A geração Z tem introduzido diversas tendências no ambiente corporativo, como por exemplo, o quiet quitting (demissão silenciosa) e a bare minimum monday (segunda-feira mínima).
Além desses dois, existe um outro comportamento que tem preocupado empresas: o career catfishing. Juntamente com o office ghosting, ele trata de um fenômeno que pauta um novo tipo de relação entre empregado e empregador.
Quer saber mais sobre o que significa career catfishing, exemplos comuns e o impacto nas empresas? Continue a leitura!
O que é career catfishing?
Em uma tradução literal, career catfishing significa “pesca de carreira”. O termo faz referência ao já conhecido catfish, usado nas redes sociais para descrever pessoas que criam identidades falsas para enganar outras, geralmente em relacionamentos.
No ambiente corporativo, o conceito se aplica a um fenômeno em que um candidato é contratado, mas simplesmente não aparece no primeiro dia de trabalho – e nem avisa a empresa sobre sua ausência.
Mas o career catfishing vai além disso. Ele também acontece quando um profissional mente sobre suas qualificações para se destacar em um processo seletivo, criando uma imagem que não condiz com a realidade.
A seguir, explicamos melhor o que pode caracterizar a pesca de carreira.
Exemplos comuns de career catfishing
Para entender bem o que é catfishing na carreira, veja algumas situações que acontecem em muitas empresas:
Experiências profissionais infladas ou inexistentes
Um exemplo muito comum de catfish no processo de recrutamento e seleção é o candidato não ser honesto quanto às suas experiências profissionais.
Normalmente, a pessoa mente em seu currículo, até mesmo inventando cargos e funções em empresas onde nunca trabalhou.
Habilidades técnicas que não correspondem à prática real
Outro caso que ilustra o que é career catfishing, é o profissional exagerar nas habilidades técnicas durante a entrevista de emprego, mas não conseguir demonstrá-las no dia a dia.
Perfis de LinkedIn que não condizem com a vivência
Muitos recrutadores e empresas utilizam o LinkedIn para procurar talentos. Algumas pessoas adicionam certificações que não possuem, não são honestas quanto aos resultados alcançados ou ampliam suas responsabilidades em empregos anteriores.
Posturas nas entrevistas que contrastam com o comportamento após a contratação
É fato que candidatos bem preparados querem passar uma boa impressão nas entrevistas. Até aí, tudo bem.
No entanto, existe uma diferença entre comportar-se para que o recrutador tenha uma boa imagem, e adotar uma postura que não condiz com a personalidade.
Por exemplo, durante o processo seletivo, o candidato pode mostrar-se proativo, mas depois de contratado ele adota uma maneira passiva de trabalhar e tem uma atitude desalinhada com a cultura da empresa.
Quais os impactos do career catfishing nas empresas?
O career catfishing traz muitos impactos para as empresas. Desde contratações desalinhadas até o aumento do turnover e riscos para o clima organizacional, nenhum RH quer enfrentar esse problema.
Na sequência, detalhamos como esse fenômeno tem impactado diversas organizações:
Contratações desalinhadas à cultura e às demandas reais do cargo
Se um candidato mentiu durante as entrevistas e foi contratado, significa que a empresa contará com uma pessoa que pode não corresponder ao que se espera dela.
A probabilidade de isso gerar dificuldades de adaptação e baixo desempenho é alta. E o cenário se agrava caso a pessoa não tenha fit cultural. Isso pode resultar até mesmo em conflitos e afetar o clima da equipe.
Por falar nisso, o career catfishing pode desmotivar o time que precisa lidar com as lacunas deixadas por essa contratação equivocada.
Perda de tempo e recursos com onboarding e treinamento mal direcionados
Pense no investimento de tempo e dinheiro que precisa ser direcionado em um processo de R&S. A isso, some o processo de onboarding, o qual serve para integrar novos colaboradores.
Quando o profissional selecionado adotou a prática de career catfishing, significa que todos os envolvidos perderem um tempo precioso entrevistando e contratando alguém que não tem:
- As qualificações necessárias;
- Vontade e disposição para desempenhar a função;
- Comprometimento a longo prazo;
- Alinhamento cultural.
Riscos para o clima organizacional e para a performance das equipes
A prática de career catfishing pode criar um ambiente onde a desonestidade parece ser tolerada, o que compromete a integridade da cultura organizacional. Isso especialmente se o recém-chegado permanecer por muito tempo na empresa.
Ainda, é preciso lembrar que sempre que uma pessoa é contratada com base em informações falsas, acaba gerando um clima de desconfiança quanto aos processos de RH e coloca em xeque o profissionalismo da organização.
No dia a dia, isso tem tudo para comprometer a colaboração, a motivação e o engajamento, levando até mesmo profissionais bons a não terem um bom desempenho.
Falando em profissionais capacitados, a presença de colaboradores descomprometidos costuma resultar no aumento da rotatividade de pessoal e no risco de perder talentos valiosos.
Aumento do turnover e prejuízos de imagem para o RH
Vale lembrar que quando um membro da equipe não cumpre com suas responsabilidades, os outros precisam assumir as tarefas que essa pessoa deveria conduzir.
Além de sobrecarregar os demais, isso afeta a produtividade geral e aumenta a insatisfação. O resultado é a perda de talentos e a dificuldade de manter uma equipe coesa e engajada.
Já para o RH, a contratação de um candidato que não corresponde às expectativas pode causar sérios danos à imagem do setor.
Se a prática de career catfishing não for identificada pelos recrutadores, é bastante provável que os profissionais da empresa – e até mesmo os que estão no mercado – percebam a área de recursos humanos como ineficiente ou despreparada.
Isso pode inclusive tornar mais difícil a atração de talentos qualificados.
Como identificar e evitar o career catfishing nos processos seletivos?
Agora que você entendeu o que é pesca de carreira, temos duas perguntas: como evitar que o candidato errado morda a isca? Como reduzir o risco de contratar um catfisher profissional? Estas dicas podem ajudar:
Seja honesto quanto à vaga
Um dos motivadores do career catfishing são as vagas de emprego que exigem qualificações e experiências irreais para o nível que o profissional ocupará na empresa.
Quando isso acontece, muitos candidatos se sentem pressionados a exagerar ou até mentir para atender a essas exigências.
Para evitar esse tipo de atitude, na hora de elaborar a vaga, certifique-se que as expectativas estão alinhadas com as competências realmente necessárias para o cargo.
Isso ajuda a atrair candidatos mais alinhados com as verdadeiras exigências da posição e reduz as chances de exageros.
Atente-se a detalhes no currículo
A triagem de currículo é a primeira barreira contra o career catfishing. É importante ficar atento a inconsistências como datas de formação e de trabalho, experiências, empresas e cargos.
Em muitas ocasiões, é possível também identificar cafishers pelo uso exagerado de jargões técnicos nos currículos.
Faça entrevistas comportamentais e técnicas
As entrevistas comportamentais e técnicas são ótimas maneiras para verificar se o candidato realmente possui as soft e hard skills que afirma ter.
Nesse sentido, o DISC é uma metodologia que ajuda a identificar traços de personalidade e padrões comportamentais dos candidatos. Como explicamos neste conteúdo, o teste classifica as pessoas em quatro perfis (D, I, S e C), que são:
- Dominance – Dominância
- Influence – Influência
- Steadiness – Estabilidade
- Conscientiousness – Conformidade
Com base no DISC, os recrutadores conseguem avaliar como o candidato tende a se comportar no ambiente de trabalho e se ele se encaixa no perfil da vaga.
E além do DISC e das entrevistas comportamentais, é importante fazer entrevistas técnicas. Uma ideia é, para os casos que exigem habilidades específicas, aplicar um teste prático para avaliar o conhecimento real do candidato.
Já para a entrevista, se você precisar de ideias de perguntas, este outro artigo pode ser bastante útil:
👉 85 exemplos de perguntas de entrevista por competência
Esperamos que este conteúdo ajude você a identificar e evitar o career catfishing na sua empresa. Para ficar por dentro de tudo o que rola em gestão de pessoas, assine a newsletter da Feedz.
Preencha o formulário abaixo e receba insights exclusivos sobre engajamento, cultura organizacional e boas práticas para fortalecer seu time!