Candidate Persona: a chave para atrair o funcionário ideal

A persona do candidato (candidate persona) é essencial para o sucesso do processo de recrutamento e seleção de uma empresa. Veja como fazer.

O processo de recrutamento e seleção (R&S) é essencial para o sucesso de uma empresa. Uma das ações para garantir um R&S bem-sucedido é conhecer quem é a candidate persona (ou a pessoa do candidato, em português) da vaga.

O motivo é que, se conseguir atrair os talentos certos, ela tem mais chances de manter um baixo turnover e reduzir gastos com demissões. 

Como mostraremos a você neste artigo, candidate persona trata-se do perfil do profissional ideal para atuar em uma posição específica da empresa.

Entenda mais a seguir, aprenda como criar a persona do candidato e conte com os melhores talentos no seu capital humano.

O que é candidate persona?

Candidate persona é um perfil semi fictício do candidato ideal para ocupar uma vaga na empresa

Ele descreve, dentre outras coisas:  

  • idade; 
  • formação;
  • hábitos, 
  • experiências,
  • comportamentos; 
  • motivações;
  • e a trajetória profissional (mais abaixo explicamos melhor) da pessoa.

 

A partir do momento que esse perfil é criado, o RH consegue elaborar uma vaga de emprego com mais chances de atrair os profissionais certos e, assim, evitar todos os transtornos (e problemas) de uma contratação errada.

É muito parecido com o buyer persona utilizado nas áreas de marketing e vendas para identificar e atrair leads qualificados. A diferença é que, na persona do RH, o foco está em ajudar os recrutadores a encontrar a contratação ideal

É importante destacar também que:  candidate persona não tem nada a ver com o público-alvo. 

Enquanto o primeiro é bem específico e voltado ao R&S, o segundo é mais abrangente e faz uma descrição econômica, geográfica e social de quem é o comprador da empresa.

Resumindo, a persona do candidato seria uma descrição do profissional que é o match perfeito para trabalhar na empresa e ocupar determinada vaga.

👉 Leia também: Candidate experience: o que é e 6 dicas para melhorar o processo seletivo

 

4 Benefícios do candidate persona para o RH

Para o RH, a candidate persona é essencial para saber quem é a pessoa que precisa atrair.

Ter esse perfil criado e bem estruturado traz outras vantagens, como:

1. Anúncio da vaga de emprego personalizado

Um dos erros mais comuns no processo de recrutamento e seleção está em não considerar as especificidades e demandas de cada vaga. Ou seja, ao pensar em algo mais padrão e genérico. 

O candidate persona impede que isso aconteça, pois dá um direcionamento específico sobre quem precisa ser atraído para um anúncio determinado

👉 Leia também: Como elaborar um processo de recrutamento e seleção do zero

 

2. Processo seletivo mais ágil

“Quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. A frase de Alice no País das Maravilhas poderia ser adaptada para “quando não se sabe quem procurar, qualquer candidato pode ser selecionado”.

Claro que sabemos que não é exatamente assim, mas sem dúvidas, se o RH não sabe com mais detalhes quem será o profissional ideal, provavelmente o tempo para atrair as pessoas mais indicadas, selecioná-las, entrevistá-las e tomar a decisão será muito mais longo.

Pense na triagem de currículos. Se com uma vaga bem descrita o RH ainda assim se depara com perfis sem aderência à vaga, imagina o que acontece com uma descrição genérica e menos detalhada?

👉 Leia também: 10 estratégias de recrutamento para atrair candidatos talentosos

 

3. Maior retenção de talentos

A candidate persona ajuda também a reter os talentos da empresa. Isso porque todo profissional alocado na posição que corresponde ao seu perfil (e que possui fit cultural), sente-se mais satisfeito.

O resultado disso é visto no indicador de turnover, que tende a ser mais baixo do que em empresas cujo R&S ignora a persona do candidato.

 

4. Melhora o ambiente de trabalho

Na construção da persona do candidato, o RH precisa saber como é a equipe em que o profissional irá trabalhar. Informações como as competências comportamentais necessárias são importantes para que o contratado se dê bem com os colegas.

Ao ter o perfil mais indicado, a empresa reduz a probabilidade de fazer uma contratação que cause desequilíbrio e acabe gerando conflitos

Além disso, o perfil ideal pode ser traçado visando à diversidade e inclusão. Isso contribuirá para um ambiente mais rico, com variedade de ideias e experiências diferentes.

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Como criar a persona do candidato?

Para criar a candidate persona, siga estas etapas:

 

1. Pesquisa e Coleta de Dados

O primeiro passo é saber como é o perfil dos profissionais que já atuam na área em que a vaga está aberta. Isso ajudará a entender traços de personalidade, as habilidades, os interesses, aspirações, gostos pessoais etc.

A pesquisa deve ser feita também com o gestor, pois ele é a pessoa ideal para indicar os requisitos obrigatórios e os desejáveis, a formação necessária, experiência e outros detalhes que sejam relevantes.

Outra ferramenta importante nessa etapa é aplicar o teste de perfil comportamental dos seus colaboradores e documentar para cada vaga qual seria o perfil ideal para ela

Saiba mais em:

 

2. Segmentação por Características e Habilidades Relevantes

Com base nos dados coletados, faça a segmentação por características e habilidades. Para isso, analise os requisitos indispensáveis para a posição

Isso inclui desde as habilidades técnicas e conhecimentos específicos necessários, até a experiência anterior para desempenhar bem a função. 

 

3. Descrição Detalhada

Nesta etapa é feita a descrição detalhada da candidate persona. É onde o perfil semifictício começa a ganhar ainda mais forma, pois é necessário obter informações como:

  • Biografia (idade, posição, local de residência etc.)
  • Formação necessária;
  • Experiências anteriores;
  • Motivações;
  • Perfil comportamental desejado;
  • Aspirações na carreira;
  • Habilidades (soft e hard skills);
  • Frustrações e gostos pessoais;
  • Interesses pessoais;
  • Locais em que costuma pesquisar vagas de emprego.

 

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5. Atualização e Revisão Periódica

O processo de criação da persona do candidato não é estático. Pelo contrário, pois como o ambiente de trabalho é dinâmico, é importante sempre verificar se o perfil criado continua sendo aderente à vaga.

Para isso, após a admissão, verifique com o gestor se o candidato escolhido atende às necessidades da área, está aderente com a cultura da empresa e se o relacionamento dele com os colegas é bom.

Além do mais, toda vez que surgir uma vaga, não esqueça de garantir que o perfil esteja atualizado com as necessidades atuais.

 

Candidate persona: Exemplo prático

Entendido o que é persona RH, vamos a um exemplo prático. Imagine uma startup que tenha uma vaga em aberto para o cargo de Analista de Marketing Digital. Após a coleta de dados, o RH chegou na seguinte candidate persona:

Nome: Gabriela da Silva

Idade: 31 anos

Formação: Graduação em Marketing Digital ou Comunicação Social. 

Experiência: 2 anos de experiência em marketing digital em empresa de tecnologia, com foco em gerenciamento de mídias sociais, SEO e campanhas de e-mail marketing.

Skills: habilidade em analisar dados, liderança, comunicação, resiliência e proatividade.

Características pessoais: criatividade, gosta de manter-se atualizada nas tendências de marketing digital, não tem medo de assumir liderança, é curiosa, se ajusta rapidamente e gosta de trabalhar em equipe.

Aspirações na carreira: quer se tornar líder de um time de marketing.

Objetivos com a vaga: aprimorar suas habilidades e trazer resultados para a empresa, pois isso a ajudará a crescer na carreira.

Interesses pessoais: em seu tempo livre, gosta de ler e de fazer caminhada. Está sempre antenada nas redes sociais e na maior parte do tempo se comunica com os amigos por meio delas. 

Como pode ser encontrado: Gabriela é ativa no LinkedIn e Instagram e participa de grupos de vagas em marketing digital.

 

Utilizando a candidate persona nas estratégias de RH

Como você viu, a criação da candidate persona não é um jogo de adivinhação. Também não é feita com achismos, pois ela é baseada em informações concretas. Por isso, o RH pode utilizá-la de várias maneiras. Veja as principais:

  • Adaptação de anúncios de vagas para atrair a persona certa: conforme comentamos, com as informações do candidato ideal o RH consegue elaborar um anúncio que atraia os profissionais certos.
  • Melhoria da comunicação e interação durante entrevistas e processos seletivos: a partir do momento que conhece melhor o perfil de quem está sendo entrevistado, os recrutadores podem se comunicar com mais eficácia com os candidatos e fazer perguntas mais assertivas.
  • Desenvolvimento de treinamentos e integrações alinhados com as expectativas e necessidades da persona: a persona do candidato apresenta suas aspirações e metas profissionais. Isso pode ser utilizado para oferecer treinamentos alinhados a essas necessidades.
  • Melhora a comunicação: conhecer o perfil do candidato ideal é uma maneira também de adaptar melhor as mensagens para que elas ressoem em um nível mais pessoal. Isso cria um senso de conexão.

 

Como você pode ver, a empresa só tem a ganhar com a candidate persona.

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