Imagine como seria poder ler a mente dos colaboradores da sua empresa. Parece até coisa de filme de ficção científica, não é mesmo? Mas a verdade, é que essa já é a realidade de algumas organizações.
Por meio da análise de sentimento dos funcionários, o RH transforma uma simples tarefa administrativa em uma demanda estratégica.
Se você quer descobrir como essa técnica inovadora pode transformar o seu local de trabalho, continue a leitura!
O que é análise de sentimento no ambiente de trabalho?
A análise de sentimento é um processo que utiliza uma tecnologia para entender melhor as emoções dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho.
Normalmente, é feita por meio de inteligência artificial (IA) em conjunto da interpretação humana, afinal, a IA veio para facilitar e somar ao trabalho dos profissionais de RH.
Um exemplo da sua aplicação é para avaliar as emoções e os sentimentos nas respostas qualitativas dos funcionários das pesquisas do RH, como a eNPS. Essa é uma atividade que, quando feita manualmente, tende a tomar muito tempo dos profissionais de RH.
Nesse sentido, a análise de sentimentos surge para que o profissional de RH tenha mais tempo para pensar em ações estratégicas, já que a inteligência consegue categorizar os comentários em sentimentos, permitindo um maior entendimento da visão dos colaboradores sobre a empresa.
Por que a análise do sentimento dos funcionários é importante?
Empresas são feitas de pessoas, e pessoas têm emoções, não é mesmo? Entender essas emoções é importante para que os colaboradores se sintam ouvidos, valorizados e respeitados. Dessa maneira, eles também se tornam mais produtivos, criativos, colaborativos e leais.
Os dados da Gartner reforçam essa importância quando apontam que funcionários que se sentem vistos e ouvidos tendem a obter um desempenho cerca de 4 vezes maior, além de permanecer na empresa por mais tempo.
Um dos argumentos do RH é a falta de tempo para analisar as respostas qualitativas da pesquisa de satisfação. Como elas não seguem um padrão, o profissional da área precisa analisar uma por uma e tirar as próprias conclusões. Se em uma empresa pequena já toma muitas horas do RH, imagine em organizações maiores.
Assim, podemos dizer que a análise de sentimentos proporciona ao RH uma visão clara do clima emocional da empresa, de maneira fácil e prática. Ou seja, ela ajuda a identificar pontos de melhoria antes que se tornem grandes problemas, e destaca pontos positivos a serem celebrados e replicados.
Sem falar que proporciona mais tempo para o RH trabalhar nos planos de ação para aumentar a satisfação dos funcionários.
A seguir, falaremos sobre os benefícios para a empresa e para os colaboradores ao implementar a análise do sentimento. Confira!
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Benefícios de usar a análise de sentimento no local de trabalho
Entender como os colaboradores se sentem vai muito além de simplesmente mantê-los felizes. Esse recurso pode transformar a sua organização em muitas esferas. Confira agora:
1. Decisões estratégicas baseadas em dados
Sempre falamos sobre a importância do RH estratégico porque tomar decisões baseadas em palpites, achismos ou intuição é coisa do passado.
A análise de sentimentos oferece dados que refletem as verdadeiras necessidades e sentimentos dos colaboradores.
Portanto, se a sua empresa deseja se manter competitiva e fortalecer a marca empregadora, é fundamental desenvolver ações com base nos insights da pesquisa.
2. Melhoria contínua da comunicação interna
A análise de sentimentos incentiva uma comunicação mais franca e honesta. Ela permite que o RH entenda as preocupações não ditas e ajuste as estratégias.
Por exemplo: após a implementação da análise de sentimentos, uma empresa descobriu que muitos trabalhadores se sentiam sobrecarregados com os curtos prazos. Com isso, o RH conseguiu atuar juntamente às lideranças para ajustar os cronogramas das equipes. O resultado é uma equipe menos estressada e mais feliz.
3. Aumento da produtividade e engajamento
Como mostra o relatório da Gartner, colaboradores que se sentem compreendidos e valorizados têm um desempenho melhor.
Isso só acontece porque a análise de sentimentos identifica as questões que mais importam para a equipe.
Imagine que os funcionários da sua empresa afirmam que valorizam o reconhecimento. Nessa situação, o RH pode desenvolver um programa de feedback contínuo ou usar a gamificação para reforçar essa cultura, por exemplo.
4. Redução da rotatividade de funcionários
A rotatividade é custosa e desestabilizadora para as empresas. Por isso, ao identificar sentimentos negativos dos funcionários, o RH pode agir rapidamente na resolução dos possíveis problemas e assim, ajudar na redução do turnover (rotatividade).
Lembre-se que colaboradores mais satisfeitos estão menos propensos a reduzir a rotatividade.
👉 Leia também: 7 dicas para diminuir a rotatividade de colaboradores na sua empresa
5. Antecipação de problemas e resolução proativa
Ao invés de reagir aos problemas depois que eles surgem ou quando se tornam graves, a análise de sentimentos permite que as equipes de RH antecipem proativamente essas questões e atuem rapidamente na resolução.
6. Promoção de uma cultura positiva
Ter uma cultura de trabalho positiva é essencial para qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida. Como a análise de sentimentos destaca as áreas de melhoria, o RH pode trabalhar para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor.
Ao identificar que a equipe valoriza flexibilidade, a empresa pode desenvolver uma política mais liberal de trabalho remoto, por exemplo.
7. Desenvolvimento de liderança
As lideranças também se beneficiam da análise de sentimentos, viu?
Com insights preciosos sobre o que as pessoas colaboradoras sentem e pensam, os líderes podem desenvolver as habilidades de gestão e comunicação, o que resulta em uma liderança mais alinhada às necessidades da equipe.
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Como funciona um software de análise de sentimento dos funcionários?
Um software de análise de sentimento geralmente utiliza Inteligência Artificial (IA) para categorizar os comentários em sentimentos (positivos, negativos e neutros).
Por exemplo: um comentário “gosto muito dos benefícios da empresa” demonstra um sentimento positivo em relação aos benefícios. Já um comentário como “não gosto da minha liderança” demonstra um sentimento negativo em relação à liderança.
Esse tipo de ferramenta permite que o RH visualize, por meio de gráficos, o sentimento geral dos colaboradores e os tópicos mais mencionados.
Inclusive, você já sabia que a funcionalidade de pesquisa de satisfação (eNPS) da Feedz conta com essa tecnologia? Isso mesmo! Por meio da plataforma, o RH pode gerar uma análise de sentimento da eNPS em apenas um clique! 😍
De onde os dados são coletados?
Os dados da análise de sentimento da plataforma da Feedz são coletados a partir dos comentários qualitativos da pesquisa eNPS.
Dessa maneira, é possível destacar o sentimento expresso pelos colaboradores, independentemente da nota atribuída.
A análise do sentimento dos funcionários é o futuro do RH
Ela transforma o RH de um papel reativo para um pró-ativo, focado na construção de uma cultura organizacional positiva e produtiva. Imagine poder identificar sinais de descontentamento ou estresse antes de se tornarem questões maiores. É praticamente como ter uma bola de cristal que realmente funciona! 😂🔮
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