O processo de recrutamento e seleção (R&S) é essencial para o sucesso de uma empresa. Uma das ações para garantir um R&S bem-sucedido é conhecer quem é a candidate persona (ou a pessoa do candidato, em português) da vaga.
O motivo é que, se conseguir atrair os talentos certos, ela tem mais chances de manter um baixo turnover e reduzir gastos com demissões.
Como mostraremos a você neste artigo, candidate persona trata-se do perfil do profissional ideal para atuar em uma posição específica da empresa.
Entenda mais a seguir, aprenda como criar a persona do candidato e conte com os melhores talentos no seu capital humano.
O que é candidate persona?
Candidate persona é um perfil semi fictício do candidato ideal para ocupar uma vaga na empresa.
Ele descreve, dentre outras coisas:
- idade;
- formação;
- hábitos,
- experiências,
- comportamentos;
- motivações;
- e a trajetória profissional (mais abaixo explicamos melhor) da pessoa.
A partir do momento que esse perfil é criado, o RH consegue elaborar uma vaga de emprego com mais chances de atrair os profissionais certos e, assim, evitar todos os transtornos (e problemas) de uma contratação errada.
É muito parecido com o buyer persona utilizado nas áreas de marketing e vendas para identificar e atrair leads qualificados. A diferença é que, na persona do RH, o foco está em ajudar os recrutadores a encontrar a contratação ideal.
É importante destacar também que: candidate persona não tem nada a ver com o público-alvo.
Enquanto o primeiro é bem específico e voltado ao R&S, o segundo é mais abrangente e faz uma descrição econômica, geográfica e social de quem é o comprador da empresa.
Resumindo, a persona do candidato seria uma descrição do profissional que é o match perfeito para trabalhar na empresa e ocupar determinada vaga.
👉 Leia também: Candidate experience: o que é e 6 dicas para melhorar o processo seletivo
4 Benefícios do candidate persona para o RH
Para o RH, a candidate persona é essencial para saber quem é a pessoa que precisa atrair.
Ter esse perfil criado e bem estruturado traz outras vantagens, como:
1. Anúncio da vaga de emprego personalizado
Um dos erros mais comuns no processo de recrutamento e seleção está em não considerar as especificidades e demandas de cada vaga. Ou seja, ao pensar em algo mais padrão e genérico.
O candidate persona impede que isso aconteça, pois dá um direcionamento específico sobre quem precisa ser atraído para um anúncio determinado.
👉 Leia também: Como elaborar um processo de recrutamento e seleção do zero
2. Processo seletivo mais ágil
“Quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. A frase de Alice no País das Maravilhas poderia ser adaptada para “quando não se sabe quem procurar, qualquer candidato pode ser selecionado”.
Claro que sabemos que não é exatamente assim, mas sem dúvidas, se o RH não sabe com mais detalhes quem será o profissional ideal, provavelmente o tempo para atrair as pessoas mais indicadas, selecioná-las, entrevistá-las e tomar a decisão será muito mais longo.
Pense na triagem de currículos. Se com uma vaga bem descrita o RH ainda assim se depara com perfis sem aderência à vaga, imagina o que acontece com uma descrição genérica e menos detalhada?
👉 Leia também: 10 estratégias de recrutamento para atrair candidatos talentosos
3. Maior retenção de talentos
A candidate persona ajuda também a reter os talentos da empresa. Isso porque todo profissional alocado na posição que corresponde ao seu perfil (e que possui fit cultural), sente-se mais satisfeito.
O resultado disso é visto no indicador de turnover, que tende a ser mais baixo do que em empresas cujo R&S ignora a persona do candidato.
4. Melhora o ambiente de trabalho
Na construção da persona do candidato, o RH precisa saber como é a equipe em que o profissional irá trabalhar. Informações como as competências comportamentais necessárias são importantes para que o contratado se dê bem com os colegas.
Ao ter o perfil mais indicado, a empresa reduz a probabilidade de fazer uma contratação que cause desequilíbrio e acabe gerando conflitos.
Além disso, o perfil ideal pode ser traçado visando à diversidade e inclusão. Isso contribuirá para um ambiente mais rico, com variedade de ideias e experiências diferentes.
Como criar a persona do candidato?
Para criar a candidate persona, siga estas etapas:
1. Pesquisa e Coleta de Dados
O primeiro passo é saber como é o perfil dos profissionais que já atuam na área em que a vaga está aberta. Isso ajudará a entender traços de personalidade, as habilidades, os interesses, aspirações, gostos pessoais etc.
A pesquisa deve ser feita também com o gestor, pois ele é a pessoa ideal para indicar os requisitos obrigatórios e os desejáveis, a formação necessária, experiência e outros detalhes que sejam relevantes.
Outra ferramenta importante nessa etapa é aplicar o teste de perfil comportamental dos seus colaboradores e documentar para cada vaga qual seria o perfil ideal para ela.
Saiba mais em:
- Metodologia DISC para recrutamento e seleção: saiba como usar
- Teste DISC: o que é, pra que serve e benefícios
2. Segmentação por Características e Habilidades Relevantes
Com base nos dados coletados, faça a segmentação por características e habilidades. Para isso, analise os requisitos indispensáveis para a posição.
Isso inclui desde as habilidades técnicas e conhecimentos específicos necessários, até a experiência anterior para desempenhar bem a função.
3. Descrição Detalhada
Nesta etapa é feita a descrição detalhada da candidate persona. É onde o perfil semifictício começa a ganhar ainda mais forma, pois é necessário obter informações como:
- Biografia (idade, posição, local de residência etc.)
- Formação necessária;
- Experiências anteriores;
- Motivações;
- Perfil comportamental desejado;
- Aspirações na carreira;
- Habilidades (soft e hard skills);
- Frustrações e gostos pessoais;
- Interesses pessoais;
- Locais em que costuma pesquisar vagas de emprego.
5. Atualização e Revisão Periódica
O processo de criação da persona do candidato não é estático. Pelo contrário, pois como o ambiente de trabalho é dinâmico, é importante sempre verificar se o perfil criado continua sendo aderente à vaga.
Para isso, após a admissão, verifique com o gestor se o candidato escolhido atende às necessidades da área, está aderente com a cultura da empresa e se o relacionamento dele com os colegas é bom.
Além do mais, toda vez que surgir uma vaga, não esqueça de garantir que o perfil esteja atualizado com as necessidades atuais.
Candidate persona: Exemplo prático
Entendido o que é persona RH, vamos a um exemplo prático. Imagine uma startup que tenha uma vaga em aberto para o cargo de Analista de Marketing Digital. Após a coleta de dados, o RH chegou na seguinte candidate persona:
Nome: Gabriela da Silva
Idade: 31 anos
Formação: Graduação em Marketing Digital ou Comunicação Social.
Experiência: 2 anos de experiência em marketing digital em empresa de tecnologia, com foco em gerenciamento de mídias sociais, SEO e campanhas de e-mail marketing.
Skills: habilidade em analisar dados, liderança, comunicação, resiliência e proatividade.
Características pessoais: criatividade, gosta de manter-se atualizada nas tendências de marketing digital, não tem medo de assumir liderança, é curiosa, se ajusta rapidamente e gosta de trabalhar em equipe.
Aspirações na carreira: quer se tornar líder de um time de marketing.
Objetivos com a vaga: aprimorar suas habilidades e trazer resultados para a empresa, pois isso a ajudará a crescer na carreira.
Interesses pessoais: em seu tempo livre, gosta de ler e de fazer caminhada. Está sempre antenada nas redes sociais e na maior parte do tempo se comunica com os amigos por meio delas.
Como pode ser encontrado: Gabriela é ativa no LinkedIn e Instagram e participa de grupos de vagas em marketing digital.
Utilizando a candidate persona nas estratégias de RH
Como você viu, a criação da candidate persona não é um jogo de adivinhação. Também não é feita com achismos, pois ela é baseada em informações concretas. Por isso, o RH pode utilizá-la de várias maneiras. Veja as principais:
- Adaptação de anúncios de vagas para atrair a persona certa: conforme comentamos, com as informações do candidato ideal o RH consegue elaborar um anúncio que atraia os profissionais certos.
- Melhoria da comunicação e interação durante entrevistas e processos seletivos: a partir do momento que conhece melhor o perfil de quem está sendo entrevistado, os recrutadores podem se comunicar com mais eficácia com os candidatos e fazer perguntas mais assertivas.
- Desenvolvimento de treinamentos e integrações alinhados com as expectativas e necessidades da persona: a persona do candidato apresenta suas aspirações e metas profissionais. Isso pode ser utilizado para oferecer treinamentos alinhados a essas necessidades.
- Melhora a comunicação: conhecer o perfil do candidato ideal é uma maneira também de adaptar melhor as mensagens para que elas ressoem em um nível mais pessoal. Isso cria um senso de conexão.
Como você pode ver, a empresa só tem a ganhar com a candidate persona.
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