Como liderar uma equipe de vendas de sucesso: 8 dicas práticas

Descubra agora 8 dicas essenciais para liderar uma equipe de vendas com sucesso, incluindo estratégias práticas e o uso da plataforma Feedz.

A área comercial é marcada por uma constante pressão por resultados, mas o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso de uma equipe é a liderança

Uma boa liderança não somente impulsiona as vendas, mas também proporciona um ambiente de trabalho positivo, focado no desenvolvimento dos profissionais, que mantém a equipe motivada. 

Neste conteúdo, vamos abordar o que você precisa para ser um bom líder e dicas práticas para aplicar na rotina com seu time. Vamos lá? 

O que faz um líder de equipe de vendas? 

Um líder de vendas é responsável pelos processos de gestão de equipe, seleção de novos talentos, desenvolvimento e treinamentos dos membros do time, entre outros. 

Entretanto, seu papel vai além de entender os processos e focar nas metas. Esse profissional também foca no desenvolvimento da equipe, em inspirá-los e, assim, promover um ambiente de trabalho que motiva e engaja os colaboradores. 

Vamos a um exemplo prático de como um bom líder de vendas atua: 

Imagine que o time enfrentou um trimestre bem desafiador. Ao invés de pressionar as pessoas colaboradoras para entregar mais resultados, você deve se aproximar da equipe, buscando entender os desafios de cada um. A partir disso, você trabalhará para transformar esses obstáculos em oportunidades de crescimento e aprendizado para o próximo trimestre. 

Percebe que essa liderança não só faz a gestão da equipe, mas também a inspira a se superar continuamente? Esse é o papel de um bom líder de vendas. 

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O que é preciso para liderar uma equipe?

Liderar uma equipe de vendas é um processo contínuo de aprendizado e adaptação. 

Esse papel requer muito mais do que as habilidades técnicas, mas também é preciso uma compreensão profunda das pessoas que você está liderando e do mercado em que está operando. 

Segundo a Gallup, a cada 10 profissionais selecionados para um papel de liderança, apenas 1 possui talento para liderar. Prova desse impacto é que esse mesmo estudo aponta que a variação de engajamento dos colaboradores se deve aos gestores imediatos. 

Por isso, pensando em te preparar e torná-lo um excelente líder de equipe de vendas, vamos listar as habilidades comportamentais necessárias para tal. Confira a seguir! 

 

Principais soft skills para liderar uma equipe de vendas

No setor comercial, as soft skills de um líder podem fazer toda a diferença. Existem algumas habilidades fundamentais para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. São elas: 

  • Comunicação eficaz; 
  • Empatia;
  • Resiliência; 
  • Motivação; 
  • Escuta ativa; 
  • Inteligência emocional; 
  • Confiança;
  • Flexibilidade; 
  • Adaptabilidade. 

 

Ao desenvolver e aprimorar essas habilidades comportamentais, o líder cria uma equipe de vendas mais coesa, motivada e bem-sucedida. Portanto, lembre-se de também desenvolver suas hard e soft skills do papel de liderança. 

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8 dicas de como liderar uma equipe de vendas de sucesso 

Se você tem dúvidas sobre como gerenciar uma equipe comercial, listamos algumas dicas que com certeza ajudarão você a ser um bom líder e a transformar o time em uma área de alta performance. Confira! 

 

1. Seja uma liderança estratégica

Uma liderança estratégica tem uma visão clara do que a equipe almeja alcançar e de como isso está alinhado aos objetivos estratégicos da empresa. Isso significa entender o mercado, identificar oportunidades de crescimento e definir metas claras. 

Além disso, um líder estratégico entende que, em alguns momentos, será necessário adaptar as estratégias conforme o mercado, por isso, busca fazê-lo de maneira que não impacte na motivação da equipe

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2. Promova um ambiente de trabalho seguro e saudável

Para promover um ambiente seguro, é importante que todas as pessoas colaboradoras se sintam ouvidas, valorizadas e respeitadas. 

Por exemplo, sempre que um membro da equipe estiver enfrentando desafios profissionais ou pessoais, você pode oferecer algum tipo de suporte ou certa flexibilidade nas entregas. Dessa maneira, você demonstra que se importa com o bem-estar deles e não somente com os resultados. 

Outro fator importante para que as pessoas consigam equilibrar a vida profissional e pessoal, é garantir que toda sua equipe tenha as ferramentas e recursos necessários para desempenhar suas funções com eficiência. 

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3. Desenvolva seus liderados

O desenvolvimento contínuo da equipe é essencial para manter a competitividade no mercado de vendas. Entretanto, isso não quer dizer que você precisa focar apenas em treinamentos de produtos e técnicas de vendas. 

Lembre-se que também é importante desenvolver as habilidades interpessoais e de liderança. 

A avaliação de desempenho, por exemplo, pode ajudar a entender quais habilidades podem ser potencializadas ou aprimoradas. A partir dessa devolutiva, o colaborador poderá construir um PDI mais alinhado aos objetivos da empresa e os seus de carreira. 

 

4. Incentive a colaboração e o trabalho em equipe

Para incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, você pode criar uma rotina de reuniões com todo o time, para que todos estejam na mesma sintonia sobre quais as principais demandas e o foco da semana. 

Além das reuniões fixas, é possível realizar momentos de brainstorming para discutir novas abordagens de vendas ou discutir situações que estão enfrentando com os potenciais clientes. Isso não só aproxima o time como também melhora o desempenho dos colaboradores. 

 

5. Estabeleça metas claras e realistas

Quando falamos em metas, é importante que cada pessoa da equipe entenda como o seu trabalho contribui para o sucesso geral da equipe. Por isso, ao definir as metas de vendas, considere o histórico de desempenho da equipe, as condições do mercado e os recursos disponíveis. 

Lembre-se de que as metas precisam ser desafiadoras, mas alcançáveis e estar alinhadas aos objetivos gerais da organização. 

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6. Incentive a comunicação e o feedback

Incentivar a comunicação não significa apenas comunicar claramente as expectativas e os objetivos da empresa em relação ao colaborador, mas também ter uma escuta ativa para os feedbacks da equipe. 

Você pode implementar reuniões mensais de alinhamento para que seus liderados possam compartilhar os desafios e sucessos daquele mês. Isso ajuda a identificar os pontos de melhoria e fortalece a confiança entre líder e liderado. 

 

7. Torne-se uma referência para a sua equipe

Como líder, você deve ser um modelo para o time comercial. Para conseguir isso, é importante estar presente, ser acessível e demonstrar que tem um compromisso genuíno com o sucesso da equipe. 

Por exemplo: ao lidar com um cliente difícil, você pode mostrar à equipe como abordar a situação da melhor maneira, mantendo o profissionalismo e transformando os desafios em oportunidades. 

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8. Otimize as tarefas de gestão  

Utilizar ferramentas e tecnologias adequadas pode transformar a gestão da sua equipe. Essas ferramentas vão desde os sistemas de CRM como até mesmo uma plataforma de gestão de pessoas, como a Feedz. 

A plataforma da Feedz foi projetada para melhorar a gestão de desempenho, engajamento e desenvolvimento de equipes. Por meio dela, você como liderança pode automatizar e simplificar várias tarefas administrativas, reduzindo o tempo gasto com processos manuais. 

A Feedz conta com recursos como avaliação de desempenho, pesquisas de engajamento, feedbacks, ouvidoria interna, entre outros essenciais para manter a equipe motivada e alinhada aos objetivos organizacionais. (spoiler: são 18 funcionalidades bônus gratuitas! 😱)

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