Avaliação de desempenho nas organizações: [Dicas + Etapas]

Saiba como melhorar os resultados da avaliação de desempenho nas organizações com a ajuda da tecnologia e dos métodos contemporâneos.

Aumento do engajamento e produtividade das equipes, queda do turnover e melhora do clima organizacional. Como você já deve saber, esses são apenas alguns dos benefícios que podem ser alcançados quando o processo de avaliação de desempenho nas organizações é bem conduzido.

Diante de tantos ganhos, é importante que o RH esteja sempre atento às melhores estratégias e ferramentas que são usadas nesta frente. Afinal, quanto mais redonda for a forma de medir a performance das equipes, melhores serão os resultados colhidos.

Se a sua organização já entende a importância da avaliação de desempenho, mas sente que ainda há espaço para melhorar, então esse artigo é para você. Ao longo dele, traremos dicas práticas de como tornar esse trabalho ainda mais eficiente!

Como melhorar o processo de avaliação de desempenho nas organizações?

As avaliações de desempenho evoluíram significativamente nos últimos anos, tanto para que elas ganhassem mais agilidade e assertividade, quanto para que os colaboradores se sentissem mais acolhidos e engajados ao longo de todo o processo.

Veja, abaixo, quais foram as mudanças mais significativas e de que forma elas estão contribuindo para uma avaliação mais fluida e justa para todos.

 

1. Adoção da tecnologia

Esqueça as planilhas e papéis. Graças aos avanços tecnológicos e à transformação digital, hoje o RH das empresas pode contar com o que chamamos de Avaliação de Desempenho 4.0.

Com o apoio de ferramentas que permitem coletar os dados de um grupo de colaboradores em determinado período de tempo, esse tipo de avaliação veio para diminuir as burocracias, trazer mais objetividade e melhorar significativamente a análise e gestão de talentos.

Ao automatizar parte das atividades que antes eram feitas de forma puramente manual, essas soluções ajudam o RH e as lideranças da empresa a acompanharem os resultados das avaliações em tempo real e, assim, obterem insights de forma mais rápida.

 

2. Diversificação dos tipos de avaliação de desempenho humano na empresa

Não foram apenas os meios utilizados para aplicar a avaliação de desempenho que mudaram. Recentemente, surgiram também novos métodos de avaliação capazes de medir a performance dos colaboradores de forma mais ampla e assertiva.

Entre eles, podemos citar:

  • Autoavaliação de desempenho: permite que, além do gestor, o próprio colaborador também reflita sobre o trabalho que vem realizando. A ideia é que o profissional avalie o próprio desempenho, levando em consideração questões como pontualidade, capacidade de trabalhar em grupo, entre outras competências.

 

  •  Avaliação de desempenho por objetivos (APO): é um método que acompanha de perto o empenho dos funcionários para atingirem suas metas individuais, tornando possível identificar quais são os colaboradores que estão comprometidos com os objetivos da empresa e, sobretudo, com o desenvolvimento pessoal e profissional. 

 

  • Avaliação 360 graus: parte do princípio de que, ao considerar diferentes percepções, é possível obter uma avaliação mais justa e clara. Por isso, envolve não apenas a opinião do gestor e do próprio colaborador, como também de colegas de equipe, fornecedores e até mesmo clientes.

 

planilha editável matriz nine box

 

3. Realização das avaliações em intervalos de tempo menores

Outra novidade capaz de melhorar a avaliação de desempenho nas organizações está relacionada ao tempo…

Para conseguir acompanhar o dinamismo do mercado e não deixar nenhum ponto importante de fora, as empresas foram entendendo a necessidade de analisar a performance das equipes com uma frequência cada vez maior.

Com isso, as avaliações anuais deram espaço para as avaliações trimestrais ou semestrais. E, nesse meio tempo, outras estratégias complementares ganharam força – como as reuniões One on One, que são realizadas semanalmente entre os líderes e seus liderados.

 

4. Maior conscientização das lideranças e colaboradores

Se você já adota as práticas apresentadas acima na sua empresa e, ainda assim, sente que as estratégias não estão rendendo os frutos esperados, talvez a importância da avaliação de desempenho não esteja clara para todos os envolvidos no processo.

Neste caso, o caminho está na conscientização dos líderes e, principalmente, dos colaboradores. Afinal, eles são os maiores beneficiados quando essa prática é executada da maneira correta.

Vale a pena reforçar com o time que o objetivo principal das avaliações de desempenho é garantir que eles continuem evoluindo pessoalmente e profissionalmente.

Já com a liderança, o foco é reiterar a importância da objetividade, honestidade e transparência na hora de avaliar cada um dos membros da equipe e ajudá-la a engajar os colaboradores nessa missão.

 

guia completo avaliação de desempenho

 

Etapas do processo de avaliação de desempenho nas organizações

Tão importante quanto conhecer as estratégias que podem melhorar a avaliação de desempenho humano na empresa é saber como estruturar esse processo de AD de forma coerente, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais etapas de uma avaliação de desempenho de sucesso. Acompanhe:

 

1. Definições iniciais

Tudo começa pela definição dos métodos que serão usados e as competências que serão avaliadas. Para ser assertivo nessa hora, é importante envolver os gestores da empresa nas decisões.

 

2. Criação do questionário

Uma vez levantadas as competências, será o momento de elaborar o questionário que vai viabilizar a coleta de dados referentes a elas. Para te ajudar a ter um norte, listamos aqui 20 perguntas que podem ser usadas nessa etapa!

 

3. Aplicação do questionário

Quando o questionário estiver pronto, será o momento de aplicá-lo junto aos líderes, colaboradores e demais participantes.

Mas, para que tudo saia conforme o planejado, lembre-se do que falamos antes: é importante garantir que todos estejam cientes sobre a importância dessa estratégia e como ela funciona!

 

4. Feedback e plano de ação

Essa é uma das etapas mais importantes da avaliação de desempenho: após a aplicação dos questionários e o levantamento dos dados mais relevantes, o processo se encerra com o momento do feedback, ou seja, da conversa entre o gestor e o colaborador.

O objetivo final desse bate papo é criar um plano de ação, conhecido como Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que permitirá aperfeiçoar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes de cada profissional.   

A partir de então, o papel dos gestores – sempre com o apoio do RH – é acompanhar a evolução e atuar para orientar os colaboradores sobre como superar os desafios que possam aparecer no caminho.

 

A avaliação de desempenho nas organizações fica muito mais fácil com a Feedz!

Agora que você já sabe como aperfeiçoar a avaliação de desempenho da sua empresa, queremos apresentar uma ferramenta que pode contribuir com muitas das dicas que apresentamos até aqui: a plataforma da Feedz.

Reunindo todas as ferramentas de gestão de pessoas em um só lugar, nosso software permite a criação de avaliações de desempenho 90°, 180° e 360°, totalmente personalizadas, além de favorecer a análise dos resultados em tempo real.

👉 10 benefícios da avaliação de desempenho da Feedz

👉 Como avaliar meu desempenho profissional [Dicas e Exemplos]

 

Dessa forma, fica mais fácil identificar quais colaboradores estão com desempenho acima ou abaixo da média nos critérios avaliados e estabelecer, de uma vez por todas, a cultura do feedback contínuo.

Além do módulo de Avaliação de Desempenho 4.0, a Feedz também reúne módulos de Pesquisa de Clima Pulsos, Gestão de Objetivos e Metas (OKR), Reuniões 1:1, Termômetro Emocional, PDI e muito mais.

Ficou curioso para saber como a plataforma de avaliação de desempenho da Feedz funciona? Acesse nossa demonstração interativa gratuita e descubra como simplificar esse processo! Insira seu e-mail abaixo e tenha acesso agora.

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