefas rotineiras. 

Nós fizemos 7 testes de uso de como o RH pode usar o ChatGPT. 

 

1. Criar um banco de dados com perguntas para entrevistas divididas por função ou por tipo de entrevista

Criar um banco de dados com perguntas para entrevistas pode ajudar os entrevistadores a se prepararem melhor para a entrevista, garantindo que eles tenham as perguntas certas para fazer ao entrevistado. 

Como fazer isso na prática? Basta digitar no ChatGPT uma pergunta como ‘Crie uma lista de 20 perguntas para uma entrevista com um analista de SEO’

Texto escrito: Crie uma lista de 20 perguntas para uma entrevista com um analista de SEO e a resposta com a lista que o ChatGPT forneceu.

Você pode mudar a pergunta para obter mais especificidade: por exemplo, você pode pedir 20 perguntas comportamentais ou pedir perguntas específicas para um analista de SEO sênior, que foi o que aconteceu no exemplo abaixo.

Texto escrito: Crie uma lista de 20 perguntas para uma entrevista com um analista de SEO Sênior e a resposta com a lista que o ChatGPT forneceu.

As possibilidades são inúmeras.

 

2. Escrever divulgação de vagas no LinkedIn

O ChatGPT pode sugerir palavras-chave e frases que são relevantes para a vaga e para o perfil do candidato desejado, o que pode aumentar a visibilidade e o interesse pela vaga.

No nosso exemplo, pegamos uma lista crua com os requisitos de uma vaga da Feedz: 

Pessoa Desenvolvedora Fullstack PHP e Vue.JS – Pleno | Remoto
PRÉ-REQUISITOS:

3 anos ou mais de experiência em desenvolvimento web com PHP em produtos digitais;

1 ano ou mais de experiência com Vue.JS ;

Experiência com Framework Slim PHP, Laravel;

Experiência com Docker ;

Experiência com banco de dados relacional;

Experiência com ferramentas de versionamento de código (GIT);

Vivência em CSS, HTML e JavaScript;

Vivência com testes automatizados (PHPunit);

Estar trabalhando atualmente com as tecnologias de nossa stack;

Vivência com times ágeis de tecnologia.

 

E o resultado foi o seguinte:

Divulgação de uma vaga para o linkedin escrita pelo ChatGPT

Sim, ele forneceu até as hashtags.

Você também pode pedir para o Chat manter um tom amigável, usar frases de chamariz e adicionar um senso de urgência.

O texto que ele fornecido é um pouco genérico, por isso recomendamos a personalização mostrando os valores e a missão de sua empresa, que são, obviamente, exclusivos. 

Com isso em mente, uma abordagem melhor seria pedir ao ChatGPT para criar um resumo do anúncio de emprego e, em seguida, você poderia escrever especificamente os detalhes do que gostaria de acrescentar.

 

3. Enviar feedback para os candidatos

É muito importante que os candidatos que não foram selecionados também recebam um feedback sobre o processo seletivo. Isso faz com que se sintam mais valorizados e respeitados. 

Além disso, pode ajudar os candidatos a identificar suas fraquezas e trabalhar para melhorar, o que pode ser benéfico para sua carreira futura.

Mas, o que falar diante de dezenas de candidatos? O ChatGPT pode ajudar os profissionais de RH a formular respostas personalizadas, você só precisa fornecer as informações básicas.

Feedback para um candidato que não passou na vaga fornecido pelo ChatGPT

Claro, depois é fundamental personalizar o texto para que a pessoa realmente sinta que aquelas palavras foram escritas para ela.

 

4. Descrições de cargos

O ChatGPT ajuda na escrita de descrições de cargos de várias maneiras.

Ele pode sugerir palavras-chave e frases relevantes para o cargo específico, o que pode ajudar a garantir que a descrição seja otimizada para mecanismos de busca. 

Também pode sugerir como descrever as responsabilidades e requisitos do cargo de forma atrativa e persuasiva, o que pode aumentar o interesse dos candidatos.

Para que o ChatGPT possa escrever uma descrição de vaga, ele precisa de algumas informações básicas para entender a posição, como:

  • Nome do cargo: qual é a posição que está sendo oferecida?
  • Responsabilidades e atividades: quais são as tarefas e responsabilidades principais do cargo? Quais habilidades e conhecimentos serão necessários para desempenhar essas tarefas?
  • Requisitos de educação e experiência: quais são as qualificações acadêmicas e profissionais desejadas para o cargo? Qual é o nível de experiência desejado?
  • Benefícios: quais são os benefícios oferecidos pela empresa para o cargo?
  • Informações gerais sobre a empresa: quem é a empresa? O que ela faz? Qual é a cultura da empresa?

 

Com essas informações, ele pode escrever uma descrição de vaga precisa e atrativa que destaque as principais responsabilidades e requisitos do cargo, além de refletir a cultura e benefícios da empresa.

Mas, caso você não tenha essas informações, pode apenas fornecer o título do cargo e pedir que ele forneça uma descrição. 

Descrição de cargo fornecida pela Inteligência Artificial

 

5. Escrever respostas automatizadas para perguntas comuns dos funcionários

O ChatGPT pode ser usado para responder perguntas comuns de maneira automatizada. Isso é possível através da criação de scripts ou programas que usam o modelo de linguagem do ChatGPT para gerar respostas a perguntas pré-determinadas. 

Alguns exemplos de perguntas comuns do RH que o ChatGPT pode ser programado para responder incluem:

 

As respostas a essas perguntas podem ser pré-determinadas e armazenadas no sistema, para que o ChatGPT possa acessá-las e gerar respostas automatizadas quando essas perguntas forem feitas. 

Além disso, o ChatGPT pode ser treinado para responder perguntas em diferentes formatos e linguagens, para atender a diferentes necessidades e públicos.

 

Como fazer isso na prática?

Para criar esse programa, os profissionais de RH talvez precisem da ajuda de programadores. Eles vão usar uma linguagem de programação para escrever o código que vai falar com o ChatGPT e fazer as perguntas para ele.

É importante que os programadores testem o programa para garantir que ele esteja funcionando corretamente e que as respostas geradas pelo ChatGPT sejam precisas e úteis. 

Uma vez que o programa esteja funcionando corretamente, ele pode ser integrado ao sistema de atendimento ao cliente da empresa, para que os funcionários possam utilizá-lo.

 

6. Escrever uma declaração de missão e valores

Por fim, testamos o chat para ver como ele poderia se sair desenvolvendo uma missão da empresa e uma declaração de valor. 

Mais uma vez, ele produziu uma declaração que poderia facilmente passar por uma declaração escrita por humanos para a maioria das empresas, como você pode ver. 

Missão e valores gerados pelo chatGPT

Tarefa concluída? Não exatamente. Antes de usar qualquer declaração feita por ele, é bom conferir e refinar para não causar nenhum problema futuro.

 

11 Frases prontas que o RH pode digitar no ChatGPT

Alguns outros exemplos de frases que os profissionais de RH podem digitar no chat para obter ajuda do ChatGPT incluem:

 

  1. “Como posso responder à pergunta sobre o horário de trabalho flexível?”
  2. “Quais são os benefícios oferecidos pela empresa para os funcionários?”
  3. “Como posso ajudar um funcionário com problemas de saúde mental?”
  4. “Como posso triar currículos para a vaga de gerente de projetos?”
  5. “Como posso lidar com uma situação de assédio no ambiente de trabalho?”
  6. “Como posso preparar uma entrevista para a vaga de desenvolvedor Java?”
  7. “Como posso ajudar um funcionário a desenvolver suas habilidades de liderança?”
  8. “Como posso lidar com reclamações de funcionários sobre salários?”
  9. “Como posso ajudar um funcionário a lidar com a sobrecarga de trabalho?”
  10. “Como posso criar uma política de trabalho remoto eficaz?”
  11. “Como posso melhorar a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho?”

 

IA no RH: Conselho para quem ainda não usa o ChatGPT

Como você deve ter visto, os benefícios e os usos dessa ferramenta são vários. Como conselho final para quem ainda não utiliza essa ferramenta, vou deixar o próprio ChatGPT finalizar:

Conselho para quem ainda não usa inteligência artificial

Com a IA no RH, os profissionais de RH poderão projetar, implementar e ajustar processos mais rapidamente do que nunca.

Deixe nos comentários sua opinião sobre o assunto e se você já está usando essa ferramenta!

Leia também

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!