Todo candidato que aplica para uma vaga é avaliado com base em diversos fatores. Uma das primeiras avaliações é sobre as competências técnicas que eles possuem, isto é, as hard skills.
Mas não é somente para o processo de recrutamento e seleção que essas competências são importantes. Na realidade, elas impactam diretamente a evolução de carreira dos profissionais e até mesmo os resultados da empresa.
O que significa hard skill? Qual a diferença entre elas e as soft skills? Por que são importantes? Encontre essas respostas (e outras) a seguir!
O que são hard skills?
Hard skills referem-se às habilidades técnicas de um profissional. Ou seja, são todos os conhecimentos adquiridos por meio de cursos, formação acadêmica e experiência acumulada ao longo da carreira.
São exemplos de hard skills uma linguagem de programação, fluência em algum idioma, conhecimento em design e por aí vai.
Ao contrário de uma soft skill, como por exemplo proatividade, as hardskills são tangíveis e fáceis de serem avaliadas. Isso acontece pois é possível medir o grau de conhecimento que uma pessoa tem em um determinado assunto.
Aliás, elas costumam ser o primeiro filtro dos recrutadores em uma vaga de emprego. Afinal de contas, analisando as formações e experiência de um candidato descritas no CV, é fácil avaliar, em um primeiro momento, se ele possui ou não determinada competência.
Já as habilidades interpessoais não são tão evidentes no currículo e precisam ser investigadas.
Por que as hard skills são essenciais no trabalho?
Quando se trata de habilidades, todas são importantes. Ou seja, soft e hard skills, mad skills e power skills são todas necessárias.
No entanto, não é nenhum exagero afirmar que as competências hard são as habilidades de linha de frente, aquelas que garantem que o trabalho técnico seja executado de maneira eficaz.
Por exemplo, pense em um programador. Sem as competências técnicas necessárias para desenvolver sistemas e escrever códigos de qualidade, ele pode até ser uma pessoa colaborativa e ter habilidades de liderança, mas não conseguirá desempenhar o trabalho de programação de forma eficaz.
E é justamente isto que torna as hard skills essenciais: elas são a base para a execução das tarefas específicas de cada função.
Sem o domínio dessas competências, um colaborador não consegue entregar os resultados esperados, o que impede a empresa de atingir seus objetivos.
Por essa razão, as hard skills são essenciais porque permitem que os profissionais desempenhem funções específicas e atinjam metas dentro das organizações. Basicamente, sem elas uma empresa praticamente não sai do lugar.
Diferença entre hard skills e soft skills
Até aqui você entendeu que as hard skills são as competências técnicas. Apesar de serem importantes, elas não são as únicas avaliadas pelas empresas. Há também as soft skills. E o que são elas?
Quando falamos de soft skills, estamos nos referindo às habilidades interpessoais que um profissional possui, como é o caso da inteligência emocional, resiliência, liderança e adaptabilidade.
Em outras palavras, tudo o que for relacionado aos aspectos comportamentais é considerado uma soft skill.
Já as hard skills são as habilidades técnicas. Ao contrário das soft skills, as hard não são subjetivas e têm a ver com os estudos, educação e experiência profissional que a pessoa adquiriu.
Perceba que um conjunto de habilidades não é melhor que o outro, pois o que as empresas buscam são profissionais que possuem ambas as competências: técnicas e comportamentais.
Exemplos de hard skills por área de atuação
Para você entender bem o que são hard skills, vamos a alguns exemplos por área de atuação.
- Tecnologia: programação, análise de dados, cibersegurança.
- Marketing: SEO, Google Analytics, copywriting, gestão de redes sociais, gestão de campanhas pagas (Google Ads, Facebook Ads).
- Finanças: contabilidade, análise de investimentos, fiscalização.
- Saúde: técnicas de enfermagem, procedimentos clínicos, diagnóstico por imagem.
- Engenharia: CAD, modelagem 3D, gestão de projetos.
- Recursos humanos: gestão de pessoas, gestão de desempenho, treinamento e desenvolvimento.
- Departamento pessoal: leis trabalhistas, folha de pagamento, eSocial, férias, benefícios corporativos.
- Vendas: CRM, análise de concorrentes, estudos de mercado, identificação de novos clientes.
- Direito trabalhista: legislação trabalhista, recursos trabalhistas, negociações sindicais.
- Psicologia organizacional: metodologia DISC para recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento de colaboradores, entrevistas de desenvolvimento e coaching.
Como desenvolver hard skills?
Em qualquer setor, as hard skills são o alicerce sobre o qual as demais habilidades podem ser aplicadas para gerar valor. Por isso, o desenvolvimento contínuo das hard skills é essencial para o crescimento tanto do profissional quanto da organização.
Sobre isso, desenvolver as competências técnicas é algo que deve partir do colaborador. O motivo é que para obtê-las é necessário estudo e prática (esta última vem com a experiência).
Por essa razão, a pessoa precisa buscar por cursos e, se for o caso, certificações na área de aprendizado. Por falar em aprendizado, a atualização deve ser constante. Além de cursos há livros e artigos especializados que ajudam a aprofundar o conhecimento.
Vale pontuar que aplicar o aprendizado no trabalho ou em projetos pessoais fortalece as habilidades adquiridas.
Para tanto, a empresa tem um papel importante no desenvolvimento das hard skills, pois ela é o ambiente onde o conhecimento pode ser colocado em prática.
E já que citamos as empresas, elas também podem ajudar no desenvolvimento de competências técnicas ao investir em capacitação interna, como treinamentos e programas de mentoria.
Então, note que, se para obter as hard skills é preciso motivação pessoal, a chave para o sucesso combina ainda acesso a recursos educacionais e a possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido.
Portanto, colaborador e empresa têm, cada um do seu modo, um papel a executar nesse processo de aprendizado.
Como o RH pode ajudar no desenvolvimento de hard skills?
Não tenha dúvidas: o setor de recursos humanos tem uma grande importância no desenvolvimento de hard skills.
Primeiro, é fundamental que a empresa tenha um plano de carreira e um plano de cargos e salários.
O primeiro serve como um guia de crescimento profissional, enquanto o segundo estabelece uma estrutura clara de como as competências técnicas impactam na progressão profissional e na remuneração.
Ambos são maneiras de incentivar os colaboradores a aprimorarem suas hard skills para alcançar melhores posições e benefícios.
Adicionalmente, por meio de avaliações de desempenho o RH pode identificar quais hard skills precisam ser desenvolvidas individualmente e até mesmo dentro de equipes e, assim, direcionar ações específicas para suprir essas lacunas.
Ao saber disso, é possível criar planos de desenvolvimento individual (PDI), que são estratégias personalizadas para o crescimento profissional.
É sempre crucial ouvir os colaboradores. Nesse sentido, gestores e RH precisam entender, por meio do feedback contínuo, quais são as inspirações de cada profissional e analisar, junto com eles, o que eles precisam desenvolver para poderem crescer.
Com base nos gaps identificados e nos PDIs, o setor pode organizar programas de capacitação interna ou buscar parcerias com instituições de ensino para oferecer cursos técnicos que atendam às necessidades da empresa e dos colaboradores.
Não menos importante para o desenvolvimento das hard skills vem a promoção de uma cultura de aprendizado dentro da empresa.
A organização pode disponibilizar recursos como e-learning, workshops e eventos de atualização, além de permitir tempo para que os colaboradores possam se dedicar a aprimorar suas hard skills.
E aí, conseguiu entender sobre hard skills? Espero que tenha gostado deste artigo. Para não perder nenhum conteúdo como este, assine a newsletter da Feedz e receba na sua caixa de e-mail as novidades do blog. É só preencher seus dados nos campos abaixo: