O Business Partner é aquele profissional que ajudará o departamento de recursos humanos a melhorar performances de negócios, ou seja, ele se concentra em identificar e resolver gargalos para garantir que os objetivos sejam alcançados e permitir o crescimento empresarial.
O termo foi criado entre as décadas de 80 e 90 e ganhou ainda mais relevância com David Ulrich, professor universitário americano, através do livro “Human Resources Champions”. Na obra, ele destaca o quanto a função é relevante para que as empresas possam crescer de forma mais eficiente.
Apesar disso, a função passou a se popularizar mais recentemente. Por ser um profissional super estratégico para estreitar laços entre as áreas de Recursos Humanos e Negócios, a função tem se tornando cada dia mais conhecida e valorizada dentro das empresas que se beneficiam de uma comunicação mais eficiente.
Neste artigo, te contamos qual a definição de um Business Partner, quais suas principais funções e quais os atributos que você precisa ter para tornar-se um.
O que é um Business Partner?
O business partner é um dos colaboradores que mais entendem do negócio onde está atuando, tanto a nível estratégico quanto operacional.
Isso significa, essencialmente, que ele está preparado para ajudar todos os gestores da empresa a manterem esses dois “lados” alinhados. Proporcionando, dessa forma, o máximo de eficiência nos processos da empresa.
Para tanto, é preciso que o Business Partner tenha um olhar aprofundado do negócio, ao mesmo tempo que não se limite ao conhecimento técnico da área.
Sendo um profissional que atua olhando para todas essas áreas da empresa, o business partner tem como premissa conhecer profundamente as especialidades de um bom profissional de RH, além de estar atento a todas as estratégias da empresa.
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Isso significa objetivos financeiros a curto, médio e longo prazos, estratégias comerciais, planos de marketing, ou qualquer outro segmento da organização.
Ou seja, um business partner de RH atua, assim, como um consultor interno responsável pela gestão inteligente de pessoas e processos. Algumas vezes atua, por exemplo, como mediador entre questões de diversas equipes do time e a alta gestão da empresa.
O que faz um Business Partner?
Colocar um profissional de Recursos Humanos em contato próximo com a liderança executiva faz do RH parte da estratégia organizacional.
Sendo assim, se uma organização precisa fazer diagnósticos com fundamentos e ter uma visão de presente e futuro bastante precisa, é o momento de buscar um business partner. Afinal, ele terá o talento necessário para ser esse mediador e consultor interno.
Nesse sentido, suas principais atribuições são:
Propor soluções
É papel desse profissional propor soluções para os processos da empresa, planejadas com base em análise profunda das demandas e dos resultados do negócio. Podendo construir, desta forma, um plano de ação com o RH e lideranças para todas as áreas da empresa.
Braço estratégico
O business partner também é a pessoa que irá criar estratégias para atingir objetivos do negócio — até porque, conforme já falamos aqui, ele tem uma visão do todo bastante ampla. Tais estratégias devem contemplar áreas como financeira, estrutural e de vendas.
Incentivar a capacitação do time
Pensando na felicidade e capacitação do time, esse profissional deve preocupar-se em propor treinamentos, cursos, consultorias individuais, tudo como recursos estratégicos que garantam melhores resultados para a empresa e para o dia-a-dia do colaborador.
Sendo assim, ele é quem deverá treinar e desenvolver as equipes de trabalho com metodologias eficazes, como é o caso da metodologia ágil, garantindo qualidade de vida, satisfação no trabalho e desenvolvimento de lideranças de alto desempenho.
Apoiar na gestão de pessoas
O Business Partner reconhece altamente a importância dos colaboradores e se encarrega de garantir a gestão inteligente das pessoas. Estando próximo de lideranças, o profissional sabe fazer as perguntas certas para as lideranças que ajudam a definir estratégias objetivas. Além de habilidades de gestão de pessoas que colocam a relação entre líderes e liderados em outro patamar.
Conselheiro de diretores, gestores e líderes
Uma das funções mais importantes do business partner é justamente promover integração do time prevendo conflitos e promovendo integração mantendo, assim, o clima harmonioso entre partes da empresa.
Oferece sempre feedbacks
Por ser uma pessoa que permeia por diversos âmbitos da empresa, esse profissional é capaz de manter tanto colaboradores, quanto executivos com as percepções da empresa como um todo.
Com seu olhar atento, o business partner consegue dar feedbacks necessários a todos que precisam antes de um problema maior surgir, por exemplo.
Além disso, ele é o profissional que poderá rever planejamentos e propor reajustes para todas áreas e pessoas, de acordo com dificuldades e aprendizados que coleta dos times.
O que fazer para tornar-se um business partner
Apesar de não haver qualificação específica de business partner, o profissional está bastante ligado às experiências que já possui em sua área, como um gestor de RH, por exemplo.
Entretanto, esse profissional precisa conhecer de assuntos chamados “transversais” ao RH, tais como finanças, tecnologia e vendas. Isso faz com que o business partner esteja inteirado da realidade de uma esfera específica.
Sendo assim, diferente da maioria das funções em que é necessário ser totalmente especialista em determinado assunto, o business partner, para ser eficaz, precisa estudar todas as áreas que essencialmente envolvem uma empresa. Isso, como forma de passar a enxergá-las como uma unidade para a gestão das pessoas.
Além disso, esses profissionais precisam ter determinadas habilidades bastante desenvolvidas, como ser bons mediadores de conflitos, planejadores e executores, além de liderar com eficiência.
Para todos esses papéis, outra habilidade bastante importante desse profissional é o de saber persuadir e negociar com profissionais executivos e operacionais, assim como coordenar ações que alinhem todos da equipe.
Dessa forma, essa pessoa precisa entender do produto ou serviço que tanto empresa, quanto departamentos oferecem. Seja internamente, entre uma área e outra da empresa, ou externamente, para clientes.
Outro aspecto bastante importante desse profissional é que ele deve possuir uma excelente comunicação. Ele deve ter capacidade de ser uma ponte entre a organização como um todo e seus colaboradores. A comunicação precisa ser clara para que o business partner consiga focar nos indivíduos e ouvir o que têm a dizer sem perder de vista os interesses e as necessidades da empresa.
O Business Partner é um profissional que precisa, portanto, ter essa vasta experiência com pessoas, negócios e estratégias. É preciso ser capaz de influenciar pessoas, construir relacionamentos e comunicar-se efetivamente, além de ser impulsionado a inovar em suas formas de colaboração.
Conhecer tecnologias e interfaces que contribuam para a capacitação das pessoas e desenvolvimento da empresa faz dele um profissional que consegue assumir responsabilidades para além dos processos burocráticos.
Nesse cenário, vale a pena fazer também um plano de carreira, que vai permitir mapear quais áreas de formação ainda carecem de investimentos relacionados a aprendizado e estudos.
O profissional de Business Partner nunca para de se atualizar, afinal, tendo que ter todos os setores da empresa mapeados; quando uma estratégia muda, outras várias alterações em cadeia também acontecem.
O Business Partner é justamente a pessoa que juntará todas essas peças permitindo que a empresa flua em harmonia.