Entender qual é o perfil de colaboradores da sua empresa pode impulsionar o engajamento e a produtividade de forma significativa. Por isso, hoje vamos abordar uma das ferramentas mais eficazes para alcançar esse objetivo: o perfil DISC.
Considerado um dos testes comportamentais mais conhecidos e versáteis que existem, ele se destaca por oferecer insights valiosos sobre a personalidade de cada profissional e as suas necessidades de desenvolvimento.
Quer entender melhor como a metodologia DISC funciona e pode potencializar a gestão de talentos das empresas quando bem utilizada? Então vem com a gente! 😀
O que é o perfil DISC?
O perfil DISC é uma ferramenta de avaliação comportamental que categoriza as pessoas em quatro padrões de personalidade principais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Criado na década de 1920, a partir dos estudos feitos pelo psicólogo norte-americano William M. Marston, o DISC aos poucos se tornou um recurso valioso para mapear as preferências, estilos de comunicação e motivações dos colaboradores.
Hoje ele já é um dos testes comportamentais mais adotados do mundo e vem sendo utilizado, principalmente, para qualificar candidatos durante os processos seletivos, melhorar as decisões de contratação e direcionar as ações de desenvolvimento e engajamento de pessoal.
Quais são os 4 perfis comportamentais do DISC?
Como mencionado, o teste de perfil DISC avalia os traços da personalidade dominante a partir de quatro padrões comportamentais.
A partir de agora, vamos detalhar cada um deles, destacando os pontos fortes e de atenção que os acompanham:
Dominância (D)
Colaboradores com alto traço de dominância são orientados por resultados e motivados por desafios e eficácia.
Eles se destacam por serem assertivos, persistentes, competitivos, independentes, confiantes e capazes de tomar decisões rapidamente.
Em contrapartida, pessoas com perfil dominante também são mais propensas a falar sem pensar, ser impaciente, ter dificuldade em delegar tarefas e gerar certo medo nos demais.
Influência (I)
Já os indivíduos com alto traço de influência são motivados pela liberdade e criatividade, além de buscarem por interação social.
Eles gostam de trabalhar em equipe e se destacam pela habilidade de inspirar e motivar os outros, além de também serem mais otimistas, emocionais e entusiasmados.
Por outro lado, esses colaboradores também podem apresentar alguns pontos limitantes, tais como a tendência de perder o foco com facilidade e a dificuldade em gerenciar o tempo.
Estabilidade (E)
Profissionais com alto traço de estabilidade, por sua vez, são orientados à colaboração e motivados por segurança e lealdade.
Isso significa que eles valorizam relações interpessoais estáveis, preferem evitar conflitos e mudanças repentinas e procuram manter um ambiente de trabalho equilibrado.
Porém, os colaboradores estáveis tendem a ser mais possessivos ou passivos demais. Além disso, eles geralmente correm pouco risco e são pouco expansíveis.
Conformidade (C)
Para completar a lista, temos o grupo de talentos que valoriza a precisão e a consistência, sendo motivado por altos padrões e eficiência.
Aqui, encontram-se aqueles colaboradores que são mais cautelosos, detalhistas e analíticos. Eles preferem seguir regras e procedimentos estabelecidos e são mestres em entregar o trabalho dentro do prazo.
Em contrapartida, podem acabar sendo muito duros ou críticos com eles próprios, inflexíveis ou até mesmo arrogantes quando contrariados.
Importância do perfil DISC no ambiente de trabalho
Agora que você já sabe o que o teste de perfil comportamental DISC avalia, aí vai um motivo e tanto para utilizá-lo: cerca de 75% das empresas listadas na lista Fortune 500 já adotam essa ferramenta em seus negócios.
O melhor é que não há um único motivo por trás de tanto sucesso. Com os insights obtidos por meio desta abordagem, as organizações podem obter uma série de ganhos.
Confira, a seguir, alguns dos principais:
- Compreender as dinâmicas de equipe e como cada membro pode contribuir de maneira mais eficaz para a obtenção das metas organizacionais;
- Facilitar a comunicação e o fornecimento de feedback de acordo com os estilos de cada perfil, minimizando mal-entendidos e conflitos;
- Entender os pontos fortes e áreas de melhoria de cada perfil, o que permite direcionar as ações de desenvolvimento profissional de forma personalizada e mais eficaz;
- Construir equipes mais balanceadas, levando em consideração diferentes habilidades, estilos de trabalho e perspectivas;
- Selecionar candidatos mais compatíveis com o tipo comportamental requerido para as vagas em aberto e com a cultura organizacional;
- Estruturar planejamentos de carreiras mais bem sucedidos.
No fim das contas, a soma de todos esses benefícios aponta diretamente para o aumento de desempenho do time.
Afinal, uma equipe que se comunica de forma eficaz, resolve conflitos de maneira construtiva, trabalha em sinergia, está alinhada aos principais valores organizacionais e é incentivada a se desenvolver continuamente tende a ser mais produtiva e eficiente.
Como analisar o perfil dos colaboradores
Se as possibilidades apresentadas acima chamaram a sua atenção, chegou a hora de você entender como é feita a análise de perfil dos colaboradores utilizando o teste DISC.
Basicamente, esse teste é composto por cerca de 40 perguntas formuladas para avaliar o comportamento do indivíduo em diferentes situações.
Para cada pergunta há quatro alternativas e o profissional deve escolher a opção que tem mais a ver com ele, como mostram os três exemplos abaixo:
- Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Atencioso
- Competitivo
- Controlado
- Convincente
- Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Mediador
- Detalhista
- Animado
- Autoconfiante
- Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Audacioso
- Minucioso
- Diplomático
- Descontraído
Ao final do teste, as respostas são contabilizadas considerando os quatro padrões de personalidade DISC e, a partir de então, o perfil é traçado de acordo com o padrão predominante.
Utilizando as descrições dos diferentes perfis como base e cruzando-as com outros dados coletados pelo RH, torna-se mais fácil identificar as características de cada colaborador ou candidato, incluindo seus pontos fortes e as áreas que requerem atenção.
A partir de então, as empresas podem desenvolver ações e tomar decisões que ajudem a promover um ambiente de trabalho mais harmonioso, produtivo e colaborativo.
É importante dizer que existem várias versões do teste disponíveis na internet. Mas, por se tratar de uma ferramenta altamente estratégica, é importante que as organizações escolham uma versão confiável.
As opções mais completas geralmente vão além das informações básicas, chegando até mesmo a sugerir táticas e estratégias para aumentar o desempenho de cada perfil.
Avaliando padrões comportamentais com Feedz Persona
Se a sua empresa deseja obter resultados confiáveis e ganhar agilidade ao analisar os perfis comportamentais da equipe, então a solução Feedz Persona chegou para ajudar.
Além de ser fácil de responder, o teste de personalidade disponibilizado pela nossa ferramenta fornece uma série de vantagens, tais como:
- Geração de relatórios objetivos, com resultados simplificados para uma análise rápida e assertiva;
- 15 perfis comportamentais diferentes, baseados nas quatro dimensões que compõem o perfil DISC;
- Relação entre perfil comportamental e o local de trabalho;
- Mapeamento de motivadores e estressores;
- Orientação de desenvolvimento de acordo com perfil comportamental.
Para completar, essa solução pode ser impulsionada com outras funcionalidades que a Feedz oferece, tais como as Reuniões 1:1 e a ferramenta de PDI.
Para saber mais, insira seu e-mail abaixo e experimente uma demonstração interativa na prática. Simples, rápido e transformador!