Técnica SCAMPER: o que é e como usar para geração de ideias

A técnica SCAMPER é uma metodologia que ajuda empresas a encontrar soluções estratégicas para desafios do dia a dia. Entenda mais aqui!

Resumo

  • A técnica SCAMPER é uma ferramenta criativa que estimula a inovação por meio de sete etapas que ajudam a repensar processos, produtos e serviços.
  • Fácil de aplicar, ela promove colaboração, novas perspectivas e soluções inteligentes para desafios cotidianos.
  • Com apoio de plataformas como a Feedz, empresas podem fortalecer a cultura de inovação e acompanhar a evolução de projetos com mais eficiência.

Pensar fora da caixa e encontrar soluções para problemas são algumas das skills procuradas nos dias de hoje. Como nem todo mundo nasce com essas habilidades, a boa notícia é que existem maneiras de desenvolvê-las.

Uma delas é por meio de técnicas, como a técnica SCAMPER. Introduzida na década de 1950 por Alex Osborn, o mesmo criador do brainstorming, ela segue sendo usada nos dias de hoje. 

Quer saber o que significa a sigla SCAMPER? Entender como o método funciona e os benefícios para as empresas? Então, continue a leitura deste conteúdo especial que preparamos para você!

Manual prático de como engajar seu time

O que é a técnica SCAMPER?

A técnica SCAMPER é um método criativo que incentiva as pessoas a pensarem de forma diferente. Mais especificamente: trata-se de uma abordagem para a resolução de problemas e geração de ideias.

Por meio dela, indivíduos são levados a questionar, modificar e expandir conceitos existentes, impulsionando a inovação

Importante destacar que a técnica de SCAMPER pode ser aplicada em diferentes contextos para aprimorar produtos, serviços e processos. Pode inclusive ser utilizada no campo das metas pessoais.

O que significa SCAMPER?

O nome faz referência às 7 etapas da técnica, as quais devem ser seguidas (não necessariamente na ordem) para estimular o pensamento criativo. As etapas são:

  • (S) Substituir, 
  • (C) Combinar, 
  • (A) Adaptar,
  • (M) Modificar, 
  • (P) Propor outro uso, 
  • (E) Eliminar e 
  • (R) Reorganizar.

 

E como fazer um SCAMPER? A seguir entenda melhor sobre cada etapa e veja como adotar a técnica na prática.

S. Substituir: o que pode ser trocado?

Nessa etapa, os colaboradores reunidos analisam o produto, processo ou serviço para avaliar e discutir o que pode ser substituído.

A ideia aqui é tornar o que já existe diferente e melhor. Isso pode significar: mais barato, mais rápido, mais eficiente, entre outros.

Por exemplo: substituir a avaliação tradicional de desempenho, baseada apenas na opinião do gestor, por um modelo 360°, que inclui colegas de equipe, subordinados e autoavaliação, proporcionando uma visão mais completa do desempenho do colaborador

C. Combinar: o que pode ser integrado a outra ideia ou recurso?

Na segunda etapa da técnica SCAMPER o foco deve ser em refletir sobre o que pode ser combinado para aprimorar algo existente.

Explicando melhor, envolve mesclar diferentes elementos ou ideias para criar algo novo. A ideia por trás disso é que, ao combinar conceitos é possível gerar soluções inovadoras que podem não ter sido consideradas antes.

Por exemplo: uma cafeteria pode propor o conceito de um café tradicional com uma livraria para criar um espaço de leitura único e aconchegante.

A. Adaptar: o que pode ser modificado ou inspirado em outro contexto?

Este é o componente da técnica de SCAMPER em que são realizados ajustes ou modificações em um produto, processo, serviço ou ideia que já existe.

O objetivo é o de melhor adequar esse produto, processo, serviço ou ideia para um propósito específico

Nesta etapa, o brainstorming deve ser voltado a pensar em adaptar algo existente para atender a necessidades diferentes (ou até mesmo para atingir novos mercados).

Por exemplo: uma empresa de TI pode adaptar o aplicativo desktop para criar um aplicativo móvel.

M. Modificar (ou maximizar/minimizar): o que pode ser aumentado ou reduzido?

Na etapa M as pessoas são incentivadas a pensar criticamente sobre como podem melhorar o que possuem. Aqui, o foco é realizar mudanças ou alterações em uma ideia, processo, serviço ou produto atual.

Por exemplo: em vez de usar e-mails longos e dispersos para se comunicar com a equipe, é possível adotar um software de comunicação interna – como um portal de RH ou um chat corporativo. 

Assim, as informações chegam de forma mais rápida e organizada aos colaboradores, melhorando a clareza e o fluxo de comunicação.

P. Propor outro uso: como essa ideia pode ser usada de outro jeito?

Todas as fases da técnica SCAMPER são um convite para pensar de forma criativa. Contudo, isso fica ainda mais evidente na etapa P, pois ela desafia os colaboradores a explorar aplicações ou propósitos alternativos para algo existente.

Por exemplo: utilizar plataformas de onboarding digital não apenas para novos colaboradores, mas também para a integração de funcionários promovidos a novos cargos dentro da empresa.

E. Eliminar: o que pode ser removido ou simplificado?

Como o nome sugere, nesta fase é preciso pensar o que pode ser eliminado ou simplificado para aprimorar um produto, processo ou ideia.

Por exemplo: visando tornar um aplicativo mais amigável, um desenvolvedor de software decide eliminar recursos e botões desnecessários, focando nas funções essenciais.

R. Reorganizar (ou inverter): o que pode ser reordenado ou feito de forma contrária?

Esta é a última etapa da técnica SCAMPER. Ela envolve inverter a perspectiva ou abordagem de um problema

Por exemplo: reorganizar as etapas do recrutamento e seleção para priorizar entrevistas técnicas logo no início, economizando tempo ao garantir que os candidatos atendam aos requisitos essenciais antes da fase comportamental.

Benefícios da técnica SCAMPER para as empresas

A técnica de SCAMPER é fácil e simples de aplicar. Como você viu acima, não é necessário ter nenhuma habilidade específica para utilizá-la, o que a torna acessível para colaboradores dos mais variados níveis de educação e experiência.

Além disso, por promover a troca de ideias, promove também a colaboração e a troca de diferentes perspectivas. Isso enriquece ainda mais todo o processo de brainstorming.

Outra vantagem pode ser respondida com a pergunta: qual a função principal da técnica SCAMPER? Conforme você acompanhou, ela fornece uma abordagem estruturada e criativa para resolução de problemas e geração de ideias.

Desse modo, incentiva os participantes a abrirem a mente e criarem soluções inovadoras. Por fim, mas não menos importante, outro benefício do método é o fato de ele oferecer sete etapas, as quais podem ser adaptadas para a situação em questão.

Como a Feedz pode apoiar a inovação e a criatividade nas equipes

Não tem segredo: ambientes onde os colaboradores se sentem valorizados, têm autonomia e recebem incentivos para contribuir com novas ideias são os mais propícios para a inovação e a criatividade

A Feedz oferece soluções que impulsionam esse cenário dentro das empresas. Dê uma olhada:

  • Ferramentas de feedback e reconhecimento que incentivam trocas construtivas: o feedback contínuo é essencial para um ambiente inovador. Com a Feedz, as equipes podem trocar insights de forma ágil e transparente, promovendo um ciclo constante de aprendizado e melhoria

Além disso, o sistema de reconhecimento permite que as conquistas sejam celebradas, reforçando comportamentos positivos e motivando os colaboradores a contribuírem com novas ideias.

  • Clima organizacional que valoriza autonomia, pertencimento e inovação: uma cultura que incentiva a inovação precisa de um ambiente onde os funcionários se sintam parte do processo e tenham liberdade para testar e sugerir melhorias.

A Feedz auxilia nessa construção por meio de pesquisas de clima organizacional, identificando pontos de atenção e fortalecendo um sentimento de pertencimento e colaboração.

  • Relatórios e dashboards para monitorar a evolução de projetos de melhoria: com a Feedz, líderes e equipes têm acesso a dashboards e relatórios de engajamento.

Graças a isso, conseguem realizar o monitoramento da evolução de iniciativas criativas, fazer ajustes estratégicos e acompanhar de modo eficaz os projetos de melhoria contínua.

Não espere mais! Conheça hoje mesmo a solução da Feedz!

Quer ver na prática como a Feedz ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e a promover o engajamento, a colaboração e a inovação?

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita da nossa plataforma:

Leia também

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!