Assinatura digital: como funciona e como implantar na empresa?

A assinatura digital pode transformar a sua empresa. Veja como a ferramenta pode ser implementada e quais os seus benefícios.

Com a transformação digital, que trouxe a digitalização de documentos e processos, a era do papel ficou para trás. Para uma área que lida com tanta burocracia, como o DP, e para o RH, que precisa manter diversos registros, reduzir a quantidade de papel é uma vitória.

A assinatura digital é uma tecnologia que ajuda nisso, como também contribui para a otimização de processos internos, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Quer saber como fazer assinatura digital e como ela funciona? Então, continue por aqui e siga a leitura deste artigo que preparamos para você. 

Acessar o infográfico sobre Assinatura Digital para RH e DP

O que é assinatura digital e qual sua importância no ambiente empresarial?

A assinatura digital é uma tecnologia para autenticar documentos que transitam virtualmente, ou seja, documentos eletrônicos. Ela é equivalente a uma assinatura de próprio punho. 

Dessa maneira, a pessoa que assina um documento digitalmente comprova que é quem diz ser. Isso é possível, pois esse tipo de assinatura utiliza criptografia para vincular a identidade do signatário aos dados que estão sendo assinados.

No ambiente empresarial, a assinatura digital ajuda a agilizar processos, pois reduz o tempo para formalizar um acordo. Além disso, possibilita que documentos sejam assinados remotamente, trazendo mais autonomia. 

Como elimina a necessidade de impressão, o recurso reduz os custos consideravelmente. Outra vantagem da assinatura digital para as empresas é a automação de fluxos de trabalho, eliminando tarefas manuais repetitivas. 

Assim, os profissionais de RH e DP conseguem se concentrar em atividades mais estratégicas e de mais valor agregado.

Leia também:

👉 Os principais desafios do departamento pessoal e como resolvê-los
👉 Assinatura eletrônica: o que é e como fazer?

 

Diferença entre assinatura digital e eletrônica

Antes de saber como criar assinatura digital, é importante entender que existe ainda a assinatura eletrônica. Embora muitas pessoas achem que é tudo a mesma coisa, tenha em mente que um recurso é diferente do outro.

A assinatura eletrônica se refere a um conceito muito mais amplo e diz respeito a todo tipo de validação de identidade no ambiente virtual. As senhas para acessar a conta bancária são um bom exemplo.

Por sua vez, a assinatura digital é uma forma de assinatura eletrônica. Contudo, ela requer um certificado digital validado pela ICP-Brasil, sigla para Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

Além do certificado digital ICP-Brasil, as assinaturas digitais feitas por meio de certificados corporativos também têm validade jurídica para a negociação de contratos.

Destacamos ainda que a assinatura digital tem como requisitos:

  • Autenticação: garante a veracidade da identidade do signatário.
  • Integridade: quando o documento é assinado, seu conteúdo não pode mais ser alterado.
  • Não repúdio: o signatário não pode negar plausivelmente que assinou um documento.

 

Benefícios da implementação da assinatura digital para empresas

Hoje em dia é cada vez mais comum falarmos de departamento pessoal online, cujas atividades são executadas graças ao uso da tecnologia. Isso requer também a adoção de assinaturas digitais.

Mas não é apenas para um DP online que o recurso traz benefícios. Veja o que sua empresa pode ganhar ao adotá-la:

 

Eficiência operacional

Uma das principais vantagens da assinatura digital é tornar as operações mais eficientes. Isso porque ela acelera atividades que poderiam levar horas ou dias para serem concluídas porque dependem de assinaturas de pessoas diferentes.

Muitas vezes, a pessoa precisa reconhecer firma em cartório, o que torna o processo ainda mais demorado. 

Alguns dos processos de RH e DP que são agilizados com o recurso são:

 

Aproveite e leia também:

👉 Sistema de departamento pessoal: 4 motivos para ter um
👉 Admissão digital: Guia completo para profissionais do RH e DP

 

Segurança e conformidade legal

A assinatura digital utiliza chaves criptográficas para atestar autenticidade ao signatário. Isso requer o uso de um certificado digital, o que confere muito mais segurança ao processo.

Com relação à conformidade, a Medida Provisória (MP) nº 2.200-2/2001 autoriza o uso de ambas as assinaturas: eletrônica e digital. Em outras palavras, documentos assinados digitalmente são reconhecidos pela justiça.

 

Como implementar a assinatura digital na sua empresa

Você pode começar a adotar a assinatura digital na sua empresa o quanto antes. Dê uma olhada nos itens que precisa considerar:

 

Escolha da plataforma adequada

O primeiro passo é escolher um assinador digital, que nada mais é do que um software que irá anexar os elementos criptográficos do certificado digital ao documento que será assinado.

Para a escolha da plataforma, considere aspectos como usabilidade, segurança, suporte técnico, integrações com sistemas existentes, custo e funcionalidades adicionais.

Em muitos sistemas, para criar a assinatura digital é preciso fazer login na plataforma escolhida e, então, fazer upload dos documentos e enviá-los aos destinatários.

 

Integração com sistemas existentes

Mais importante do que saber como fazer uma assinatura digital, é procurar por uma plataforma que seja capaz de interagir com outros sistemas, como CRM, ERP e softwares de gestão de documentos, por exemplo.

 

Treinamento e aceitação dos colaboradores

A assinatura digital, assim como a adoção de qualquer tecnologia, só é um sucesso se os colaboradores fizerem uso dela. Para tanto, é necessário primeiro educá-los sobre o assunto.

Uma das questões que podem ser levantadas por eles é sobre a validade jurídica. Deixe claro que no Brasil o recurso é válido desde 2001. Essa validade é garantida pela Medida Provisória 2.200-2, a qual regula a certificação digital no nosso país. 

Outra dúvida é sobre os benefícios desse recurso. Reforce pontos como ganho em agilidade, redução de custos e de erro, e aumento de produtividade

Não deixe de mencionar a otimização de processos de rotina que exigem a coleta de assinaturas. Isso porque com a tecnologia, as tarefas seguintes deixam de existir:

  • Remessa física de documentos;
  • Reconhecimento de firmas;
  • Gestão de documentos físicos.

 

Do mesmo modo, deixe claro que a assinatura digital é ainda mais segura do que a assinatura eletrônica (e a própria assinatura em papel), uma vez que a criptografia diminui os acessos indevidos e garante a veracidade das informações. 

 

Falando em rotina, aproveite e salve a leitura destes dois artigos:

👉Checklist de rotinas do departamento pessoal e como se organizar
👉Quais são as principais rotinas do departamento pessoal

 

Desafios comuns na implantação da assinatura digital e como superá-los 

O principal desafio é a resistência que os colaboradores possam ter com a mudança. Parte disso é cultural, especialmente se a empresa for mais tradicional e não tão adepta à transformação digital. Em outras palavras, tudo depende do DNA da companhia. 

Se esse for o caso na sua organização, para mudar esse modo de pensar, o DP e o RH devem investir em treinamentos eficazes e em comunicação para educar e engajar os funcionários.

Outro desafio é o medo de que a assinatura digital seja mais vulnerável a ataques cibernéticos, fraudes e violações nos documentos. A preocupação de que ela não seja totalmente aceita legalmente é ainda uma barreira real.

Sobre este ponto, é importante apresentar as leis referente à validade jurídica da assinatura digital (MP nº 2.200-2/2001) e esclarecer que as regulamentações estão em constante melhorias.

 

E você já sabe da novidade da Feedz? Agora, por meio da solução de Departamento Pessoal, sua empresa poderá assinar documentos digitalmente com 100% de segurança e validade jurídica. 

Com Assinatura Digital Feedz by TOTVS, a sua empresa: 

  • Reduz as papeladas; 
  • Simplifica e centraliza digitalmente os documentos; 
  • Envia e recebe documentos para assinatura digital; 
  • Tem uma visão clara da gestão de assinaturas. 

 

Leve o seu RH para o futuro! Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita 👇

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!