O candidato passou pelo processo de seleção, foi contratado e meses depois pediu demissão. Existem muitos motivos para isso ter ocorrido, mas quando a situação parece se repetir, pode significar que tem algo errado com o processo em si.
Geralmente, isso mostra que o recrutamento e seleção não está estruturado o quanto deveria, resultando em contratações desalinhadas e, muito provavelmente, em alto turnover.
Para mudar o cenário, é preciso aprimorar cada uma das etapas.
Se você precisa de ajuda nisso, está no lugar certo. A seguir, entenda o que é processo seletivo, quais são suas fases e como otimizá-lo. Aproveite!
O que é processo seletivo?
O processo seletivo é um conjunto de etapas aplicadas para encontrar o candidato ideal. Por “candidato ideal” entenda um profissional com fit cultural, engajado, motivado e com probabilidades maiores de permanecer na empresa por mais tempo.
Entenda ainda que o processo seletivo inicia com o recrutamento e se encerra no processo de contratação. Ele surge da necessidade de suprir uma vaga, seja porque alguém saiu da empresa ou foi promovido, ou porque a organização está em fase de expansão.
No processo seletivo são analisados, dentre outros pontos, as soft skills e hard skills de um candidato, e os valores que possui (para identificar se há aderência com a cultura da empresa).
Vale pontuar que da seleção depende o sucesso da empresa, pois uma contratação errada pode trazer diversos problemas para o clima organizacional, desempenho do time e até mesmo para os resultados gerais.
Etapas do processo seletivo
Você entendeu o que é processo seletivo e o quanto ele é importante para a sustentabilidade de todas as organizações a longo prazo. A fim de colocar em prática um processo eficaz, existem algumas etapas que não podem ser deixadas de lado. São elas:
Planejamento e preparação
Tudo inicia com um bom planejamento. Nesta primeira etapa, o recrutador ou gestor de RH precisa entender as demandas do cargo. Por exemplo, por que a vaga está em aberto? O que é exigido? A contratação será temporária? É necessário alguém experiente?
Essas questões ajudam a formular, planejar e preparar o anúncio da vaga, as estratégias para avaliação de candidatos, as técnicas para entrevistas e os critérios para seleção, e a tomar a decisão final.
👉 Como a inteligência artificial ajuda no recrutamento e seleção?
Divulgação da vaga e recrutamento
No processo seletivo, a divulgação da vaga tem um grande peso, pois disso dependerá a qualidade dos candidatos que serão atraídos. Para evitar receber currículos de perfis não aderentes, em primeiro lugar certifique-se que a vaga é anunciada corretamente.
Em termos práticos, significa ter atenção especial ao anúncio propriamente dito. Ele precisa conter informações sobre a empresa e, claro, sobre as responsabilidades da vaga e os requisitos essenciais e os desejáveis.
É importante também deixar claro como será o processo seletivo e como serão as etapas. Caso precise de dicas para elaborar um anúncio de vaga de emprego, compartilhamos tudo com você aqui.
Uma vez o anúncio elaborado, divulgue-o nos locais acessados pelo candidato que sua empresa procura. Pode ser em sites específicos, redes sociais (como o LinkedIn), faculdades, entre outros.
Avaliação de candidatos
Mesmo com um anúncio bem elaborado e divulgado nos lugares certos é bem provável que o RH receba currículos que não preenchem os requisitos da vaga. Por isso, a etapa seguinte, a de triagem de CVs, é tão especial.
É aqui que será decidido o nível de contratação, pois quanto melhores forem os candidatos em termo de aderência à vaga, maiores são as chances de a empresa contratar um profissional que vista a camisa.
Sendo assim, no processo seletivo, o que é essencial entender é que sem uma boa avaliação de candidatos as etapas seguintes podem não ser tão bem-sucedidas.
Entrevistas – Dicas e técnicas
No processo de seleção, a etapa de entrevista oferece aos recrutadores a oportunidade de conhecer melhor os candidatos selecionados e observar suas personalidades, habilidades de comunicação, atitudes e adequação cultural para a empresa.
Do mesmo modo, nessa fase são esclarecidas informações fornecidas no currículo e é o momento no qual o entrevistador explora detalhes sobre experiências passadas, realizações e habilidades do candidato.
A quantidade de entrevistas varia de acordo com o processo seletivo, pois depende muito também do nível de exigência da vaga. Além de entrevistas, é usual também as organizações adotarem dinâmicas de grupos para conhecer melhor os profissionais.
Adicionalmente, nesta fase são aplicados testes, como:
- Avaliação de habilidades técnicas
- Teste de idiomas
- Inteligência geral
- Teste de fit cultural
- Avaliação de competências comportamentais
- Teste de perfil
- Teste de inteligência emocional
Para mais dicas, não deixe de acessar:
👉 7 exemplos de testes para aplicar em processo seletivo
Nos pontos acima, mencionamos as habilidades técnicas e a avaliação de competências comportamentais. Para as primeiras, veja 85 exemplos de perguntas para entrevista por competência.
Para as segundas, existem diversos testes de personalidade que podem ser aplicados. Aqui abordamos 10 opções que podem ser utilizadas na sua empresa.
Uma metodologia que traz bons resultados é a DISC. Por meio dela os recrutadores obtêm uma compreensão profunda das motivações de cada candidato e como cada um se encaixa na equipe que fará parte.
Outro teste para conhecer melhor a personalidade do profissional é o palográfico, conhecido também por “teste do palitinho”. Entre outras características, ele avalia a adaptação à cultura, regras e normas, inteligência emocional, impulsividade, entre outros.
Se quiser conhecer mais sobre ele, leia o artigo: Teste palográfico: O que é e benefícios para o processo seletivo
Seleção e decisão Final
Chegando ao fim do processo seletivo, é hora de selecionar os candidatos que se destacaram, fazer a última entrevista e tomar a decisão.
Quem bate o martelo é o gestor da vaga, que conta com o apoio das informações colhidas pelos recrutadores e das observações feitas por eles. Como “um jogo só acaba quando termina”, assim que o profissional é escolhido vem a etapa de negociação.
Se tudo der certo e sua empresa conseguiu conduzir uma seleção de modo eficaz e eficiente, o processo de contratação será rápido.
Ferramentas e recursos para otimizar o processo seletivo
Um processo seletivo deve levar o tempo necessário para encontrar o candidato ideal. Esse tempo pode ser reduzido se ele iniciar do jeito certo, que é levando a sério a etapa do planejamento.
Há ainda ferramentas e recursos que sua empresa pode adotar para otimizar a seleção.
Uma delas é uma ferramenta para recrutamento e seleção. Soluções robustas contam com as principais funcionalidades para atração, seleção, contratação e retenção de talentos.
Com a solução de R&S da Feedz by TOTVS os recrutadores criam páginas de carreiras atrativas, realizam a triagem para identificar rapidamente os candidatos mais qualificados, personalizam o processo e aplicam o teste de avaliação comportamental baseado em DISC.
A ferramenta possibilita ainda o acompanhamento e gerenciamento dos candidatos durante todo o processo seletivo de maneira organizada e eficaz.
Outro recurso para otimizar o processo seletivo é avaliar a eficiência das estratégias de R&S. Somente assim o RH será capaz de analisar o que está funcionando e o que precisa ser mudado.
Como é preciso ter dados concretos para realizar essa avaliação, uma maneira para fazer isso é acompanhando indicadores, como de SLA em recrutamento e seleção, turnover de recém-contratados, custo médio da contratação e satisfação do processo seletivo.
A tecnologia facilita o acompanhamento dos indicadores em tempo real. Por isso, se o seu RH ainda não conta com uma solução para automatizar e otimizar os seus processos, está na hora de mudar isso e garantir mais eficiência à área 🤩.
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