Investir no desenvolvimento dos profissionais de TI é a melhor forma de mantê-los preparados para acompanhar as constantes evoluções da área. Mas, para ser bem-sucedido nessa missão, é preciso que as empresas saibam como avaliar o desempenho de um time de tecnologia.
Ao ajudar a mapear os pontos fortes e a serem aprimorados de cada colaborador, a avaliação de desempenho é o ponto de partida para a construção de estratégias de desenvolvimento cada vez mais eficazes.
Se você já reconhece a importância desta ferramenta, mas ainda tem dúvidas de como colocá-la em prática, então siga com a leitura deste post!
O que significa avaliar o desempenho dos profissionais de TI?
A avaliação de desempenho é um recurso utilizado pelo RH e gestores de pessoas para determinar o trabalho realizado e os resultados obtidos por seus funcionários ao longo de um determinado período.
Em geral, elas são realizadas com base em critérios específicos, que podem incluir desde competências técnicas e habilidades comportamentais até resultados alcançados, qualidade do trabalho, colaboração, entre outros aspectos relevantes para a performance do time.
No contexto das equipes de tecnologia, a avaliação de desempenho de funcionários é especialmente importante devido à natureza do trabalho e às demandas do setor.
Por meio dela, é possível mapear a capacidade da equipe de se adaptar a novas tecnologias, buscar oportunidades de aprendizado e muito mais.
Por que desenvolver equipes de tecnologia de alta performance?
A avaliação de desempenho é considerada uma ferramenta indispensável para o crescimento de qualquer empresa. Mas ela ganha ainda mais relevância no contexto das equipes de TI.
Para acompanhar as mudanças rápidas e inovações contínuas, é fundamental contar com um time de alta performance. E isso se dá por meio do desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais bem definidas.
Quando os membros da equipe de TI possuem hard skills e soft skills sólidas, há grandes chances de que eles também sejam mais eficientes, produtivos e capazes de entregar trabalhos de alta qualidade.
Além disso, equipes de alta performance têm um ambiente propício para a inovação.
Quando os profissionais estão constantemente aprendendo, a probabilidade de eles conseguirem encontrar soluções inovadoras para os desafios tecnológicos e contribuir com novas ideias para o crescimento da empresa são bem maiores.
É por esses motivos que o desenvolvimento dos colaboradores de TI e o planejamento de ações de treinamento para os profissionais da área, já são vistos como prioridade para muitas empresas.
Considerando que o sucesso dessas estratégias passa pelo mapeamento claro dos pontos que cada funcionário precisa melhorar, é fundamental que ela ande de mãos dadas com um processo de avaliação de desempenho bem estruturado.
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Como avaliar o desempenho de um time de tecnologia?
Se você está em busca de uma fórmula pronta de como avaliar um funcionário, precisamos confessar: ela não existe.
Atualmente, é possível contar com diferentes métodos de avaliação de desempenho e até mesmo usá-los de forma combinada para maximizar os resultados.
Por isso, ao invés de sugerir um único caminho de como avaliar o desempenho de um time de tecnologia, vamos apresentar as principais abordagens que podem ser adotadas. Assim você conseguirá avaliar qual faz mais sentido para o momento da sua empresa!
1. Autoavaliação
Na autoavaliação, cada membro do time tem a oportunidade de avaliar a própria performance.
Ao possibilitar que os colaboradores reflitam sobre suas competências, realizações, pontos fortes e áreas de melhoria, esse tipo de avaliação de desempenho os incentiva a assumirem a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional.
2. Avaliação direta
Também conhecida como avaliação 90 graus, essa abordagem é uma das mais tradicionais que existem e ocorre quando um superior direto avalia o desempenho dos membros de sua equipe.
Neste caso, o gestor ou líder do time é o único responsável por observar o trabalho realizado por cada colaborador, fornecer feedback e atribuir notas ou classificações com base em critérios pré-estabelecidos.
3. Avaliação 360º
Ao contrário da avaliação direta, a avaliação 360 graus é uma abordagem mais abrangente, que envolve a participação de várias fontes.
Além da análise do líder direto e do próprio colaborador, ela considera o feedback de colegas de trabalho, subordinados, fornecedores e até mesmo de clientes, proporcionando assim uma visão mais completa sobre o desempenho do indivíduo.
4. Avaliação nine box
A Matriz 9 Box, como também é chamada, é uma ferramenta visual usada para avaliar o desempenho e o potencial dos colaboradores, posicionando-os em uma matriz 3×3.
Os eixos da matriz geralmente representam o desempenho atual (alto, médio ou baixo) e o potencial de crescimento (também como alto, médio ou baixo).
Cada colaborador é colocado em um quadrante da matriz com base nesses dois critérios, o que permite a identificação rápida de talentos, necessidades de desenvolvimento e planejamento de sucessão.
5. Avaliação por objetivos
Na avaliação de desempenho por objetivos, os colaboradores estabelecem metas e objetivos claros, mensuráveis e com um prazo determinado, em conjunto com seus gestores.
Após um determinado período, que também é definido junto ao gestor, os resultados alcançados em relação a esses objetivos são avaliados, a fim de mapear o desempenho dos colaboradores em relação às metas traçadas.
6. Avaliação de experiência
Para fechar a lista, temos a avaliação de experiência, método que visa acompanhar o período de experiência do colaborador, que pode ser de 30, 45, 60 ou 90 dias.
Ao ajudar a identificar se o profissional realmente possui fit cultural com a empresa e está apto para assumir a função, esse tipo de avaliação ajuda as organizações a construírem times mais coesos e de alta performance.
Lembre-se de considerar as necessidades e características da sua equipe na hora de escolher uma delas, mas tenha em mente, também, que usar diferentes métodos de avaliação pode lhe fornecer uma visão mais abrangente.
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Feedz: a plataforma de avaliação de desempenho do seu time
Como você viu acima, cada método possui suas próprias vantagens. Além disso, eles podem ser combinados com outros para obter uma avaliação mais completa e precisa do desempenho dos colaboradores do seu time de TI.
Parece complexo? Então temos uma notícia que pode ajudar: com a plataforma da Feedz, você ganha autonomia e agilidade na hora de criar avaliações personalizadas, que vão desde avaliações do período de experiência até as avaliações 360 graus.
Por meio da Feedz, é possível gerar relatórios e dashboards inteligentes, que atuam como um verdadeiro guia para aumentar a assertividade das suas decisões de desenvolvimento e até mesmo promoção dos colaboradores.
Além disso, a plataforma permite que as organizações desenvolvam a equipe enquanto reduzem em até 50% o tempo de criação, resposta e análise das avaliações de desempenho.
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