Infelizmente, a falta de reconhecimento no trabalho é algo que uma boa parte dos profissionais já sentiu na pele e se torna um problema na cultura organizacional.
No próprio LinkedIn, aliás, de vez em quando aparece alguém que comenta sobre isso e compartilha sua experiência.
Mais infelizmente ainda, muitas empresas nem sabem que o não reconhecimento é um problema e nem se dão conta de que isso pode ser a causa da desmotivação, do absenteísmo, da queda na produtividade e por aí vai.
Por conta disso, gastam dinheiro na contratação de talentos que, assim que têm uma oportunidade melhor, trocam a organização por outra. Quer evitar o problema na sua empresa? A seguir, entenda mais sobre o assunto.
O que é reconhecimento no ambiente de trabalho?
O reconhecimento no trabalho é o ato de valorizar e apreciar um profissional por suas atitudes, seus resultados, metas alcançadas, seu profissionalismo, dedicação, seriedade, esforço, enfim, qualquer comportamento ou ação positiva.
Tem também a ver com recompensar os colaboradores por um bom desempenho e impacto na empresa. Mas, atenção: isso não quer dizer que reconhecer seja dar um vale-presente ou uma bonificação.
Ambas as estratégias podem fazer parte, claro, e um bônus financeiro todo mundo gosta, concorda? No entanto, mais do que dar um presente, o reconhecimento está relacionado a criar uma conexão emocional com o colaborador.
👉 Quais são os tipos de clima organizacional e como identificá-los
4 Sinais claros de falta de reconhecimento
A falta de reconhecimento no trabalho pode ser identificada por meio de cinco sinais:
1. Sentimento de invisibilidade ou de ser subestimado
Se você fizer uma avaliação de desempenho e seus funcionários apontarem que se sentem subestimados ou que são invisíveis para seus gestores, pode ter certeza: sua empresa não está os reconhecendo.
Do mesmo modo, se ao conversar com seus colaboradores você sentir que eles não conseguem entender a importância que possuem dentro da organização, esse é um sinal mais do que claro de que está faltando reconhecimento por parte de líderes e gestores.
2. Falta de feedback ou retorno sobre desempenho
Sem exageros, o feedback é a ferramenta mais poderosa para reconhecer as conquistas dos colaboradores e dar a eles um retorno sobre o desempenho.
Empresas que não adotam a cultura do feedback possuem um quadro de talentos completamente desconectado do propósito corporativo (e que não sabe se está no caminho certo).
Da mesma maneira, como os colaboradores não têm um retorno sobre suas conquistas, acabam achando que não precisam se esforçar muito, afinal, não são reconhecidos.
3. Alto turnover e desmotivação da equipe
Funcionários que não são reconhecidos costumam pedir demissão assim que têm uma oportunidade melhor. Por essa razão, a alta rotatividade é um alerta da falta de reconhecimento no trabalho.
Não ser reconhecido torna também o ambiente mais pesado, o que resulta na desmotivação da equipe.
4. Redução na qualidade do trabalho ou produtividade
“Se meus esforços não são reconhecidos, por que eu preciso me dedicar?”, ou “se o que eu faço já está bom e ninguém me fala nada, por que melhorar?”.
Entenda que uma empresa que não reconhece seus colaboradores, passa para eles a visão de que ninguém presta atenção neles ou nada precisa mudar. Inevitavelmente esse pensamento leva a pessoa a desanimar, ser menos produtiva e reduzir a qualidade.
Impactos da falta de reconhecimento
Uma pessoa que não é reconhecida se frustra porque deu o máximo de si. Na maioria das vezes, o profissional fez mais do que o esperado, assumiu responsabilidades que nem eram dele e, em muitos casos, fez hora extra e teve menos tempo para a vida pessoal.
Nem é preciso pensar muito para entender o porquê esse funcionário está estressado e, em muitos casos, se comporta diferente no trabalho.
Falando nisso, segundo um estudo que foi feito em Porto Alegre e São Paulo pelo International Stress Management Association, 89% das pessoas sofrem de estresse por falta de reconhecimento no trabalho.
Outro impacto da ausência de reconhecimento é percebido nos problemas de relação entre líderes e liderados. Quando estes não se sentem valorizados, têm problemas em seguir instruções e passam a se enxergar como insubordinados.
A relação fica desgastada, o que resulta em conflitos no local de trabalho e em um ambiente tóxico. Há ainda a sensação de injustiça, pois “eu faço tudo certo e ninguém me fala nem um simples obrigado!”.
Perceba que tudo isso, de uma maneira ou de outra, interfere no clima organizacional. É normal que empresas assim sofram com altos índices de absenteísmo e turnover, e tenham até dificuldade para atrair talentos, já que não possuem uma boa marca empregadora.
Por que o reconhecimento é vital?
Existe uma ligação entre reconhecimento e produtividade, o que é algo lógico, uma vez que todos nós nos empenhamos mais quando nossos esforços são reconhecidos.
O mesmo se aplica na relação entre reconhecimento e satisfação. Pense o seguinte: quem é que não gosta de trabalhar em uma empresa que valoriza seus esforços? Que percebe que seus líderes enxergam o que estão fazendo?
Ser reconhecido dá aquela sensação de que o que fazemos importa. O ambiente de trabalho, por ser mais motivador, é um ambiente no qual dá gosto de estar. As pessoas, então, sentem orgulho de fazer parte da empresa e vestem a camisa com gosto.
Lealdade e comprometimento no trabalho são frutos desse sentimento e tudo isso reverbera positivamente na cultura da empresa.
E para deixar bem claro o quanto o reconhecimento é vital no ambiente de trabalho, anote aí:
- Impacta positivamente no bem-estar do colaborador;
- Funcionários são defensores da marca;
- Aumenta a motivação do colaborador;
- O colaborador sabe o que se espera dele e o quanto seu trabalho é importante;
- Sensação de trabalhar com propósito;
- Alta produtividade.
Estratégias para fazer com que os colaboradores se sintam reconhecidos
Já que o reconhecimento no trabalho é crucial para que a empresa tenha colaboradores motivados, engajados e produtivos, confira algumas estratégias que podem ser colocadas em prática visando isso:
Feedback regular
Dar feedback é uma maneira de reconhecer o trabalho e a dedicação dos profissionais. É um momento no qual o avaliado recebe um retorno sobre o seu desempenho e tem seus pontos fortes destacados.
Quando feito continuamente, o feedback torna-se ainda mais poderoso, pois aproxima ainda mais líderes de seus liderados. Além disso, dá uma imagem clara de onde o profissional está e o que se espera dele.
Programas de reconhecimento
O reconhecimento pode vir também em formas de premiações, bonificações em dinheiro e até mesmo um simples agradecimento. Existem diversas ideias que sua empresa pode adotar. Falamos sobre elas com mais detalhes no seguinte conteúdo:
👉 13 ideias para reconhecimento de funcionários
Fomentar uma cultura de apreciação
Uma cultura de apreciação encoraja líderes, mas também colegas, a reconhecerem o trabalho uns dos outros.
Sempre que alguém for proativo, tiver uma boa ideia, resolver um problema, entre outras ações, incentive o reconhecimento. O software da Feedz, por exemplo, tem um mural de celebrações.
É como se fosse uma rede social na qual a pessoa marca os amigos e os times e celebra as conquistas diárias.
Treinamento de liderança
O exemplo deve vir de cima. Assim, é importante que o RH forneça treinamentos para seus líderes, a fim de que eles saibam valorizar e reconhecer suas equipes, e dar feedbacks de incentivo.
E já que reconhecimento tem a ver com engajamento, aproveite que está aqui e veja 7 dicas [mão na massa] para aumentar o engajamento dos colaboradores.
👉 Quem é a Feedz e por que somos a melhor solução para seu RH?