Existem muitas formas de acompanhar a performance dos colaboradores de perto e, assim, promover a evolução contínua deles. Mas, hoje, gostaríamos de chamar a sua atenção para uma em específico: a avaliação de desempenho por competências.
Assim como acontece com os outros tipos de avaliação de desempenho, a avaliação por competências traz muitas vantagens competitivas para as organizações, como, por exemplo, o aumento da produtividade, engajamento e retenção de talentos.
Ao longo deste artigo, mostraremos como essa ferramenta funciona e de que maneira ela pode contribuir para o alcance de tais benefícios. Não deixe de ler até o final para ficar por dentro!
O que é avaliação de desempenho por competências?
A avaliação de desempenho por competências é uma ferramenta que ajuda as empresas a mapearem quais são as competências consideradas essenciais para que cada colaborador desempenhe a sua função.
Em tempos de escassez de talentos, encontrar profissionais que reúnam as competências que são mais relevantes para o negócio é uma missão praticamente impossível.
Para sermos mais exatos, estima-se que 3 em cada 4 empregadores ao redor do mundo enfrentam dificuldades nesta frente, segundo dados levantados pelo ManpowerGroup.
Mesmo quando essa barreira consegue ser superada, as empresas ainda precisam considerar que as habilidades demandadas pelo mercado são renovadas constantemente. E isso, por sua vez, demanda o aprimoramento contínuo da força de trabalho.
É neste contexto que a avaliação de desempenho por competências ganha espaço: quando colocada em prática, essa ferramenta de gestão ajuda as organizações a mapearem quais são as skills consideradas essenciais para que cada colaborador consiga desempenhar plenamente a sua função.
A partir de então, torna-se mais fácil validar quais habilidades estão sendo plenamente atendidas e quais ainda precisam ser aprimoradas e, assim, traçar um plano de desenvolvimento mais eficaz.
Quais são os tipos de competências?
Geralmente, as competências que são levadas em consideração neste tipo de avaliação de desempenho nas organizações estão dividas em quatro grupos principais:
1. Competências técnicas
Fazem parte deste grupo as habilidades mais específicas, que são demandadas de acordo com cada área/função e obtidas por meio da educação formal ou informal.
A fluência em outro idioma e o conhecimento sobre alguma metodologia ou ferramenta são exemplos nesta frente.
2. Competências comportamentais
São as habilidades interpessoais dos colaboradores, também conhecidas como soft skills. Elas se referem a como o profissional se comporta e inclui aspectos como a inteligência emocional, empatia, flexibilidade, comunicação, entre outros.
3. Competências organizacionais
Refere-se às competências que são importantes para a estratégia do negócio como um todo e que, portanto, diferenciam a empresa frente à concorrência. Foco, dinamismo e inovação são algumas das mais comuns.
4. Competências de liderança
Por fim, temos as habilidades consideradas essenciais na figura do líder. Geralmente, elas são formadas por um mix entre as competências técnicas e comportamentais, envolvendo desde skills de comunicação e persuasão até planejamento e gestão de mudança.
👉 Caso queira se aprofundar mais neste tópico, temos um artigo sobre 35 competências essenciais para a avaliação de desempenho que pode ajudar!
Vantagens e desvantagens da avaliação por competências
Um dos pontos fortes da avaliação por competências é que, em geral, ela consegue ir além das avaliações de desempenho tradicionais, que focam mais na produtividade e entrega de resultados.
Por meio de uma análise sistemática, ela possibilita que a companhia tenha uma visão realmente abrangente sobre os seus talentos, a partir da relação entre a performance deles e as competências essenciais para cumprir suas atividades.
Com o tempo, essa prática contribui para o alcance de inúmeros benefícios, como:
- Fortalecimento da cultura do feedback;
- Maior agilidade no alcance dos objetivos organizacionais;
- Programas de treinamento e desenvolvimento mais eficazes, focados nas competências que cada profissional precisa desenvolver;
- Fortalecimento da cultura e do clima organizacionais;
- Ampliação do conhecimento dos gestores sobre o potencial de suas equipes;
- Aumento da produtividade e a satisfação dos colaboradores;
- Melhora da comunicação interna.
👉 Leia também: Avaliação de resultados: O que é, como funciona e como fazer
Não há como negar: essas vantagens são realmente importantes para o sucesso dos negócios! Mas não poderíamos deixar de alertá-lo, também, sobre alguns dos pontos de atenção desta ferramenta.
O primeiro deles é que a avaliação de desempenho por competência tende a trazer resultados no longo prazo. Justamente por isso, ela costuma fazer parte de uma estratégia maior, que inclui outras ferramentas de gestão, como as reuniões one on one.
Além disso, trata-se de uma avaliação mais complexa, que além de tomar tempo também demanda bastante organização e planejamento por parte do RH.
Embora esse seja um aspecto que deva ser colocado na balança, ele pode ser facilmente contornado com a adoção de soluções de automatização. Ao final, falaremos sobre elas!
Como aplicar a avaliação de desempenho por competências?
Agora que você já sabe o potencial que as avaliações de desempenho por competências têm, chegou a hora de entender como colocá-la em prática na sua empresa. Confira, abaixo, as etapas principais:
1. Mapeamento das competências
Para que seja possível acompanhar a performance dos colaboradores com base nas competências, é preciso, antes de mais nada, definir quais competências são essas, não é mesmo?
Vale lembrar que elas devem ser mapeadas de acordo com as necessidades específicas de cada cargo. Se a sua empresa já possui um plano de cargos e salários, provavelmente terá essas informações na manga.
2. Definição do método de avaliação e da periodicidade
Existem várias formas de realizar uma avaliação de desempenho. Sendo assim, a sua próxima missão é escolher qual método é o mais adequado para a sua empresa.
Entre os modelos mais utilizados, estão as avaliações 90 graus, 180 graus e 360 graus. Vale a pena conhecer cada uma delas mais a fundo!
Além disso, também é importante definir com qual frequência o processo será realizado. A periodicidade dependerá das características de cada organização, mas, em suma, recomenda-se que as avaliações sejam repetidas, no mínimo, a cada seis meses.
3. Elaboração e aplicação do questionário de avaliação
Uma vez definido o método, será o momento de preparar as questões que farão parte da avaliação. Se você não souber por onde começar, dê só uma olhada nessas 30 sugestões de perguntas para avaliação de desempenho por competências!
Assim que definir as suas preferidas, você já poderá enviar o questionário para todos os envolvidos no processo de avaliação. Mas lembre-se, sempre, de orientá-los sobre a forma correta de respondê-lo.
4. Análise dos dados e feedback
Com os resultados em mãos, a missão do RH, juntamente com os gestores de pessoas da empresa, é analisar os dados obtidos e destacar os pontos mais relevantes para serem discutidos com o colaborador no momento do feedback.
É nesta conversa, que costuma ser feita entre o funcionário e o seu líder direto, que será criado um plano de ação para que o profissional consiga aprimorar as habilidades que ainda não estão plenamente desenvolvidas.
Esse plano, por sua vez, deve ser acompanhado de perto e revisto continuamente, tanto pelo RH quanto pelo gestor, a fim de garantir que o colaborador está no caminho certo.
👉 Ainda tem dúvidas sobre como usar as competências na avaliação de desempenho? Então confira 15 exemplos que podem ajudar!
Como automatizar a avaliação por competências?
Como você viu até aqui, a avaliação de desempenho por competências demanda bastante trabalho. Por isso, muitas vezes os profissionais de RH ficam na dúvida se é realmente possível conciliar essa estratégia com as demais responsabilidades do setor.
O segredo para dar conta do recado é automatizar o processo ao máximo. E a boa notícia é que, atualmente, as empresas podem contar com ferramentas digitais que cumprem exatamente com este objetivo.
Esse é o caso da plataforma da Feedz, uma solução completa para aumentar o engajamento e desempenho dos colaboradores. Por meio dela, é possível criar questionários totalmente personalizados, analisar os resultados em tempo real e muito mais.
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