O teste DISC é uma ferramenta que ajuda o RH a conhecer melhor os seus colaboradores. Não apenas isso, mas também a analisar mais profundamente os candidatos em um processo de recrutamento e seleção.
Como você verá neste artigo, ele fornece informações sobre como agimos, reagimos e nos comunicamos, especialmente em situações desfavoráveis. Dessa maneira, por meio dele é possível entender como os profissionais se relacionam com a empresa e entre si.
A seguir, entenda o que é, os benefícios, para que serve o teste DISC, os seus 4 perfis comportamentais, como implementar a metodologia e muito mais.
O que é o teste DISC?
O teste DISC, também chamado de metodologia DISC, é uma ferramenta de avaliação psicológica que ajuda a obter insights sobre o comportamento humano.
É amplamente utilizado pelas organizações para entender quais são as características de cada colaborador. A partir disso é possível saber como eles se comportam e se relacionam frente a diversas situações.
O teste foi criado pelo Ph.D. em psicologia William Moulton Marston, e classifica o comportamento das pessoas em relação a um ambiente ou situação. Em outras palavras, busca compreender o perfil comportamental de cada um.
Segundo a metodologia DISC, existem quatro perfis (D, I, S e C) que são:
- Dominance – Dominância
- Influence – Influência
- Steadiness – Estabilidade
- Conscientiousness – Conformidade
Mais abaixo detalharemos cada um dos perfis, mas, antes, destacamos que o DISC não deve ser usado com a intenção de julgar ou rotular um profissional.
Ele serve muito mais para fornecer insights a partir do perfil comportamental de cada um. Além do mais, o perfil muda conforme cada um evolui, o que significa que uma mesma pessoa pode ter diferentes perfis ao longo de sua vida.
👉 7 exemplos de testes para aplicar em processo seletivo
Pra que serve o teste DISC?
Para o RH, o teste comportamental DISC decodifica as competências socioemocionais dos profissionais da empresa e dos futuros talentos. Ao fazer isso, pode-se prever tendências de comportamentos em determinados cenários.
É possível também utilizar o DISC para avaliar se o candidato estará alinhado com a cultura da empresa e qual cargo ele se encaixaria melhor. No entanto, isso não significa que o teste serve para desclassificar alguém.
O que ele faz é fornecer informações ao RH para que, com base nelas e nas mad skills, soft skills e hard skills dos candidatos, seja possível encontrar aquele que melhor corresponda à função e ao que se espera dele para o futuro.
A metodologia DISC é também vista como uma aliada para o plano de desenvolvimento individual (PDI), pois ela dá embasamento para o planejamento de ações que ajudem os profissionais a terem mais chances de serem bem-sucedidos.
Quais são os 4 perfis comportamentais do DISC?
Agora que você entendeu o que é DISC teste, vamos entender os quatro perfis comportamentais, com base no que explicamos acima:
Dominância
São classificadas nesse perfil comportamental, pessoas extrovertidas, motivadas, autoconfiantes e que vão direto ao ponto. São também indivíduos orientados para o resultado e que gostam de assumir o comando.
O perfil dominante não tem medo de confronto, é bom negociador e gosta de tomar decisões rapidamente. A armadilha está na comunicação agressiva, pois a pessoa pode também parecer arrogante.
Influência
É uma pessoa extrovertida, calorosa e que se entusiasma rapidamente. É bom em influenciar os outros, em se relacionar e costuma tomar decisões com base nos sentimentos.
O lado negativo é o risco de ser impulsivo demais (tomar decisões sem analisar muito). Por gostar de influenciar e falar, pode dar aquela impressão de que fala mais do que escuta e não deixa os outros darem suas opiniões.
Isso dá uma sensação de agressividade.
Estabilidade
Profissionais com este perfil são introvertidos, leais, atenciosos e adoram trabalhar em equipe. Adicionalmente, não gostam de mudanças repentinas, são orientados por tarefas e considerados bons ouvintes e sensíveis aos sentimentos dos demais.
O perfil de estabilidade é observador e passa um tempo refletindo, pois prefere fazer as coisas passo a passo. Conflito não é o que busca essa pessoa.
Como ponto negativo está o fato de parecer submisso e não ter opinião própria.
Conformidade
É uma pessoa introvertida, observadora, controladora e mais fechada. Focado na qualidade, alguém com esse perfil é ponderado na hora de tomar decisões, é mais formal, tem olhos para detalhes e estabelece padrões elevados para si mesmo.
Como lado negativo desse perfil está o fato de querer verificar tudo minuciosamente. Portanto, pode ser perfeccionista e excessivamente crítico.
Como o teste DISC auxilia na análise de candidatos?
Na análise de candidatos, o DISC teste pode ser aplicado nas primeiras fases do processo seletivo, para entender se os candidatos possuem o perfil comportamental para assumir determinada função na empresa.
O ideal é que ele não seja usado com a intenção de reprovar ninguém imediatamente, mas sim para ter informações mais embasadas na hora de realizar a entrevista. Dessa maneira, o profissional de RH pode fazer perguntas mais assertivas.
Contudo, não podemos ignorar o fato de que o DISC serve também para avaliar se o perfil comportamental do candidato está alinhado com a cultura da empresa.
Afinal, de nada adianta ter um profissional que seja qualificado e possua todas as hard skills necessárias para a vaga, se essa pessoa terá conflitos com os colegas e não se sentirá bem na empresa, concorda?
Por apresentar os traços predominantes de personalidade de um candidato, o teste DISC:
- Mostra aos recrutadores como o profissional se encaixará na cultura da empresa;
- Em que tipos de funções ele se destacará (para pensar também no plano de carreira);
- E como ele poderá colaborar efetivamente com a equipe em que irá atuar.
Implementando a metodologia DISC na entrevista de emprego: dicas práticas
O teste DISC é um questionário com perguntas objetivas. A finalidade delas é saber as características que mais representam uma pessoa.
Em uma entrevista de emprego, oriente o candidato a não pensar muito e responder com a primeira resposta que vem à mente.
Como não existe resposta certa ou errada, gastar muito tempo pensando em uma pergunta pode levar ao erro e não apresentar corretamente o perfil comportamental.
Após a aplicação do DISC, não esqueça de explicar o resultado do teste para o candidato, a fim de que ele possa se conhecer melhor. Esse é um momento para o profissional de RH também buscar entender mais do profissional.
O objetivo é confirmar o resultado e tomar uma decisão mais fundamentada.
Exemplos de perguntas e análises baseadas no teste DISC durante a entrevista
Para deixar você ainda mais por dentro do teste DISC, vamos de exemplos? Confira abaixo🤩:
Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Atencioso
- Competitivo
- Controlado
- Convincente
Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Inflexível
- Triste
- Agressivo
- Metido
Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Mediador
- Detalhista
- Animado
- Autoconfiante
Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Indelicado
- Inflexível
- Tagarela
- Tímido
Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Indeciso
- Inoportuno
- Impaciente
- Inseguro
Perceba que em duas situações o adjetivo “inflexível” aparece.
A diferença está no restante do grupo de palavras. Por exemplo, pode ser que faça sentido para alguém marcar inflexível na primeira vez e não selecionar na outra, pois no segundo caso um outro adjetivo pode definir melhor a pessoa.
Por isso que a metodologia costuma ser bem precisa na definição do perfil comportamental de alguém, afinal, ela fornece uma estrutura prática para entender e prever os comportamentos das pessoas em determinadas situações.
Benefícios do teste DISC para a empresa e para o candidato
Todos ganham com o teste DISC, como mostramos a seguir:
Benefícios para a empresa
- Ajuda a formar equipes mais coesas e produtivas;
- Reduz o turnover;
- Melhora a assertividade na contratação;
- Acelera o processo de recrutamento e seleção;
- Direciona os candidatos para cargos e funções que possuam mais afinidade.
Benefícios para o candidato
- Contribui para o autoconhecimento, possibilitando ao candidato conhecer seus pontos fortes e os pontos que pode melhorar;
- Auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional;
- Potencializa o aprendizado;
- Com um alinhamento entre perfil e cargo, a pessoa sente-se mais satisfeita.
Conclusão
O teste DISC é uma ferramenta comprovadamente eficaz para avaliar o perfil comportamental de candidatos. Para o RH, ele ajuda na tomada de decisão em processos seletivos e a encontrar profissionais com fit cultural.
Lembramos, porém, que o DISC não julga competências e nem qual perfil é melhor. Por exemplo, um perfil Dominante tem um estilo de liderança diferente de um estilo Conforme.
Ambos podem ser excelentes líderes, pois, a adequação de alguém a um cargo depende de mais fatores, como valores pessoais, interesses e competências.
Contudo, a metodologia dá embasamento para o RH conhecer e entrevistar melhor a pessoa candidata e não focar apenas no currículo.
E aí, o que você acha do teste DISC? Agora a Feedz também conta com um teste de perfil comportamental baseado em DISC, capaz de proporcionar uma variedade de insights valiosos e contribuir para a formação de equipes coesas e eficazes.
Conheça mais sobre a solução de R&S da Feedz. Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita em 7 segundos 👇