Ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre a empresa é a melhor forma de aprimorar a gestão de pessoas de maneira contínua. E é justamente para apoiar o RH nessa missão que a pesquisa de satisfação anônima existe.
Por meio dessa ferramenta, é possível mapear a real percepção do time sobre os mais diversos aspectos organizacionais e, a partir de então, entender o que motiva e o que trava o desempenho de cada talento.
Essa compreensão é o ponto de partida para que o RH consiga promover melhorias no ambiente de trabalho e aumentar o engajamento dos funcionários. Portanto, se você é um profissional da área, te convidamos a conhecer mais sobre o assunto!
4 diferentes tipos de pesquisas organizacionais
Antes de nos aprofundarmos nos benefícios das pesquisas de satisfação anônima, é preciso explicar que existem diferentes formas de mensurar o nível de contentamento da equipe.
Entre os tipos de pesquisas do RH que cumprem com esse propósito, há quatro que se destacam:
Pesquisa de clima organizacional
Como o próprio nome sugere, o objetivo desse recurso é coletar a opinião dos colaboradores sobre a vibe da empresa, considerando questões como comunicação interna, relacionamentos interpessoais, políticas e práticas da empresa, etc.
Dessa forma, a pesquisa de clima organizacional ajuda a identificar aspectos da cultura corporativa que podem ser fortalecidos, bem como áreas que precisam de melhorias para aumentar a satisfação e o engajamento da equipe.
Pesquisa de pulso
A pesquisa de pulso, por sua vez, é uma avaliação mais curta e rápida em comparação ao tipo anterior: geralmente, elas reúnem entre 5 a 15 perguntas, que são mais fáceis de serem respondidas.
Sua finalidade é obter informações contínuas sobre a percepção dos funcionários com relação ao ambiente de trabalho ou, então, sobre algum problema específico.
Pesquisa de engajamento
Enquanto isso, a pesquisa de engajamento cumpre com a missão de medir a motivação e o senso de propósito do time – aspectos, esses, cruciais para o bom desempenho dos colaboradores no longo prazo.
Acompanhar essa métrica é vital para determinar se os profissionais estão felizes e engajados (ou não) e estimar por quanto tempo eles permanecerão na empresa.
eNPS
Por último, temos a pesquisa de eNPS, cuja finalidade é medir qual o nível de satisfação dos funcionários a partir da seguinte pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?”.
A partir dessa questão aparentemente simples, as empresas conseguem identificar qual a porcentagem de profissionais que estão ou não verdadeiramente engajadas com o negócio.
4 Benefícios de realizar pesquisas de satisfação anônimas
Como você pôde ver até aqui, as pesquisas de satisfação interna tratam de temas sensíveis, sobre os quais, muitas vezes, os colaboradores têm receio de falar abertamente.
Por esse motivo, faz toda a diferença quando os questionários podem ser respondidos de forma anônima!
Confira, na sequência, os principais benefícios de garantir o anonimato dos profissionais durante o uso dessa ferramenta:
1. Promove honestidade e transparência
Quando os colaboradores têm a possibilidade de responder a uma pesquisa de satisfação sem serem identificados, eles naturalmente se sentem mais confortáveis em expressar suas verdadeiras opiniões.
Afinal, quando as respostas são públicas, os funcionários podem deixar de expressar suas reais preocupações, ou até mesmo de participar por medo de possíveis retaliações e consequências negativas.
2. Conduz a insights mais precisos
A honestidade nas respostas permite que a organização obtenha uma visão mais precisa, detalhada e realista sobre o ambiente de trabalho.
Essa compreensão aprofundada sobre a cultura organizacional, por sua vez, é fundamental para que o RH entenda quais áreas e processos precisam de melhorias.
3. Ajuda a identificar problemas ocultos
É comum que existam problemas ou preocupações significativas em uma organização, que demoram a chegar até a alta gestão. Mas, quanto mais tempo elas permanecem ocultas, mais complexas se tornam.
A boa notícia é que, por meio de uma pesquisa de satisfação anônima bem conduzida, é possível trazer essas questões à tona e resolvê-las antes que elas passem a comprometer o ambiente de trabalho.
4. Aumenta o engajamento dos funcionários
O simples fato de os funcionários saberem que suas opiniões são valorizadas e que a empresa está comprometida em ouvi-los pode, por si só, aumentar o engajamento e a sensação de pertencimento.
Mas é claro que não é só isso: de modo geral, os resultados obtidos por meio da pesquisa de satisfação anônima orientam a tomada de decisões estratégicas para melhorar a cultura, a gestão e as políticas da organização.
Tudo isso ajuda a criar um ambiente mais saudável e feliz para todos – o que possui uma ligação direta com a manutenção do engajamento e da produtividade!
Como implementar pesquisas anônimas na sua empresa
Agora que você já sabe que a pesquisa de satisfação anônima é uma ferramenta valiosa para entender as percepções e sentimentos dos colaboradores em relação à empresa, que tal começar a usar essa ferramenta? Veja quatro passos essenciais para uma implementação bem-sucedida:
Seleção do tipo de pesquisa apropriado
Como mostramos antes, existem diferentes formas de medir a satisfação do time. Por isso, sua primeira missão é decidir quais métodos serão utilizados.
Percebeu que escrevemos “métodos”, no plural? É por que, ao contrário do que muitos pensam, você não precisa se limitar a uma única abordagem.
Na verdade, associar diferentes tipos de pesquisa – como, por exemplo, a de clima organizacional e a de pulso – tende a trazer uma visão bem mais completa!
Decisão sobre a plataforma de pesquisa a ser utilizada
Se a sua empresa deseja, de fato, garantir o anonimato dos colaboradores, então o melhor caminho é automatizar as pesquisas de satisfação.
Escolha uma plataforma de pesquisa confiável e segura, que seja capaz de criar e distribuir os questionários, sempre com o cuidado de que as respostas dos participantes não possam ser rastreadas até eles.
A Feedz, por exemplo, é referência no mercado quando o assunto é a realização de pesquisas automatizadas e confidenciais, que podem ser personalizadas conforme a necessidade.
👉 Leituras recomendadas:
Condução da pesquisa de forma eficaz e ética
Ao colocar a sua pesquisa para rodar, lembre-se de explicar claramente aos funcionários quais são os objetivos dela.
Enfatize, sempre, que as respostas serão mantidas confidenciais e que o feedback honesto é importantíssimo para o sucesso dessa estratégia.
Outra dica é estabelecer um prazo para os participantes responderem à pesquisa, permitindo tempo suficiente para participação, mas sem que o senso de urgência se perca.
Análise dos resultados e implementação de ações corretivas
Após o encerramento da pesquisa de satisfação anônima, será o momento de analisar os resultados para identificar padrões, tendências e áreas de preocupação ou destaque.
A partir de então, a missão do RH, em parceria com os líderes de equipe, é implementar planos de ação que abordem os pontos a serem melhorados e ir acompanhando o progresso das estratégias de perto.
Com a solução automatizada da Feedz, também é possível gerar relatórios intuitivos, cruzar os dados para identificar pontos críticos e tomar decisões direcionadas de forma bem simples.
Ou seja, as empresas que contam com o apoio da nossa ferramenta não apenas garantem a confidencialidade do time ao longo de todo o processo, como também ganham agilidade e assertividade do início ao fim das pesquisas de satisfação!
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