A avaliação de desempenho permite ao RH e gestores avaliarem a performance individual, fornecer feedback construtivo, estabelecer metas e alinhar os objetivos dos funcionários com os objetivos da organização.
As reuniões one on one (1:1), por sua vez, são o que chamamos de “cara a cara”. Para entender, são os encontros entre líder e liderado para discutir assuntos relacionados ao trabalho.
Ambas, avaliação de desempenho e reuniões 1:1 são indispensáveis para uma gestão eficaz das equipes.
Neste artigo, mostraremos a você a relação entre as duas ferramentas. Confira!
Por que as avaliações de desempenho são importantes para as empresas e os funcionários?
As avaliações de desempenho servem para avaliar a performance dos colaboradores e os resultados obtidos, analisar necessidades de desenvolvimento e ter feedback. É utilizada também para apoiar no desenvolvimento dos funcionários.
Isso porque, independente do tipo de avaliação que uma empresa decida adotar, todas elas têm o objetivo de possibilitar aos colaboradores terem uma visão clara sobre seus pontos fortes e aqueles em que precisam melhorar.
Com os resultados dos questionários, o RH e os gestores têm insumos para tomar decisões informadas sobre promoções, ações de treinamento, aumentos de salários entre outras.
Organizações que avaliam o desempenho de seus funcionários continuamente conseguem obter benefícios como:
- Fortalecimento da comunicação interna;
- Melhora do clima organizacional,
- Aumento de engajamento, motivação e produtividade;
- Correção de desvios
- Entre muitos outros.
O papel das reuniões 1:1 nas avaliações de desempenho
Antes de partirmos para a dupla avaliação de desempenho e reuniões 1:1, vamos entender rapidamente o segundo conceito.
One on one (um a um) é um tipo de reunião no qual os gestores se reúnem com cada um de seus colaboradores para discutir temas que sejam relevantes para a carreira do colaborador.
Perceba que é diferente de feedback, pois:
- O feedback se concentra em um ponto específico, como o andamento de um projeto, alinhamento de expectativas, motivar o funcionário, conhecer melhor o profissional, entre outros.
- As reuniões one on one podem ter diversos tópicos em pauta, inclusive as preocupações do colaborador, trocas de ideias etc.
Nas avaliações de desempenho, as 1:1 dão aos colaboradores a oportunidade de ter uma conversa aberta com seus líderes. Esses encontros são uma oportunidade única para criar um ambiente de confiança, empatia e transparência.
Como consequência, as avaliações tornam-se mais efetivas e trazem melhores resultados.
Benefícios das reuniões 1:1 para as avaliações de desempenho
Para entender bem o porquê de a avaliação de desempenho não poder existir sem as reuniões 1:1, dê uma olhada:
Melhora na comunicação
O diálogo é o centro das reuniões one on one. Elas proporcionam um espaço propício para isso, pois nessas conversas individuais os líderes podem demonstrar empatia e de preocupação genuína pelo bem-estar dos colaboradores.
Além do mais, existem certas informações que acabam ficando entre os funcionários. E são justamente elas que podem trazer problemas como desmotivação, crises no ambiente, baixo desempenho etc.
Nas avaliações de desempenho, reuniões 1:1 abrem a porta para que o profissional, na hora de conversar com seu líder, sinta-se à vontade para compartilhar dificuldades e eventuais necessidades.
Desse modo, a empresa consegue ser proativa na resolução de problemas. Além do mais, com base na avaliação de desempenho e na conversa com o colaborador, é criado um plano de ação.
Como em uma 1:1 o funcionário se sente confiante em compartilhar desafios sem medo de que será julgado ou até que será penalizado por isso, o plano de ação é ainda mais assertivo.
Oportunidades para feedback contínuo
Uma avaliação de desempenho não encerra quando o gestor conversa com o profissional, elabora o plano de ação com novas metas e espera até o próximo ciclo para ver se tudo está andando conforme o planejado.
Se for aguardar até a avaliação seguinte para saber se o profissional tem alguma dúvida, se está conseguindo atingir os objetivos ou se precisa de ajuda, é muito provável que os resultados não sejam alcançados.
As reuniões one on one devem ser regulares, no mínimo uma vez por mês. Isso possibilita que haja ciclos curtos para a resolução de problemas ou para entender os desafios dos colaboradores.
Assim, é possível corrigir o que for necessário para que as metas definidas em conjunto com o colaborador na avaliação de desempenho sejam cumpridas.
Criação de um ambiente de trabalho mais confortável e compreensivo
Uma das vantagens das reuniões 1:1 é a de fazer o colaborador ter confiança em expor seus problemas (muitas vezes, até mesmo pessoais). A confiança existe porque os funcionários sabem que serão ouvidos e compreendidos.
Especialmente se a prática da 1:1 for regular, aos poucos os líderes e seus liderados vão se conhecendo melhor e a abertura para tratar de certos temas é maior. E quem não gosta de ser realmente ouvido e de sentir que está sendo ajudado?
Essa sensação ajuda a criar um ambiente de trabalho mais leve e em que todos se sentem bem.
Nesse sentido, uma avaliação de desempenho que é seguida por reuniões 1:1 tende a trazer resultados consistentes e a incentivar a felicidade no local de trabalho.
Maior engajamento e motivação dos funcionários
Avaliação de desempenho e reuniões 1:1 têm em comum dois objetivos: aumentar o engajamento e tornar funcionários mais motivados.
Essa é a razão pela qual ambas as ferramentas, quando usadas em conjunto, potencializam a performance dos profissionais.
É durante a one on one que os líderes podem dar feedback das avaliações aos colaboradores. Na prática, é o momento em que gestores têm a oportunidade de reconhecer o trabalho e as conquistas de cada membro de seus times.
Todos gostamos de ser reconhecidos e, quando isso acontece, contribui para uma cultura positiva e motivadora. Consequentemente, os funcionários se esforçam ainda mais.
Como implementar reuniões 1:1 em conjunto com avaliações de desempenho
Você entendeu que avaliação de desempenho e reuniões 1:1 devem ser usadas em conjunto. Para saber como fazer isso, siga nosso passo a passo:
1. Defina a frequência das reuniões one on one: a primeira one on one ocorre quando o gestor for dar o feedback da avaliação ao seu funcionário. Para monitorar o progresso do profissional, qual será o intervalo entre esses encontros?
Lembramos que o indicado é que a 1:1 ocorra em intervalos regulares, no mínimo uma vez ao mês.
2. Capacite os líderes: a one on one precisa ser conduzida de maneira efetiva, por isso é importante que os líderes sejam capacitados.
- Defina metas: a avaliação de desempenho é também usada para a definição de metas. Elas são definidas de modo a serem cumpridas entre uma one on one e outra.
Isso facilita o acompanhamento do líder em relação ao progresso do colaborador.
3. Utilize as informações da 1:1 na próxima avaliação: os dados coletados com as reuniões one on one devem ser utilizados como insumos no próximo ciclo de avaliação.
Por exemplo, se o colaborador está passando por alguma dificuldade e o líder definiu um plano de ação para ajudá-lo, na próxima avaliação esse mesmo líder deve considerar essa questão e ver as melhorias que ocorreram.
Também, é importante verificar se o profissional ainda encontra quaisquer dificuldades.
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