Headcount: O que é, importância e como utilizar na gestão?

Entenda o papel do headcount no âmbito do People Analytics e como utilizá-lo para tomar decisões estratégicas na gestão de talentos.

Quando se trata de gerenciar talentos de maneira estratégica e otimizada, uma métrica fundamental que os profissionais de RH atentos em People Analytics precisam dominar é o headcount – indicador que se refere ao número total de funcionários que a empresa possui em um determinado momento.

Embora a definição acima pareça simples, o headcount possui um valor inestimável para o RH: muito além de contar o número de colaboradores, essa métrica engloba aspectos como estrutura organizacional, alocação de recursos, capacidade para atender às demandas do mercado e muito mais.

Ficou curioso (a) para saber tudo o que o headcount representa na gestão de pessoas? Então confira as informações apresentadas ao longo deste post!

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O que é headcount?

O headcount está entre os indicadores de RH que o setor não pode deixar de acompanhar.

O termo, que em tradução literal para o português significa “contagem de cabeças”, é usado para se referir ao número de profissionais que trabalham na empresa como um todo ou, então, em uma unidade ou departamento da organização.

Trata-se, portanto, de um KPI essencial para entender a dimensão da força de trabalho e acompanhar as mudanças ao longo do tempo.

👉 Como implementar KPIs na estratégia de Recursos Humanos
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O que é redução de headcount?

Quem trabalha há bastante tempo com RH, provavelmente já se deparou com a expressão “redução de headcount” ao menos uma vez. Afinal, a palavra headcount costuma surgir bastante neste contexto.

Por esse motivo, é válido explicar seu significado: a redução de headcount se refere à ação de reduzir o quadro de colaboradores de uma organização, medida que também é conhecida como reestruturação de pessoal.

As razões que levam à redução de headcount podem variar bastante, indo desde a necessidade de reduzir custos operacionais até a automação de processos, fusões e aquisições.

 

Diferença entre headcount e FTE (Full-Time Equivalent)

Antes de seguirmos falando sobre headcount, queremos esclarecer uma confusão que ocorre com frequência: embora ambos estejam relacionados à contagem de pessoal, headcount e Full-Time Equivalent (FTE) são indicadores distintos.

A principal diferença entre essas métricas é que, enquanto o headcount se refere ao número de funcionários de uma organização, o FTE foca nas horas trabalhadas em tempo integral por esses colaboradores.

O headcount inclui tanto os colaboradores em tempo integral quanto os funcionários que trabalham apenas meio período, temporários, estagiários, entre outros. 

Já o FTE é calculado com base no número de horas trabalhadas em comparação com a jornada de trabalho padrão da organização.

 

Como se calcula o headcount?

Agora que já colocamos todos os “pingos no is”, chegou a hora de responder à dúvida que aflige muitos profissionais de RH: como calcular o número total de funcionários da organização.   

A boa notícia é que o cálculo do headcount é relativamente simples, já que o primeiro passo é contar o número total de colaboradores ativos em um determinado período de tempo, sem levar outros fatores em consideração.

Como mencionamos antes, você deve incluir nessa contagem tanto os funcionários em tempo integral, quanto os funcionários em meio período, temporários, estagiários e qualquer outra pessoa que esteja formalmente vinculada à empresa.

Depois, a depender da estratégia da companhia, é possível segmentar os funcionários por departamento ou regime de trabalho. Porém, a base do headcount segue sendo a contagem total.

Um ponto importante a ser observado é que o headcount é uma métrica bastante dinâmica. Portanto, é fundamental atualizá-la e monitorá-la regularmente para obter uma visão precisa da atual força de trabalho da empresa.

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Como o headcount impacta o planejamento de recursos humanos e a alocação de talentos

Ter o número total de colaboradores mapeado pode até parecer algo básico ou sem tanta importância para alguns. Mas, no contexto do People Analytics, essa é uma informação que respalda uma série de decisões encabeçadas pelo RH.

Com base no headcount, é possível identificar:

  • Necessidades de contratação ou redução de pessoal, considerando o número de funcionários necessários para atingir as metas do negócio;
  • Lacunas de talentos e habilidades, bem como às necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Desequilíbrios na alocação de recursos e a necessidade de realocar funcionários para outras áreas da empresa;
  • Necessidade de criar novos cargos para atender às demandas do mercado;
  • Relação entre o custo do funcionário e o seu desempenho.

 

Dicas para integrar o headcount em indicadores-chave de desempenho (KPIs) e métricas de RH

Em geral, o headcount é o ponto de partida para muitas outras análises que o RH pode fazer para melhorar a gestão de talentos. Mas, para aproveitar o seu potencial ao máximo, é importante saber integrá-los a outros KPIs.

O grande trunfo dessa interação é permitir uma visão mais holística e completa do desempenho dos colaboradores. O, por sua vez, possibilita uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e o desenvolvimento de estratégias baseadas em dados.

Veja um exemplo: ao confrontar o headcount com as análises de desempenho, fica mais fácil compreender se o quadro de funcionários está sendo aproveitado pela organização da melhor forma possível e até mesmo identificar a sobrecarga de trabalho.

Dito isso, vamos às dicas que podem ajudá-lo (a) nessa integração de métricas:

  • Identifique os KPIs e métricas de RH que são importantes para o seu negócio e alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Certifique-se, também, de entender como elas ajudam a medir a eficácia e o impacto da força de trabalho;
  • Inclua o headcount como um componente importante para medir o desempenho e o impacto da força de trabalho. Aos poucos você irá notar que ele é necessário para calcular muitos outros KPIs de RH, como o turnover, absenteísmo, eNPS, etc;
  • Lembre-se de acompanhar o headcount periodicamente para entender as tendências e os padrões relacionados à força de trabalho. Como dissemos antes, essa é uma métrica super dinâmica, que pode impactar em muitas outras;
  • Analise os resultados e tome ações estratégicas com base neles. Se os indicadores apontarem para uma alta rotatividade em determinado departamento, por exemplo, você pode investigar as causas subjacentes, implementar ações corretivas e monitorar o impacto delas;
  • Reavalie regularmente os KPIs e métricas. À medida que a estratégia e os objetivos da empresa mudam, novos indicadores podem se tornar relevantes para uma gestão de talentos eficiente. 

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Como a plataforma da Feedz facilita o monitoramento e a análise do headcount

Lidar com a enorme quantidade de dados gerados pelo RH, bem como extrair informações valiosas deles, é uma tarefa complexa. Por isso, muitas organizações têm contato com o auxílio da tecnologia nesta missão.

A plataforma da Feedz, por exemplo, reúne funcionalidades que facilitam bastante o monitoramento e a análise do headcount e de outros KPIs das empresas.

No módulo de Departamento Pessoal, é possível ter um espaço seguro para armazenar o histórico de admissão dos funcionários e acompanhar os pormenores da jornada deles.

Já na funcionalidade de People Analytics, o RH encontra um dashboards com informações, métricas e indicadores em tempo real, que também respaldam a tomada de decisão e a adoção das melhores práticas de gestão.  

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