O perfil de um CEO de sucesso pode ser bastante diversificado, afinal, não existe um curso superior específico ou um plano de carreira único para quem deseja ocupar esta posição.
O CEO (Chief Executive Officer) de uma empresa multinacional tem uma jornada totalmente diferente quando comparamos com a de um CEO em uma startup.
Entretanto, é evidente que algumas características e habilidades são comuns nos mais diferentes ambientes corporativos. Coisas como formação internacional, domínio da área financeira e visão sistêmica além do alcance.
No entanto, quais são os fatores que podem contribuir para que um CEO tenha uma alta taxa de performance em qualquer situação? Indo além… o que pode fazer com que um CEO seja considerado de sucesso?
Antes de qualquer coisa, para começar, vamos pensar em uma descrição sucinta da responsabilidade de um CEO de sucesso:
Qual o papel de um CEO de sucesso?
Basicamente, um CEO de sucesso deve compreender o mercado, cuidar dos seus funcionários, adequar o modelo de negócio, entender o cliente, se relacionar com investidores, garantir que a empresa possua uma vida financeira saudável, entre outras funções.
Estas atribuições não são novidades para quem está em uma posição de liderança, seja qual for o tamanho da organização.
Tanto o CEO de uma multinacional como o de uma startup com menos de cinco funcionários, por exemplo, terão, desde o momento zero, a preocupação de pensar no futuro estratégico da empresa.
Para isso, ele deverá antecipar cenários e tendências econômicas e fazer a gestão de objetivos para o atingimento dos resultados esperados.
Mas, este caminho não será percorrido sozinho. Ele precisará desdobrar a estratégia para todos os públicos de relacionamento da empresa: mercado, clientes e, claro, colaboradores.
E no que se refere ao público interno, colocar “todos no mesmo barco” é o grande desafio de uma liderança. Isso porque não basta apenas recebê-los a bordo, todos precisam remar para o mesmo lado.
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Dessa forma, podemos perceber que houve uma evolução nas qualidades dos CEOs e na maneira como os líderes pensam sobre suas empresas, funcionários, comunidades e até sobre si mesmos.
Por isso, listamos aqui as principais funções que um CEO de sucesso desempenha:
1. O CEO de sucesso representa a empresa em todas as situações
O CEO é o responsável por definir o caminho que a empresa seguirá. E nesta missão, precisará, basicamente, de visão, criatividade, boa comunicação e senso de prioridade.
Como um bom estrategista, o CEO fará o gerenciamento das operações e recursos. Por vezes, dependendo do tamanho da empresa, ocupará funções nas quais precisará colocar a mão na massa, se ocupando um pouco mais de tarefas operacionais.
Mas, tudo bem que isto aconteça, pois no caso de uma startup, muitas vezes, o CEO é o próprio founder, ou seja, alguém que concebeu uma ideia de produto ou serviço, se apropriando desta imagem se mantendo, assim, como um grande referencial no mercado.
E, curiosamente, existe até uma correlação entre a personalidade dos CEOs e sua influência na percepção do mercado e no humor dos acionistas e investidores. Isto foi identificado no estudo do Academy of Management Journal, realizado em 2019.
Na oportunidade, foram analisados os níveis de consciência, “neuroticismo” e extroversão desses líderes e constatado que essas variáveis exercem consequências importantes para a percepção de risco da empresa, refletindo na volatilidade das ações.
Contudo, mesmo diante de tantas correlações entre traços de personalidade e efeitos mercadológicos, existe uma característica comum entre todos os CEOs: inovação.
2. O CEO de sucesso é inovador
A inovação correrá nas veias de um CEO. Isto é um fato.
E para se manter em cadência revolucionária, seja dentro de uma startup ou multinacional, esse líder será sempre um guardião da cultura da empresa. Este é um dos pontos indiscutíveis para um CEO seja considerado como “foda”.
Uma pesquisa da Harvard Business Review, que ouviu mais de mil executivos, identificou que muitas das organizações mais inovadoras do mundo compartilham cinco características principais:
- Velocidade (para a inovação);
- Tomada de decisão baseada em dados;
- Comprometimento em estar sempre no topo do mercado;
- Cultura empreendedora;
- Foco incansável no cliente.
Para corroborar isto, a revista entrevistou os CEOs de 12 organizações consideradas como altamente inovadoras, entre elas a Salesforce, Lyft, IBM, PayPal, apenas para citar algumas das participantes.
Para essas empresas, em um mundo cada vez mais digital, ter velocidade na condução dos negócios é imperativo. Perder o ritmo das tecnologias pode ser determinante para a manutenção da sobrevivência dos negócios a longo prazo.
Para esses CEOs, “a cultura supera a estratégia” quando o assunto é evitar o último lugar no mercado.
Eles citam que ter uma “cultura que abraça a mudança, preserva a diversidade de opiniões, e que assume riscos” é, portanto, o caminho para facilitar a inovação.”
Mas, disseminar esses pilares não é uma tarefa que o CEO fará sozinho, pois ele sabe que será preciso criar um mindset único, que envolva toda a empresa e seus públicos de relacionamento.
Esses CEOs que estão hoje à frente de empresas mais inovadoras do mundo entendem, como ninguém, que é preciso criar, comunicar e implementar com sucesso todos esses pilares.
Mas que isso é possível apenas quando a cultura organizacional está bem alinhada.
3. O CEO de sucesso é um guardião do caixa da empresa, mas não só isso
É claro que um CEO deve se comprometer fortemente com o futuro financeiro de sua organização.
Afinal, alocar eficientemente os recursos financeiros é uma de suas prioridades. Por mais que ao seu lado esteja a figura de um CFO (Chief Financial Officer) ou de uma equipe especialista, a saúde financeira sempre será uma premissa para qualquer empresa, de todo porte.
Ainda mais quando é necessário receber investimentos. Para atrair investidores, um CEO precisará se comunicar bem para vender a sua empresa e produto e mostrar que sabe contratar as melhores pessoas, montando um time que, verdadeiramente, irá performar.
4. O CEO deve ter acesso a dados analíticos
Não apenas um guardião da cultura da empresa. Um CEO “foda” será o responsável por moldá-la, definindo valores e comportamento organizacional.
Um líder sabe que por mais que possua um instinto aguçado para o mercado e seja capaz de antecipar tendências e criar novas oportunidades de negócio, a formatação de uma cultura não é um processo que será desenvolvido baseado em seu “feeling”.
Para isso, o CEO deve contar com os dados de seu RH.
Afinal, a análise do departamento de Recursos Humanos, sob uma perspectiva dos colaboradores, nem sempre é a mesma do board de executivos. Somente de posse de dados analíticos, o CEO pode conhecer e resolver problemas culturais em estágios iniciais, melhorando assim o envolvimento e a retenção.
Desta forma, tornar uma cultura sustentável não será algo que um CEO fará isso sozinho, baseado unicamente no seu instinto. Ele precisará das pessoas certas e dos dados certos.
5. Um CEO de sucesso tem as prioridades estreitamente alinhadas com o RH
Já vimos que a modelagem de uma cultura corporativa sólida é o que irá sustentar a estratégia de uma empresa de diversas formas.
E é evidente que para se manter dentro deste objetivo, será necessário contratar, treinar e reter pessoas para representar essa cultura.
E este alinhamento perfeito é visto em empresas nas quais o RH se reporta diretamente ao CEO. Desta forma, esse líder terá uma melhor compreensão da dinâmica de sua própria organização.
Um CEO considerado como “foda” manterá ao seu lado o gestor de RH para que a tomada de decisões não se baseie puramente em números e informações financeiras e tendências mercadológicas.
A análise de um RH estratégico e preditivo será determinante para identificar se estratégias de engajamento estão se desenrolando dentro do planejado.
Também permitirá entender quais departamentos são mais produtivos e quais os talentos a empresa precisará para o futuro.
E qual CEO “foda” de verdade não quer ter acesso a dados acionáveis, melhorando a performance do recurso mais valioso da empresa?
6. O CEO de sucesso enxerga o desenvolvimento interno
Assim como a crescente ideia de que o desenvolvimento local de uma empresa deve ser prioridade antes de um olhar global, os CEOs precisam enxergar que o desenvolvimento interno de um negócio deve vir antes de uma expansão.
Pode parecer batido, mas o principal ativo de um negócio são as pessoas que o compõe, sendo assim, criar e apoiar um time engajado que tenha alta performance é o segredo para enfrentar os desafios do mercado.
Acontece que poucos CEOs realmente escutam e estudam a saúde interna do negócio.
Entender como está o clima da organização e o desempenho dos colaboradores é também assunto para os executivos.
Junto com a área de recursos humanos, o corpo diretor de uma empresa precisa olhar para os ativos que têm, traçar estratégias para melhorar o engajamento e desempenho, a fim de poder evoluir o negócio de acordo com as demandas de mercado.
Um exemplo prático: imagine que você vende chocolate, não adianta o mercado crescer, investir em tecnologias, fazer vendas internacionais se não existe quem produza os doces.
Mantendo as devidas proporções, o exemplo nos mostra que não adianta olhar para fora se quem produz o serviço ou mercadoria não estiver executando sua função de forma plena.
7. Um CEO de sucesso inspira os colaboradores
No papel de líder, o CEO deve ser como uma inspiração para os colaboradores a fim de motivá-los.
Mas isso só acontece se este realmente entender e estiver preocupado com a saúde interna da empresa.
Por isso, pesquisas de clima e engajamento e de avaliação de desempenho 360º são essenciais para que os executivos possam, junto com um planejamento de RH estratégico, olhar para como os colaboradores se sentem e estão evoluindo no negócio, a fim de traçar planos de aumento do engajamento.
Por outro lado, ao participar de uma avaliação de desempenho, os CEOs conseguem olhar para o que precisam desenvolver melhor em suas ações e o que está surtindo efeito.
À medida que o líder entende quais as motivações e capacidades internas, ele pode ir para o mercado com um olhar mais realista e seguro.
8. O CEO de sucesso dá e recebe feedbacks
O feedback é benéfico a todos, principalmente aos CEOs.
Apesar de entender as operações de um negócio, o CEO precisa se colocar em um papel generalista. Ao mesmo tempo, a figura do CEO deve passar segurança aos colaboradores, mostrar que entende do negócio, da estratégia e que está alinhado à cultura.
No entanto, às vezes fica difícil para o líder parar e analisar seu comportamento e entender se os colaboradores se sentem à vontade para dar ideias, sugestões ou fazer críticas.
É aí que entra o feedback. Se o CEO tem a visão geral, os colaboradores têm a específica. Eles sentem a operação do dia a dia e podem melhor contribuir para otimizá-la.
Além disso, os profissionais podem também apontar comportamentos do CEO a serem aprimorados para melhorar a cultura do negócio.
O feedback dos colaboradores ajuda o CEO:
- A entender a operação específica de cada setor e otimizá-la;
- Pensar estratégias condizentes com a necessidade dos colaboradores, a fim de aprimorar a satisfação com o trabalho e, consequentemente, os resultados;
- Olhar para o seu próprio comportamento para entender quais pontos devem ser ajustados;
- Medir o alinhamento com a cultura da empresa.
Assim como existem as melhores práticas para dar feedback para o chefe de forma educada, para receber também é aconselhável seguir algumas regras:
- Ao receber uma crítica, tente entender da onde ela vem ao invés de se justificar;
- Escute com atenção todos os pontos;
- Não tente encurtar a conversa, muitas vezes o colaborador sente a necessidade de ter um tempo maior para dar um retorno;
- Proponha saídas práticas para os pontos levantados;
- Leve em consideração o feedback na tomada de decisão.
Dessa forma, quem está no papel de CEO vai sempre ter um modo de metrificar se está no caminho certo.
Você é um CEO de sucesso?
Podemos concluir, conforme vimos até aqui, que todo CEO é inquieto e ávido por inovações. Ele pode estar à frente de uma organização de milhares de colaboradores ou estar sentado ao lado de um time enxuto.
O que transforma em um CEO “foda” é sua predisposição para se cercar das pessoas certas.
Afinal, manter uma empresa competitiva no mercado não é tarefa para um homem só. Para isso, um CEO irá perseguir, incansavelmente, os talentos que, junto com ele, irão difundir a cultura e valores que ele mesmo possui.
Em sua mesa estará o RH, que lhe trará todas as análises e informações para qualificar e quantificar o valor dos colaboradores para impulsionar os resultados da organização.
Um CEO “foda” tem um RH analítico e sabe o quanto isso é essencial para o sucesso de uma empresa.
Mas, um RH não se torna analítico do dia para a noite e para implementar processos de análise dentro das organizações é preciso começar pequeno.
Se você leu este texto até aqui, já deu o primeiro passo na direção certa.
Agora é com você seguir em frente e se tornar o melhor CEO que você pode ser.