Realizar uma boa integração de novos colaboradores pode poupar muitas dores de cabeça, principalmente em organizações com um ritmo mega acelerado, como as de TI. Por isso, hoje queremos chamar a atenção para a importância do onboarding em empresas de Tecnologia.
Contratar os melhores profissionais é apenas o primeiro passo que essas empresas precisam dar para alcançar seus objetivos estratégicos. Para manter os talentos felizes e engajados, é igualmente importante garantir que eles sejam integrados de maneira eficiente ao novo ambiente de trabalho.
Está se perguntando como isso pode ser feito? Então é só vir com a gente! Ao longo deste artigo, vamos apresentar algumas das melhores práticas de Onboarding para ajudá-lo nesta jornada. 😀
Onboarding: o que é e por que vale a pena fazer
O Onboarding nada mais é que o processo de integração e orientação de novos funcionários em uma empresa.
Em linhas gerais, seu objetivo é proporcionar uma transição suave e produtiva para o recém-chegado, ajudando-o a se adaptar ao ambiente de trabalho, à cultura da organização, aos colegas de equipe e às suas responsabilidades.
Quando isso é feito de maneira eficaz, as organizações têm a chance de aumentar a retenção de talentos em 82% e a produtividade em mais de 70%. E isso ajuda a explicar por que essa estratégia está ganhando cada vez mais espaço na agenda do RH.
Os benefícios de ter um bom processo de integração de colaboradores vão desde melhorar o engajamento dos funcionários até fortalecer a marca empregadora e usar isso para atrair os melhores talentos.
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Desafios exclusivos do Onboarding em empresas de tecnologia
Estruturar um bom processo de integração demanda pensar em muitos detalhes. Afinal, é preciso dedicar tempo e esforço para que o novo funcionário aprenda sobre os mais diversos aspectos de seu novo trabalho.
Acontece que, quando falamos sobre o Onboarding em empresa de tecnologia, há alguns desafios específicos, que requerem uma abordagem adaptada por parte do RH.
Entre eles, destacam-se:
1. Ritmo acelerado
Empresas de TI geralmente operam em um ritmo acelerado, com prazos apertados e demandas constantes, o que pode dificultar a condução de um processo de Onboarding detalhado.
Neste caso, o desafio é conseguir encontrar um equilíbrio entre a necessidade de integração e a busca por resultados no curto prazo.
2. Aprendizado contínuo de novas ferramentas e tecnologias
As tecnologias estão em constante evolução. Como consequência, os profissionais de TI precisam aprender rapidamente sobre essas novidades para conseguirem realizar um bom trabalho.
Para o RH, isso significa a necessidade de construir um Onboarding que não apenas foque em apresentar a cultura organizacional, mas que também desenvolva rapidamente as habilidades que os novatos precisam para contribuir com os objetivos da empresa.
3. Trabalho remoto e dispersão geográfica
Os profissionais de TI estão entre aqueles que mais valorizam o trabalho remoto. Por isso, há grandes chances de que você precise lidar com equipes distribuídas em diferentes partes do país – e até mesmo do mundo, em alguns casos.
Diante deste contexto, o Onboarding em empresas de tecnologia também precisa se adaptar para conseguir integrar novos colaboradores à cultura e à dinâmica da empresa, mesmo quando eles estão fisicamente distantes.
Melhores práticas de Onboarding de colaboradores em empresas de tecnologia
Se os desafios apresentados acima lhe deixaram de cabelo em pé, respire fundo: ao adotar as práticas corretas, é totalmente possível realizar uma integração bem-sucedida dos novos colaboradores e, assim, promover o crescimento e o sucesso da sua empresa de TI.
Veja algumas dicas que podem fazer toda a diferença:
1. Inclua os 4 C’s do Onboarding em seu planejamento
De acordo com a Society for Human Resource Management (SHRM), a integração estratégia de novos colaboradores deve levar quatro pilares em consideração:
- Compliance (conformidade): familiarização do funcionário com as políticas, procedimentos, regras e regulamentos da empresa;
- Clarification (esclarecimento): compreensão clara das expectativas em relação ao cargo e das responsabilidades do recém-chegado;
- Culture (cultura): imersão na cultura organizacional da empresa;
- Connection (conexão): criação de conexões significativas entre o novo colaborador, seus colegas de equipe, gestores e outros membros da organização.
Ao estruturar o Onboarding, reflita se ele está de fato cobrindo todos esses pontos!
2. Forneça orientações antes do dia 1
Para aumentar as chances de sucesso do Onboarding em empresas de tecnologia, você pode iniciar o processo de familiarização do colaborador antes mesmo do primeiro dia de trabalho dele.
Que tal compartilhar materiais, como manuais e políticas da empresa, para que eles consigam aprender mais sobre a cultura, os valores e as expectativas da organização?
Além disso, certifique-se de que o local de trabalho, os equipamentos e as ferramentas necessárias estejam prontos e disponíveis quando ele chegar.
3. Tenha um Onboarding digital
Como dissemos antes, o trabalho remoto é uma forte tendência em empresas de TI. Por isso, é importante que a sua organização também tenha um Onboarding digital.
Feito de forma 100% remota, esse tipo de integração possui alguns aspectos essenciais que devem ser garantidos, como o uso de boas ferramentas de chamadas de vídeo, cronograma bem estruturado, dinâmicas que integrem o novato à equipe, etc.
4. Atribua um mentor ou padrinho
Escolher um colaborador experiente para ser o mentor ou padrinho do novo funcionário é uma excelente prática, pois ajuda a promover um ambiente de trabalho mais acolhedor.
Esse profissional, que pode ser o líder direto ou alguém com mais tempo de casa, tem como missão ajudar o colaborador a se orientar na empresa, compartilhar conhecimentos, oferecer feedback construtivo e até mesmo fornecer suporte emocional.
👉 O Papel do Feedback na Retenção de Talentos de TI
5. Ofereça treinamentos personalizados
Embora existam algumas orientações que se adequam a todos os profissionais, como aquelas relacionadas à cultura corporativa, também é recomendável oferecer treinamentos personalizados de acordo com as funções e necessidades específicas.
E atenção: considerando que o setor de TI está em constante evolução, assegure-se de que esses treinamentos sejam continuamente adaptados às mudanças tecnológicas e demandas da organização.
6. Promova a cultura de aprendizado contínuo
Em empresas de tecnologia, o aprendizado contínuo é fundamental. Por isso, não deixe de aproveitar o Onboarding para incentivar os novos funcionários a sempre buscarem oportunidades de desenvolvimento.
Lembre-se de apresentar as ferramentas que a sua organização oferece nesta frente, bem como oferecer suporte para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais ao longo de toda a jornada do colaborador.
7. Não se esqueça do acompanhamento e feedback regular
Prepare as lideranças da empresa para oferecer um acompanhamento contínuo durante o período de Onboarding.
Agendar reuniões regulares para discutir o progresso do colaborador, fornecer feedback e estar disponível para responder dúvidas ou preocupações são algumas das estratégias que podem contribuir neste sentido.
O acompanhamento por parte do RH também é essencial, já que permite a identificação e a solução rápida de problemas, bem como a implementação de melhorias no processo de integração de colaboradores quando necessário.
8. Aproveite os recursos tecnológicos
O uso da tecnologia desempenha um papel fundamental no aprimoramento do processo de integração. Por isso, esse é um item que não pode ser deixado de fora na construção de um bom Onboarding.
Atualmente, existem várias plataformas que oferecem recursos específicos nesta frente, permitindo desde a automatização de tarefas burocráticas até o acompanhamento do progresso de cada talento em tempo real.
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Como a Feedz automatiza o processo de Onboarding?
Agora que você já sabe como construir um bom Onboarding em empresas de tecnologia, queremos apresentar a solução ideal para tornar sua estratégia ainda mais eficiente: a plataforma da Feedz.
Por meio dela, é possível:
- Definir modelos de Onboarding estruturados e automatizados com base em aspectos gerais, de departamento ou de cargo;
- Vincular tarefas personalizadas para cada usuário;
- Dar autonomia para que os colaboradores consigam trabalhar de forma assíncrona sem prejudicar o processo de rampagem remoto;
- Centralizar as informações e acompanhar o progresso nas tarefas de cada colaborador;
- Ter uma visão geral dos Onboardings através de dados e gráficos.
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