[Case] Como melhorar o clima organizacional da empresa com a Feedz

A TV Tem aumentou em 90% seu engajamento em pesquisas e avaliações de desempenho com a ajuda da Feedz. Confira a entrevista!

Resumo

  • A TV Tem possui 400 colaboradores e é a maior afiliada da TV Globo no Estado de São Paulo, compreendendo 318 municípios da região, com uma audiência de 2,4 milhões de espectadores diários. 
  • Segundo o RH da TV Tem, a Feedz foi um grande ganho em muitos sentidos e era exatamente o que estavam procurando. Hoje a empresa consegue acompanhar em tempo real como andam as avaliações, além de ter um panorama do período para pensar em planos de ação e melhorias futuras.
  • O engajamento na pesquisa de clima foi muito expressivo. Em 2023 a empresa tinha 261 comentários na pesquisa e em 2024 foram 1.108 e com a mesma quantidade de colaboradores.

A dor de muitos RHs é saber como melhorar o clima organizacional da empresa de forma prática e que realmente traga resultados a curto e longo prazo. 

Essa era uma grande dificuldade para a nossa cliente TV Tem, afiliada da rede Globo em São Paulo.

Ela possui 400 colaboradores e atende 318 municípios da região, com uma audiência de 2,4 milhões de espectadores diários. 

Para entender melhor como a Feedz mudou o cenário da empresa em termos de engajamento e clima organizacional, conversamos com Bianca Marques (coordenadora de DHO) e Bruna Oliveira (analista de DHO).

Confira a entrevista abaixo: 

 

Antes da Feedz

Bianca:Quando contratamos a Feedz, o nosso maior desafio era promover uma interação entre os nossos colaboradores das emissoras. 

Nós queríamos que, mesmo distantes, as pessoas estivessem próximas de alguma forma, trazendo uma comunicação mais assertiva com envolvimento e pertencimento

Além disso, nosso desejo era ter um RH otimizado e estratégico em suas ações

Antes, nossas avaliações de desempenho eram feitas em planilhas de Excel, o que fazia esse processo demorar de 3 a 4 meses. 

Sempre investimos muito em endomarketing, mas sem olhar diretamente para os resultados dessas ações e como elas impactam a satisfação dos colaboradores. Nosso desejo era trabalhar com a matriz 9box e olhar com mais atenção para o desenvolvimento de cada área.

Nós até fazíamos pesquisa de clima, mas através de formulários, o que não passava segurança para os nossos colaboradores.”

 

Resultados com a Feedz

Bianca: Contratamos a ferramenta de departamento pessoal da Totvs e assim conhecemos a Feedz, que veio para revolucionar todas as nossas demandas de trabalho e resolver todos esses desafios que nós tínhamos, mas não conseguimos solucionar. 

Foi incrível! Já no primeiro mês, nós tivemos 90% de engajamento na plataforma. 

Todo mundo mandando feedback e celebrando resultados juntos,  foi ótimo ver pessoas de municípios diferentes conversando e interagindo. A sensação foi de criar uma rede social interna na empresa.

Todo dia nós conseguimos mensurar como está o humor das pessoas através do termômetro de emoções

A gamificação também é uma ferramenta essencial. Quem consegue bater a meta recebe os nossos “Temcoins” no fim do mês e pode trocar por vouchers em lojas, aplicativos e assinaturas de streaming; tudo isso promove interação e uma competição saudável entre as equipes.

Sem dúvidas a Feedz foi um grande ganho para nós em muitos sentidos. Era exatamente o que estávamos procurando.”

 

Avaliação de Desempenho 

 

resultados da avaliação de desempenho da TV com a Feedz

 

Bruna: “Houve um salto gigante em questão de resultados. Hoje conseguimos acompanhar em tempo real como andam as avaliações, além de ter um panorama do período para pensar em planos de ação e melhorias futuras. 

Agora nós e os líderes conseguimos enxergar quem são as pessoas que estão se desenvolvendo mais, quais são as pessoas com perfis de especialistas, de liderança e de sucessão

Antes nós até tínhamos essas respostas, mas com um período muito maior de tempo para alcançá-las e hoje com a Feedz esse processo é imediato com a 9box. O tempo de fechamento do processo de AD era de 4 meses, hoje não demora nem metade disso. 

O intuito da nossa AD é desenvolver as pessoas, mas antes nós não tínhamos um histórico detalhado do que precisava ser feito e essa nossa missão poderia ficar comprometida. Agora é possível pensar 3 ou 5 anos para frente com base nos resultados.

Avaliação de Experiência

Bianca: “Não podemos deixar de falar desse ganho. Agora também conseguimos avaliar as pessoas que chegam na empresa em seus períodos iniciais de 45 ou 90 dias e criar um desenvolvimento completo desde o seu  início na empresa.”

Feedback 

Bruna: “Antes os feedbacks ficavam soltos e as pessoas não tinham possibilidade de ler ou resgatar o que foi dito. Com a Feedz, tudo isso passou a ser mais estruturado em conjunto com as reuniões one on ones.

Agora podemos acompanhar 100% dos feedbacks enviados e ver como as pessoas estão satisfeitas em poder se abrir para trocar elogios e ideias de melhorias.”

PDIs

Bianca: “Atualmente, todos os nossos colaboradores possuem pelo menos um plano de desenvolvimento individual em andamento com base nas ADs; o que torna o desenvolvimento muito mais leve e estruturado.

Ou seja, os pontos de melhoria que enxergamos nas ADs são trabalhados por um ou até dois anos depois.”

Pesquisa de clima organizacional

Bruna: “Esse ponto é surpreendente e consideramos o nosso case interno. Fazendo um comparativo de 2023 para 2024 é possível entender o porquê. 

Antes, não tínhamos uma boa participação nem conexão com as pessoas. Junto com o Renan, do time de CS da Feedz, pensamos em criar reuniões de sensibilização sobre o uso dessa funcionalidade, tanto com as lideranças quanto com os demais colaboradores.

No caso das lideranças, nós abordamos a importância do clima organizacional para o dia a dia das equipes e tomadas de decisões – com isso, os gestores passaram a ser os nossos aliados nesse processo e esse foi um grande diferencial.

Com os colaboradores, enfatizamos o anonimato da pesquisa, o que gerou mais segurança para eles e funcionou! O sucesso foi tão grande que conseguimos 90% de participação esse ano. 

E mais: o engajamento foi muito expressivo. Em 2023 tivemos 261 comentários na pesquisa e em 2024 foram 1.108 e com a mesma quantidade de colaboradores! Olha o quanto essa sensibilização foi importante e o quanto a plataforma da Feedz passa segurança para essas pessoas! Foi incrível!

Além disso, conseguimos fazer com que o tempo de fechamento da pesquisa fosse 65% mais ágil que nos anos anteriores

Agora temos dados concretos e um caminho para trabalhar planos de ação na empresa de forma mais assertiva.”

Como melhorar o clima organizacional da empresa com a Feedz [Case TV TEM}

 

Colaboradores externos

Bianca: Trabalhamos com colaboradores externos e repórteres que a cada dia estão em uma cidade e mesmo assim conseguimos estar próximos por causa da Feedz. 

Um grande diferencial é que a ferramenta pode ser usada tanto no computador quanto no celular. 

A maioria já tem o app e a relação positiva com as lideranças ajuda bastante na utilização da plataforma, tanto nos ciclos de pesquisas e ADs, quanto no dia a dia.” 

Leia: Como engajar colaboradores operacionais com a Feedz [Case]

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