8 exemplos de ações para promover a saúde do trabalhador

Bora conversar sobre a saúde do trabalhador? Neste post, você encontra as melhores práticas para cuidar de quem move a sua empresa!

Resumo

  • Investir na saúde do trabalhador não só reduz o absenteísmo e os riscos de acidentes, mas também aumenta a satisfação e o engajamento dos colaboradores.
  • A saúde do trabalhador é uma obrigação legal que exige a implementação de programas como o PCMSO e o PPRA, além de garantir o fornecimento de EPIs e a realização de treinamentos e exames periódicos.
  • O RH desempenha um papel fundamental na promoção da saúde dos colaboradores, desde a criação de políticas de saúde até a implementação de ações como estímulo a hábitos saudáveis, campanhas de vacinação e programas de apoio psicológico.

Como você já deve saber, a legislação brasileira estabelece diversas medidas para garantir a saúde do trabalhador. Mas, além de cumprir essas normas, é sempre uma boa ideia investir em ações extras que promovam a segurança e o bem-estar no trabalho.

Em geral, empresas que realmente se comprometem com a saúde dos seus colaboradores não apenas reduzem o absenteísmo, mas também colhem benefícios em termos de satisfação e engajamento.

Quer saber mais sobre as vantagens dessa estratégia e como colocá-la em prática? Então, continue aqui com a gente e aproveite a leitura deste post!

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O que é saúde do trabalhador e por que ela é importante?

Como explicamos no artigo sobre saúde ocupacional, a saúde do trabalhador engloba um conjunto de práticas, políticas e medidas que visam assegurar a integridade física, mental e social dos indivíduos no ambiente de trabalho.

Além de reduzir o risco de acidentes e doenças ocupacionais, e consequentemente diminuir os afastamentos, essa área tem uma conexão direta com a produtividade. Afinal, o profissional precisa estar bem para desempenhar plenamente sua função.

Quais são as obrigações legais da empresa referente à saúde no trabalho? 

A saúde do trabalhador é uma questão levada muito a sério pela legislação brasileira. Tanto é, que existem diversas normas voltadas para esse tema, estabelecidas principalmente pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Entre as obrigações legais mais importantes, destacam-se:

  • Implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • Desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • Fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Realização de treinamentos e capacitações sobre as práticas de segurança;
  • Constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em empresas com mais de 20 funcionários.

 

É importante destacar que há mais de 30 Normas Regulamentadoras que tratam da segurança e saúde no trabalho. Para explorar cada uma delas em detalhes, consulte o Guia Trabalhista Online.

Vantagens de investir na saúde do trabalhador

Como vimos, cuidar da saúde do trabalhador é uma obrigação legal. Isso significa que, se uma empresa não seguir as normas, ela pode enfrentar desde multas e penalidades até processos judiciais.

Mas esse não é o único motivo para investir na área. Contar com um programa bem estruturado de saúde ocupacional oferece muitas outras vantagens, como:

  • Menos acidentes e doenças, o que ajuda a manter a equipe completa e funcionando bem;
  • Redução dos custos com tratamentos médicos, substituições e multas por não conformidade;
  • Aumento da produtividade, já que funcionários saudáveis são mais engajados e contribuem melhor para alcançar os objetivos da empresa;
  • Construção de um clima organizacional mais positivo, onde os colaboradores se sentem bem cuidados e valorizados pela empresa;
  • Fortalecimento da marca empregadora, tornando a organização mais atraente para novos candidatos e colaboradores atuais.

 

Qual é o papel do RH/DP na saúde do trabalhador? 

O RH é um dos principais responsáveis pelo bem-estar dos colaboradores. Junto com o Departamento de Pessoal (DP), esse setor desempenha um papel-chave na manutenção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Entre as principais responsabilidades atribuídas às áreas, destacam-se:

  • Criar e atualizar políticas de saúde e segurança, a fim de atender às necessidades da empresa e às exigências legais;
  • Assegurar que todos os colaboradores estejam cientes das políticas e procedimentos através de comunicações claras e treinamentos regulares;
  • Manter documentação detalhada sobre treinamentos, exames médicos e ocorrências de acidentes;
  • Monitorar a saúde dos colaboradores e realizar avaliações para identificar possíveis problemas de saúde;
  • Promover uma cultura de bem-estar no trabalho, onde todos os colaboradores se sintam valorizados e responsáveis.

 

8 exemplos de ações para promover a saúde do trabalhador 

Além das atividades acima, o RH pode liderar várias outras iniciativas para promover a saúde do trabalhador de forma mais abrangente.

Confira oito exemplos a seguir:

1.       Fornecimento de plano e benefícios de saúde 

Facilitar o acesso dos seus colaboradores a cuidados médicos de qualidade é uma excelente maneira de manter a saúde deles em dia. Que tal, entender, incluir um bom plano de saúde na sua política de benefícios corporativos?

Além disso, você pode adicionar outras opções, como seguro de vida e assistência odontológica, para oferecer um suporte ainda mais completo.

2.       Estímulos a hábitos saudáveis

Atividade física, alimentação balanceada, mindfulness… Essas são apenas alguns exemplos de hábitos capazes de transformar o bem-estar das pessoas. Por isso, o RH só tem a ganhar ao incentivá-los.

Oferecer aulas de yoga e meditação no escritório, organizar caminhadas ou corridas em grupo e promover palestras sobre nutrição são algumas das estratégias que podem ser implementadas.

3.       Campanhas de vacinação

As campanhas de vacinação contra gripe, hepatite, e outras doenças relevantes, também estão entre as ações que o RH pode coordenar para proteger a saúde dos colaboradores.

Aqui, há dois caminhos: oferecer as vacinas no próprio local de trabalho ou facilitar o acesso aos serviços de saúde.

4.       Práticas ergonômicas 

A ergonomia é um aspecto determinante na prevenção de lesões relacionadas ao trabalho, incluindo dores nas costas e problemas posturais.

Além de disponibilizar a estrutura necessária para um ambiente de trabalho confortável e seguro, é igualmente importante realizar avaliações regulares dos postos de trabalho e promover treinamentos sobre o tema.

5.       Programas para cuidar da saúde mental

Quando pensamos na saúde do trabalhador, é comum focarmos na saúde física. Mas, felizmente, a saúde mental também tem recebido cada vez mais atenção das empresas.

Para fortalecer as iniciativas nesta frente, o RH pode oferecer serviços de apoio psicológico, como consultas com psicólogos e terapeutas, e criar um ambiente que apoie o diálogo sobre bem-estar emocional.

6.       Exames periódicos 

Os exames periódicos cumprem com a função de monitorar a saúde dos colaboradores e identificar problemas antes que se tornem graves, além de também validar se eles continuam aptos para realizar suas atividades plenamente.

7.       Políticas de trabalho flexíveis

As políticas de trabalho flexíveis são especialmente úteis para reduzir o estresse e aumentar a satisfação no trabalho, já que ajudam os funcionários a encontrarem um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional.

Esse é o caso, por exemplo, de oferecer opções de trabalho remoto ou horários que se ajustem melhor às necessidades individuais de cada colaborador.

8.       Pesquisa de clima organizacional 

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, o RH também deve buscar formas de identificar sinais que indiquem possíveis problemas de saúde do trabalhador.

As pesquisas de clima organizacional são grandes aliadas nessa hora. Afinal, elas servem justamente para mapear as preocupações e necessidades dos colaboradores, incluindo questões relacionadas ao estresse ou à carga de trabalho.

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