Melhores práticas para avaliação de experiência em grandes empresas

Veja as melhores práticas para realizar avaliação de experiência em grandes empresas e a importância delas para a satisfação e retenção dos colaboradores.

Resumo

  • A avaliação de experiência em grandes empresas é essencial para identificar se os novos colaboradores possuem o fit cultural e as competências necessárias, além de ajudar a melhorar os processos de Recrutamento e Seleção.
  • Os principais desafios da avaliação de experiência em grandes empresas incluem a complexidade de gerenciar dados em larga escala, a necessidade de adaptar as avaliações para diferentes departamentos e a integração com a avaliação de desempenho.
  • Para superar esses desafios, é importante planejar e preparar as avaliações cuidadosamente, utilizar ferramentas de análise avançadas, e comunicar os resultados aos colaboradores, envolvendo-os no processo de desenvolvimento contínuo.

A avaliação de experiência em grandes empresas fornece insights valiosos sobre como os colaboradores enxergam a organização e os papéis que desempenham. 

Para as empresas, serve como uma maneira de entender os pontos em que precisam melhorar para reter e motivar talentos. Também é uma ferramenta para avaliar se os processos de Recrutamento e Seleção estão adequados. 

A seguir, entenda o que é uma avaliação de experiência, seus benefícios para grandes empresas, os desafios enfrentados pelo RH na condução dessas avaliações, as melhores práticas para garantir que elas sejam eficazes e muito mais!

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Recapitulando: o que é uma avaliação de experiência? 

A avaliação de experiência costuma ser aplicada nos primeiros meses do colaborador na empresa, normalmente em um período que pode ser de 30, 45, 60 ou 90 dias.

Seu principal objetivo é o de avaliar se o profissional possui fit cultural com a organização. Também é uma maneira de analisar se o funcionário está apto técnica e comportamentalmente para assumir a função de forma efetiva.

Como explicado, sua aplicação costuma ser nos primeiros meses de um funcionário. Apesar disso, a avaliação de experiência em grandes empresas pode ser aplicada em diversos momentos da trajetória do colaborador.

Benefícios da avaliação de experiência em grandes empresas 

Um dos benefícios mais expressivos da avaliação de experiência em grandes empresas é obter informações para aperfeiçoar os processos de R&S. Assim, é possível analisar o que precisa ser melhorado a fim de que as contratações sejam cada vez melhores.

A ferramenta é também importante para identificar e solucionar problemas na fase de experiência e evitar que eles se agravem ou que sejam um fator de desmotivação para o recém-contratado (desse modo, evitando o aumento de turnover). 

Outra vantagem em aplicar a avaliação de experiência está em garantir que os colaboradores se sintam valorizados, ouvidos e apoiados em seu desenvolvimento profissional.

Além disso, ajuda a equipe a manter-se engajada e melhora a experiência do colaborador desde a sua chegada.

Quais são os desafios enfrentados pelos RHs dessas empresas?

Se a avaliação de experiência em grandes empresas traz algumas vantagens como as que você acompanhou até aqui, também apresenta alguns desafios. Acompanhe para entender:

Complexidade e escala das operações

Gerenciar a avaliação de desempenho em uma grande empresa pode ser complicado devido ao grande número de funcionários e departamentos.

Com centenas de colaboradores distribuídos em diferentes departamentos, locais e funções, coletar e analisar dados em larga escala exige sistemas robustos e processos bem definidos para que as informações sejam precisas e úteis.

Diversidade de departamentos e funções

Outro aspecto da complexidade é a necessidade de adaptar as avaliações para diferentes contextos e perfis de colaboradores

Em organizações de menor porte, uma única abordagem de avaliação de experiência costuma ser o suficiente. Já para grandes companhias, o risco da padronização é de tornar as avaliações superficiais e não considerar as particularidades de cada setor.

Isso porque cada departamento pode ter necessidades e expectativas diferentes, dificultando a padronização das avaliações.

Gerenciamento de feedback 

Avaliar o desempenho de cada colaborador na fase de experiência e em momentos específicos da jornada, requer um trabalho maior para grandes empresas.

Do mesmo modo, coletar, analisar e implementar feedback de uma quantidade considerável de colaboradores exige que o RH possua ferramentas e metodologias eficazes. Do contrário, será difícil tomar ações e até mesmo entender os dados coletados.

Conexão com a avaliação de desempenho

Integrar os resultados da avaliação de experiência com os processos de avaliação de desempenho pode ser desafiador, mas é essencial para uma visão completa do ambiente de trabalho.

Em grandes empresas, fazer essa conexão manualmente é uma tarefa praticamente impossível (ou que poderá levar um tempo considerável).

E por que é importante a conexão da avaliação de experiência em grandes empresas com a avaliação de desempenho?

Embora ambas as avaliações tenham objetivos distintos, elas estão intimamente ligadas e podem se complementar para oferecer uma visão mais completa do ambiente de trabalho e da performance dos colaboradores.

Nesse sentido, um dos desafios é garantir que os dados das avaliações de experiência sejam utilizados de maneira que informem e melhorem os processos de avaliação de desempenho

É o caso de quando o líder adapta metas e objetivos individuais com base no feedback recebido, ou identifica áreas onde os colaboradores precisam de mais apoio ou recursos para atingir seus resultados.

Melhores práticas para conduzir avaliações de experiência em grandes empresas

Para ajudar você a superar os desafios na hora de aplicar a avaliação de experiência em grandes empresas, confira as melhores práticas:

Planejamento e preparação

Independentemente de a empresa ser de pequeno ou grande porte, o sucesso da avaliação de experiência começa com um planejamento e preparação cuidadosos. Isso significa:

  • Definir claramente os objetivos da avaliação;
  • Identificar as áreas de foco;
  • Definir as métricas serão usadas para medir o sucesso;
  • Determinar em qual fase os colaboradores serão avaliados;
  • Identificar quais questões serão abordadas e 
  • Determinar como será realizada a coleta e análise de dados;
  • Definir como os resultados serão comunicados.

 

Em grandes empresas, onde a escala é um fator crítico, um bom planejamento também envolve a escolha das ferramentas adequadas para conduzir a avaliação

Destacamos ainda que outro aspecto crucial da preparação é a comunicação com os colaboradores antes da avaliação. É importante que eles entendam o propósito da ação, como ela será conduzida e o que a empresa espera alcançar com os resultados. 

Escolha do método e aplicação da avaliação

Existem várias abordagens que podem ser adotadas na avaliação de desempenho, como entrevistas individuais e questionários online.

A segunda opção costuma ser a mais viável para grandes empresas. No entanto, é importante garantir que as perguntas sejam bem elaboradas, abordando tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos da experiência dos colaboradores

👉 Como fazer uma avaliação de desempenho: passo a passo

Análise e interpretação dos dados

A análise e interpretação dos dados coletados na avaliação de experiência em grandes empresas são etapas críticas para transformar o feedback dos colaboradores em ações concretas. 

Como o volume de dados pode ser significativo, mais uma vez reforçamos a importância de  utilizar ferramentas de análise avançadas que permitam identificar padrões, tendências e áreas de preocupação. 

Ao interpretar os dados, é essencial considerar o contexto específico de cada departamento e função dentro da empresa, para que eles reflitam a realidade do ambiente de trabalho.

Do mesmo modo, leve em consideração aspectos quantitativos e qualitativos para capturar as nuances das experiências dos colaboradores.

Vale pontuar que na hora da análise não são apenas os problemas que devem ser identificados. Foque também nas oportunidades de desenvolvimento e melhoria

Comunicação dos resultados

Conduzir a avaliação de experiência e não comunicar o colaborador dos resultados somente o desmotivará e o fará pensar duas vezes quando precisar preencher outras avaliações, como a de desempenho.

Além de comunicar os resultados, os funcionários devem ser envolvidos no processo de implementação das mudanças sugeridas. 

Criação dos planos de desenvolvimento (PDI) 

A avaliação de experiência fornece insumos para o primeiro PDI do colaborador, o qual começa com a análise detalhada dos resultados obtidos.

É interpretando e analisando os resultados que o RH e os líderes conseguem identificar as áreas onde cada colaborador pode melhorar ou desenvolver novas habilidades. 

Lembre-se de que o PDI deve ser elaborado em colaboração com o próprio colaborador, garantindo que ele seja ouvido e que o plano de desenvolvimento esteja alinhado com as oportunidades de desenvolvimento disponíveis na empresa.

 

Como a Feedz pode facilitar o processo de avaliação de desempenho na sua empresa?

A Feedz, empresa do grupo TOTVS, oferece uma solução completa para avaliações de desempenho, que pode ser integrada de maneira eficaz com as avaliações de experiência, facilitando o processo em grandes organizações

Uma das principais vantagens da plataforma de Avaliação de Desempenho da Feedz é a sua capacidade de personalização, permitindo que as avaliações sejam adaptadas às necessidades específicas de cada departamento e função dentro da empresa.

Como você viu aqui neste artigo, essa personalização é especialmente útil em grandes companhias, onde a diversidade de perfis e expectativas requer uma abordagem flexível e segmentada.

Com a solução da Feedz, os líderes e o RH têm em mãos recursos para o gerenciamento de PDIs, permitindo que o progresso dos colaboradores seja acompanhado de maneira contínua e estruturada.

Além disso, a Feedz facilita a comunicação dos resultados e o engajamento dos colaboradores por meio de ferramentas de feedback e comunicação interna.

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