Proporcionar uma experiência incrível aos recém-chegados ao time é uma forma de apoiar a construção de relações de trabalho mais duradouras e satisfatórias. Pensando nisso, hoje vamos explorar como o onboarding ajuda o setor de serviços a reduzir o turnover.
Se melhorar a retenção de talentos é um desafio e, ao mesmo tempo, um objetivo que a sua organização deseja alcançar, siga em frente com a leitura e entenda como um bom processo de integração pode ajudar a tornar esse sonho realidade! 😀
Entendendo o turnover e seus efeitos no setor de serviços
O turnover é a taxa que mede a rotatividade de colaboradores de uma empresa em um determinado período, considerando tanto as demissões quanto as saídas voluntárias.
Atualmente, o Brasil é o país com o maior índice de rotatividade de colaboradores do mundo. E, considerando que as empresas de serviços estão entre as que mais geram emprego por aqui, não é de se estranhar que elas também estejam entre as mais impactadas por esse problema.
No setor de serviços, por exemplo, a perda recorrente de funcionários experientes e qualificados pode:
- Diminuir a qualidade do atendimento ao cliente;
- Dificultar o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais sólidos, tanto entre os colaboradores e os clientes como entre os próprios membros da equipe;
- Elevar os custos relacionados ao recrutamento, treinamento e integração dos novos funcionários;
- Gerar sobrecarga de trabalho, já que alguns colaboradores podem ter que abraçar tarefas extras durante o processo de substituição do profissional desligado;
- Levar a variações significativas na forma como o serviço é prestado aos clientes, o que pode prejudicar a experiência e fidelização deles.
Para além desses efeitos, é importante lembrar que um turnover elevado geralmente indica problemas mais profundos, como, por exemplo:
- Erros no processo de recrutamento e seleção;
- Despreparo da liderança;
- Salários e benefícios pouco atrativos;
- Clima organizacional tóxico;
- Poucas oportunidades de desenvolvimento profissional;
- Ou um processo de integração ruim.
👉 Você também pode se interessar por:
O que é o onboarding e por que ele é importante
O onboarding é o processo de integração de um novo colaborador na empresa.
Basicamente, seu objetivo é tornar os primeiros dias do colaborador na empresa o mais construtivo e acolhedor possível, para que ele se adapte mais rapidamente ao seu novo local de trabalho.
Em linhas gerais, um bom onboarding envolve desde a apresentação sobre os valores e cultura da empresa até o fornecimento das ferramentas e informações necessárias para que a pessoa possa atingir seu potencial máximo desde o início.
Quando esse processo é conduzido com maestria, criando um vínculo positivo entre a empresa e o colaborador, ele ajuda a:
- Aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores;
- Construir um ambiente de trabalho mais coeso e harmonioso;
- Fortalecer os valores, normas e a cultura da empresa;
- Reduzir erros devido à falta de informação;
- Acelerar a capacidade do colaborador de realizar suas tarefas com qualidade.
Juntos, todos esses benefícios também apontam para o aumento da retenção de profissionais, o que nos leva para o próximo tópico do post!
Como o onboarding ajuda a reduzir o turnover no setor de serviços
Quando um colaborador recebe todo o suporte e recursos necessários desde o seu primeiro dia de trabalho, ele provavelmente sentirá aquele alívio imediato por fazer a escolha certa ao dizer sim para a proposta de emprego.
Afinal de contas, esse é um cuidado que faz com que todo profissional se sinta valorizado e acolhido. O que, por sua vez, tende a gerar um alto nível de engajamento e satisfação, tornando-o mais propenso a permanecer na empresa a longo prazo.
Vale lembrar que, durante o processo de onboarding, as funções e responsabilidades dos funcionários são claramente comunicadas, ajudando a reduzir as incertezas e diminuindo o risco de frustrações que poderiam levar a uma saída prematura.
Mas não para por aí. Essa é uma estratégia que também permite que os novatos:
- Compreendam melhor e se integrem à cultura organizacional;
- Estabeleçam relações interpessoais com os líderes e colegas rapidamente;
- Se sintam menos perdidos (o que poderia causar desmotivação).
Ou seja: um onboarding bem-planejado e executado não apenas acolhe os novos talentos, mas também os prepara para o sucesso em seus papéis e os conecta ao propósito da organização.
Ter acesso a todas essas vantagens aumenta significativamente a probabilidade de eles optarem por continuar na empresa por bastante tempo. E é justamente por isso que essa estratégia anda de mãos dadas com a redução do turnover no setor de serviços!
Como automatizar o processo de onboarding
O processo de integração envolve várias etapas, que começam a ser traçadas antes mesmo de o colaborador chegar à empresa. Para te ajudar, aqui vai um resumo dos momentos que compõem um bom onboarding:
- Envio de um e-mail de boas-vindas, com orientações sobre o primeiro dia de trabalho;
- Organização dos espaços de trabalho físicos e digitais dos novos funcionários;
- Recepção do colaborador e tour pelo espaço de trabalho;
- Imersão na história e cultura da empresa;
- Introdução aos colegas de equipe;
- Alinhamento sobre o escopo de trabalho e expectativas;
- Oferecimento de treinamentos personalizados;
- Acompanhamento e feedback regular.
Deu pra perceber que essa é uma estratégia que demanda bastante dedicação por parte do RH e dos líderes de equipes, né? Por esse motivo, muitas empresas de serviços escolhem automatizar toda a jornada de integração.
Com o auxílio dos chamados softwares de Onboarding, as organizações do setor conseguem proporcionar mais eficiência e consistência no acolhimento de novos funcionários. Afinal, com apenas alguns cliques, essas soluções permitem a/o:
- Criação de processos personalizados para os novos contratados, de acordo com suas necessidades técnicas e área de atuação;
- Troca de feedbacks e conexão entre todos os colaboradores. Assim, enquanto o recém-chegado avança nas atividades, ele também cria vínculos com seus colegas de trabalho;
- Agendamento de reuniões de alinhamento entre o novo funcionário e o seu líder direto;
- Acompanhamento, avaliação e ajuste dos processos em tempo real.
Essas e outras facilidades são encontradas na Feedz, a plataforma de gestão de pessoas mais completa do Brasil.
Para entender como podemos facilitar a chegada de novos talentos na sua empresa, para que eles se sintam mais preparados e motivados desde o dia 1, basta solicitar uma demonstração gratuita agora mesmo! 👇