Se você trabalha com gestão de pessoas, já se deparou com a famosa dinâmica de grupo, não é mesmo?
Seja na seleção de novos talentos, na integração ou na criação de um ambiente de trabalho mais feliz e coeso, essas atividades têm um papel importante nas empresas.
Nesse conteúdo, vamos esclarecer o propósito das dinâmicas de grupo, quando aplicá-las e sugerir algumas atividades para você replicar com a sua equipe.
O que é uma dinâmica de grupo?
A dinâmica de grupo é uma atividade que incentiva a interação entre os participantes. Elas podem variar de jogos de simulação até exercícios de resolução de problemas, tudo depende do objetivo que você deseja alcançar.
Essas atividades buscam explorar as habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos participantes, proporcionando uma visão mais completa e profunda de suas capacidades e limitações.
Quando aplicar uma dinâmica de grupo?
A aplicação das dinâmicas vai depender muito do objetivo que você deseja alcançar naquele momento. Algumas dessas situações podem ser:
- Durante processos de recrutamento e seleção para identificar as habilidades e competências dos candidatos.
- Quando novos membros se juntam à equipe para ajudar no processo de integração e familiarização com a cultura da empresa.
- Durante os treinamentos para promover o aprendizado por meio de experiências práticas.
- Quando há conflitos na equipe para promover a resolução e a compreensão mútuo.
- Durante sessões de brainstorming para estimular a criatividade e a inovação.
- Para fortalecer o espírito de equipe e promover a motivação.
Vale destacar que a dinâmica de grupo não é exclusiva para times presenciais. As atividades podem ser adequadas conforme o espaço e recursos disponíveis, o principal é conseguir transmitir o seu objetivo durante aquele momento.
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O que avaliar durante uma dinâmica de grupo?
A dinâmica de grupo deve ir além de apenas observar quem fala mais ou quem se destaca imediatamente. Aqui estão algumas áreas-chave que você pode avaliar:
Comunicação
A comunicação é a chave para o sucesso de qualquer equipe. Por isso, a dinâmica de grupo pode avaliar como os participantes expressam suas ideias, se são capazes de se comunicar com clareza, e se apresentam habilidades de escuta ativa.
Neste momento, preste atenção na qualidade da comunicação, não apenas na quantidade.
Colaboração e trabalho em equipe
Uma boa equipe é aquela que todos trabalham juntos em prol de um objetivo comum. Durante as dinâmicas, você pode avaliar se eles estão compartilhando as responsabilidades? Todos estão contribuindo para a atividade? Há respeito pelas ideias e opiniões dos outros?
Vale observar também se os participantes encorajam uns aos outros e se estão dispostos a ceder em alguns momentos para alcançar o objetivo em comum.
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Resolução de problemas e tomada de decisões
Em qualquer ambiente de trabalho, a capacidade de solucionar problemas e tomar decisões é fundamental. Por isso, ao longo da dinâmica, observe como os participantes enfrentam os desafios, se são capazes de identificar problemas, propor soluções e tomar decisões.
Liderança
Note quem assume a liderança durante a atividade, como o fazem, se são capazes de motivar e guiar a equipe de maneira respeitosa e eficaz. Eles inspiram confiança e motivam a equipe? Eles guiam a equipe de forma clara e respeitosa?
Lembre-se que a liderança não é apenas sobre dar ordens, mas também sobre criar um ambiente em que todos se sintam valorizados e ouvidos.
👉 Leia também:11 estilos de liderança mais comuns e como definir o seu
Adaptação e resiliência
As dinâmicas de grupo costumam envolver elementos surpresas e desafiadores. Portanto, observe como os participantes se adaptam a novas situações, como reagem a obstáculos e se conseguem manter a calma e a perseverança diante de dificuldades.
Empatia e consideração
Esses dois aspectos são essenciais para a interação humana. Por isso, você pode avaliar se os participantes demonstram o respeito pelas perspectivas e sentimentos dos outros, e também como é o nível de inteligência emocional do grupo.
👉 Leia também: Inteligência emocional no trabalho: como lidar e contornar as emoções
10 Ideias de dinâmicas de grupo para todos os momentos
Chegou o momento de compartilhar alguns exemplos de dinâmicas que você pode aplicar na empresa, adequando aos momentos necessários.
Vale ressaltar que as ideias abaixo são para inspirar, mas você pode ficar a vontade para criar novas atividades para a equipe.
Dinâmica de grupo para processos seletivos
Nos processos seletivos, as dinâmicas permitem avaliar como os candidatos se comportam em situações que simulam desafios da vida real, identificando como trabalham em equipe, tomam decisões e resolvem problemas, por exemplo.
1. Dinâmica “Priorizando Itens”
Nessa atividade, cada candidato recebe uma lista de 10 itens que poderiam ser encontrados em uma situação hipotética de naufrágio em uma ilha deserta.
Em grupo, as pessoas devem discutir e priorizar os itens conforme o que consideram mais útil para a sobrevivência.
- Objetivo: Essa dinâmica vai fornecer uma visão das habilidades dos candidatos de trabalhar em equipe, negociar, tomar decisões e justificar suas escolhas.
- Número de participantes: não há um limite específico, mas se for muitos candidatos, é recomendado dividi-los em grupos menores para facilitar a discussão.
- Duração: aproximadamente 30 minutos, dependendo do número de candidatos.
- Recursos necessários: papel e caneta ou bloco de notas para anotações.
2. Dinâmica “Mural de Ideias”
Nesse desafio, os candidatos são apresentados a um problema específico relacionado ao trabalho ou ao segmento da empresa.
Individualmente, os participantes devem gerar ideias para resolver o problema e anotá-las para fixar no “mural de ideias”. Em seguida, todo o grupo se reúne para discutir as ideias e escolhem a melhor solução.
- Objetivo: esta atividade é excelente para avaliar a criatividade dos participantes, as habilidades de gerar soluções inovadoras e como eles colaboram e tomam decisões em grupo.
- Número de participantes: não há um limite específico. Pode ser feita individualmente e depois em grupo.
- Duração: cerca de 45 minutos.
- Recursos necessários: post-its, canetas, espaço para criar o mural de ideias. No ambiente online, pode ser um jamboard ou um power point, por exemplo.
3. Dinâmica “O Elevador”
Nesse jogo, cada candidato é colocado em uma situação imaginária em que eles estão em um elevador superlotado, e somente um deles pode ficar.
Cada um deve se apresentar para o grupo buscando convencê-los de porque deveriam ser o último a deixar o elevador, destacando suas habilidades e competências.
- Objetivo: essa dinâmica possibilita avaliar as habilidades de persuasão e autoapresentação dos candidatos, além de ver como eles conseguem se destacar em uma situação competitiva.
- Número de participantes: é mais eficaz com grupos pequenos, cerca de 5 a 10 pessoas.
- Duração: de 30 a 45 minutos.
- Recursos necessários: não é necessário, apenas a descrição da situação hipotética.
Dinâmica de grupo para integração de novos colaboradores
A integração de novos colaboradores, também conhecido como onboarding, é uma etapa crucial para criar uma experiência do colaborador positiva.
As dinâmicas facilitam esse processo, encorajando as trocas e o entendimento mútuo entre todos. Confira abaixo algumas ideias:
4. Dinâmica “Mapa da Jornada”
Nessa dinâmica, cada novo colaborador é convidado a traçar uma linha do tempo ou um mapa visual da sua jornada até a empresa.
Isso pode incluir as experiências de trabalho e educação anteriores, o que levou cada um a se juntar à empresa ou até mesmo eventos importantes de sua vida pessoal que tiveram impacto em suas escolhas profissionais.
- Objetivo: essa dinâmica permite que as pessoas conheçam as perspectivas que cada novo colega traz, e o novo colaborador se sente valorizado e reconhecido pelo time.
- Número de participantes: não há um limite específico. Pode ser feita individualmente e depois em grupo.
- Duração: de 45 minutos a uma hora, dependendo do tamanho da equipe.
- Recursos necessários: papel, canetas coloridas, marcadores ou outros materiais de arte para criar a linha do tempo ou mapa visual.
5. Dinâmica “Festival Cultural”
Nessa atividade, cada pessoa colaboradora é convidada a compartilhar algo sobre sua cultura ou tradição. Pode ser um prato típico, uma dança, uma canção ou um conto popular.
- Objetivo: essa atividade ajuda a promover a diversidade e a inclusão, além de permitir que os profissionais se conheçam em um nível mais pessoal e que possam reconhecer colegas de cidade ou estado.
- Número de participantes: varia de acordo com a equipe, mas pode ser feita em grandes grupos.
- Duração: dependendo do número de apresentações, cerca de 1 a 2 horas.
- Recursos necessários: o que cada pessoa desejar compartilhar.
6. Dinâmica “Rota do Tesouro”
Você pode transformar esse momento de apresentação da empresa em uma aventura empolgante com uma “caça ao tesouro”.
Divida os novos colaboradores em grupos e dê a eles uma lista de “tesouros” para encontrar ao redor do escritório. No ambiente remoto, você pode organizar reuniões de 1h na agenda dos profissionais “tesouros” com os novos talentos.
Esses tesouros podem ser pessoas de diferentes departamentos, locais específicos, ou itens relacionados ao trabalho.
- Objetivo: a dinâmica busca familiarizar os novos colaboradores com o ambiente da empresa, permitindo que conheçam colegas de diferentes áreas e aprendam mais sobre as rotinas da empresa de uma maneira divertida e leve.
- Número de participantes: depende do número de novos colaboradores, mas pode ser dividido em pequenos grupos para facilitar.
- Duração: aproximadamente 1 hora.
- Recursos necessários: a lista de “tesouros” para encontrar no ambiente de trabalho.
Dinâmica de grupo para team building
As dinâmicas para team building são uma forma eficaz de melhorar a comunicação, a colaboração e o entrosamento entre os membros da equipe.
7. Dinâmica “Cofre de Ideias”
Nessa dinâmica, todos os membros do time escrevem uma ou mais ideias para melhorar algo na empresa e colocam em um “cofre”. Depois de todas as ideias serem adicionadas, a liderança do time lerá cada uma das ideias, para serem discutidas e votadas pela equipe.
Vocês podem elencar as 3 melhores ideias ou aquelas que, talvez, possam ser realmente viabilizadas pela empresa.
- Objetivo: a atividade vai incentivar a todos a contribuírem com suas ideias e ter uma participação mais ativa na melhoria da organização.
- Número de participantes: não há um limite específico.
- Duração: aproximadamente 1 hora, mas pode variar com a quantidade de ideias a serem discutidas.
- Recursos necessários: um “cofre”, que pode ser um envelope ou uma caixa.
8. Dinâmica “Conto Conjunto”
Nessa atividade, cada membro da equipe vai contribuir com uma frase ou duas para criar uma história.
A primeira pessoa pode ser a liderança ou coordenação do time, que inicia a história e depois chama outra pessoa para continuar o conto.
- Objetivo: a atividade pretende incentivar a criatividade, a escuta ativa e a colaboração, já que a história precisa ser construída em conjunto.
- Número de participantes: ideal para equipes de tamanho pequeno a médio, de 5 a 15 pessoas.
- Duração: aproximadamente 30 minutos.
- Recursos necessários: nenhum recurso específico.
9. Dinâmica “Construa sua Cidade”
Nessa situação, a equipe será desafiada a construir uma representação de uma cidade utilizando materiais como, por exemplo, blocos de madeira, rolos de papel higiênico, papelão ou até Lego. Use a criatividade!
A equipe precisará trabalhar em conjunto para planejar a cidade. Caso queira deixar mais divertido, você pode listar alguns estabelecimentos essenciais para uma cidade como, por exemplo, hospital, bombeiros, restaurantes, entre outros.
- Objetivo: essa dinâmica busca incentivar a criatividade, a colaboração e o pensamento estratégico.
- Número de participantes: idealmente grupos de 4 a 6 pessoas para facilitar a colaboração.
- Duração: aproximadamente 1 a 2 horas.
- Recursos necessários: materiais para construção da cidade.
10. Dinâmica “Festa do Power Point”
Para a dinâmica da festa do power point, a liderança do time passa uma lista com algumas perguntas para serem respondidas em formato de apresentação de power point.
Cada membro da equipe pode criar a sua apresentação como preferir e só aí você já vai conseguir perceber as diferenças de cada um, o que torna o time diverso e inovador.
Algumas sugestões de perguntas são:
- Qual é a história por trás do seu nome? Por que e como escolheram esse nome para você?
- Desenho animado preferido e por quê?
- Música preferida e por quê?
- Qual é a sua viagem dos sonhos e por quê?
- Uma curiosidade sobre você – que você acredita que a gente não saiba.
- Qual é o objetivo profissional máximo que você já planejou? Até onde você quer chegar?
Durante a festa, cada um apresentará o seu power point e os colegas poderão conhecer mais sobre as características e personalidade de cada um.
- Objetivo: a dinâmica que permite que todos os participantes se conheçam um pouco mais, para além do ambiente profissional, e possam descobrir afinidades entre si.
- Número de participantes: varia de acordo com a equipe, mas pode ser feita em grandes grupos.
- Duração: aproximadamente 1 a 2 horas, dependendo do número de apresentações.
- Recursos necessários: uma lista de perguntas-guia, projetor ou monitor para compartilhar as apresentações. No ambiente remoto, basta cada um compartilhar a tela. 😉
Lembre-se de que as dinâmicas de grupo mais eficazes são aquelas que estão alinhadas com os valores e a cultura da sua empresa.
Portanto, ao escolher ou desenvolver uma dinâmica, considere cuidadosamente quais são os objetivos que você deseja alcançar e como a atividade se encaixa na identidade da sua empresa.
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