Como melhorar a liderança na empresa? 10 boas práticas

Aprenda a fortalecer sua liderança empresarial com 10 passos práticos para inspirar e guiar sua equipe de maneira eficiente.

Liderança é um daqueles assuntos que muita gente fala, mas nem sempre as pessoas sabem como ser um bom líder na prática, não é mesmo? 

Se você é um gestor(a) em busca de aprimorar a sua liderança e, consequentemente, melhorar o desempenho da sua equipe, você está no lugar certo! 😉

A seguir, vamos explorar boas práticas que podem transformar o seu estilo de liderança e trazer resultados incríveis para a sua empresa. 

Recapitulando: o que é liderança? 

Liderança é a habilidade de influenciar, inspirar e guiar pessoas para alcançar objetivos e metas em comum. 

Ou seja, liderar é muito mais do que apenas dar ordens para colaboradores. 

Ser um bom líder incluí ser um exemplo para a equipe e ajudar na construção de um ambiente em que as pessoas se sintam motivadas e confiantes para dar o seu melhor. 

👉 Leia mais em: Qual a diferença entre líder e chefe e a importância de saber disso

Qual é a importância da liderança nas empresas?  

Uma boa liderança é fundamental para o sucesso sustentável de qualquer empresa. Isso porque se a companhia não tem líderes eficientes, até mesmo as melhores estratégias podem falhar. 

Inclusive, um estudo da Universidade de Harvard reforça a importância disso, em que aponta que 70% do engajamento de uma equipe está atrelada a ter uma ótima liderança. No Brasil, o cenário é de que apenas 27% dos trabalhadores têm um alto engajamento no trabalho. 

Dessa maneira, entendemos que ainda é necessário treinar e desenvolver as lideranças para que elas atuem positivamente na construção de uma cultura e um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. 

Como um gestor pode melhorar uma liderança ruim? 

Reconhecer que há espaço para melhorar é o primeiro passo para qualquer gestor. 

Uma liderança ruim pode ser revertida com dedicação e algumas mudanças estratégicas: 

  • Busque feedbacks honestos da sua equipe; 
  • Esteja aberto a críticas construtivas; 
  • Invista em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
  • Aprimore as habilidades por meio de cursos e leituras; 
  • Cultive a empatia e a comunicação aberta.

Dessa maneira, você começará a transformar a maneira como sua equipe o vê, inspirando os profissionais por meio do exemplo. 

liderança-humanizada

10 boas práticas para melhorar a liderança na empresa

Melhorar a liderança é um processo contínuo que exige esforço, dedicação e uma boa dose de autoconhecimento. Por isso, separamos algumas práticas que podem fazer uma grande diferença na maneira como você lidera sua equipe. Confira: 

1. Tenha objetivos e metas claros

Ter os objetivos e metas bem definidos é fundamental para orientar a equipe, não só para dar um rumo, mas também para conseguir medir o progresso e, assim, celebrar as conquistas. 

Imagine, por exemplo, que sua equipe está trabalhando em um projeto completo. Definir marcos específicos e prazos claros ajudará todos a saber exatamente o que se espera deles e quando. Isso evita confusões e mantém o time alinhado. 

👉 Leia também: Como fazer uma gestão de metas eficiente em 4 passos

2. Conheça a sua equipe

Conhecer o perfil dos seus colaboradores permite que você, como gestor, delegue as tarefas conforme os pontos fortes de cada um, além de oferecer um suporte mais personalizado. 

Um excelente recurso para isso é o teste DISC, que categoriza os estilos comportamentais em quatro tipos: Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade. 

Conhecer esses perfis comportamentais ajuda a empresa a alocar melhor os talentos, formando equipes multidisciplinares, ao mesmo tempo em que te ajudará a melhorar a comunicação com esses profissionais. 

Dessa maneira, o colaborador passa a se sentir mais compreendido e valorizado, o que consequentemente influência no aumento da motivação e do engajamento. 

3. Ofereça feedbacks constantes

Os feedbacks são ferramentas poderosas para o crescimento e desenvolvimento profissional. Por isso, é importante que eles sejam constantes, construtivos e específicos. 

4. Mantenha uma comunicação não-violenta

Uma comunicação não-violenta consiste em promover o respeito e a empatia em todas as interações. Para que isso aconteça, é necessário evitar julgamentos e acusações, focando em expressar suas necessidades e ouvir as dos outros. 

A plataforma da Feedz, por exemplo, oferece recursos para melhorar a comunicação interna, facilitando o diálogo entre líderes e liderados. 

5. Pratique o lifelong learning

Um líder que está sempre buscando se atualizar e aprender novas habilidades inspira sua equipe a fazer o mesmo. Portanto, considere participar de cursos, workshops e leia constantemente sobre tendências e boas práticas. 

A plataforma Feedz Educa, por exemplo, conta um curso gratuito sobre como é a Gestão de Pessoas do Jeito Feedz e como essa cultura fez a empresa crescer 1000% em 2 anos, sendo avaliada em mais de R$ 100 milhões. 

Faça sua inscrição no Curso Gestão de Pessoas do Jeito Feedz

6. Compartilhe as diretrizes com o time 

Ninguém gosta daquele sentimento de ser a última pessoa a descobrir algo, não é mesmo? Isso também se aplica à sua equipe. Portanto, seja transparente ao transmitir as informações estratégias e mantenha-se aberto aos feedbacks. 

Assim, é possível garantir que todos estejam na mesma página e trabalhem em direção aos mesmos objetivos, o que também ajuda a manter a coerência nas ações e decisões. 

7. Lidere pelo exemplo diariamente

Seja o exemplo que você quer ver na sua equipe. Ao demonstrar no dia a dia, empatia, comprometimento, ética, pontualidade, você inspira os colaboradores a seguirem o seu caminho. 

Lembre-se que ações falam mais alto do que palavras. ✅

8. Invista no desenvolvimento dos seus liderados

Um time que se sente apoiado é mais engajado e produtivo, por isso, ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento. 

Se a sua empresa conta com um ciclo de avaliação de desempenho, na hora de dar a devolutiva da AD, procure ajudar na construção de um plano de desenvolvimento individual para que seus liderados possam aprimorar novas habilidades. 

9. Seja um aliado do RH

O RH é um parceiro estratégico das lideranças e um dos principais interessados em cultivar um ambiente de trabalho feliz, saudável e produtivo. Por isso, esse trabalho em conjunto é essencial. 

Por exemplo: você pode atuar em parceria com o RH para implementar estratégias de desenvolvimento, como a avaliação de desempenho e treinamento de lideranças, ou em ações para aumentar o engajamento da equipe, como team buildings, entre outras. 

Uma plataforma como a Feedz, por exemplo, facilita a integração entre líderes e o RH e ainda centraliza toda a jornada do colaborador. Incrível, né? 😍

10. Conte com a tecnologia para otimizar sua rotina

Existem várias ferramentas que podem auxiliar os gestores no dia a dia, como:

  • Software de gestão de tarefas: como Trello e Asana, que ajudam a organizar e acompanhar projetos.
  • Plataformas de comunicação: como Slack e Microsoft Teams, que facilitam a comunicação interna.
  • Ferramentas de gestão de pessoas: como a Feedz, que oferece um conjunto de funcionalidades essenciais para gestores.

 

Se você quer parar de perder tempo com atividades operacionais para focar em ações estratégicas, preencha o formulário abaixo agora e conheça como a plataforma da Feedz pode contribuir para isso. 👇

Leia também

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!