As empresas que identificaram o impacto do chamado turnover descobriram que a prática causa um prejuízo financeiro gigantesco. Para entender quais fatores levam à saída dos colaboradores e, assim, buscar alternativas para reduzir o alto índice de rotatividade, cada vez mais empresas estão buscando incorporar a tecnologia no RH.
Você sabe qual é o custo da rotatividade para o seu negócio?
Segundo a Robert Half, no Brasil cerca de 46% saem da empresa pela má administração da companhia, 37% pela falta de processo de integração adequado, 27% pela incompatibilidade com a cultura corporativa, 51% pela rotina de trabalho diferente da anunciada na entrevista e 31% por outra oferta de emprego.
De acordo com a The Vaya Group, cerca de 71% dos jovens, nos próximos dois anos, planejam deixar a empresa para a qual trabalham hoje, pois estão descontentes com o modo como são preparados para posições de liderança.
Embora o acompanhamento da rotatividade de colaboradores seja apenas uma das atividades de rotina na gestão de pessoas, ela tem um papel determinante no sucesso do negócio.
Isso porque a frequência de entrada e saída de colaboradores é um indicador da saúde da empresa, se o índice está alto, há algo errado que precisa ser melhorado.
Esse acompanhamento precisa ser contínuo, caso contrário, pode levar seu negócio ao fundo do poço, ou até te obrigar a tomar atitudes mais radicais, em tom de emergência, prejudicando todo o clima organizacional. ?
O impacto negativo da rotatividade não é apenas financeiro — já que é preciso considerar todos os custos envolvidos na demissão, recrutamento e tempo para seleção, treinamento dos novos colaboradores, entre outras questões.
Quando esse indicador está elevado, é um sinal que a qualidade do ambiente de trabalho pode estar prejudicada e isso reflete em toda a empresa.
Por isso, medir e acompanhar o tempo médio de permanência do colaborador na empresa é tão importante.
Dessa forma, é possível entender os motivos que levam ao desligamento dos colaboradores e criar ações para solucioná-los com intuito de melhorar os resultados da empresa como um todo.
Para realizar essa atividade com agilidade e eficiência é preciso alinhar as novas tecnologias e ferramentas de gestão no RH.
Somente assim, é possível avaliar com transparência e de forma automatizada e contínua como está o clima organizacional, bem como mensurar o nível de satisfação dos colaboradores.
Vantagens de adotar a tecnologia no RH
A adoção da tecnologia no RH tem transformado para melhor os processos internos das organizações. Com o auxílio de uma plataforma de engajamento de colaboradores, o departamento de gestão de pessoas passa a ter um papel estratégico para o negócio, tanto no recrutamento e seleção de profissionais, como também na retenção de talentos.
Para as empresas mais inovadoras do mundo, o primeiro fator na criação de uma cultura de inovação em um negócio é contratar pessoas talentosas. Portanto, para inovar é preciso mais do que apenas investir em tecnologia.
É necessário desenvolver uma política de valorização do time, que tenha como premissa o cuidado com as pessoas e o ambiente para que a inovação faça parte da cultura do negócio e seja vista e sentida por todos.
Entenda o impacto positivo da inovação na gestão de pessoas e como a tecnologia pode ser uma aliada das empresas na criação de um ambiente mais competitivo para o negócio e mais produtivo para os colaboradores.
Crie um ambiente de trabalho saudável
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.
Com apoio da tecnologia no RH é possível monitorar a felicidade dos colaboradores, identificando o nível de satisfação geral, individual e por setores.
Assim, a empresa consegue identificar os fatores que impactam diretamente no clima organizacional para proporcionar um ambiente agradável e garantir colaboradores satisfeitos.
Celebre as pequenas conquistas ?
Mantenha o colaborador motivado, estabelecendo recompensas e incentivos para aqueles que tiveram melhor desempenho.
Uma das formas mais eficazes de fazer isso é entendendo, através de uma pesquisa, o que os colaboradores enxergam como algo valioso.
Afinal, com a chegada da nova geração de profissionais no mercado de trabalho, estimular a capacitação profissional e oferecer um plano de carreira pode ser mais interessante do que benefícios financeiros.
Fortaleça a cultura de feedback
A cultura de feedback, no Brasil, ainda precisa amadurecer. As empresas precisam ouvir o que cada colaborador tem a dizer para conhecer as expectativas de cada um e aprimorar o ambiente.
Essa prática também ajuda a fortalecer o relacionamento e incentivar o desenvolvimento profissional.
Por isso é tão importante criar uma cultura de feedback constante, isso faz com que os colaboradores se sintam parte da empresa, como consequência, trabalham melhor e são mais felizes.
Estabeleça metas e objetivos claros
Determine as métricas e indicadores que devem ser medidos e acompanhados para que a empresa possa alcançar as metas e objetivos estabelecidos a longo prazo.
Alinhe os objetivos e resultados-chave da sua empresa com os colaboradores, quando as pessoas são conduzidas por um propósito claro e uma meta alcançável, elas têm um motivo para estar comprometidas em trabalhar para o sucesso do negócio.
Com a tecnologia torna-se muito mais simples adotar modelos de processos ágeis para acelerar a evolução da empresa, potencializando o que tem de bom e ajustando o que precisa ser melhorado.
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