Avaliação do período de experiência: o que é e como conduzir uma?

Conheça os benefícios que a avaliação do período de experiência traz para a empresa e para o novo colaborador.

Os primeiros meses de um colaborador na empresa são cruciais para que o RH e o líder direto consigam entender a efetividade da contratação. E para obter essa resposta, nada como realizar uma boa avaliação do período de experiência.

Como o nome sugere, o objetivo desta ferramenta é mapear se o novo funcionário atende às necessidades da empresa e do cargo para o qual foi contratado, ao mesmo tempo em que fornece insumos importantes para que o profissional seja bem sucedido na função. 

Ficou curioso(a) para saber como isso é feito? Então siga com a leitura e fique por dentro das principais informações sobre a avaliação de desempenho no período de experiência

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O que é avaliação do período de experiência?

Para que você consiga entender com clareza o que é a avaliação do período de experiência, o primeiro passo é compreender ambos os conceitos separadamente. Então vamos lá:

 

Definição de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelas organizações de maneira contínua, a fim de acompanhar o trabalho e os resultados dos colaboradores ao longo de um período específico.

Na essência, ela permite que tanto a empresa quanto o colaborador tenham uma visão clara sobre os avanços comportamentais e técnicos da pessoa avaliada, tendo como base as últimas entregas, projetos e responsabilidades atribuídas a ela.

Posteriormente, avaliação de desempenho é utilizada na construção dos planos individuais de desenvolvimento (PDI) – um plano bem estruturado que permite ao profissional desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as que já possui.

 

Definição de período de experiência

O período de experiência, por sua vez, é uma modalidade de contrato de trabalho por prazo determinado, que permite que a empresa e o colaborador se relacionem em uma fase experimental e se avaliem mutuamente.

Em geral, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê que as organizações podem testar as aptidões de um profissional por até 90 dias antes de efetivá-lo. 

O empregador pode optar por uma duração menor, porém, sempre atentando-se para o fato de que o contrato só pode sofrer uma única prorrogação.

 

Definiçao de avaliação do período de experiência

Agora que os conceitos de avaliação de desempenho e período de experiência estão claros, já podemos dizer:

A avaliação de experiência nada mais é do que uma ferramenta que ajuda o RH e o gestor a identificar se o colaborador em fase experimental realmente possui fit cultural com a empresa e se está apto para assumir a função de forma efetiva.

Essa avaliação é feita por meio da aplicação de um questionário ao longo do período de experiência, que pode ser de 30, 45, 60 ou 90 dias. Geralmente, ele é respondido tanto pelo líder direto quanto pelo próprio profissional.  

 

A importância da avaliação do período de experiência para a empresa e para o colaborador 

A avaliação do período de experiência é benéfica para todos os envolvidos neste processo. Na sequência, vamos explicar detalhadamente os motivos:  

 

Para a empresa

Como mencionamos antes, um dos grandes diferenciais deste tipo de avaliação de desempenho nas organizações é permitir que a empresa tenha clareza sobre o sucesso das contratações mais recentes.

No caso de contratações equivocadas, a avaliação do período de experiência ajuda a evidenciar possíveis erros nos processos de recrutamento e seleção de pessoas, contribuindo assim para a promoção de melhorias contínuas nesta frente.

Além disso, essa também é uma prática que contribui para o alinhamento de expectativas entre a empresa e o novo colaborador, redução de erros na fase de adaptação, identificação da necessidade de treinamentos específicos e aumento da retenção de bons talentos.

 

Para o colaborador

Do ponto de vista do profissional, o processo da avaliação de desempenho no período de experiência favorece que ele tenha uma experiência mais positiva desde o primeiro dia na empresa.

Receber um retorno do líder direto sobre a própria performance tende a fazer com que o colaborador se sinta mais seguro sobre o trabalho que vem realizando. Afinal, ele terá uma clareza maior sobre o que está indo bem e o que ainda precisa ser melhorado.

Por fim, um processo claro de avaliação de experiência também garante ao profissional a tranquilidade de que ele será analisado de forma justa e clara na hora de a empresa definir se seguirá ou não com a efetivação.

 

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Como fazer uma avaliação do período de experiência?

Para realizar uma boa avaliação do período de experiência, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração, como:

 

1.      Frequência da avaliação

Embora muitas empresas realizem a avaliação somente após o término do período de experiência, o mais indicado é que essa ferramenta também seja aplicada ao longo do processo.

Se o contrato de experiência for de 90 dias, por exemplo, o ideal é que uma avaliação seja realizada com 45 dias para direcionar o colaborador sobre como ele está indo e o que pode ser melhorado.

Além disso, essa primeira avaliação também permitirá que a empresa entenda se realmente tem oferecido todos os recursos necessários para a adaptação e desempenho do novo funcionário.

Já a avaliação final, que costuma ser feita após os 90 dias, tem como objetivo bater o martelo sobre a efetivação ou não do profissional.  

 

2.      Pontos que serão avaliados

Outro fator crucial é a definição de quais aspectos, sejam eles técnicos ou comportamentais, serão avaliados em ambas as etapas.

Um bom caminho, aqui, é focar na validação das competências que foram identificadas durante o recrutamento e seleção do profissional em questão, a fim de entender se elas realmente estão contribuindo para os resultados organizacionais.

Outros pontos que também costumam ser levados em consideração na avaliação do período de experiência são: comprometimento, cumprimento das regras e horários, comportamento no ambiente de trabalho, relações interpessoais e fit cultural.

 

3.      Construção e envio do questionário de perguntas

A determinação dos pontos a serem avaliados é o que vai respaldar a construção do questionário de avaliação de desempenho. Veja 6 exemplos de perguntas que podem ajudá-lo a ter um norte:

1.      Em uma escala de 0 a 5, quanto o profissional assimilou o trabalho com facilidade e rapidez?

2.      Qual o nível de qualidade que o profissional tem apresentado na execução das atividades atribuídas a ele?

3.      Em uma escala de 0 a 5, como você avalia a adaptação do funcionário à equipe?

4.      Em uma escala de 0 a 5, como você avalia a adaptação do funcionário à cultura da empresa?

5.      O colaborador demonstra interesse pelo emprego e pela entrega de resultados?

6.      O colaborador apresenta facilidade para absorver novas informações e colocá-las em prática em suas novas atribuições?

 

4.      Feedback entre o profissional e o gestor direto

Todo processo de avaliação de desempenho culmina na conversa entre o colaborador avaliado e o seu líder direto, cujo objetivo é discutir os pontos mais relevantes que foram mapeados até ali.

Nesta etapa, o RH tem dois papéis fundamentais: o de preparar os gestores para a condução dessa conversa e o de auxiliá-los na identificação dos aspectos mais importantes a serem discutidos junto ao colaborador.

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Sabia que a tecnologia pode trazer mais agilidade na avaliação do período de experiência?

Agora que você já sabe como a avaliação do período de experiência funciona, queremos deixar uma dica extra: com uma mãozinha da tecnologia certa é possível conduzir todo esse processo com mais rapidez e eficácia!

A plataforma da Feedz, por exemplo, automatiza a criação e o disparo de questionários totalmente personalizados, além de permitir a análise de resultados em tempo real, através de ferramentas de avaliação.

Além de tudo isso, contratando a ferramenta da Feedz você vai garantir benefícios como:

  • Oportunidade de corrigir problemas da recém-contratação;
  • Oferecer feedbacks para o time de R&S;
  • Fornecer insumos para o primeiro PDI do colaborador;
  • Alinhamento de expectativas entre empresa e novo colaborador;
  • Fortalecer uma cultura de acompanhamento e feedbacks;
  • Exemplos de perguntas para usar na avaliação;
  • Configuração de disparo automático da avaliação no dia e horário escolhido;
  • Tenha seus dados seguros e armazenados em nuvem e não se preocupe em recorrer a planilhas e formulários manuais. Assim, você garante mais praticidade para avaliadores e avaliados;
  • Diminuição do tempo de contratação. 

 

 

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